O Berçário: 20aquários e 3000L


Fernando Freire

Recommended Posts

olá a todos,

 

Peço desculpa pelo atraso nas fotos, respostas e afins mas de momento estou colado à cama devido a uma gripe! Assim que isto acalmar um bocado prometo mais fotos e identificações!

 

Forte abraço a todos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí o último camarão (camarona) muito bonito, carbon rilii.

 

Além dos yellows veio mais o quê? Abraço

 

RF


As melhoras, lá se constipas os bichos!!! ehehehe

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Antes de mais queria pedir desculpas pelo atraso no update do Berçário e da chegada dos novos habitantes, a gripalhada e todo o trabalho extra nesta semana foram (e são) de loucos.

 

Bom, se me perdoarem continuem a ler e a ver :P

 

Ora infelizmente o frio veio para ficar na região de Lisboa desde sexta (chegada) até aos dias de hoje... deve ter sido essa a razão para o meu cérebro congelar no aeroporto de Lisboa, uma vez que não tirei fotos às caixas no terminal! Mas verdade seja dita assim que as vi queria rapidamente tirá-las do frio e ir em direcção às minhas instalações.

Pensavam que o início da aventura era só isto? Errado: Sexta feira foi igualmente um dia de greve (weeeeeeeeeeeee!!! Mais carros na 2ª circular e IC19!!!) bem como dia de jogo de Portugal-Suécia... Para meu azar só faltava ter-me despachado entre as 19:30/20:00? Quem apostou nesta hipótese... tenho o prazer de informar que acertou.

 

Resumindo: Sair do Aeroporto às 19:45, fazer 30Km e chegar às 22:00 às minhas instalações. Amo-te, trânsito de Lisboa. Muito.

 

Mas o bom foi chegar e ter uma noção das coisas:

 

gallery_7494_3916_586090.jpg

 

- 5 caixas, com 20 sacos/cada. Assim sendo foram 100 sacos (duplos), o trabalho ia ser muito e longo...

 

gallery_7494_3916_659672.jpg

 

-Tenho de admitir que, de modo geral, os Asiáticos sabem lidar com o "Wow-factor". A qualidade do embalamento e até mesmo o pormenor do autocolante personalizado dão muita pinta a este tipo de envios. Ao longo da minha vida de lojista recebi dezenas de caixas de peixes da Europa, Ásia, Médio Oriente e América do Sul, mas poucos tinham este tipo de cuidados tanto com o envio como de estética da caixa (ambas tinham pormenores personalizados que deixam qualquer um de sorriso na boca). :wub2:

 

gallery_7494_3916_180627.jpg

 

Ok, vamos abrir as caixas, abrir sacos 1 a 1 e despejar o conteúdo para caixas/baldes!

 

gallery_7494_3916_837393.jpg

 

A 1ª fase foi apenas colocá-los nos sítios correctos para não perder "o fio à meada". Cada Neocaridina tinha o seu sítio, cada Caridina também. Ao mínimo erro podia deixar um sistema com camarões a mais ou então podia misturar 2 espécies. Parece mariquísse a mais, mas com 22 variedades era fácil trocar um balde/caixa, e com os camarões com pouca cor o erro estava à espreita :) Cada espécie pode ter vindo em 1 até 5 sacos, dependendo da espécie, valor e quantidade pedida, além que nos sacos apenas vinham identificados com um código que correspondia a uma determinada espécie/apuramento que se lia noutra folha enviada por eles. Confuso? Multipliquem a confusão por 22 espécies/apuramentos e por 100 sacos que chegaram hehehe :wub2:

 

A 2ª fase foi juntar os baldes/caixas de cada sistema (são 4 sistemas, só para relembrar) e pô-los a pingar. Mas antes:

 

gallery_7494_3916_719071.jpg

 

- 200 Sacos de plástico e cerca de 400 elásticos. Não há dedos que aguentem!

 

gallery_7494_3916_350486.jpg

 

- Um dos 4 sistemas de pinga-pinga. Muitas horas e muitos litros de água a saírem do sistema. Em média cada sistema "deu" +/-75L de água só para os pinga-pinga. Previamente preparei o reservatório de água para este pormenor: De maneira alguma ia juntar a água onde vieram os camarões aos meus sistemas!

 

gallery_7494_3916_125794.jpg

 

Os 4 sistemas a pingar...............

 

gallery_7494_3916_469027.jpg

 

E já que falo aqui de pinga aqui e pinga ali e pinga-pinga... fica aqui uma do pinga-amor hehehe

 

E 5min depois desta foto, começou-se a verificar os efeitos das mutações:

gallery_7494_3916_411709.jpg

- Somos todos do Hobby, este mal costuma aparecer nos particularmente tolinhos ;):bleh:

 

Já não faltava muito, assim que a água chegou aos 80/90% do que queria (nos baldes/caixas) abri as torneiras e deixei terminar.

Tirei os D.O.A. (Dead on Arrival) para fotos posteriores e começou-se a colocar os meninos com calma nos aquários.

 

gallery_7494_3916_616330.jpg

Foi um acaso, mas curioso: A iluminação dos sistemas apaga às 6 da manhã. A estas horas tinha acabado de dar uma última arrumação às caixas e lixo que se fez. Eram então 06:00 quando se fez o shut-down da Operação:Camarão (usei esta expressão durante anos, nunca pensei que viesse a usá-la novamente, muito menos no hobby :naughty: )

 

Foi cansativo e exaustivo. O que pensei ser um cansaço físico e muscular tornou-se uma gripe que me atirou para a cama e fez-me ainda fazer uma visita ao Hospital da zona.

 

Obrigado pela leitura, de seguida vêm já umas fotos de alguns dos apuramentos.

 

Com um forte abraço e novamente desculpas pelo atraso deste post,

Fernando

  • Votar + 6

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente!

 

Ficam aqui então algumas fotos das espécies. Créditos das fotos todos para o Tozé, um muito obrigado pelas fotos e pela disponibilidade de em menos de 24h após a sua chegada ir tirar umas fotos aos meninos bem como ter conseguido tirar boas fotos de um sistema que nem sequer os vidros tinham sido limpos (por dentro e por fora)

 

Quanto aos camarões queria só pedir um "desconto" à cor que apresentam, todos têm mostrado fortes melhorias tanto em padrão, cor e opacidade. Acho que todos percebemos que em 24h não ficam/têm a cor que agora, ao fim de 7 dias, apresentam :)

 

Bom, aqui vão elas:

 

-Red Cherry A+

IMG_2620_zps26c937b1.jpg

Chocolate (Neocaridina)

IMG_2615_zps6cd01b9c.jpg

 

CBS Crown e Chocolate

IMG_2614_zps201ad1db.jpg

 

Red Rili e Orange Tiger

IMG_2610_zps3e150e57.jpg

 

Mais uma dos anteriores, estou apaixonado pelo laranja vibrante que os tigers apresentam!

IMG_2607_zps9856896d.jpg

 

Pumpkin, um dos meus favoritos.

IMG_2600_zps6ccf36f7.jpg

 

Yellow

IMG_2599_zpsef7d3c5c.jpg

 

Este perguntaram num post atrás: é um Blue Rili... é como um Red Rili mas com uma tonalidade azul no corpo. No entanto não apresentam uma nitidez e perfeição nos vermelho como nos Red Rili.

IMG_2594_zps8f149bbe.jpg

 

Isto não é PhotoNHOC ou essas coisas... eles têm mesmo aquela tonalidade azulada!

IMG_2593_zps7e09b979.jpg

 

Estes são os Black Rili (nome dado pela Empresa), mas graças ali ao Ricardo.Fonseca sim, são os Carbon Rili. Nesta foto ainda não tinham o azul que entretanto ganharam. Infelizmente quando chegara foram uma desilusão total: foram das espécies mais caras e nada tinham em especial. Pareciam os wild que tenho no exterior. Felizmente ganharam cor e opacidade, sobrando alguns feiotes (como os da foto) e outros bem bonitos, com as linhas divisórias de cor em defenidas e opacas, bem como um azul lindíssimo na parte "transparente". Resumindo: Metade desta população viável, a outra deixa um pouco a desejar.

IMG_2591_zpsae88ad28.jpg

 

Os Panaque "Light Blue", um dos meus favoritos com CBS. Mistura engraçada que fazem no mesmo aquário!IMG_2576_zps6660a75f.jpg

 

Os Golden Back Yellow (ou Yellow Fire, apesar de GBY fazer mais sentido na tradução) com uma população de CRS que já lá tinha

IMG_2571_zpsbae16db0.jpg

 

Mais uma destes, conseguem reparar na pigmentação amarela?

IMG_2569_zps7047c804.jpg

 

Os Yellow Rili... ou Orange Rili! Depende de como vão evoluir hehehe

IMG_2567_zpsa7e12833.jpg

 

IMG_2566_zps788d2c15.jpg

 

De um modo global estou satisfeito com o que veio.

As espécies mais populares como os CRS, CBS e Golden vêm sempre muito pequenos, resultado das grandes encomendas que têm destes exemplares. Quanto aos outros impecável: excelentes tamanhos, excelentes rácios de fêmea/macho para quem pretende reproduzi-los :)

 

Nota contra: O número de fêmeas grávidas. Para envios do outro lado do planeta é um stress do caraças receber fêmeas grávidas. Do meu D.O.A. garanto que 90% eram fêmeas grávidas, em que 3 ou 4 variedades vinham já com crias recém nascidas (E VIVAS!) no saco. O problema é que uma fêmea morta dentro de um saco é meio caminho andado para doenças e/ou fatalidades (não esquecer que os camarões são criaturas que estão em constantes processos osmóticos com o meio que os rodeia).

 

Espero que gostem, qualquer dúvida disponham :)

 

Abraço,

Fernandp

  • Votar + 6

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem, nem sei bem o que dizer, mas deve ser um prazer e um orgulho imenso olhares agora para esses aquários. Que maravilha! :D

Muitos parabéns e a melhor sorte do mundo para este projecto!

 

Abraço

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal! Grande trabalho e dedicação! Tem tudo para ter grande sucesso

O teu objectivo vai ser comercializar? e a partir de quando?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Espectáculo :drool3:

 

Apetece dizer que a "Carraspana" valeu a pena.

 

Muita sorte, pois esta também é necessária.

 

A título de curiosidade e para termos uma noção da "coisa", quantos dias durou o transporte e qual a percentagem de baixas?

 

Grande abraço e votos de rápidas melhoras e muito sucesso com os bichinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando

 

Antes de mais,quero dar-te os parabéns pelo excelente projecto que aí tens.

Está tudo muito bem pensado,Isso deixa qualquer um a :drool3:

 

Quanto aos habitantes,nem sei o que dizer ao certo...mas acho que a melhor expressão a usar é que são espetaculares.

 

Muito boa sorte com isso.

 

:naughty:

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo detalhe fotográfico e textual! :)
Boa sorte com isso tudo!

Vai dando notícias à medida que possas. A malta agradece!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando, Fernando.. Puseste-me a dizer asneiras para trás e para a frente!

 

Exemplares muito bonitos um sistema de sonho! :drool3:

 

 

Agora sim, ofereço-me para te ajudar a desocupar os sistemas. :doofywave:

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande descrição :drool3: valeu a espera. E essas fotos dos camarões - fantasticas :naughty: parabéns a esse Tozé :twisted: deve ser um fotografo espectacular :mrgreen:

 

Agora falta é a classificação desta grade de crs?

gallery_7494_3916_411709.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todo, obrigado dese já pela atenção aos posts compridos :)

 

Boas!

 

Bem, nem sei bem o que dizer, mas deve ser um prazer e um orgulho imenso olhares agora para esses aquários. Que maravilha! :D

Muitos parabéns e a melhor sorte do mundo para este projecto!

 

Abraço

Olá Fábio, já é bem mais confortável e apaixonante, sim! Nas primeiras 48h houve ainda vários exemplares a morrerem devido à poluição em alguns sacos. Felizmente creo já ter as coisas controladas e agora já dá mais prazer hehehe

 

Obrigado e um abraço,

 

Brutal! Grande trabalho e dedicação! Tem tudo para ter grande sucesso

O teu objectivo vai ser comercializar? e a partir de quando?

 

Cumps

 

Olá João, Muito obrigado pelas tuas palavras! :)

Sim, vou comercializar mas não para privados. Entretanto alguns dos exemplares que chegaram hão-de aparecer pelo mercado nos próximos dias. Quanto aos meus só lá para Fevereiro é que saem dos aquários (a colónia reprodutora é o mais importante de tudo).

Cmpts,

 

Boas,

 

Espectáculo :drool3:

 

Apetece dizer que a "Carraspana" valeu a pena.

 

Muita sorte, pois esta também é necessária.

 

A título de curiosidade e para termos uma noção da "coisa", quantos dias durou o transporte e qual a percentagem de baixas?

 

Grande abraço e votos de rápidas melhoras e muito sucesso com os bichinhos.

Olá Ferreira! Muito obrigado,

Quanto às baixas em DOA (desde a chegada até 24h) foi de 6%, nas 24/36h seguintes houve mais 2% de perdas. Pela experiência parece-me normal e estava a pensar que ia atingir os 10%... mas este tipo de perdas mas foram mais localizadas em algumas variedades que no "global": os fire Red, Fire Red High Level e os Yellow levaram "talhadas" grandes do Shinigami dos camarões :character0050:

Abraços!

 

BRUTAL! :D

 

Olá Ricardo,

Ainda faltam vir para aqui muitas variedades, fica atento ;)

Cmpts,

 

Boas Fernando

 

Antes de mais,quero dar-te os parabéns pelo excelente projecto que aí tens.

Está tudo muito bem pensado,Isso deixa qualquer um a :drool3:

 

Quanto aos habitantes,nem sei o que dizer ao certo...mas acho que a melhor expressão a usar é que são espetaculares.

 

Muito boa sorte com isso.

 

:naughty:

Olá David, muito obrigado!

Com tempo vão surgindo as evoluções dos meninos bem como mais umas variedades para mostrar.

Cmpts,

 

Viva Fernando,

 

É caso mesmo para dizer CREDO :)

 

Parabéns para esses meninos e a melhor das felicidades!

 

cumps,

David

Olá David, muito obrigado!

Credo?! acho que é mais "NOSSA!" hehehe

Obrigado,

Abraço,

 

Obrigado pelo detalhe fotográfico e textual! :)
Boa sorte com isso tudo!

Vai dando notícias à medida que possas. A malta agradece!!!

Olá Paulo, Desde que me conheces do tempo da Naturline que sabes que não me calo hehehe, parece que até na Internet os hábitos mantêm-se!!

Já uma vez tinha dito que este tópico é o meu diário de bordo, onde partilho com vocês as aventuras, modificações e novas ideias que vão aparecendo. Este tipo de projetos torna-se muito exigente e pressionante se não houver ninguém com quem falar e partilhar toda esta informação. Compreendo perfeitamente todos os que preferem manter os seus sistemas ou evoluções no segredo dos Deuses, no entanto o meu modo de ser impede-me de fazer igual :) Quero aprender com quem aqui vem tal como espero que oiçam/leiam o que tenho para vos dizer!

 

Abraço,

 

Fernando, Fernando.. Puseste-me a dizer asneiras para trás e para a frente!

Exemplares muito bonitos um sistema de sonho! :drool3:

Agora sim, ofereço-me para te ajudar a desocupar os sistemas. :doofywave:

Abraço

hahaha O miguel, caRga nisso das asneiras ;) Ainda faltam é mais fotos dos outros exemplares, a ver se um bixo da Lourinhã vem a Lisboa um dia destes ;)

 

:offtopic: Ainda falta veres o aquário do fóru para a Pet Fest, acho que vais gostar (sou tão bom a meter veneno, muhahahahaha) :doofywave:

 

Forte abraço amigo,

 

Grande descrição :drool3: valeu a espera. E essas fotos dos camarões - fantasticas :naughty: parabéns a esse Tozé :twisted: deve ser um fotografo espectacular :mrgreen:

 

Agora falta é a classificação desta grade de crs?

gallery_7494_3916_411709.jpg

 

Olá olá Mr. Fotografia!

 

Não o conheces? É um tolinho dos Camarões ali de Massamá ;)

 

Esse Shrimp é um CRF (como a bebida Alcoólica), Cristal Red Fernando, de grade baixísimo: C--------

 

Hehe, Forte abraço

 

Os red rili estão com uma qualidade soberba,raro de se encontrar com essa qualidade.

 

Boa sorte.

Olá olá,

Obrigado pelas tuas palavras mas costumo ver Rilis com boa qualidade em algumas lojas, estes serão assim tão diferentes?

Abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

Ainda faltam vir para aqui muitas variedades, fica atento ;)

Cmpts,

Fico a aguardar certamente!

Alias sempre tive uma paixoneta por camarões e ao ver este tópico ja decidi que quando tiver a bateria pronta, fico cá com um aqua em casa só para camarões! ;)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fernando.

XIIIII o que para aí vai.

Valeu todos os segundos de espera.

Muito bons mesmo, estavas a falar da desilusão dos carbon, eles são mesmo assim se quiseres mais cobertos vais ter de fazer apuramentos lol

Agora imagina-te a fazer apuramentos dessas linhagens todas lol

Fico Feliz que apesar da gripe do frio e tudo mais, apenas tenha havido esses DOA.

E mais feliz fico que aquilo que falámos por facebook não se tenha concretizado.

e já agora um :offtopic: as esponjas são PERFECT.

Muito Obrigado

 

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .. Simplesmente espectacular ;) as gambas estao com cores muito boas e bons exemplares ;) so tenho a dizer muito boa sorte com isso e começar a criar para venderes aqui a Malta eheh .. Força com isso abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva...

Isso é que é variedades de espécies e todas com cores 5*.

Desejo que esta sua experiencia corra pelo melhor para começar depois a rentabilizar o investimento.

Vou continuar a acompanhar a evolução deste grade projecto!!!

 

Abraço,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Simplesmente brutal!!! Penso que essa percentagem é muito boa de D.O.A., tendo em conta a distancia que percorreram. Parabens e boa sorte com essas gambas todas.

 

Abraço

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já lá vão 3 dias sem uma unica foto,(lol olha eu a meter veneno :naughty::naughty: ), com tanto camarão isso dava para tirar uma foto por dia sem repetir o camarão durante uns 10 anos lol.

Queremos mais fotos :pompomgirl::pompomgirl::scpsmile::scpsmile::Smile-PT::Smile-PT: :Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande descrição :drool3: valeu a espera. E essas fotos dos camarões - fantasticas :naughty: parabéns a esse Tozé :twisted: deve ser um fotografo espectacular :mrgreen:

 

Agora falta é a classificação desta grade de crs?

gallery_7494_3916_411709.jpg

É óbvio que se trata de um CRS Crown grade "The King"...

 

Fernando, imenso trabalho, mas parabéns pois mereces a mais alta grade pelo esforço e dedicação...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais