agua oxigenada como usar???


five pra one

Recommended Posts

boas

 

estava a pensar usar a agua oxigenada para acabar com uma infestaçao brutal que tenho de algas filamentosas. mas sera que ela n me da cabo das plantas e em particular do musgo de java?

 

ja agora quantos ml devo usar para 75 litros?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Antes de mais deves ter muito cuidado com o uso de produtos no aquário.

Primeiro deves tentar saber qual é o motivo do aparecimento dessas algas (nitratos) + Mudas de agua (fosfatos) cuidado com o excesso de alimentação, cuidado também com a quantidade e qualidade da luz , quanto ao CO2 também podes estar introduzir em excesso tenta saber.

Quanto á agua oxigenada vai ver este site.

 

http://planeta.terra.com.br/lazer/cmca/art...tigos/algas.htm

 

Cump.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu tenho muitas algas pois o aquario e um denso plantado com solo fertil da ADA que me passa para a coluna de agua muitos nutrientes... tenho 110 W para 75L o que e muito mas para um plantado e muito bom..

 

com estas condiçoes esta evidente o aparecimento de algas...agora deve haver uma maneira de continuar a manter os niveis de nutrientes altaos para as plantas e eliminar as algas...

 

obrigado pelo site :wink:

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com estas condiçoes esta evidente o aparecimento de algas...agora deve haver uma maneira de continuar a manter os niveis de nutrientes altaos para as plantas e eliminar as algas...

 

Na minha opinião, aqui é que reside a questão. Não me parece que tenhas poucos nutrientes ou carência de algum nutriente especifico pela explicação que deste, logo, há nutrientes em excesso.

 

No teu caso, acho improvavel que tenhas de pensar em como manter o nivel de nutrientes. Se eles não existirem, é provavel que (salvo carência de um nutriente especifico) as algas morram primeiro se as plantas estiverem em condições.

 

Em vez de juntares água oxigenada, aconselho-te a fazer TPAs menores durante 4 ou 5 dias consecutivos e durante esse período reduzir o tempo de iluminação.

 

Já agora, tens alguns comedores de algas para ajudarem?

 

Boa sorte

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Pessoal, com o tempo que vocês têm de fórum já deviam saber utilizar a ferramenta " Pesquisar". Coloquei as palavras chave " algas filamentosas" e apareceram resmas de tópicos, uns mais informativos do que outros.

 

Esqueçam a água oxigenada, esqueçam os produtos que se vendem serem " anti-algas", esqueçam os UV´s e toda essa catrefada de medidas que não servem para nada. Não há papinhas feitas no que diz respeito às plantas. É nesta altura que a pesquisa e a vossa observação do estado das plantas entra em acção e é nesta altura que realmente se aprende a mantar um aquário plantado. É difícil? Claro que é! Mas não é impossível.

 

Se ponho as coisas desta maneira é apenas para vos abrir os olhos para a manutenção do aquário plantado que acima de tudo requer colecta de informação, observação e experimentação.

 

Pesquisa, pesquisa, pesquisa.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

es pesquisei mas como sempre n encontrei maneira nenhuma conclusiva de acabar com as algas....

 

vlad eu disse que tenho muitos nutrientes mas pelo que consigo medir os nitratos estao a 0.5 os fosfatos ainda mais baixo... e adiciono um adubo liquido da seachem que me muita variedade de micro nutrientes inclusive vitaminas para as algas...

 

eu ja parei a injeçao de CO2 e n vi resultado nenhum, ate pelo contrario banana rock..e que o aqua ja e quase uma amalgama de filamento finissimos o alguns muito compridos..

 

sim tenho ai uns 7 LDA25 dois ottos e ai um 10 caridinas japonicas..o aqua tem +/- 75 litros

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os teus comedores de algas estão um pouco mal escolhidos...tanto os LDA como os oto nao vao tocar grande coisa nas filamentosas, para isso provavelmente queres SAE's, mais e/ou variados camarões.

 

desligar o CO2?...ainda por cima com esse nivel de iluminação e com nutrientes...? mais valia teres estendido o tapete vermelho para as algas...

 

acho que como o fazteaomar disse, precisas de ler bastante antes de começares com as perguntas!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

que os ottos e os dla n comem as filamentosas ja eu sei para isso comprei um 14 caridinas mas morreram alguns..

 

eu tenho co2 caseira e na realidade n o desliguei mas ele deixos de produzir..pensei que as algas tb absorvessem co2 para fotossintetisar e quando se vissem privadas dele tb se debelitassem um pouco.

 

ja pesquizei no forum mas como disse nimgem da soluçoes conclusivas para acabar com as algas..

 

ainda so estou nisto a um ano e começei a pouco tempo com plantados, por isso n sabia que era um erro crasso desligar o co2(peço desculpa por n saber tudo sim)

 

just_me em vez de mandares bocas do genero " mais valia teres estendido o tapete vermelho para as algas... " mais valia explicares porque e que eu fiz mal pois se eu coloquei este post era para eu e ou outros menbros do forum aprenderem com os meus erros e para poder-mos chegar a uma conclusao quanto a maneira de eliminar as algas num aqua plantado com luz e nutrientes ja que n encontrei nada de jeito.

 

se fazem tanta apologia ao pesquisas peçovos por favor que me coloquem aki os URL's de posts que achem importante eu ler..ja que eu sou um grande azelha e n vi dada de jeito.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Acho que estás a entrar por um mau caminho e essa atitude só te fica mal.

 

ja pesquizei no forum mas como disse nimgem da soluçoes conclusivas para acabar com as algas..

 

Volto a repetir: não há papinha feita no que diz respeito a plantas. Por outras palavras, não há um método certo, não há uma fórmula certa, nada é certo. Cada caso é um caso e, como já vos tinha dito e volto a repetir, o truque é pesquisar, observar e experimentar até atingirmos resultados satisfatórios. Ninguém vos vai dizer para fazerem isto, isto e aquilo e no próximos tempos as algas vão-se. Isso era como predizer o totoloto ( fiz-me entender agora?). O que vos podem dar é algumas medidas que em alguns casos funcionaram e, dessa feita, vocês mesmos poderão experimentar mas para isso é que serve a ferramenta pesquisar meus amigos, está la tudo.

 

 

se fazem tanta apologia ao pesquisas peçovos por favor que me coloquem aki os URL's de posts que achem importante eu ler..ja que eu sou um grande azelha e n vi dada de jeito.

 

A isto sim é que eu chamo fazer a papinha toda... concerteza a azelhice não é a culpada mas sim a preguiça? Só assim de repente vi dois tópicos que por acaso até estão em " Inamovível" ( porque será) neste sub-fórum e que são bastante úteis, postados pelo user " Tuba".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

FazTeAoMar n quis ser agressivo nem quis ter atitudes que me fiquem mal, mas como tu proprio dizes n ha uma formula certa por isso disse que n ha no forum grandes respostas sobre como acabar com as algas...

 

so consegui na minha pesquisa, e para n te mostrar que foi nao preguiça, duas opinioes que depois se voltaram a debater aqui que foi o diminuir de nutrientes e de tempo de luz e a razao do meu post a agua oxigenada..pergunta essa que ainda niguem me respondeu..

 

ja li aqui no forum sobre as causas provavei de elas aparecerem etc.. mas nada me faz formar uma opiniao de como matar as malditas.

 

por isso perguntei como se pode usar a agua oxigenada para poder decidir entre os dois metodos que consegui achar aqui no forum.

 

sera que alguem me pode dizer se ja usou e como usou a agua oxigenada??n estou muito inclidado para este metodo mas gostava de ter algum conhecimento sobre ele para poder decidir.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!! Eu já usei agua oxigenada, não em algas filamentosas, mas sim em algas verdes!!! Eu tambem tenho um aqua de 75 litros reais como o teu e usava 4 ml de h2o2 a cada 24 H!!!!

 

O que te posso dizer é que estragar as plantas, não estraga, e realmente onde a agua é aplicada as algas desaparecem, mas se não eliminares o problema pela raiz, bem que gastas litros e litros de H2o2 e elas continuam a aparecer!!!

 

Portanto já sabes, eu não arriscava nada mais do que 4 ml diarios, mas se quiseres tentar.......

 

 

 

Boa sorte!!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a repetir: não há papinha feita no que diz respeito a plantas. Por outras palavras, não há um método certo, não há uma fórmula certa, nada é certo. Cada caso é um caso e, como já vos tinha dito e volto a repetir, o truque é pesquisar, observar e experimentar até atingirmos resultados satisfatórios. Ninguém vos vai dizer para fazerem isto, isto e aquilo e no próximos tempos as algas vão-se. Isso era como predizer o totoloto ( fiz-me entender agora?). O que vos podem dar é algumas medidas que em alguns casos funcionaram e, dessa feita, vocês mesmos poderão experimentar mas para isso é que serve a ferramenta pesquisar meus amigos, está la tudo.  

Tens toda a razão André. Até eu não tinha dito melhor. :shock:

Quanto ao aquário em questão.

O teu aquário tinha tudo (e tem!) para ser um plantado, mas o problema é que metes-te a fasquia muito alta.

O teu setup, é setup para pessoas com alguma experiência em plantados. Desculpa-me a sinceridade e não me leves a mal.

O uso da "power-sand" da ADA, e já não falo do substrato porque esse tem poucos nutrientes, de tanta luz e de tão pouca massa vegetal logo no inicío do setup só quis dizer que estava mesmo a pedi-las. Demonstra alguma falta de conhecimentos da tua parte. Com esse setup bem podias passar meses sem adicionar absolutamente nada de fertilizante na coluna de água. Não fazia falta nenhuma. Mas agora importa resolveres o problema. Como não há nenhuma fórmula secreta os meus conselhos são:

- não retires nem diminuas a quantidade de Co2.

- mantém o nível de luz.

- não adiciones nenhuma espécie de fertilizante liquído.

- tpa´s dia sim, dia não, de 40% de água (não adiciones anti-cloro) durante uma semana.

- retira mecânicamente com a mão ou com uma escova de dentes todas as algas que conseguires.

- arranca as plantas que vires que estão demasiados atacadas e susbtitui por outras de crescimento rápido. Evita remexeres demasiado no areão.

- aumenta a circulação no meio da coluna de água.

- convoca o estado maior das forças aquáticas anti-filamentosas: caridinas e siamensis (estes tens que fazê-los passar fome para comerem as filamentosas, ou têm que estar muito bem dispostos :? ).

- observa o aquário e tem em atenção ao aparecimento de cianobactérias.

- tem paciência.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem como sabes que eu adiciono fertilisantes e que eu tenho poucas plantas?? eu n disse nada disso.. so adiciono a agua um suplemento de metais pesados mais nada... e o meu aqua esta bastante bem plantado tive o cuidade de colocar a flora toda na montagem(tal como o AMANO) e a maior parte das plantas sao de crescimento rapido ou seja absorvem muitos nutrientes... e um facto que n tenho muita experiencia mas os erros que dizes que eu cometi eu n os cometi pois o aqua esta densamente plantado e eu n adiciono fertilizantes a base de nitratos e fosfatos pois sei que n faz falta absolutamente nenhuma...

 

claro que n levo a mal nenhuma critica pois voces estao a tentar ajudar mas esses erros crassos eu n os cometi.. :wink:

 

obrigado pelas ajudas agora ja tenho a minha opiniao sobre como acabar com elas mais bem formada..

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

five pra one escreveu:

boas

bem como sabes que eu adiciono fertilisantes e que eu tenho poucas plantas??

Foste tu que disseste:
vlad eu disse que tenho muitos nutrientes mas pelo que consigo medir os nitratos estao a 0.5 os fosfatos ainda mais baixo... e adiciono um adubo liquido da seachem que me muita variedade de micro nutrientes inclusive vitaminas para as algas..

Não disse que tinhas poucas plantas. Disse que começaste com poucas plantas. Pelo menos é que o teu tópico sobre esse aquário mostra na secção de Fotos e Vídeos. Achas que só os nitratos e os fosfatos são responsáveis pelo aparecimento de algas ? Se achas estás enganado.

As algas num aquário plantado são sinais de desequilíbrio entre diversos factores. Luz, Co2, nutrientes...e qualquer desproporcionalidade entre nutrientes macro e/ou micros pode estar na origem do desequilíbrio.

Isto é uma coisa que também tens que investigar.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem na realidade n me fiz entender pois o adubo que eu adicio e so a base de metais pesados... e desde que aparecenram as algas parei de administrar e ja la vai uns tempos.

 

na realidade ja acrescentei plantas desde o topico mas acho que o aqua logo de inicio ficou com muitas plantas pois agora que elas cresceram akilo parace uma "selva" e n poderia por muitas mais...

 

claro que eu sei que as algas nao aparecem so com os nitratos e os fosfatos mas esse sao os unicos que consigo medir..e como na adiciono mais nada suponho que seja disso...

 

para mim a causa do aparecimento de algas n se apoia so num aqua desiquilibrado mas um aqua com muitos nutrientes tambem provoca esse aparecimento e n tem de ser um aqua instavel...n acham?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois

 

vou so deixar aqui a minha má experiencia com agua oxigenada, pelo menos eu penso que seja devido a ela que isto se esta a passar pois não me ocorre mais nada.

À cerca de duas semanas o meu aquario começou a ficar cheio de algas filamentosas, como estava em época de testes e não tinha tempo nenhum para fazer TPA's todos os dias, como costumo fazer nestas situaçoes, e depois de ter lido num tópico aqui no forum de alguem que tinha utilizado H2O2 para acabar com as algas decidi experimentar(4ml), até porque diziam que não fazia mal as plantas. o resultado não foi dos mais bonitos, a riccia começou a ficar branca, como que a apodrecer e, algumas das folhas da Hemianthus Micranthemoides tambem sofrem do mesmo mal.

a minha primeira conclusão era ser falta de ferro, entao comecei a adicionar ferro e micronutrientes da kent, passado uma semana as folhas da Heteranthera Zosterifolia começaram a ter pontos pretos, o que me levou a pensar em excesso de ferro, neste momento continuo a adicionar ferro mas em kuantidades menores, mas os sinais de melhora sao poucos .

Como podes ver ao tentar cortar caminha na resolução de um problema so fiz foi asneira, e e perdi bem a vontade um mes de trabalho, um concelho que te posso dar com a minha pouca experiencia e que se te queres livrar das algas e melhor agarrares nos garrafoes de 5l e começares a fazer TPA's,e compra tambem uns SAE's.

Como disse e muito bem o FazTeAoMar não há papinha feita no que diz respeito a plantas.

Foi a primeira e ultima vez que usei agua oxigenada.

esquecime so de uma coisa, os meus camaroes andam "desaparecidos" desde esse dia. as plantas voltam a crescer, o pior sao os peixes, esses depois de mortos já n há nada a fazer

desculpem la o testamento

 

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caramba, está díficil de perceberes, depois de tanta ajuda? O Rui já te fez praticamente a papinha no que toca a pesquisa. Agora só tens de experimentar e ver no que dá. Esquece a água oxigenada!!

 

...mas como tu proprio dizes n ha uma formula certa por isso disse que n ha no forum grandes respostas sobre como acabar com as algas...

 

Esta confundiu-me... Se concordas comigo em como não há " fórmulas mágicas", como é que queres que haja respostas de como acabar com as algas?

 

ja li aqui no forum sobre as causas provavei de elas aparecerem etc.. mas nada me faz formar uma opiniao de como matar as malditas.

 

se sabes as causas prováveis, sabes como acabar com as algas ao evitares as causas prováveis não? :)

 

so consegui na minha pesquisa, e para n te mostrar que foi não (palavra corrigida) preguiça, duas opinioes que depois se voltaram a debater aqui que foi o diminuir de nutrientes e de tempo de luz e a razao do meu post a agua oxigenada..pergunta essa que ainda niguem me respondeu..

 

Eu diria que foi preguiça mesmo, já que eu encontrei mais que duas... se eu consegui, porque não consegues tu?

 

para mim a causa do aparecimento de algas n se apoia so num aqua desiquilibrado mas um aqua com muitos nutrientes tambem provoca esse aparecimento e n tem de ser um aqua instavel...n acham?

 

Um aquário instável é exactamente o que acabaste de descrever e não se baseia apenas nesses parâmetros, como o Rui também já disse.

 

Achas que só os nitratos e os fosfatos são responsáveis pelo aparecimento de algas ? Se achas estás enganado.

As algas num aquário plantado são sinais de desequilíbrio entre diversos factores. Luz, Co2, nutrientes...e qualquer desproporcionalidade entre nutrientes macro e/ou micros pode estar na origem do desequilíbrio.

Isto é uma coisa que também tens que investigar.

 

Primeiro dizes que adicionas adubo, depois dizes que já paraste à alguns tempos.

 

Bem, sinceramente vou dizer o que acho deste teu post e claro está é a minha opinião:

 

1º estás a tentar achar uma coisa que não existe, como já foi dito " N" vezes aqui

 

2º para alguém que se interessou por plantas à pouco tempo, devias fazer mais pesquisa em vez de colocares dúvidas que já foram tantas vezes debatidas que chegam para ter pelo menos 5 páginas na BD do fórum

 

3º para alguém que anda à pouco tempo nisto, não pareces querer aprender com quem tem mais experiência, interiorizar as dicas e experimentares, nomeadamente o Rui e outras pessoas que comentaram os posts que podes encontrar na " Pesquisa"

 

4º não vou comentar mais este post e aguardo que te ilumines com o que aqui foi dito ( e que já aqui foi dito muita coisa útil, talvez até tudo o que podias saber teoricamente em como resolver o problema das algas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem pessoal depois de tantas criticas aki no forum decidi experimentar as mudas de agua... continuo com o co2 a bonbar...

 

so queria me que exclarecessem uma coisa...um aqua com muitos nutrientes mas se o valor dos nutrientes e estavel n e um aqua estavel?

 

disse que adicionava adubo a base de metais pesados para voces saberem o que eu fiz no aqua mas esquecime de dizer que tinha parado de adicionar quando as algas começaram a crescer...desculpem la.

 

bem n acho que esta a tentar achar uma coisa que n exista pois ha alguma maneira de acabar com as algas e e isso que procuro...

 

daqui a 4 ou 5 dias volto a dizer como a algas estao.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto realmente ha com cada cromo......

 

Afirmação digna de " génio". Penso que vou votar em ti para " personagem da semana"

 

boas

 

esgalha ainda bem que me entendes bowdown  bowdown

 

Afirmação digna do írmão do "génio". Tu já levaste o prémio a semana passada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

essa afiramaçao era mesmo escusada fazteaomar.. bowdownbowdownbowdown

 

eu concordo com a indignaçao do esgalha n porque e meu irmao mas sim porque acho que ele tem razao..

 

sei que voces so tem o intuito de ajudar mas e pena que as vezes so vejam em frente e n para os lados...

 

claro que as vossas opinioes foram importantes mas acho que as vezes devem se preocupar mais em responder as perguntas colocadas pelos menbros do que em simplesmente expor o vosso ponto de vista...

 

eu so tava a tentar saber mais sobre a agua oxigenada que e um assunto que quase n se falou aqui no forum... todas as imformaçoes que voces escreveram ja se tinha ca debatido..e assim se enche o forum de informaçao duplicada...

 

queria ainda expor a seguinte critica: as vezes parece que nao conseguem intrepertar o que esta escrito e em vez de responderam as pergunta colocadas limitam se a expor uma e mais uma e mais uma vez o vosso ponto de vista que muitas vezes a pessoa que colocou o post ja entendeu mas quer saber mais sobre a sua duvia e assim se enche o forum... este foi o meu caso neste post e ja vi o mesmo a acontecer em muitos post's.

 

voces n podem forçar as pessoas a fazer o que voces acham que esta correcto, isso cabe a cada um decidir..agora como membros de um forum que somos devemo mos preocupar em tirar ao max. a duvidas dos membros e responder as suas perguntas...claro que devemos sempre dar a mossa opiniao e conselhos( eu acho isso imprescindivel)..mas n nos podemos fechar dentro de nos proprios e so expor o nosso unico ponto de vista pois no final das contas ate podemo nos aperceber que n estava mos assim tao correctos quanto isso...

 

para voces a agua oxigenada e ma mas para mim associar a agua oxigenada a mudas de agua e a reduçao do tempo de luz e capaz de dar um resultado excelente sem danos para peixes ou plantas..vamos ver no que da.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xiii

 

ENAAAA PÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

 

 

personagem da semana.... onde e que posso levantar a minha bicicleta.

 

 

isto a conversa so resulta se baixarmos para um nivel de intelecto que os 2 percebam...

 

e pronto, a seguir faz como eu... fica caladinho, pq senao isto vai dar em mais um topico com 10 paginas em que n se aprende nada pq ja ninguem diz nada de jeito.

 

ah, e de futuro se n tiveres nada de jeito a dizer alem de " pesquisa que ha mta informaçao no forum ", entao abstem-te de comentarios pq estas tb tu a encher o servidor de mensagens inuteis, e que a titulo informativo de nada servem....

 

geralmente se as pessoas fazem uma pergunta, é pq aquilo que ja pesquisaram as deixou com duvidas ou simplesmente n as satisfez, e por isso é que o forum existe, para nos ajudarmos mutuamente.

 

acho que é mais um topico onde o ppl se limita a ler as coisas na diagonal e a mandar patacoadas sem sentido.

 

apesar de o meu irmao n precisar que ninguem o defenda pq ele percebe mais de biologia que eu, e apesar de eu e ele estarmos regularmente em desacordo, pa ha comentarios e supostas tentativas de ajuda que n se percebem, e que torna dificil o silencio de alguem... la tive que mandar a minha boquinha. o que vale e que algumas sao interessantes, mas outras... em quase todas as respostas que o meu irmao pos, repetiu exactamente as mm coisas, pq as mm questoes eram postas sistematicamente.

 

enfim, tenho dito bowdown

 

divirtam-se com este topico que pode ser que cheguem a alguma conclusao.

 

em pouco tempo ja e o segundo topico em que tenho uma conversa mais "acesa"... quem n me conhece vai ficar a pensar que eu sou conflituoso... lolol

 

abraços e peace and love

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pronto, a seguir faz como eu... fica caladinho, pq senao isto vai dar em mais um topico com 10 paginas em que n se aprende nada pq ja ninguem diz nada de jeito.

 

Era o que devias ter feito em primeiro lugar senão tinhas nada constructivo para dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais