O Berçário: 20aquários e 3000L


Fernando Freire

Recommended Posts

Isto realmente é de louvar! Grande projeto e grande trabalho mas certamente vai valer a pena

Muito obrigado pelas palavras :)

Abraço,

 

Claro que não, és doido ou quê?, deixa-te disso, somos os dois malucos por isto, como tal a conversa é sempre construtiva

 

É também ai que quero chegar, 28º é o suficiente para matar uns quantos ou muitos mesmo, pelo menos comigo foi isso que aconteceu, aproveitei para aprender e emendar.

 

Quanto ao Wall mate no portão é mesmo o melhor, mas aproveita e forra as paredes que estão desprotegidas (ao contacto com a rua), ao que parece é só uma, a que está virada a sul.

 

O que adorei mesmo é a tua filtragem, simples e eficiente, a minha peca por ser só filtros de esponja, a única coisa boa nisso é conseguir filtrar atualmente 2000litros a gastar 40w

 

Qual é a tua iluminação?

tipo de lâmpada?

watts?

Kelvins?

horas acesas?

 

até já

Olá Miguel, ainda bem que nos entendemos :P é o que dá falar pela internet hehehe

hummmm, concordo com o teu raciocínio dos 28ºC Mas os meus camarões não demonstraram nenhum stress nesses dias, penso que se deve à forte agitação da superfície da água que tenho. São 20 furos de 2mm cada a debitar 600L/h que a entrar em jacto no aquário oxigena-me imenso a água! Nos rios de onde os camarões são originários as temperaturas atingem valores mais altos que 28ºC (estamos a falar de latitudes perto do Equador e níveis de humidade estúpidos, certo?) parece-me que a agitação da superfície da água será um factor importantíssimo a ter em consideração!

 

Sim, o Wallmate é uma peça a entrar já nos próximos dias, felizmente além do portão (e dos pilares que o suportam) não há nada mais em contacto com a rua (daí dizer que estou isolado por todos os lados, menos o portão).

 

Cada aquário (incluindo a sump) têm uma calha Aquapor modificada, com uma lâmpada de 38W T8 da Osram de índice CRI 8 e temperatura de cor de 4000ºK, pode-se encontrar a referência no catálogo em: Lumilux Cool White 840 (apesar de na embalagem das lampadas dizer "Cool White" a minha experiência diz-me que 4000ºK é um amarelo forte hehe). Todas elas estão equipadas com Balastro electronico da Tridonic.

 

Estão neste momento ligadas apenas 6h por dia, que irei aumentar gradualmente (1 hora por semana ou talvez de 3 em 3 dias) até chegar ás 9 ou 10h/dia quando os camarões chegarem.

 

A ver se arranjo um teste de Oxigénio dissolvido para medir nos vários sistemas.

 

EDIT: filtrar 2000L de água só com 40W é obra! E quanta circulação de água consegues? tens noção? Eu gasto 65W para filtrar 750L/h mas porque tenho uma corrente de 2400L/h na sump (600L/h menos perdas em cada tanque).

 

Forte Abraço!

 

 

Boas,

 

Fernando fizeste as medições mas sem aparelhagem ligada, filtros lampadas, etc. Com a aparelhagem ligada a temperatura aumenta pelo menos 1 grau e os 28 passam a 29 que podem ser letais.

 

Aconselhava o uso de AC para ficares descansado. Os aparelhos actuais são tremendamente eficientes e de certeza que o consumo do AC é muito inferior ao dos termostatos que irás ligar.

 

Abraço,

Se contabilizas isso, também tens de contabilizar a perda de calor entre a sump, canalização e chuveiro dos aquários. O grau que falas do aquecimento devido aos equipamentos (luz apenas) parece-me facilmente "perdido" no chuveiro de cada um dos aquários (sem esquecer que o aquecimento está apenas na Sump).

 

Talvez possa vir a concordar com a adição do AC, mas neste momento é uma carta fora do baralho... vou ver se com a ventax e com os 2 furos feitos (de 10cm cada) para a garagem do meu senhorio. É ma pena não encontrar a caixa da ventax para dizer-vos o volume que faz/hora... irei procurar melhor!

 

Abraço

Editado por Fernando Freire
falta de resposta a pergunta do M.Silva e A.Ferreira

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, antes de ais queria dizer que os posts estão respondidos, foi necessáro um edit no meu último post para responder a tudo :)

 

Aqui ficam umas fotos de hoje, após colocação dos troncos que faltavam bem como das redes com musgo. Alguém quer arriscar em diferenças entre o sistema nestas fotos e nas anteriores?

 

gallery_7494_3916_2475812.jpg

 

gallery_7494_3916_1707778.jpg

 

Cumprimentos,

Fernando

  • Votar + 3

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, antes de ais queria dizer que os posts estão respondidos, foi necessáro um edit no meu último post para responder a tudo :)...

:tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá olá!

:tapfoot:

A frase que "quotas" foi mesmo para ti, fiz uma resposta e assim que "voltei" para o tópico tinha lá o teu post... fui rever e creio que te respondi, confirmas?

Forte abraço!

 

a diferença está na máquina fotográfica!!!! :naughty:

Ahhh e a luz do tecto está acesa nesta foto :roflroll2:

hehehe A máquina é a mesma, ma a luz dos aquários é que mudou e muito. De uma tira de leds para iluminação T8 (daí a diferença de luz na foto).

A luz do tecto está a acessa e nem precisa... a luz que sai dos aquários é mais que suficiente para iluminar toda a garagem!

 

Um abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hummmm, concordo com o teu raciocínio dos 28ºC Mas os meus camarões não demonstraram nenhum stress nesses dias, penso que se deve à forte agitação da superfície da água que tenho. São 20 furos de 2mm cada a debitar 600L/h que a entrar em jacto no aquário oxigena-me imenso a água! Nos rios de onde os camarões são originários as temperaturas atingem valores mais altos que 28ºC (estamos a falar de latitudes perto do Equador e níveis de humidade estúpidos, certo?) parece-me que a agitação da superfície da água será um factor importantíssimo a ter em consideração!

 

Sim, o Wallmate é uma peça a entrar já nos próximos dias, felizmente além do portão (e dos pilares que o suportam) não há nada mais em contacto com a rua (daí dizer que estou isolado por todos os lados, menos o portão).

 

Cada aquário (incluindo a sump) têm uma calha Aquapor modificada, com uma lâmpada de 38W T8 da Osram de índice CRI 8 e temperatura de cor de 4000ºK, pode-se encontrar a referência no catálogo em: Lumilux Cool White 840 (apesar de na embalagem das lampadas dizer "Cool White" a minha experiência diz-me que 4000ºK é um amarelo forte hehe). Todas elas estão equipadas com Balastro electronico da Tridonic.

 

Estão neste momento ligadas apenas 6h por dia, que irei aumentar gradualmente (1 hora por semana ou talvez de 3 em 3 dias) até chegar ás 9 ou 10h/dia quando os camarões chegarem.

 

A ver se arranjo um teste de Oxigénio dissolvido para medir nos vários sistemas.

 

EDIT: filtrar 2000L de água só com 40W é obra! E quanta circulação de água consegues? tens noção? Eu gasto 65W para filtrar 750L/h mas porque tenho uma corrente de 2400L/h na sump (600L/h menos perdas em cada tanque).

 

Forte Abraço!

 

 

 

Também concordo que uma forte oxigenação é meio caminho andado para atenuar o que a alta temperatura afeta, só espero éque corra conforme está a pensar e se não correr que o consigas resolver.

 

Quanto á iluminação parece-me bem, mas devias tentar direcionar melhor a luz para os Aquas pois pelo que vejo tens muitas percas, quanto ao espetro concordo com os 4000K, eu ando em experiência com as várias tonalidades de espetros e estou a chegar á conclusão que no meu caso 4200K é melhor que os 6500K ou os 8000K como também tenho, não pela côr dos camarões mas pelo simples facto de se conseguir mais lumens por watt em espetros inferiores e por criar mais algas que os outros espetros.

 

Teste de oxigénio: tenho e posso passar por ai um destes dias a fazer a medição, mas combinamos por MP caso queiras

 

Filtragem:Pois essa é parte mais dificil de saber mas atendendo que uma bomba faz:

na sua potência máxima: consumo de 35w faz 60l/min

conforme está regulada: consumo de 28w deverá estar a fazer 48l/min o que dá 2880l/ para neste caso 1500 litros de água (contas grosseiras)

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá olá!

A frase que "quotas" foi mesmo para ti, fiz uma resposta e assim que "voltei" para o tópico tinha lá o teu post... fui rever e creio que te respondi, confirmas?

Forte abraço!...

Ois,

 

Mea culpa, tinha lido o teu post antes de editares.

 

De qualquer forma equaciona isso do AC, acho que só tens a ganhar, nada como ter uma 2.ª linha de defesas.

 

Força nisso e um abraço,

 

Abraço,

 

PS: Ouvi dizer que depois vai haver 10% de desconto para quem participou neste tópico..., confirmas? :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E dares uns lenços de papel a malta? É só baba neste post xD

Tens ai um projecto espetacular e com muito potencial, espero que corra tudo pelo bom caminho e que não faltem noticias.

 

Força nisso e tou com o A.ferreira no que diz respeito aos 10% xD

  • Votar + 1

Cumprimentos

 

 

Adelino Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Como vão os teus meninos? Espero que tudo bom desde a minha última visita.

 

Falta saber o que já se cria nesse espaço!

 

Já sabes, se precisares de alguma coisa que seja,..., compra!!! ehehehehehehehe, apita sempre que quiseres.

 

Abraço

 

 

RF

  • Votar + 1

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites estive a seguir o topico gostai bastante :) boa sorte com isso ;) depois queremos e fotos das gambas ;) n pensas.te em meter placas de esferovite por baixo por aquarios? Conserva a temperatura .. Força com isso ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E dares uns lenços de papel a malta? É só baba neste post xD

Tens ai um projecto espetacular e com muito potencial, espero que corra tudo pelo bom caminho e que não faltem noticias.

 

Força nisso e tou com o A.ferreira no que diz respeito aos 10% xD

Adelino, o António referiu 10% a quem participou lol não te estejas a pendurar ahahah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, se dás 10% a quem participou neste tópico, o que ganho pela minha contribuição? :naughty::naughty::naughty::naughty::naughty::naughty::naughty::naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

 

Também concordo que uma forte oxigenação é meio caminho andado para atenuar o que a alta temperatura afeta, só espero éque corra conforme está a pensar e se não correr que o consigas resolver.

 

Quanto á iluminação parece-me bem, mas devias tentar direcionar melhor a luz para os Aquas pois pelo que vejo tens muitas percas, quanto ao espetro concordo com os 4000K, eu ando em experiência com as várias tonalidades de espetros e estou a chegar á conclusão que no meu caso 4200K é melhor que os 6500K ou os 8000K como também tenho, não pela côr dos camarões mas pelo simples facto de se conseguir mais lumens por watt em espetros inferiores e por criar mais algas que os outros espetros.

 

Teste de oxigénio: tenho e posso passar por ai um destes dias a fazer a medição, mas combinamos por MP caso queiras

 

Filtragem:Pois essa é parte mais dificil de saber mas atendendo que uma bomba faz:

na sua potência máxima: consumo de 35w faz 60l/min

conforme está regulada: consumo de 28w deverá estar a fazer 48l/min o que dá 2880l/ para neste caso 1500 litros de água (contas grosseiras)

 

Abraço

Olá Miguel,

 

Conheces as calhas Aquapor de 120 cm? Elas não são simétricas no desenho, um lado cria uma "aba" para potenciar a dispersão da luz, e no outro tem um ângulo de quase 90º (recto). Sei que perco um pouco de luz para fora do aquário por as ter tão encostadas à frente, mas é para afastar a calha dos "respingos" causados pelo chuveiro e porque também quero que os camarões se sintam mais confortáveis na parte traseira do aquário, onde a água é concerteza mais oxigenada e, aquando a alimentação com comida congelada, é onde passa mais depressa por eles, alimentando-os no local onde se sentem mais seguros e estão mais calmos. Concordas?

 

Soube que a quantidade de oxigénio também é limitada pela temperatura, assim sendo preciso de realizar uns testes para testar a relação da temperatura vs oxigénio dissolvido. A ver se trato disso ainda este fim de semana. Agradeço a tua oferta, mas arranjei um aparelho que mede exactamente estes 2 parâmetros! Agradeço-te esta argumentação que assim vou poder testar algo muito importante para este projeto e testar a eficiência dos meus chuveiros! Já agora, porque não testar, também, a diferença na quantidade de oxigênio dissolvido num aquário com chuveiro dentro de água e noutro aquário com chuveiro fora? ;)

 

Esse teu teste com os espectros é muito interessante. Gostava de sugerir uma luz actínica e uma rosa. A primeira porque é um comprimento de onda que só as algas usam (e com gosto!) e que poderia potenciar o crescimento destas, a segunda porque é um comprimento de onda que as plantas usam em geral além de ser uma cor que irá reflectir melhor os vermelhos dos camarões (se tiverem esta cor, claro). No fim compara-se 2 lampadas normais, 1 normal e 1 actinico, 1 normal e 1 rosa, e finalmente 1 rosa e 1 actínico.

 

Relativamente à filtragem, a tua bomba faz 60L/m de ar ou de água? Qual o diâmetro do tubo do filtro?

 

A ver se combinamos essa visita ;)

 

Abraço,

 

Ois,

 

Mea culpa, tinha lido o teu post antes de editares.

 

De qualquer forma equaciona isso do AC, acho que só tens a ganhar, nada como ter uma 2.ª linha de defesas.

 

Força nisso e um abraço,

 

Abraço,

 

PS: Ouvi dizer que depois vai haver 10% de desconto para quem participou neste tópico..., confirmas? :rolleyes:

 

Olá Ferreira!

 

Acho que num dia de frio mais acentuado vou testar com um AC Portátil, de início. Posso ver se durante a noite o consumo varia com e sem AC.

 

Hehehe, nem tenho camarões para venda (os que tenho estão só a ciclar "emprestados") nem sei bem que "destino" este meu projecto irá ter ;) De qualquer forma nenhum exemplar sai dos aquários até Dezembro/Janeiro! Por essa altura espero ter colónias maduras e com estrutura para poder avaliar o ritmo de reprodução e pensar no "tamanho" que esta brincadeira pode ter em ritmo e quantidades para venda :)

 

Quanto aos 10 dá uma olhada aqui à minha conversa com linus84 ;) ;-)

 

Um abraço!

 

E dares uns lenços de papel a malta? É só baba neste post xD

Tens ai um projecto espetacular e com muito potencial, espero que corra tudo pelo bom caminho e que não faltem noticias.

 

Força nisso e tou com o A.ferreira no que diz respeito aos 10% xD

Olá linus (nome?) ;)

Hehehe de forma alguma quero ver-vos a babar :-D O intuito é partilhar conhecimento e tentar fazer algo diferente. As fotos e textos que escrevo são só para não ser um projecto tão solitário, para mim é importante deixar registo de algo que acredito que pode ensinar os novos e antigos membros... penso que é através da partilha de saber e experiência que a aquariofilia em Portugal pode avançar para algo melhor e maior! E já agora permite-me a pergunta: Preferias não ver, ou poder apreciar por aqui no fórum? ;)

 

Forte abraço,

 

Boas a todos,

 

Como vão os teus meninos? Espero que tudo bom desde a minha última visita.

 

Falta saber o que já se cria nesse espaço!

 

Já sabes, se precisares de alguma coisa que seja,..., compra!!! ehehehehehehehe, apita sempre que quiseres.

 

Abraço

 

 

RF

Olá Ricardo, amigo!

 

Os meninos estão óptimos, a minha população de CRS triplicou, a de CBS/Tiger(??? não me queres identificar este bicho? tenho uns que parecem tigers e outros que parecem bees e outro que parecem uma mistura... não me queres fazer uma visita, oh gordo? ;) ) Quanto aos Reds de momento passa-se algo estranho, as fêmeas apresentam TODAS ovos na sela (ou simplesmente "com sela"?) e tenho machos, no entanto não tenho ovos fertilizados...

 

Um forte abraço! (e o convite está feito ;) )

 

Boas noites estive a seguir o topico gostai bastante :) boa sorte com isso ;) depois queremos e fotos das gambas ;) n pensas.te em meter placas de esferovite por baixo por aquarios? Conserva a temperatura .. Força com isso ;)

Olá Paulo!

Obrigada por seguires! Não tens questões/pedidos que queiras fazer acerca do projecto? ;) Fica mais que prometido que quando conseguir tirar umas fotos de jeito aos meninos que ponho aqui... confesso que o meu jeito para a minha máquina não é nada de jeito! Ponderei mas optei por não colocar por duas razões: Se colocasse seria Roof/Wallmate de 2,5 cm para realmente conservar, no entanto iria-e subir consideravelmente a bateria que me ia causar problemas na distância até ao tecto (precisava para guardar várias barras de 6m de alumínio que sobraram) e porque a calha está a 2,5cm do aquário e aquece o metal, logo transfere calor nas 8/9h de luz que estão ligadas (sempre à noite).

 

Abraço!

 

Adelino, o António referiu 10% a quem participou lol não te estejas a pendurar ahahah

 

Hahaha Bem visto, mas aconselho uma leitura neste post à minha conversa com o membro linus84!

 

Abraço!

 

Bem, se dás 10% a quem participou neste tópico, o que ganho pela minha contribuição? :naughty::naughty::naughty::naughty::naughty::naughty::naughty::naughty:

Hahahaha estava a pensar nisso enquanto lia a resposta no Paulo Conceição! Mas infelizmente a tua contribuição foi para o fórum, visto que o aquário era do fórum e eu ainda vou trabalhar para o aquário ficar bonito hehehe não posso ficar sempre a perder (10% + trabalho do aquário)!!! ('Olhó gajo a esquivaaaaar-se que nem um ninja!! :ph34r::ph34r::ph34r::ph34r::ph34r::ph34r::ph34r::ph34r: !

 

Forte abraço

Editado por Fernando Freire
Complemento na resposta ao membro Miguel Silva

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho tido pouco tempo p tudo, hoje tive oportunidade de ver os meus aquas de inverts e fazer limpezas... enfim, estava melhor do que antecipava mas perdi muita coisa, nada irrecuperável mas vai levar mais um tempinho.

 

Tive com obras e durante 2 meses nada de acesso aos aquas e só pó na água... agora agua limpa, filtros limpos e boas novidades a nivel de tibees e taitibeees.

 

Quando tiver com mais tempo dou aí um saltinho.

 

Abraço

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu põe-te a pau que eu sei onde moram esses aquas, na pior das hipóteses levo um dos tanques de 1000 L debaixo do braço :bleh: , se calhar levo mesmo os dois para não desequilibrar :juggle: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Hmmm Sei que usei um pouco de ironia na parte da baba mas era apenas um elogio e incentivo ao teu trabalho e ao grande passo que estas a dar, pois está ai um projeto muito bom e com muito potencial para o mundo das gambas em que andamos todos a tentar arranjar mais um espaço quer seja para um aquário ou para mais uma espécie.

Respondendo a tuas perguntas:

  1. Nome – Adelino tal como podes ver na assinatura.

2. Prefiro sem sombra de dúvidas poder apreciar mais um projeto.

 

Adelino, o António referiu 10% a quem participou lol não te estejas a pendurar ahahah

Lol Tem que se ir apalpando terreno devagarinho xD

Cumprimentos

 

 

Adelino Santos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho tido pouco tempo p tudo, hoje tive oportunidade de ver os meus aquas de inverts e fazer limpezas... enfim, estava melhor do que antecipava mas perdi muita coisa, nada irrecuperável mas vai levar mais um tempinho.

 

Tive com obras e durante 2 meses nada de acesso aos aquas e só pó na água... agora agua limpa, filtros limpos e boas novidades a nivel de tibees e taitibeees.

 

Quando tiver com mais tempo dou aí um saltinho.

 

Abraço

 

RF

Pois, soube no local do costume que andaste ocupado! Espero que esteja tudo bem aí hehehe

Perdeste muita coisa? Algumas que "fazem doer o coração"? E nessas limpezas não te sobrou umas plantas flutuantes, não? :P :-P

Fico à espero de uma visita ;)

 

Abraço!

 

Tu põe-te a pau que eu sei onde moram esses aquas, na pior das hipóteses levo um dos tanques de 1000 L debaixo do braço :bleh: , se calhar levo mesmo os dois para não desequilibrar :juggle: .

Upa upa que estou cheio de medo! hehehehe podes levá-los desde que cheios de água! :crazyeyes::angel::shocked028:

 

Abraço!

Boas

 

Hmmm Sei que usei um pouco de ironia na parte da baba mas era apenas um elogio e incentivo ao teu trabalho e ao grande passo que estas a dar, pois está ai um projeto muito bom e com muito potencial para o mundo das gambas em que andamos todos a tentar arranjar mais um espaço quer seja para um aquário ou para mais uma espécie.

Respondendo a tuas perguntas:

  1. Nome – Adelino tal como podes ver na assinatura.

2. Prefiro sem sombra de dúvidas poder apreciar mais um projeto.

 

Lol Tem que se ir apalpando terreno devagarinho xD

Olá Adelino (ando a precisar de óculos pelos vistos bang )!

Eu percebi a ironia tal como a descreves na tua resposta, aproveitei só a deixa para também falar um pouco da importância da partilha e da informação no fórum (digamos parte social do projeto) :)

Hehe, assim que tiver uma definição para o projeto, comunico-vos ;)

Abraços

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Gostava de vos fazer um pedido: Existe uma funcionalidade do fórum que gostaria de tentar incorporar neste tópico, que é o sistema de votação!

 

No post de cada um de nós, no canto inferior direito, encontra-se 2 setas (verde e vermelha), e queria-vos pedir para irem votando nos posts que acham mais importantes tanto a nível de informação como de perguntas importantes. Assim para consulta posterior e mesmo para novos membros, será fácil de identificar os posts de maior valor a nível de conteúdos/informações/questões feitas! Eu já comecei a fazê-lo e gostava que até começasse um hábito mais frequente aqui no fórum!

 

Aconselho a exploração desta ferramenta, acedendo ao vosso perfil e encontra-se no separador "Reputação/Reputation" logo abaixo da vossa imagem de perfil ;)

 

Um forte abraço e por favor tentem colaborar, será uma mais valia para todos :)

Obrigado

  • Votar + 4

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando,

 

Fiquei brutalmente surpreendido com este teu projecto. Muitos parabéns. Já sabes que se precisares de alguma coisa nossa é só disser.

 

Apenas um reparo ... No meio de tantas baterias e aquários, devias ter deixado um exclusivo para aquascaping .. Quem sabe o Lorien III.

 

Forte abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Gostava de vos fazer um pedido: Existe uma funcionalidade do fórum que gostaria de tentar incorporar neste tópico, que é o sistema de votação!

 

No post de cada um de nós, no canto inferior direito, encontra-se 2 setas (verde e vermelha), e queria-vos pedir para irem votando nos posts que acham mais importantes tanto a nível de informação como de perguntas importantes. Assim para consulta posterior e mesmo para novos membros, será fácil de identificar os posts de maior valor a nível de conteúdos/informações/questões feitas! Eu já comecei a fazê-lo e gostava que até começasse um hábito mais frequente aqui no fórum!

 

Aconselho a exploração desta ferramenta, acedendo ao vosso perfil e encontra-se no separador "Reputação/Reputation" logo abaixo da vossa imagem de perfil ;)

 

Um forte abraço e por favor tentem colaborar, será uma mais valia para todos :)

Obrigado

Boas Fernando.

Deixa-me referir que além das setas no canto direito, existe logo por cima do nome do tópico umas estrelas que serve para dar um rating ao tópico que vai de 1 estrela a 5 estrelas como merece este tópico.

E já sabes qualquer coisa apita.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarão daquele para grelhar e que se empurra com umas minis, não vais ter? :naughty:

 

É bom ver-te de novo com as mãos molhadas :cool2:

Pelas fotos parece estar um sistema bastante prático e funcional, mesmo que mantenhas grandes colónias.

 

Boa sorte para este teu novo projecto e a ver se um dia destes vejo isso ao vivo.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Olá Fernando,

Fiquei brutalmente surpreendido com este teu projecto. Muitos parabéns. Já sabes que se precisares de alguma coisa nossa é só disser.

Apenas um reparo ... No meio de tantas baterias e aquários, devias ter deixado um exclusivo para aquascaping .. Quem sabe o Lorien III.

Forte abraço,
Francisco

 

Olá Francisco (e deixo já um beijinho à Margarida e ao filhote :) )

Muito obrigado, preciso só de uma promessa de visita quando isto estiver mais composto hehehe

 

Pois é, tens toda a razão! Por isso é que ainda à uns dias chegou um aquário do fórum para plantar e cuidar hehehe mais novidades para breve que ainda nem água tem!

 

Um abraço e beijinho ao resto da família!

 

Boas Fernando.

Deixa-me referir que além das setas no canto direito, existe logo por cima do nome do tópico umas estrelas que serve para dar um rating ao tópico que vai de 1 estrela a 5 estrelas como merece este tópico.

E já sabes qualquer coisa apita.

 

Abraço

 

Olá Paulo!

É verdade! Enquanto escrevia o post lembrei-me disso, e no fim esqueci-me de escrever bangbang

Obrigada!

Abraço,

 

As horas, material e €€ aí investidos....
Está com muito bom aspecto mesmo e vê-se que foi tudo muito bem pensado. Só faltam os invertebrados biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Parabéns e força no projecto

 

Olá Nelson,

MUITAS horas e um investimento considerável, mas muita dedicação, estudo e vontade de trabalhar :) Só assim podia passar lá tantas horas hehehe

Os invertebrados já devem estar para breve, assim que tiver uma estimativa dou novidades aqui no tópico.

 

Obrigado e um abraço

 

Camarão daquele para grelhar e que se empurra com umas minis, não vais ter? :naughty:

 

É bom ver-te de novo com as mãos molhadas :cool2:

Pelas fotos parece estar um sistema bastante prático e funcional, mesmo que mantenhas grandes colónias.

 

Boa sorte para este teu novo projecto e a ver se um dia destes vejo isso ao vivo.

Ui, arranja umas larvas que põe-se numa das duas banheiras de 1090L que estão no pátio ;)

hehehe, como estás meu caro? Ainda tens aquários? A ver se depois de uma futebolada dás cá um pulo, é a uns 3/4km do pavihão!

 

Sim, tentei facilitar e manter ao máximo a manutenção, simplicidade e modularidade do sistema de modo a que não tenha de ter trabalho extra... apesar de o encarar como um "par-time" em termos de tempo despendido, não quero ser um escravo daquilo! Além que tem de ser simples o suficiente para entregar a alguém quando vou de férias.

 

Os aquários são grandes de área de base (120x30=3600cm2) e tenho 6/7L de Substrat Pro com mais 1L de pedra-pomos arejadaos com uma pedra difusora de 25cm, como pretendo manter grandes colónias é importante ter um sistema biológico que aguente com os camarões e a sua alimentação hehehe

 

O convite está feito, um forte abraço!

 

Boas Fernando,

 

Grande projecto que ai tens :thumbup3:

Vai ser tudo para camarões? Não vai receber nenhum peixito?

Quando estiver terminado fico à espera dum convite... :transport027:

Boa sorte.

 

Cumps.

 

Olá João!

 

Sim, tudo camarões! Sabes, na fase de estudo e projeção ainda pensei em colocar um dos 4 níveis para reprodução de umas espécies de Apistogrammas (o meu "fraquinho")... No entanto desisti da ideia de reproduzi-los mas pensei em colocá-los na sump, que foi o que fiz com um casal de Honsloi II e Agassizi que infelizmente morreu a fêmea deste último :(

 

No entanto vou mesmo ver-me livre de todos os peixes que lá tenho (Melanotaenias, Nigrofasciatus, Óscar, Apistogrammas e uns tetras) para o fazer unicamente "para e de" camarões. Estes peixes vieram apenas com o intuito de ajudarem a manter uma colónia bacteriana (que não ia ter se não tivesse carga orgânica para alimentar bactérias) e ajudarem no ciclo do aquário (cilcar 750L de água, 36L de Aquasoil e sem plantas na altura). Agora com a chegada dos camarões irão sair porque ainda tenho camarões a chegar à Sump (NINJAS! :ph34r::ph34r::ph34r::ph34r:) e não quero que virem comida viva! Finalmente vou também tirá-los porque pretendo que a sump seja CHEIA de jacintos de água para captura de detritos junto ás suas raízes e para limpeza de NO3, PO4 e metais pesados ;).

 

Hehe estes projetos nunca têm "fim"... estamos sempre a tentar melhorar!

 

Um abraço,

  • Votar + 1

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente vou também tirá-los porque pretendo que a sump seja CHEIA de jacintos de água para captura de detritos junto ás suas raízes e para limpeza de NO3, PO4 e metais pesados ;).

 

Hehe estes projetos nunca têm "fim"... estamos sempre a tentar melhorar!

 

Um abraço,

 

Podes colocar também batata doce. ;)

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais