Ajuda início com camarões


JPoriginal

Recommended Posts

Boas pessoal venho aqui postar as soluções de iluminação das três pretendo apenas usar uma ou duas combinadas complementando se uma à outra, então cá vai:

Lâmpadas flourcentes t8 de 14w cada.

Duas lampadas de 14w económicas que teriam a mesma potência de duas t8.

Ou comprar tubos de led de alto brilho de apenas 7w que fazem o mesmo que duas t8 mas um tubo apenas faz 4500k e para o meu aqua perciso de 6700k então se usar dois fico com 9000k.

 

O que acham?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal venho aqui postar as soluções de iluminação das três pretendo apenas usar uma ou duas combinadas complementando se uma à outra, então cá vai:

Lâmpadas flourcentes t8 de 14w cada.

Duas lampadas de 14w económicas que teriam a mesma potência de duas t8.

Ou comprar tubos de led de alto brilho de apenas 7w que fazem o mesmo que duas t8 mas um tubo apenas faz 4500k e para o meu aqua perciso de 6700k então se usar dois fico com 9000k.

 

O que acham?

 

 

Cumps

 

Boas,

 

Na minha opinião, não optaria pelas T8, mas sim pelas T5, em relação a LED's tendo disponibilidade (€€€) é uma escolha, isto se for bons LED's.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sao leds de alto rendimento e brilho eu fiz a experiência com uma lanterna com 15 leds com três pilhas aa pus as pilhas no inicio do mes acendo a durante 8horas que seria o tempo que um tubo destes leds estaria aceso no aqua e quando a apago estão a fraquejar no dia seguinte acendo estao a dar outra vez o máximo com pilhas desde o inicio do mês.

Ou seja têm um alto rendimento mesmo com pilhas.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sao leds de alto rendimento e brilho eu fiz a experiência com uma lanterna com 15 leds com três pilhas aa pus as pilhas no inicio do mes acendo a durante 8horas que seria o tempo que um tubo destes leds estaria aceso no aqua e quando a apago estão a fraquejar no dia seguinte acendo estao a dar outra vez o máximo com pilhas desde o inicio do mês.

Ou seja têm um alto rendimento mesmo com pilhas.

 

 

Cumps

 

Mas vais ter a iluminação dos LED's com pilhas? como tencionas ligá-los, lembra-te que necessitas de transformador de 220v para 12v.

JP, estive a ver um artigo para ti já que estás no início (esta informação não se revela apenas à luz mas sim todo o resto),

 

Dá uma vista de olhos poderá haver alguma informação que te interesse:

 

http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=artigos_ver&id=84

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Que tal abrandar um bocadinho o ritmo e pensar um bocado melhor no que queres?

 

Boas venho neste tópico solicitar a ajuda de mais experientes para montar um aqua de 15litros para red cherry red rili e RCS.
Queria por umas plantas de fácil manutenção musgos e outras o que me aconselham?
Substrato jbl manado ou substrato preto? (não sei o nome).

 

Queres manter red cherry ou cristal red? Os parâmetros não são bem os mesmos. 20l brutos chegam para criar red cherry... para crystal red já é mais difícil manter os parâmetros em tão pouca água.

Eu queria por umas plantas vou por musgo de java bolas de musgo e musgo spiky ou christmas e também uma anubia, mas queria por umas de tapete umas eleocharis mini o que achas?

Boas já sei qual a flora que vou por ora então aqui vai: glossostigma (tapete), anubia nana (presa a um vaso de argila), taxyphyllum "spiky", musgo de java e por fim duas ou três bolas de musgo (cladophora aegagropila).

 

Plantas de baixa manutenção (anúbias, musgos, fetos...) parece-me bem. Os camarões adoram os musgos. Agora... tapete? Num aquário desse tamanho? Para a eleocharis mini, para a glossostigma ou para qualquer outra planta de tapete para esse aquário vais precisar de boa iluminação, CO2 e fertilização.

 

Esse areao é fértil ou tenho que misturar jbl manado?

 

Atenção que o manado não é substrato fértil. Para as plantas de baixa manutenção não precisas de substrato fértil. Já para o tapete...

 

Boas o filtro que tenho é esse esta num aqua de agua fria a ciclar.

 

Esse filtro é interno. Mais uma coisa a "roubar" espaço dentro do aquário. Já pensaste num de cascata? Sempre é um bocadinho mais eficiente e até consegues encontrar em lojas de chineses ao preço da chuva (se não quiseres investir num melhorzito).

 

Eu queria por um betta junto com os camarões achas que dá certo?


Betta + camarões = petisco. Definitivamente má ideia introduzir um betta num aquário de camarões.

 

 

Boas eu tenho um de 25 mas acho pouco potente e o de 75 que tenho já vinha do meu pai, mas o regulador de temperatura partiu-se se o problema for só esse colo o regulador e ponho a funcionar se não vejo aqui nos classificados.

 

Termostato de 75w é um bocado exagerado para esse aquário... mas mal tb não faz. Desde que o termostato esteja a funcionar bem, o que vai acontecer é que a resistência vai estar quase sempre desligada o que até não é mau.

 

Quanto à iluminação, se for para plantas de baixa manutenção é um bocado indiferente. Eu optava por uma T5 de 8w pela facilidade de encontrar e eficiência luminosa. Se for para tapete... há que investir numa calha a sério (que não deve ser fácil de encontrar para esse tamanho).


O meu conselho: começa com red cherry, areão inerte (ou próprio para camarões se tiveres disponibilidade financeira), filtro de cascata e plantas de baixa manutenção.


Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Acabei de ler este tópico e parece que voces não gostam das tiras de leds,mas provavelmente não são destas que usei para uma calha feita por mim.

Tem 3 tiras de 50cm cada.

 

Deixo umas fotos para verem como até dão boa luz e são muito mais económicas.

Posso dizer que gastei apenas 15 Euros nesta calha e ainda tenho 1 tira de leds de reserva.

 

Claro que tudo o resto já tinha por casa.

 

WP_20140926_007.jpg

 

WP_20140926_005.jpg

 

WP_20141008_009.jpg

 

WP_20141028_001.jpg

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou comprar tubos de led de alto brilho de apenas 7w que fazem o mesmo que duas t8 mas um tubo apenas faz 4500k e para o meu aqua perciso de 6700k então se usar dois fico com 9000k.

 

Que confusão que para aqui vai! 4500K, 6700K ou 9000K são valores de "temperatura da cor" ou seja são uma medida para classificar a cor das lâmpadas.As 4500K são de cor mais amarela(quente) e 9000K mais azulada (fria). É errado que somando duas tiras de leds de 4500K resulte em 9000K, apenas vais ter mais "lumens*" com 4500K.

Não percebi é porque precisas de 6700K. Para as plantas e para os camarões e indiferente a cor da luz emitida, é apenas um gosto pessoal de quem olha para o aquário. No entanto 6700K em leds não signifique que seja "branco" puro, é sim uma luz já mais para o fria.Tens aqui um exemplo:

led-color-temperature.jpg

 

*Lumen é uma medida de intensidade da luz, antes mediam-se em consumo/W - quanto mais electricidade gastavam mais luminosidade ofereciam. Com a entrada em cena dos leds que gastam muito menos energia/W teve que se optar por outro tipo de medição da quantidade de luminosidade daí a norma lumens ser a nova referencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Ora aqui está um belo exemplo para conseguir explicar com poucas palavras as diferentes temperaturas e suas propriedades!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal obrigado pelos conselhos então o que me sugerem pera manter a seguinte fauna:

anubias nana, musgo de java, limnobium laevigatum, musgo "spiky", e cladophora aegagropila.

O que sugerem?

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sei exactamente qual a litragem do teu aqua, o meu é de 45 litros e tenho como flora anubias nana e musgo de java, como fauna tenho camarões red chery, caracol anentome helena, corydoras e neons, em relação à iluminação neste momento após a alteração que fiz tenho 2 lampadas E27 15w 6400k a 8 horas por dia e não tenho qualquer problema (por enquanto)

 

Como disse e muito bem o António Nunes, 6400k ou 7000k ou outra qualquer não é a prioridade, são valores da temperatura da cor se mais fria(branca) ou mais quente (amarela).

 

As lâmpadas de origem do meu aquário eram 2 lâmpadas T8 10w 10000k o que para mim 10000k é demasiado claro daí ter reduzido para os 6400k agora tenho as cores mais naturais tanto nos troncos como nas plantas.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal que me tem acompanhado aqui no tópico hoje acabei de poupar cerca de 20 euros em termostatos pois arranjei o eheim de 25w que me tinham dado e ainda arranjei o aquapor de 75w que também estava estragado.

Quanto à iluminação vou optar antes pelas económicas de 7w.

Quanto à fauna vou optar pelos red cherry e umas ampularias pigeon blue acham que crescem muito? Se não vou optar por umas neritinas zebra e ponteadas.

Outra coisa vou ter de adiar o meu projeto pois vou de ferias mas o meu problema é alimentar os meus peixes e camarões tenho uns sticks da tetra que dao para 9 dias na embalagem diz que os sticks vao se desfazendo acham que deva ir a casa a meio das ferias para ver se está tudo bem?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as tua férias, convêm alguém ir ver os aquas, podes sempre pedir a algum familiar ou a algum vizinho de confiança, foi o que fiz com os meus hamsters (antes de ter um aqua) quando fui de férias, com os peixes não corres o risco de deixarem a portinha aberta pros peixes fugirem XD.

Rafael C. P. :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas JP,

 

Como está o aqua?...há novidades/fotos? :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pessoal,

Axam k um aqua de 55l é muito grande pra camarões?

 

Cumps,

Cris

 

Bom dia,

 

Não é grande, é optimo! ;)

 

Tanto na facilidade de controlar os parâmetros como na reprodução dos mesmos!

 

Se puderes aposta nisso ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bom dia,

 

Não é grande, é optimo! ;)

 

Tanto na facilidade de controlar os parâmetros como na reprodução dos mesmos!

 

Se puderes aposta nisso ;)

 

Cumps,

Boas,

É k tenho 3 sakura e 12 cherries em um provisorio de 20l e ontem ja morreu 1 sakura :( n sei se de velhice pois era enorme, mas os outros estao bem axo eu, embora note k estao mt sossegados!

 

Cumps,

Cristina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vai controlando o pH e vai fazendo tpa's que eles agradecem.

 

Em relação à baixa que tiveste pode ser muita coisa, a idade deles quando se compram (média de vida +/- 2 anos), pouco oxigénio, nitratos, enfim muita coisa, nada melhor que ir controlando isso com tpa's.

 

Nos red chery's se deres apenas comida dia sim dia não, não te preocupes que eles têm muito para comer no aquário, eu vou agora de férias 7 dias e não estou nada preocupado com eles, aliás ainda vou ter é o aquário limpinho quando chegar ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou perguntar na mesma, embora penso que o faças...

 

Deixas a nova água em repouso? e com acondicionador 24 horas antes de usar?

 

As ervilhas tiras a "pele" antes de lhas dares?

 

Esperimenta courgette (4/5 minutos a ferver, não deve ficar cozida), ou até se tiveres urtigas cruas apenas lavadas eles adoram :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais