Ajuda, peixes todos mortos....


Rui_Patricio

Recommended Posts

Tomo conta actualmente de 2 aquarios, um que está em minha casa e o da minha namorada, os peixes veem da mesma loja, e o tratamento dos dois aquarios é igual, mas os peixes do aquario da minha namorada morreram todos.

 

Setup do aquario dela: Setup do meu

50*30*30 80*40*30

TPA 10% por semana TPA 10% semana

Filtro interno 300l/h Filtro cascata 600L/h

PH 7.5 PH 6.0

KH 17 KH 3

GH 5 GH 5

NO2 0 NO2 0

NO3 20/40 NO3 20/40

(teste JBL Easy test 5 in 1)

Ambos densamente plantados

Fauna:

Ancistrus dourado L144 (morreu) Ancistro dourado(de boa saude)

3 tetra serpai (morreram) 4 Neon negro

TUbarao Bala (morreu) 1 Neon

2 Coridora (1 morreu) 2 Coridora

2 camaroes (de boa saude) 1 camarão

 

 

basicamente as diferenças entre os dois aquarios são apenas os parametros da agua e a alimentação, ela da-lhe flocos da avipar e eu

dou aos meus flocos do modelo.

 

O que fizemos de errado? os serpai e o tubarao apresentaram pintas brancas antesde morrerem, mas o ancistro e a coridora não tinham qualquer marcas....

 

Por favor, se alguem puder dizer o que fazemos de errado, ajudem-nos a solucionar este problema...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar o aquario da tua namorada tem menos litragem e portanto mais susceptivel a que pequenas diferenças causem impactos maiores.

 

2º O KH dela mostra uma água muito dura ao contrario da tua muito mole e para além disso o pH dela ambem é alcalino ao contrario do teu que é acido.

 

O que tem importancia em 2 pontos, os teus peixes estão mais indicados para o pH que mantens que os peixes dela para o pH dela.

 

A acontecer uma morte a amónia que se gera tem uma forma mais toxica na agua com o pH elevado dela do que o teu.

 

O dela tem uma população maior não so em termos de peixes mas tambem em termos de peixes/l o que tambem pode ser um dos factores potenciadores (nao estou a dizer que esteja sobrepovoado) .

 

como ainda por cima fazem a mesma troca de agua em percentagem...

 

depois o densamente plantado é uma coisa que varia muito....um aquario densamente plantado com anubias ou fetos de java tem impacto diferente de uma aquario densamente plantado com plantas de crescimento rápido...

 

pintas brancas provavelmente é ictio, nao é uma coisa que seja rapidamente fatal, mas é indicio de3 peixes stressados ou fragilizados. A morte do tubarão bala ou dos serpae poderá ter desencadeado as mortes dos outros quer atravez da libertação dos agentes patogénicos (tendem a ser libertados do hospedeiro pouco tempo depois da sua morte) quer atraves da formação de amónia.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, primeiro que tudo: paciência pelos peixes perdidos...

 

Gostava de saber se o aquario dela foi montado á pouco tempo, isto é, quero saber se o deixaste ciclar...

 

Segundo, tenho a impressão que os peixes escolhidos para o aquario dela não foram os mais correctos, porque estive a pesquisar,aqui na net, e reparei que algumas destas especies escolhidas para o aquario da tua namorada são de ph 6.5 - 6.8. Por acaso, eu tenho peixes de ph 7.0 e a minha á agua é de 7.4, conseguira, se adaptar, mas a questão é que a água do teu aquário é de ph 7.5, são logo, uns 0.7 - 1.0 pontos de diferença... penso que seja isso...

 

Também foi falado na comida que é diferente. Pode ser o caso de os flocos delas estarem fora de prazo ou não ser a comida mais indicada para estes peixes.. Por exemplo as coridoras comem ração de fundo e não gostam muito de flocos...

 

Por ultimo, as pintas pode ser indicio de doença (Ictio) e o facto de não se var nas coridoras e nos ancistrus pode ser ao facto de serem peixes de côr clara (será??)...

 

Penso que seja estes os problemas, mas espera por mais respostas...

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com a presença de nitratos naquela quantidade e com NO2 a 0 é provavel que seja um aquario ciclado

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

Os peixes apresentaram algum comportamento fora do normal, antes de morrerem, do tipo, natação agitada ou de cabeça inclinada para baixo, ou para cima?

Por ultimo que tipo de produto é utilizado para limpar os vidros e o pó dos moveis, em casa da tua namorada?

Verifica se foi efectuada alguma limpeza com sprays na véspera ou no dia que ocorreram as mortes?

Tirando o facto de eles terem apanhado pontos branco, que na minha opinião não foi a causa das mortes mas sim um indicador que algo estava mal para os peixes, não consigo prever, para já a causa das mortes.

Fiquem bem, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado a todos pelas vossas respostas.

 

Realmente o aquario já esta ciclado, aps plantas que teho em ambos aquarios são uma mistura de plantas de rapido crescimento com plantas de crescimento lento, bacopas, feto de java glossostigma, echinodoros, musgo de java, higrofila e valisnerias...

 

Eu realmente aposto que o problema seja da agua, eu queria so confirmar antes de voltar a repopular o aquario, é que caso seja da agua, começo a utilizar agua do meu furo, ficando então os aquarios com a mesma agua...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao descartes a presença de um agente patogénico ao qual a corydora conseguiu sobreviver e que nao afecte invertebrados, alguns conseguem ser extremamente rápidos no seu ataque.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agente patogenico vindo de onde, os peixes vieram da mesma loja, os ultimos, o ancistro, compramos na mesma altura, mais por isso é que etsou quase a rejeitar o elemento patogenico...

 

Bem, mas o que me sugerem, desmontar o aqua, lavar e começar tudo de inicio utilizando a agua de minha casa?

Mudar gradualmente para a agua da minha casa?

Desistir (um bocado fora de questão, mas as veses dá vontade... :? )

Mudar para peixes que se adaptem a agua da casa dela (tendo em conta o tamanho do aquario, vai ser dificil...)?

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nestas alturas toda a gente pensa em desistir...

Não o faças pois arrependes-te. :oops:

 

Se o aquário não tem peixes começa tudo de novo. Desmonta, desinfecta, deixa ciclar e coloca peixes.

 

Na minha opinião acho que devias optar flocos de outras marcas (eu nunca gostei de flocos da Avipar/modelo). São diferentes no aspecto e no próprio cheiro. Aproveita e começa também a fornecer outro tipo de alimentação aos peixes para além dos flocos.

 

Outro ponto importante, cuidado com a água da companhia. A mim morreram peixes à dias e estou a suspeitar que talvez tivesse sido problema da água que saía na torneira... :oops:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do ph desculpem la os perfeicionistas mas não é bem assim.

Os peixes habituam-se ao ph da agua onde estão desde que a mudança não seja brusca.

 

quem ja não ouviu falar de discos em ph superior a 7????

so quando se tenta reproduzir é que as coisas são mais lineares.

e isso não os ia matar todos de uma vez!!!

 

eu aponto mais para hipotese do aquaben, produtos de limpeza em spray,ou então outra cena qualquer do genero que envenenou a agua, as mulheres gostam de limpar moveis com essas cenas, eu proibi a minha de usar isso, agora so toalhetes tipo dodot.

 

fala com a namorada e sogra, elas ate podem negar mas vão começar a ter mais cuidado :)

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cenas de limpeza não acrtedito, a minha maria está a estudar farmacia e conhece muito bem os riscos de certos quimicos para o aquario, e até tenho a dizer que ela é muito mais cuidadosa com o aquario dela que eu com o meu.....

 

Eu sinseramante aposto que a causa foi uma combinação entre defesas bilologicas dos peixes enfraquecidas pelos parametros da agua em conjunto com algum factor patogenico...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais