Xlibris

Membro
  • #Conteúdo

    184
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Formas de Contacto

  • MSN
    Xlibris05@sapo.pt
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Localização
    Monte Caparica

Xlibris's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Por acaso não usas co2 de garrafa... ou usas???
  2. Obrigado a todos (em especial ao Luis que se deu ao trabalho de me fazer "a papinha toda")!!! Tou esclarecido!! Mas..... Já agora, quem usa fertilizantes liquidos (como o flourish da seachem por exemplo), convem usar tambem os npk, ou fazem os dois o mesmo???
  3. De á uns tempos para cá, tenho vindo a reparar que todos os grandes plantados que aparecem neste forum, tem no seu setup os tão badalados Adubos NPK caseiros!!! A minha intenção com este tópico era que aqueles que são mais entendidos nesta materia, dessem umas dicas ás pessoas (que como eu), não percebem nada d'horta!!! :D No essencial precisava de saber, onde se compra, como se compra, e como se administra esses produtos, mas sem aquelas equações esquisitas que já vi aqui no forum, e que só me deixaram mais baralhado ainda!! Espero ter-me feito entender!!! Obrigado a todos Ricardo
  4. Tu... és realmente incansavel!!!!! Ficou mesmo muito bom, e quando eu já pensava que melhorar era impossivel, tu entras de ferias e pufff!!!!! Fizeste um upgrade á iluminação ou é mesmo da nova maquina???? Parece que o aqua tem mais luz!!! Agora com esta nova modificação ouve uma coisa que me veio á cabeça.... já alguma vez pensaste retirar esse fundo azul e pôr um do genero do meu? Pode ser do aqua estar mais limpo, mas parece-me que esse fundo salta muito á vista, ofuscando um pouco o verde das plantas, e talvez um fundo mais escuro fosse uma boa ideia!!! Se ainda não pensaste nisso, considera esta hipotese! Esse objecto em vidro que tens perto do termometro é o difusor de co2 da ADA??? Muito fixe!!! Pois é Filipe, tirando o promenor do fundo, na minha modesta opinião, este ainda é o Melhor Plantado destas paragens!!! Muitos Parabens!!! PS: Quando é que pensas inscrever-te no concurso de aqua de agua doce??? Se o quiseres fazer já, deixo-te aqui o link ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=26445 )!! Boa sorte!!
  5. Tivesse eu ar condicionado no quarto!!!!! Era uma festa!!!
  6. Boas woody!! Para já acho que devias começar por apagar o anterior topico que crias-te por causa do caracol e que tem a fotografia trocada!!! Depois podes consultar este meu topico ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=25395 )!! Depois, se esse aqua fosse meu fazia já uma busca á procura desses desgraçados todos, e dos seus ovos, e acabava com eles todos, porque da maneira que eles se reproduzem daqui a pouco tempo não vais ter mãos a medir!!! Boa sorte!!!
  7. Bons dias, minha gente!!!! Gostava que me ajudassem numa duvida que tenho em relação á libertação do Co2!!! Eu tenho o difusor de Co2 da nutrafin, o difusor apesar de ser muito grande, é muito eficiente, mas agora, ao fim de uma semana sempre a bombar co2 (perto de 7 ou 8 bolhas por segundo) começou a criar-se aquela cena branca, propria do co2, mesmo á saida do tubo que está ligado ao "labirinto"!! O que acontece é que as bolhas batem naquela coisa branca e em vês de seguirem o labirinto até ao fim saltam fora do "carreto" e vão directamente para cima, logo, não fica quase co2 nenhum dissolvido na agua!!!! 1 - O que posso fazer para evitar que isto aconteça, sem ser, ter que estar sempre a lavar o difusor??? 2 - Exite algum difusor a um preço "razoavel" em que isto não aconteça?? Obrigado!!
  8. Para um aqua de reprodução, o melhor é um filtro interno, com uma rede de entrada de agua muito fininha, de modo a que não suge os alevins para dentro do filtro (como já aconteceu comigo), eu tenho um filtro que acho muito fixe para aquarios de criaçao!!! É o eden 304 S e comprei-o á user MORWEN (ela deve saber onde se compram), se o quiseres ver está aqui ( http://www.clearpond.com.au/ep-midd.htm )!! Com um filtro deste genero que tem uma esponja lá dentro, tu possibilitas que as "bacterias" tenham onde se "agarrar" e desenvolver, uma vez que elas são INDISPENSAVEIS para o bom funcionamento de qualquer aquario!!! Em relação ao "aquecedor" acho que se tiveres um disponivel (por via das duvidas) convem tê-lo a funcionar no aqua, porque a temperatura pode baixar de noite, e em aqua pequenos as mudanças acontecem muito mais rapidamente!!! Não te esqueças tambem de ter uma bomba de ar sempre a funcionar, sem fazer muito "estardalhaço", mas que oxigene bem a agua, para os meninos não terem falta d'ar!!! Boa sorte!!!
  9. Pelo que tenho lido, o principal problema do aumento de temperatura, não é o "calor" em si, mas sim a falta de oxigenio dissolvido na agua resultante desse mesmo calor!!! Hoje quando acordei tinha o meu aqua dos alevins (guppy's e molly's) a 30 graus certos!!! Até agora ninguem se "queixou"!!!! Neste preciso momento tambem tenho o meu aqua com neons, rasboras e ramirezis a 30 graus e ninguem se "queixa"!!! Em todos os meus aqua as bombas de ar estão a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana!!! Já á muito tempo que não me morre nenhum peixe, e esta brasa já dura á algum tempo por isso...... dás-lhes gás!!!! E já agora, manter o aqua sem tampas tambem é uma boa opção (se não tiveres peixes "voadores" claro), porque alem de não acumular tanto o calor, permite uma melhor oxigenação, embora a evaporação da agua seja maior!!!! Boa sorte!!! Ps: Se quiseres por gelo no aqua (embora eu ache que não te adianta de muito), podes sempre por aqueles rectangulos que se metem nas arcas para manter a temperatura!!! São porreiros porque flutuam (acho eu) e são faceis de "preparar"!!!
  10. O meu conselho............ esta noite metes uma folha de alface no aqua, tem que ser uma folha consideravelmente grande para durar a noite toda, senão eles comem a folha durante a noite e depois vão á sua vida!!!! Quando acordares eles devem lá estar agarrados a ela!! Vais fazendo isto até deixarem de haver caracois!!! Uma boa tecnica, que comigo resultou, é jogares na antecipação, ou seja, procurares os ovos deles nas folhas e suga-los com uma seringa, para que eles não se reproduzam tanto!!! Dá uma olhadela aqui http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=25395 Eu não sei quanto tempo demoram os ovos a eclodir, o que é verdade é que tinha as folhas cheias de ovos e ainda não vi um unico caracol por estas bandas, por isso o metodo da sucção deve ter resultado!!! Boa sorte e vai dando novidades!!!
  11. Boas!!! Provavelmente esta é uma pergunta um bocado pó parva mas cá vai!! Quando eu tinha o fotoperiodo do meu aqua regulado entre as 10 e as 20 a minha Limnophila Sessiliflora (por exemplo) "abria" as 10 e "fechava" ás 20!!! Entretanto percebi que tinha mais hipotese de ver os meus meninos em "acção", se regulasse o fotoperiodo entre as 12 e as 22!!! O que aconteceu é que a Limnophila Sessiliflora continuou a "abrir" ás 10 (mesmo sem luz artificial) e continuou a "fechar" ás 20!!! 1 - Será que as plantas tem um "relogio interno" que lhes diz quando devem assimilar a luz, e quando devem parar??? 2 - O facto dela assimilar menos luz (só 8 horas, ou seja entre as 12 quando a luz liga, até ás 20 quando ela "fecha" as folhas) pode trazer algum inconveniente para a planta em si, ou para o correcto funcionamento do aqua??? Espero ter-me feito entender!! Obrigado!!!
  12. Sim as algas são no vidro!!!! Pois, mas farto de limpar estou eu!!! Durante os ultimos 3 meses não tenho feito outra coisa, semanalmente!!!! Eu decidi investir algum dinheiro num bom substrato, numa boa iluminação e num bom filtro, para que não continuasse a ter este tipo de "problemas"!!! E para a acrescentar a isto tudo, tenho agora como "figuras centrais" do meu aqua, um casal de ramirezis, que impossibilitam desde já aquelas trocas parciais de agua, tipo 50 % diariamente, etc!!!!
  13. Pois é, o meu aqua á cerca de uma semana estava assim........................... Agora que lhe fiz uma autentica revolução, ficou muito fixe (pelo menos eu acho :D :D :D )!!!! Passado 2 dias começam a aparecer as primeiras algas, não são muitas, e quem vê de fora nem as consegue destinguir, mas vendo o vidro de perfil já se percebe que se está a preparar uma "enchente", OUTRA VEZ!!!!! E eu não estou disposto a deixar isso acontecer!!!!! :D :D :D O meu substrato é composto por argila, depois um substrato poroso com argila incluida, substrato fertil flora depot, e por fim a African soil da ADA!!!! Tenho 2 X 55 W de luz, embora agora já tenha desligado uma das lampadas ficando agora com 1 x 55 W para um aqua de 72 Litros reais e injecção de co2 sempre!!!! As plantas que tenho são estas: Ceratophyllum Demersum Riccia Fluitans Cabomba Caroliniana Egeria Densa Ludwigia Glandulosa (Perenis) Limnophila Sessiliflora Hygrophila Polysperma Didiplis Diandra Myriophyllum Aquaticum (Green) Echinodorus tenellus Cladophora aegagropila Cardamine Lyrata Ceratopteris Cornuta As plantas todas elas crescem bem, boas cores, e tem um crescimento diario muito bom!!!! Andava á procura de uma solução e vi isto:: [iLighting: Limiting the light that the aquarium receives is the most important factor in controlling algae growth. If an aquarium is near a window, algae will grow faster, even if the aquarium does not receive direct sunlight. Leaving the aquarium lights on for more than eight hours a day can also cause rapid algae growth. We suggest that the aquarium be placed as far away from a window as possible. If an aquarium must be placed near or facing a window, blinds or drapery should be kept closed during the day. The aquarium lights should not be on for more than ten hours a day. Fish require no less than six hours of light every day in order to manufacture vitamin D. They also must have consistent lighting, with the lights coming on and going off at the same times every day. Este é o site : ( http://www.aquariumpros.com/articles/algae.shtml ) 1 - Será que reduzir o fotoperiodo para as 8 horas não será "fruta" a mais??? 2 - Será este aparecimento de algas uma coisa normal??? 3 - Existe algum outro metodo mais eficiente para a redução das algas do que este???? Obrigado a todos e desculpem o tamanho gigantesco da pergunta!!!!
  14. Xlibris

    Troncos

    Tive-o 2 a 3 meses a secar ao sol!!! Fervi-o uma vez!!! Depois mais 1 a 2 semanas no aqua!!! Ao fim de 5 ou 6 dias já o tronco estava a encher-se desta "pelicula" branca!!! Eu nunca lá pus qualquer peixe para limpar o tronco, mas acho que tambem não teria resultado, uma vez que o tronco estava a apodrecer por dentro, o os plecos não conseguiriam resolver isso!!!! Dentro do aqua não cheirava mal, mas assim que tirei o tronco de dentro do aqua, e fiz mexer a agua.............. pppuuuuuuuuuffffffffffffffffffffff!!!! Não, a pelicula branca nunca desapareceu, ela começou a formar-se na parte de baixo do tronco, depois passou tambem para cima e quantos mais dias passavam mais espessa ela ficava e no fim, quando o mandei fora, já estava totalmente coberto por aquela treta !!! Em relação ao autoclismo, é realmente uma boa ideia!! Eu só não fiz isso no meu porque o tronco não cabia lá dentro!!! Se tu meteres o tronco no autoclismo vais estar a fazer mudanças de agua constantes , e assim prevines que o tronco apodreça!!!! Boa sorte, e não desistas antes de tentar!!!!
  15. Xlibris

    Troncos

    Boas Isa!! Vê este topico ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...1411&highlight= )!! Não quer dizer que o mesmo aconteça contigo, mas ao menos podes levar a minha "experiencia" em consideração!!! Este tronco tambem era pesado como raio e mesmo assim flutuava parecia um barco!!! Já para não falar no cheiro!!!!!! Quando tirei o tronco para o mandar fora....... bem tu sabes!!!!! Boa sorte