CO2


joaopontes

Recommended Posts

Bom dia.

Li que se podia fazer CO2 com uma garrafa de 2L, 2 colheres de açúcar, 2 de fermipan e 1L de água. Bem depois disto tudo a minha questão é a seguinte: posso fazer isto numa garrafa de água de 1L? Preciso isolar a saída da garrafa antes de ser usada, para não sair o gás? A aplicação do CO2 tem um efeito rápido ou demora um pouco?

Abraço. 8):x:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem eu uso uma chavena normal de açucar para 1 L , para mim so duas colheres e muito pouco para dois litros ou ate mesmo para um litro. uso uma colher de cafe cheia de fermipam.

 

sim a garrafa tem de estar bem isolada.

 

as leveduras demoram mais ou menos 24H ate começarem a produzir o co2 e assim que ele se dissolve na agua ou seja assim que as bolhinhas começam a sair da tua pedra difusora e se começam a dissolver na coluna de agua, as plantas imediatamente aproveitam-no.se comprares um difusor de co2 dakeles em escadinha ou em cilindro melhor.

 

espero ter ajudado

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de Bicarbonato de Sódio. Parece-me que te falta isso na tua receita.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

ja agora qual a funçao do bicarbonato de sodio??

ja consegui fazer sem, e n notei grandes diferenças

O Bicarbonato de Sódio não é necessário para os fungos do fermento conseguirem fermentar. Mas na fermentação alcoólica, como o próprio nome indica, além de se libertar CO2, o que nos interessa, também se liberta Etanol. Com o passar do tempo, os fungos ficam "inundados" de Etanol e apanham uma bebedeira de "caixão à cova", e pura e simplesmente começam a morrer, por não tolerarem tanto Etanol.

Um dos problemas é também, que com o passar do tempo a "sopa" onde se encontram os fungos, começa a ficar ácida, e estes começam a morrer. Ao adicionares o Bicarbonato de Sódio, por ser uma base, consegues manter o pH da "sopa" não muito ácido (até se esgotar o açúcar) e assim não morrem os fungos.

Outro factor prende-se com o facto de tornares mais fácil a libertação de CO2 se adicionares Bicarbonato à solução. Os fungos ao produzirem CO2 libertam-no para a água em seu redor, e tal como nos aquários, ninguém nos garante que ele se vai embora, pura e simplesmente (daí a fermentação ao longo do tempo diminuir o pH). Por isso, se adicionares NaHCO3 à "sopa", já tens a água saturada de iões bicarbonato, e o CO2 já não se consegue dissolver, indo "directamente" pelo tubo até ao aquário, onde ele é necessário.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é relativamente ao etanol. simplesmente as leveduras podem morrer por excesso de alcool ou podem morrer devido a uma baixa de pH. Só que para morrer por envenenamento etilico demoram muito mais tempo ja que precisam de criar muito mais alcool. A queda do pH mata-as antes disso e portanto o bicarbonato de sódio serve para evitar a morte por baixa de pH.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais