Mudança Aquário 50L para 286L


Attinas

Recommended Posts

Olá!! Já coloquei um vez uma dúvida acerca de um filtro, que passo a explicar abaixo na sequência de todo o meu dilema! Colocarei também aqui as fotos dos aquários todos!

 

Passo a introduzir um pouco os meus dilemas!

 

Tenho um aquário de 50L e um de cerca de 10L. No aquário de de 10L, apenas tenho bebés e alevins (já com alguns dias de maternidade). Nesse pequenino, como é só de bebés, tive de improvisar um filtro, uma vez que o filtro que o acompanhava era forte para os bebés e alevins, pelo que se eles não morriam pela sucção morriam pelo cansaço, então improvisei um e tem funcionado assim à cerca de mês e meio! O difusor foi colocado precisamente hoje, também ele improvisado para não criar muita turbulência e formar oxigénio.

 

Nunca tive muita sorte na minha perspectiva com os peixes. Já pensei em desistir várias vezes de ter aquário, quando morressem todos arrumava tudo, mas depois volta a vontade de ter um aquário bonito e colorido! Por exemplo, à cerca de um mês uma guppie teve os bebés na maternidade, soltei-a entretanto. Ao fim de 15 dias começaram a aparecer uns pontinhos brancos em alguns peixes, comecei a fazer um tratamento com umas pastilhas que agora nao sei o nome, e transferi os alevins para o aquário de bebés. Entretanto no aquario de 50l morreu dois ou três adultos. Mas nos que tinham as pintas e se mantiveram vivos, ficaram sem quaisquer vestigios do que quer que fosse. Enquanto isso no aquário pequeno, no filtro improvisado, o meu marido ao limpar o filtro à duas semanas, colocou um pouco de carvão, pois não tinha e ele entendeu que poderia fazer melhor. Ora, não sei se é por isso, ou se foi por os alevins terem levado a "doença" entre ontem e hoje já apanhei uns 20 bebés (de vários tamanhos e entre guppies e espadas)... :( andava toda entusiasmada e agora foi isto.

 

Estou desiludida. Entretanto, surgiu uma possibilidade de comprar um aquário com móvel por um preço que me pareceu interessante, com 286L, panorâmico. Então não sei o que fazer..já não sei se tenho vontade de o montar e arrumar o de 50L, ou se venda porque fazer mais investimento no material e depois continuar a ter desgostos acho seria triste. E calhar com a minha experiência (ou não!!) se calhar é muito ambicioso e pretensioso para mim ter um destes em mãos! Continuaria na mesma com o pequenino ainda assim para poder fazer crescer os bebés.

 

Além disso, a manter a ideia, também não sei que material comprar pois do aquário pequeno não deve dar nada. Sei que preciso de:

 

Filtro externo (há imensos, pode ser um de 400L?)

Bomba de ar?

Termostato (1 ou 2??)

 

Depois há qualquer coisa de UVC, bombas de fluxo, não sei para que serve e há também umas "espumas" que se colocam por baixo do aquário, não sei se isso é necessário uma vez que o movel é do aquario mesmo.

 

Bom..."N" de dúvidas!! Se me puderam ajudar depois de ler o testamento , agradeço muuuuuito!!!

 

P.s. Terminado o post, ia colocar foto, mas não consegui porque não estou mesmo a ver como posso fazer a não ser por URL, e por URL carrego em que site? Desculpem!!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como sabes as coisas muitas vezes correm mal por falta de planeamento.

Antes de mais, pensa no tipo de aquário que gostarias de ter; não é que achas que consegues, mas sim aquilo que desejas.

Obviamente que o factor financeiro terá o seu peso, e se for o caso mais vale juntar mais algum do que estar a remendar os erros.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ter um aquário pequeno,torna-se mais complicado,para o manter,

do que um muito maior,desde que penses tudo bem,e começares

a montar o grande,não te esqueças de fazeres o ciclo do azoto,

que pode demorar +ou- um mês,depois de saberes que ph ficas

então ai começas a pensar em que peixes queres colocares no

aquário,faz tudo com muita calma,vais ver que corre tudo muito

melhor,boa sorte,não desistas.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Como sabes as coisas muitas vezes correm mal por falta de planeamento.

Antes de mais, pensa no tipo de aquário que gostarias de ter; não é que achas que consegues, mas sim aquilo que desejas.

Obviamente que o factor financeiro terá o seu peso, e se for o caso mais vale juntar mais algum do que estar a remendar os erros.

 

Cumprimentos,

 

José

Obrigada José, vou fazer as coisas com calma, neste momento vou fazer a compra do básico, o filtro externo, uma base para colocar por baixo, entre o movel e o aquário, 2/3 plantas para já, areia, termometro,o termoestato, que não sei de que potência, sendo 286L, compro de 300W?

 

 

 

Boas

Ter um aquário pequeno,torna-se mais complicado,para o manter,

do que um muito maior,desde que penses tudo bem,e começares

a montar o grande,não te esqueças de fazeres o ciclo do azoto,

que pode demorar +ou- um mês,depois de saberes que ph ficas

então ai começas a pensar em que peixes queres colocares no

aquário,faz tudo com muita calma,vais ver que corre tudo muito

melhor,boa sorte,não desistas.

 

Comp: Álvaro Silva

Tal como já disse na citação acima, vou fazer com calma, vou montar o básico...só que surgem imensas dúvidas!! lol

 

 

Obrigada aos dois!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já pensaste no que queres? ie que tipo de ecossistema.

 

Eu gostava de fazer algo deste género!!

 

https://www.google.pt/search?q=aquario&safe=active&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwje0aLAwovNAhVF0xoKHazOBr8Q_AUIBygB&biw=1920&bih=955#safe=active&tbm=isch&q=aquario+com+cascata&imgrc=62uowdtVOcqgNM%3A

 

Eu sei que pronto...para quem tem imensas dúvidas é pedir muito, mas tambem não sera tão complexo!!! E agora outra duvida, que cimento e tintas usar para dentro do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, há aqui no fórum um tópico sobre um aquário com cascata, mas queres mesmo avançar para isso?

Eu acho interessante, mas vai dar um certo trabalho. Todavia, se gostas, força!

Já compraste o aquário grande?

São muitos litros, e considerando um plantado, estaremos a falar de um investimento a rondar uns 300 fora o aquário.

E gostas do formato panorâmico?

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, há aqui no fórum um tópico sobre um aquário com cascata, mas queres mesmo avançar para isso?

Eu acho interessante, mas vai dar um certo trabalho. Todavia, se gostas, força!

Já compraste o aquário grande?

São muitos litros, e considerando um plantado, estaremos a falar de um investimento a rondar uns 300 fora o aquário.

E gostas do formato panorâmico?

 

Cumps

 

José

Obrigada!! :)

 

Sim, sei que vai ficar caro, nem quero pensar se não dá certo...sei que vai demorar e pelo custo e tempo, vai ter de crescer aos poucos!! :) O aquário já o tenho sim tem100x47x61cm, é este:

 

13046149_1052761311469790_1881497631_n_z

 

Que aventura que vai ser para quem pouco entende!!!

 

 

Editado por Attinas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tenho visto alguns vídeos a explicar como se faz, parece um pouco trabalhoso no início até estar tudo bem definido e a funcionar, mas força nisso queremos ver coisas novas ;)

 

Cumps

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigada!!! :)


Já agora passo a mostrar como ele está a ficar....acabei por não usar cimentos nem tintas..vou comprar um adereço para permitir fazer a cascata, mas ainda nao tenho!!
Fizemos o fundo em espuma poliuretano e colocamos do lado de fora, para nao roubar espaço nem alterar os valores da água!
o lado esquerdo tudo ainda está temporario, só para ter uma ideia de como decorar... também tenho de tratar dos troncos ainda!


20160612_225356_zps8zxvv5pv.jpg

Editado por Attinas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu não usava decorações artificiais porque corres o risco de te sujar a água. Já tive coisas dessas e por vezes largam tinta (made in china) para a água e deves calcular que não deve ser agradável para os peixes.

 

 

E quanto a essa areia, se for a que estou a pensar (super fina) não vai ser fácil manter plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu não usava decorações artificiais porque corres o risco de te sujar a água. Já tive coisas dessas e por vezes largam tinta (made in china) para a água e deves calcular que não deve ser agradável para os peixes.

 

 

E quanto a essa areia, se for a que estou a pensar (super fina) não vai ser fácil manter plantas.

Olá!!

 

São artificiais mas são da Trixie, é apropriado para os aquarios, penso eu claro, o moinho por exemplo já é do aquario antigo... as pedras já fervi tambem... oh meu deus!!!

 

Quanto à areia, por baixo tem substrato, já a pensar nas plantas, será que ainda assim há problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Quanto as peças artificiais, à partida não terás qualquer problema com as mesmas.

As plantas acabam por ser essenciais em qualquer sistema de agua doce pois ajudam na absorção de vários nutrientes que se acumulam na coluna de água, mas tens vários tópicos a explicar como funciona. umas horinhas de estudo não fazem mal a ninguém :)

 

Quanto à areia, pergunto onde arranjaste.

Se por baixo colocaste substrato, não devem ter muitos problemas, já que as raizes não devem ficar "prensadas" na granulumetria do mesmo.

Que substrato colocaste por baixo? Sabes a marca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto à areia, pergunto onde arranjaste.

Se por baixo colocaste substrato, não devem ter muitos problemas, já que as raizes não devem ficar "prensadas" na granulumetria do mesmo.

Que substrato colocaste por baixo? Sabes a marca?

 

Foi tudo comprado em loja para o efeito, nao é qual o tamanho dos granulos!!

O substrato é "Aqualit" da Hobby!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À partida nã terás problemas com o enraizamento.

Tens ideia das plantas que vais colocar?

 

Cumpts

 

Ups!!! :doofywave::doofywave: não sei nomes!! Mas tambem nao tenho muita ideia..anubias, aquela vesicularia..e a relva que vai cobrir a areia, isso pelo menos sei!! Andei a tentar pesquisar acerca da compatibilidade das plantas, mas nao encontrei grande coisa!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, antes de mais quero felicitar-te pela coragem de passares de um aquario de 50l para esse.

Se realmente pretendes ter um aquario com poucas plantas creio que como está te safas, se no entanto pretendes ter mais que poucas tens de ter em consideração a iluminação, terás de obrigatoriamente ter co2 e de usares fertilizante.

Em relação a essa areia branca, se não vais cobrir o fundo com plantas retira-a ou então coloca-a apenas na parte que que pretendes ter a cascata, isto porque com o passar do tempo terás imensas dores de cabeça para a mesma se manter branca, isto é vai requerer limpezas frequentes.

Caso mantenhas a areia alisa-a e retira esse buracos todos, faz um desnível de trás para a frente de maneira que fique com 10 cm atraz e 3 ou 4 á frente isto vai-te facilitar o trabalho na altura da limpeza.

Pessoalmente prefiro vêr um aquario sem decorações artificiais e por isso sugeria que apenas colocasses 1 ou outra decoração mas só depois de teres as plantas, assim poderás escolher as que ficam melhor.

Já agora a ideia de colocares o fundo 3d por trás do aquario foi bastante sensata, uma vez que será o teu 1 aquario com essa capacidade e pelo que tenho visto aqui no fórum geralmente o pessoal passado 1 mês ou 2 faz uma revolução nos aquários e alteram-os completamente de acordo com a experiência que adquiriram. Assim evitas desmontar isso tudo caso mudes de ideia em relação ao layout.

Desejo-te boa sorte.

Editado por Nuno C.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, antes de mais quero felicitar-te pela coragem de passares de um aquario de 50l para esse.

Se realmente pretendes ter um aquario com poucas plantas creio que como está te safas, se no entanto pretendes ter mais que poucas tens de ter em consideração a iluminação, terás de obrigatoriamente ter co2 e de usares fertilizante.

Em relação a essa areia branca, se não vais cobrir o fundo com plantas retira-a ou então coloca-a apenas na parte que que pretendes ter a cascata, isto porque com o passar do tempo terás imensas dores de cabeça para a mesma se manter branca, isto é vai requerer limpezas frequentes.

Caso mantenhas a areia alisa-a e retira esse buracos todos, faz um desnível de trás para a frente de maneira que fique com 10 cm atraz e 3 ou 4 á frente isto vai-te facilitar o trabalho na altura da limpeza.

 

 

 

Obrigada Nuno C!!! :) Estou cheia de medo de não conseguir manter o aquario uma vez que no de 50L tinha muitas perdas! :( Quer de peixes quer de plantas...

Neste, efectivamente, vou ter algumas plantas, mas não todo plantado apesar de achar lindo, mas é muito à frente para mim...quanto à areia, irei cobri-la com aquele manto de relva verde..e deixar apenas a parte onde tem as garrafas com a areia visível, tentaremos fazer uma cascata, com peças apropriadas para submergir e sem afectar a qualidade da água, os buracos vão portanto desaparecer entretanto quando começar a colocar o manto, quanto aos troncos, estou já a tratá-los, já afundam e não largam tanta cor, já descasquei quase tudo, irei fazer "árvores", adoro o efeito! Os restantes adereços, ao ir colocando as plantas vejo como vão ficar!

O CO2, não sei se vou precisar, mas nao sei porque não sei se é mesmo necessário tendo em conta que terei de montar e ver como se desenvolve o sistema durante o primeiro mês...a cascata e o moinho irão dar algum movimento à água, o filtro externo também, as plantas, serão umas 8/9, fora o manto. Será necessário?

 

Eu realmente preciso da ajuda de quem percebe, porque eu estou a aprender!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aprender vieste ao fórum certo, basta ires pesquisando aqui que aprendes bastante.

Sugiro que comeces por deixar aqui a informação do setup do teu aquario seguindo este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250845.

Desta forma terás uma ajuda mais precisa aqui por parte dos membros em relação a duvidas ou problemas que te venham a surgir.

Por enquanto agora é só ires ajustando o aquario ao teu gosto e vai postando umas fotos que o pessoal daqui ajuda-te no que precisares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Este projecto pode ser um bom guia para ti.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=240575&page=1#

 

Cumprimentos

 

José

Ola José!

 

Ainda não percebi se acredita no meu" projecto" ou nao!!

 

Bom dia!

 

Bom..se estou ou não a fazer asneiras...isso só tempo dirá... :/

 

Ontem comecei a colocar a água... ainda faltam reajustar alguns adornos, mas já esta orientado, ainda não liguei o filtro nem os termostatos porque não está ainda totalmente cheio, falta-me acabar de colocar aquela erva no chão, mas ontem já nao conseguia mais!... que acham?

http://i1082.photobucket.com/albums/j364/Attinas83/Mobile%20Uploads/20160617_094525_zpsbrn86fr6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.