Luiji

Membro
  • Posts

    592
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Everything posted by Luiji

  1. Viva, O meu macho dominante comia regularmente as crias quando o meu aquário ficava repleto. Bastava retirar alguns elementos para as crias voltarae a aparecer. Não garanto que todos os machos façam o controlo da população da sua colónia, mas sempre é uma possibilidade e assim evitavas a introdução de predadores pouco desejáveis (embora haja algumas opções interessantes, especialmente de alguns elementos do lago Tanganyka que ocupam a parte superior do aquário e que, quando visitam os multis, tentam aproveitar-se das crias). Em termos de parâmetros menos 'certinhos', penso que os de cativeiro toleram o pH um pouco mais baixo (até 7.5, mas com gH e Kh moderadamente altos), enquanto os wild requerem pelo menos 8.0.
  2. Luiji

    Barbos cereja

    Boas, É totalmente normal que os barbos cereja fêmeas fiquem cheias. No entanto, não são uma espécie que "engravide". Com as condições ideais, a fêmea liberta os ovos e o macho fertiliza-os. Não são peixes difíceis de fazer procriar, embora sejam necessárias técnicas para impedir os pais de comerem os ovos. Se ela continuar a engordar pode ser sinal de hidropsia abdominal (uma doença lenta e difícil de curar).
  3. É uma formação esponjosa como algodão? Pela ela imagem não consigo ter a certeza. Se for esse o caso, o Sera costapur deverá ter o efeito desejado.
  4. Boas, Lamento que ninguém especializado te esteja a ajudar. A minha experiência com os discus é curta, pelo que apenas falarei do que sei: A água da tua torneira tem um pH elevadíssimo para ambientares os discus. São peixes de pH até 7 (o ideal será próximo do 6). As folhas de amendoeira devem ter o efeito que pretendes. Tens 0,1 de amoníaco (amônia)?! Ambiente para discus deve estar a 0. O amoníaco é tóxico e é responsáveis por malformações em peixes em crescimento. Quando fazes as TPA's, podes deixar a água da torneira a repousar 1/2 dias para perder parte dos desinfetantes (como o cloro), tóxicos para os peixes. Assim, ainda tens um efeito melhor com a água de osmose. Nitrato é pouco tóxico, mas para os peixes sensíveis que manuseias deve estar a 0. (nada que com um par de TPA's não resolvas). Pelo que sei, o teu KH não é preocupante. Espero ter ajudado alguma coisa.
  5. Boas, Os peixes liberam excreções, tal como as plantas, restos de alimentos, etc. Através das bactérias, estes "restos" são convertidos em NH3, depois em NO2 e finalmente em NO3 (que serve de alimento para as plantas e algas). O NH3 é uma molécula que atrasa o crescimento dos peixes, enquanto o NO2 em determinandas concentrações e altamente tóxico. Se os testes de NH3 e NO2 derem negativos, então tens um bom ciclo.
  6. Boas, Sim, são dois ramirezi e parece-me um casal (o 1º é garantidamente macho). Que eu me recorde, os ramirezi separam-se em grandes variedades: Comum; Véu; Ouro; Balão; German Blue; Electric Blue; Os teus parecem-me 2 belos espécimes da variedade comum. Todavia, como faz algum tempo que não contacto com os ciclídeos anões, posso estar enganado. P.S. - se o mais pequeno tiver uma barriga rosada/vermelha é garantidamente fêmea.
  7. Não aconselho esse produto. Ele é indicado e apenas é eficaz contra infeções bacterianas. Não tenho a certeza do que tem o teu peixe, mas vê-se claramente que é causado por um fungo.
  8. Boas, Zé! Para 200l estás no limite de lotação. Todavia, a maioria dos teus inquilinos viveria muito mais feliz se estivesse em cardumes maiores (e, nesse caso, seriam peixes a mais). Sendo um peixe sensível, o teu ramirezi é um bom indicador das condições do teu aquário. Se ele está saudável, é porque deves estar a fazer bem a manutenção. Infeções fúngicas não são invulgares quando os peixes estão fragilizados pelo stress, má aclimatização, etc. Para te poder ajudar, convém uma imagem. Dentro dos fungos ainda há um bom número de doenças.
  9. Luiji

    Luiji

  10. Existem várias hipóteses, todavia, para 60L, é um pouco reduzido. Talvez um casal de Ramirez, kribensis... mas não muito mais ou muito maior. Também podes arriscar nos pequenos ciclidoes de colónias como os conchiculas se o aquário tiver um bom comprimento.
  11. Otocinclus e corydoras tem efeito, como já foi referido, na prevenção desse algodão, mas, nessa quantidade e densidade, será difícil, mesmo com uma "equipa de limpeza" eficiente. Acontece aparecer algum nos troncos recém-inseridos em aquários, acaba por desaparecer.
  12. Luiji

    Doença

    Isto é muito rápido, mas mesmo que já tenha desaparecido tudo continua a aplicar o remédio por mais 2 dias como diz nas instruções, ainda pode haver alguns ovos (cistos) de ictio que não chocaram e, por isso, ainda não morreram. Cmps, Luis
  13. E comida normal, não comem? É que parecem saudáveis. O que poderia estar a acontecer por causa do Aqua ser bastante alto eles terem medo de ir la buscar a comida, mas, se for como disseste, eles não estão com medo. Por acaso não andas a dar demasiada comida, pois não? É que pode acontecer eles não andam com apetite por já terem a barriga cheia. Amanhã meto fotos dos meus para comparares. Cmps, Luis
  14. Boas, eu também acho bastante bonito. Está simples e original! Parabens! Cmps, Luis
  15. Luiji

    Doença

    Boas. Eu também não uso carvão no Aqua. Fiz um pouco de pesquisa e matam algumas bactérias benéficas como já foi dito, uma delas que transforma nitratos em materiais inofensivos para os peixes. Estas bactérias já são escassas num aquário, agora com o carvão é que desaparecem.
  16. Eu vou amanhã de férias, mas vou ver se ponho uma foto entre hoje e amanhã. O casal parece saudável, a fêmea tens a cores fortes e muito bonitas, o macho não é um dos melhores exemplares, mas também não é mau! tens a certeza que não andam a comer nada?Eles parecem bem alimentados e ou estão a comer a comida ou as plantas.
  17. Boas, é normal na última, penúltima semana em que as fêmeas têm os ovos já se esteja a formar outra sela.
  18. Eu tenho bom feeedback da JBL e da hikari, mas só destes.
  19. Luiji

    Doença

    Sim, eu também já usei algumas coisas do esha e eram e são boas. Daqui a uns dias se bem aplicado já não o deves ter!
  20. Antes demais, que granulados pensas comprar? Posso me ter expressado mal, queria dizer que os que são perigosos são os da Sera, eu aos meus como tinha mais aquários e mais comidas dava-lhes vários, acho que até cheguei a dar uns granulados da JBL, porque tinha sido aconselhado, dei-me bem na altura com essa comida.
  21. Luiji

    Doença

    O termostato deve estar viciado para uma certa temperatura (neste caso 27 graus), não tenho muita experiência com o esha, mas também é uma boa marca que em três dias também te deve resolver tudo!
  22. A luz poderá ser muito forte ou o aquário está muito vazio e fazem-nos sentir-se com medo. A black water que tinhas antes pode também ter ajudado na reprodução,..., mas tenta arranjar côcos ou pinhas, ambos ajudam-nos a sentir-se em casa e reproduzir. Já agora eles andam sempre juntos certo? Consegue arranjar uma foto deles?
  23. O kit que tenho de momento custou perto de 15€ ( talvez um bocadinho menos, mas não muito) que trás 50 te Iras que testam o pH, nitritos, nitratos, KH e GH. É um kit completo da Sera e costuma ter qualidade. Em relação ao ciclo, se daqui a uma, duas semanas o nitritos não subirem o ciclo está feito. Cmps, Luis
  24. Luiji

    Doença

    Nao, os neons são os pedintes do remédio. Mais de metade das pessoas que usam o remédio é para neons, o meu foi para neons. Caso esse remédio fosse intolerável para neons rapidamente entrava em desuso e falência.
  25. Eu no meu caso pus na parte de procura aqui no fórum e encontrei alguns baratos e em bom estado. São uma aquisição que não te vais arrepender com os kribensis, os meus adoram as tocas. Já percebi porque agora não tem mais ninhadas, na altura tinhas o efeito "black water" natural do habitat deles é costuma fazer descer o pH (penso que sem esses troncos o teu pH seria ainda mais alto! Com a água clara o efeito perdeu-se, o pH deve ter subido um pouco e o que incentiva os kribensis a reproduzir-se perdeu-se. Outro fator negativo nesta espécie, basta um membro do casal estar mal que os dois ficam mal. Relativamente às fotos, não te preocupes, eu tenho ninhadas em que saem grandes machos com umas cores lindas e fortes e naturalmente sai um ou outro mais tímido e escuro, mas ao dar gerações seguintes acaba sempre por dar também muito bons exemplares.