JoaoRRM

.Membro
  • Content Count

    998
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Everything posted by JoaoRRM

  1. Boa noite, Na segunda feira efectuei a transladação de um aquário de uma casa para outra. No aquário inicial estavam 4 escalares, 3 ancistrus, 2 guppys, 3 corydoras e 1 ramirezi. Estes foram colocados num aquário temporário de 54 litros com água totalmente nova com o filtro do percedente (JBL Cristalprofi e901) e um cometa. No dia seguinte as corydoras e os ancistrus foram para o novo aquário juntamente com o filtro e até hoje continuam saudáveis. Nos dias subsequentes todos os peixes se encontravam em perfeitas condições de saúde, no aquário de temporário que ficou com um filtro de esponja e sem tpa's até hoje à tarde. Os escalares estavam normais, até apresentavam indícios de irem reproduzir, e no espaço de horas morreram. Encontrei-os ofegantes no fundo do aquário, com as barbatanas "presas", algumas manchas avermelhadas que presumo que sejam concentrações de sangue e as guelras estavam rosadas e não avermelhadas como de costume. Todos os peixes que se encontravam no aquário temporário com eles continuam bem, enérgicos e a comer. Efetuei testes de nitritos e estavam a 0,5mg/l, amónia não testei. O objetivo com este post é tentar perceber o que aconteceu, porque é que afetou apenas os escalares e se existe algum risco de voltar a acontecer com os restantes peixes que tiveram em contacto com eles. Cumprimentos, João Marques
  2. Boas, Eu usei o mesmo método da ultima vez e não tive problemas. mas o outro aquário era 10x maior que este.. Adicionei uma startup pad da tmc para reduzir os nitritos. Agora será esperar
  3. Já repeti os testes e os nitritos estão altos. Há algum risco para os corais? Cumps.
  4. Boas, obrigado pela prontidão nas respostas. Eu repeti exatamente o mesmo processo que usei no outro reef e nunca tive este "problema", daí a minha preocupação pois pensei que pudesse ser algo mais grave. Amanhã vou fazer os testes novamente. Uma questão apenas xD É normal os discossomas deslocarem-se pelo aquário? Nada de extraordinário, apenas soltaram-se da rocha e estão a espalhar-se. Cumps.
  5. Boa noite, Recentemente montei um nano de 15 litros e adicionei alguns corais ontem. Ambientei-os mas ainda não coloquei a luz ligada a 100%, apenas o esteve durante 20min. Nesses 20 minutos os corais pouco abriram. O fluxo é de 300l/h da sump. O corais que tenho no aquário são zoanthus, discossomas, uma euphyllia, um rhodactis e uma sarco. O único habitante é um turbo. Ontem fiz uma tap de cerca de 30% e hoje adicionei carvão ativado. O que acham que será? Cumprimentos, João Marques
  6. Boas, No dia 7 adicionei a primeira fauna! Um dorsigera laetacara e um tetra imperador. Na semana passada adicionei um cardume de 4 neons, que passarão a 6. Na altura da montagem entusiasmei-me e como podem constatar enchi-o com fetos de java. Gosto como está mas não me preenche a 100%. Vou retirar metade ou mais, com o intuito de lhe dar mais um ar de biótopo, deixando apenas pequenas zonas verdes. Vão para os classificados do fórum quem tiver interesse. A Fauna após a mudança vai ser maioritariamente ciclideos anões todos machos. Cumps.
  7. Boas, Passadas umas horas de meter o purigen a poeira desapareceu toda. A minha questão agora é a fauna.. A minha paixão são os discus, mas este aquário não serve.. Só sendo um casal. Uma das outras paixões são os ciclideos sul/ centro americanos de grande porte tipo o rivulatus, mas também não dará. O que me leva para os ciclideos anões e apistos, destes excluindo os ramirezis não tenho experiência nenhuma. Se me pudessem ajudar a escolher agradecia. Cumps.
  8. Boas, deixei o espaço do meio para eles. À frente vou meter umas anúbias pequenas e atrás elodea ou umas anúbias de folha grande. É de cascata sim. De momento está a trabalhar no máximo com lã de vidro adicionalmente às matérias filtrantes permanentes. O nível da água está no máximo, não há quebras na superfície da água. Amanhã vou meter um saco de purigen para ver se melhora. Cumps.
  9. Não tenho visto nenhum progresso no desaparecimento da poeira. Continua quase como quando o montei. Cumps.
  10. Boas, Obrigado! Mas foi tudo menos pensado. Nos últimos 5 meses reuni os troncos, quase todos eles individuais. As rochas apanhei nas férias de Natal.. e pronto 5 horas a "encaixar". O único erro foi mesmo o do areão. Não tenho visto grande progresso. A poeira é demasiado fina e leve. Estou a ponderar substituir alguma água. Cumps.
  11. Boas, Venho apresentar o meu mais recente aquário. Foi montado ontem à tarde, sem querer não lavei uma das areias que coloquei no aquário e a água turvou bastante. Como consequência as fotos não são as melhores. Setup: Aquário: 80x35x40cm 110L Iluminação: 2x.T8 4000k (vou substituir por uma mais fria) e 6000k Filtração: Aquel FZN-3 1200l/h, com zeolite, esponja média, microvec, siporax e substratct pro. Substracto: Areia amazónica Aquecimento: Eheim Jager 150w Flora: Fetos de várias espécies, maioritariamente de java Algumas anúbias Ainda vou adicionar algumas que não necessitem de ser plantadas. Fauna: Ainda não decidi mas vai ser o mais simples possível para diminuir a manutenção. Cumprimentos, João Marques
  12. O que ponderaria no máximo era o 701 e estava a puxar muito. O 401 parece-me ser interessante! Consome pouco e tem um bom volume de filtragem. Tenho a dúvida dos filtros de esponja pois usava-os nos aquários de crescimento dos discus, eram bastantes e nunca houve problema... E este nem metade dos peixes, nem com o tamanho dos discus vai ter..
  13. Não dispendioso xD Filtros de esponja? Em todos os aquários de água doce que tive duplicava a filtragem mínima sempre. Com um filtro externo demasiado potente ou com um externo e um interno a funcionar em simultâneo..
  14. Boas, podes explicar melhor o filtro caseiro sff. Eu sou adepto do overkill no que toca à filtragem, mas neste queria que fosse diferente. O mais simples possível. O filtro que tenho agora é um versamax FZN-3 que faz 1200l/h com 3 litros de volume para material filtrante. O problema é que o aquário vai ter tampa e não me apetece muito corta-la... Cumps.
  15. Boas, Estou a planear montar um aquário plantado com cerca de 100L. A ideia é fazer um autentico matagal, verde, verde e mais verde. Vou colocar principalmente fetos de java. Vai ter apenas peixes de cardume e um ou outro maiores com personalidade para quebrar a monotonia. Pretendo que seja o mais simples possível em todos os pontos, incluindo a filtração. Dai a minha duvida.. Alguém tem conhecimento de algum tipo de filtração alternativo que seja eficiente? De entro os filtros externos, atualmente quais os melhores para este aquário? Não pondero usar filtros de cascata nem internos. Os de esponja são viáveis? Cumps,
  16. Boas, Obrigado!!! Ainda nem estava montado e estava a fazer um upgrade.. Este aquário funcionou como esboço para o definitivo, fiz algumas experiências com este que irei tentar recriar depois num maior. Quando o tiver montado logo irei colocar uma atualização só não sei se será nesta área do forum. Cumprimentos, João Marques
  17. Boas, Venho apresentar o meu mais recente aquário. Primeiro aquário de camarões, logo conto com a vossa ajuda O que planeio é manter crs e no futuro taiwans. De momento apenas tenho musgos e alguns fetos, camarões só penso adicionar daqui a três semanas.. Devo esperar mais? Setup: Aquário: 25x25x30cm BLAU Iluminação: Candeeiro led IKEA Filtração: Resun cyclone cy-20 Substracto: Aquagro soil Aquecimento: Eheim Jager 50w Cumps.
  18. Boas!!! As gerais matam-me. Esta brutal! Parabens Cumps.
  19. Boas Rafael, Gosto bastante do teu aquário! Está simples e bem estruturado. As anúbias estão fantásticas. Cumps.
  20. Boas! Tenho uma duvida.. Hoje o palhaço mais pequeno passou o dia escondido atrás do termóstato. Esta a nadar normalmente, não tem nenhuma deformação, tem as barbatanas intactas, acompanha o maior algumas vezes (poucas) à frente do aquário como era habitual mas rapidamente volta para o termóstato... Já fizz testes e está tudo normal As únicas diferenças no sistema foram: Adição de alguns frags Aumento da alimentação no dia de ontem (4 a 5x. pequenas quantidades) Falta de luz noturna no dia de ontem TPA hoje ao final da tarde de 6 litros, e descida de temperatura para 25ºC Outra coisa que reparei foram pequenas investidas que o pequeno fazia sobre o maior e vice-versa.. mas nada muito agressivo. Poderão apenas estar a definir a hierarquia ou será outro problema? Cumps.
  21. Boas, Obrigado a ambos!! O hardscape ainda não está definido principalmente por causa da equipa de mini empreiteiros (turbos), tudo o que é pedras mais pequenas... vem a andar. São as pedras e um frag de green star polyps. A solução imediata seria arranjar um pedaço de rochas definitivo. Mas visto que maioria dos corais já vem em rochas irei esperar e assim junta-se o útil ao agradável. Ainda terei de passar um fim de semana a pensar nisso tudo bem pensado. Cumps.
  22. Fica aqui um video: https://www.youtube.com/watch?v=LETRRZ8NH0c Cumps.
  23. Boas! Aqui ficam as primeiras fotos... A atualização para além da fauna é só mesmo a protecção Cumps.
  24. Boas!! Ontem acabei por comprar 2 ocellaris, um normal e um misbar. E uns discossomas purpura. Ainda não liguei as luzes totalmente, porque também ainda é um pouco cedo, mais logo à hora habitual irei ligar. Por enquanto ficam com um foco led daqueles de secretária. Já nadam pelo aquário todo, apenas não ligam nenhuma à comida.. pegam e largam logo. Estou a dar-lhes flocos da ocean nutrition prime reef. É normal? Cumps.
  25. Boas, O aquário está engraçado. Podias meter o setup.. Cumprimentos,