O Berçário: 20aquários e 3000L


Fernando Freire

Recommended Posts

Olá a todos


Alguns daqui já me conhecem, tenho 26 anos de idade e (quase) Biólogo marinho com especialização em Aquacultura.


Numa conversa com alguns familiares achei que no actual panorama nacional podia usar a minha experiência na aquariofilia e de loja para fazer algo a sério neste campo da Aquacultura... e uma lâmpada acendeu-se na minha cabeça instantaneamente! Por que não camarões? Mais interessante, menos caro para produzir e crescer que peixes!


Surgiu uma oportunidade de negócio e decidi agarrá-la: foram 40 aquários de 120x40x35 (+/-150L) mais MUITO material para me divertir e usar no sistema.


Depois de muito planeamento, decidi começar com a metade da estrutura que tinha, 20 aquários, e modifiquei a maneira como eles (aquários) estavam trabalhar: cada aquário tem a sua própria sump, e portanto eram independentes uns dos outros. No meu sistema coloquei-os ligados na horizontal ( a sump está 20cm abaixo dos aquários para funcionar por gravidade) e a sump é o "apoio" dos quatro aquários em "linha" . O sistema é de 4 Aquários de alto e cinco de comprimento (o primeiro de cada linha é a sump) .


Procurei e encontrei uma garagem de um casal de velhos amigos da família, que é dividido em 2 partes:


(Atenção que estas fotos são TODAS anteriores a Junho, novas irão surgindo com desenvolver do tópico!)


A entrada - Agora é só o lugar onde eu tenho algum material que sobrou, tanto alumínio como PVC, 2 aquários de 1000L (não presentes na imagem) e claro, os 20 aquários que sobram! Admito que esta zona é muito negligenciada, apenas estou preocupado em desenvolver rapidamente o interior da garagem e depois sim, vou pensar no exterior. As medidas deste pátio são 5,7 m x 3,5 m

gallery_7494_3916_66333.jpg


Está muito desactualizado, em 3 meses houve muitas modificações (especialmente a entrada dos 2 aquários de 1000L) e nos próximos dias tirarei novas fotos deste espaço para mostrar-vos. Peço desculpa pela desarrumação que a foto mostra, mas neste dia foi dia de limpeza dos aquários com máquina de pressão de água (os que estão em pé do lado esquerdo).




O interior - medindo 9,7 m x 3,5 m - é um espaço para o que eu tenho em mente para o início desta aventura! Cá está o sistema, no qual todos os aquários são 1,2 x 0,4 x 0,35 ( 150L ) com Sump (própria) na parte de trás, as Sumps são iguais a todos os aquários mas estão invertidos: a sump (própria) está na frente, enquanto "o aquário" está virado para trás.

gallery_7494_3916_10065.jpg





É importante que a água chegue pelo lado maior do tanque dado o caudal, que vai ser preenchido com plantas flutuantes e, em seguida, passa -se por 2 furos (de 50mm) para o lado da frente do sistema (lado de trás do aquário ;) ) a canalização é simples, um desnível de 10 centímetros entre o primeiro e o último aquário feito em tubos de 32 mm. Primeiro fiz em tubagem de 20 mm, mas tive de aumentar para 32mm dado o caudal que cada sistema tem (2400L/h).

gallery_7494_3916_4724.jpg



gallery_7494_3916_39724.jpg




Na parte da frente, a água primeiro passa pela futura zona de plantas flutuantes, depois passa por uma esponja com cinco centímetros de altura. Observe-se que abaixo da esponja há um buraco com uma torneira, que proporciona uma fácil limpeza para o lixo mais macroscópico que os sedimentos. Fácil de trabalhar = Maior felicidade hehehe. Então após passar pela esponja, cai para uma rede de plástico que eu fiz, costurado com Nylon (é ótimo!) e preenchido com 6 a 8L de Eheim Substract Pro para prestar um bom espaço à colónia bacteriana. Entretanto foi adicionado mais 1 litro de pedra-pomos. Por baixo dos cestos têm uma pedra difusora de ar 25 centímetros para oxigenar melhor a colónia de bactérias (o oxigénio é o factor limitante nos aquários para a proliferação da colónia bacteriana), e finalmente vai para o sistema de 4 aquários alimentado por uma Eheim 1260 ( 2400L / h) . O fluxo de água brutal permite-me ter uma boa oxigenação (sem recurso a mais bombas de ar) e menos sedimentação no meio filtrante ... Posso sempre abanar o cesto, fazendo o excesso de bactérias caírem e seguirem directamente para os aquários fornecendo alimento importante para todas as espécies de camarão e suas crias ;)

gallery_7494_3916_28452.jpg




Em seguida, a água cai para cada um dos quatro aquários através de uma flauta feita por mim: um tubo de 20mm com 20 furos de 2 milímetros que fornece oxigenação e movimentação à superfície da água. Está aqui uma foto tanto da derivação que fiz da principal tubulação de água (apenas um T, e uma torneira para fechar sempre que eu fizer qualquer coisa nos aquários) e da flauta. Funcionando normalmente com todas as torneira abertas ao máximo , não há grande diferença no fluxo da água nos aquários do sistema. Que o Deus dos Camarões abençoe esta Eheim 1260 :-D !! Além disso, usei meio saco de ADA Malaya e outra metade de ADA Amazonia, 9L total em cada aquário. Pretendo obter os minerais do Malaya e a cor do Amazonia.

gallery_7494_3916_4471.jpg


gallery_7494_3916_1475.jpg





Na garagem existe ainda uma casa de banho (pequenina só com o essencial), um lavatório (em acrílico, porque já vinha no "pacote"), uma estrutura que suporta o aquário de depósito de osmose inversa(+ / - 250L) e também serve para colocar alguns consumíveis para esta aventura. Neste momento a reposição automática está pronta para funcionar, mas as fotos ainda não o tinham! Tenho ainda uma bancada de suporte de 1,8m com 3 Aquários vazios (2 x ( 0,6 x 0,6 x 0,35 ) + 1 x ( 0,5 x 0,5 x 0,6 ) metros) em que vou usar para fazer algumas experiências. Depois disso, é uma secretária para leituras de aquarioflia, Portátil, etc. Em seguida é uma bancada de trabalho cheia de ferramentas necessárias para colocar o sistema a funcionar bem como outras ideias/projetos

gallery_7494_3916_7657.jpg


gallery_7494_3916_38008.jpg


gallery_7494_3916_8459.jpg




E acho que é tudo por agora, não hesitem em pedir qualquer informação/fotografias sobre qualquer assunto ou sistema em particular, por favor!! Apenas os comentários podem-me ajudar a melhorar todo o sistema!


Volto a repetir: todas as fotos são anteriores a JUNHO, portanto há coisas modificadas (especialmente no que diz respeito à arrumação) e que ao longo do tempo foram modificadas após o sistema entrar em funcionamento.


Atenciosamente,

Fernando

  • Votar + 5

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto hoje tive uma visita (Obrigado António Nunes) que tirou com muita gentileza 2 fotos ao actual estado da bateria.

 

1385321_662669357078805_527896004_n.jpg

 

 

1383986_662753173737090_670522738_n.jpg

 

Enjoy!

  • Votar + 5

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Que projeto magnifico! Parabéns pelo projeto e boa sorte ;)

 

Cumprimentos

Emanuel Esteves

 

Obrigada Emanuel!

 

Cmpts,

F.Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Mas que grande projecto, muito bom! Parabéns!

Só não percebi uma coisa, qual vai ser a ideia a longo prazo? Abrir uma loja ou seres um dos principais fornecedores de camarões das lojas nacionais ( e internacionais, que sabe)?

 

Continua a actualizar o tópico e boa sorte com a continuação deste grande projecto! ;)

Abraço

  • Votar + 1

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, Fernando, agora é que fiquei agoniado em não ter ido ajudar! Não imaginaria a coisa neste calibre, sim senhor!

Tenho que fazer uma visita e levar as mãos e costados para ajudar. :)

 

Força nisso!

 

 

Grande Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente alguém teve a coragem de fazer, o que há muito ambiciono, só que os recursos($$$),não deixam, mas vais ter concorrência ahahah, vamos a ver se é desta que as lojas de aquariofilia começam a dar o devido destaque aos camarões.

Tu,o Fábio, eu quando me sair o euromilhoes e mais uns quantos bons criadores , podemos mudar o Panorama nacional em relação aos inverts, lá fora já dão crédito, porque é que aqui sempre tudo é difícil.

Estou em pulgas(de água é claro)para ver essa bateria a funcionar entretanto vou babando me, e a dar toda a minha força e disponibilizar para ajudar sempre que possa, pois é disso que daqui vivemos, da partilha, como já tinha dito por aí algures ,só com a partilha e ajudando uns aos outros é que podemos ir em frente, o lema dos mosqueteiros ainda prevalece, nem termos segredos uns dos outros, nem nos pendurarmos no trabalho dos outros para irmos atrás, como fazem os ciclistas, em pista.

Como amante da aquariofilia, e mais especificamente de camarões, o meu MUITO obrigado pela coragem e pela ajuda que vai dar a dar mais visibilidade aos shrimps, tudo corra tal qual idealizaste, e eu tenho mesmo de ir ver isso.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela iniciativa e pela coragem de arriscar e investir!!!

Espero ver esses camarões bem criados e com saída para suportar esse projecto!

  • Votar + 1

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CA GRANDA CORAGEM!!!

 

É assim mesmo Fernando, é preciso é dedicação, persistência e muita paixão (que todos nós temos por este este mundo da aquariofilia).

 

Também tenho uma pequena amosta de um Shrimproom, tem sido um grande esforço meu, tanto financeiro como de tempo dispendido, muitas desilusões e alguma alegrias, mas é isso que me permite continuar, as "algumas alegrias".

O meu sistema é um pouco diferente do teu, e com o tempo tem mudado, á medida que vou verificando que algumas soluções não resultam tão bem como pensava, vai-se "afinando"

 

Quanto ao teu projeto, acho muito bom num âmbito nacional, pois internacionalmente poderá ser mais dificil, fiz bastantes contas e mais uma vez chego á conclusão que nós em Portugal temos os chamados custos de "estaleiro" demasiado elevados (água e eletricidade) o que encarece o "produto final" e dificulta na hora da exportação, mas também já deves ter feito as tuas contas.

 

Em tempos ainda pensei com mais um membro "do camarão" fazer uma espécie de cooperativa para nos ajudar-mos mutuamente, pois continuo a achar que juntos valemos mais, mas é como costumo dizer, quem não for "apanhado/maluco" como eu pela aquariofilia vale mais deixar-se tar.

 

gostava de trocar umas ideias contigo sobre iluminação,águas, etc.. (o costume), caso pretendas também trocar umas ideias podemos combinar umas viagens ás duas margens.

 

Força com isso

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo..

É necessário alguns €€, muita coragem e se queres que te diga alguma "loucura" :shocked028: para fazer um projecto assim.

Quando necessitares de alguma ajuda apita "afinal moramos na mesma zona" :naughty:

Abraço e muito boa sorte

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Tenho de admitir que não esperava um feedback assim. Tenho noção que não há-de haver muitos sistemas destes por aí mas mesmo assim não deixa de ser motivante ter pessoas que realmente acham que este projecto tem potencial! O meu sincero obrigado :oops::oops::oops:

 

Boas!

Mas que grande projecto, muito bom! Parabéns!

Só não percebi uma coisa, qual vai ser a ideia a longo prazo? Abrir uma loja ou seres um dos principais fornecedores de camarões das lojas nacionais ( e internacionais, que sabe)?

 

Continua a actualizar o tópico e boa sorte com a continuação deste grande projecto! ;)

Abraço

Olá Fábio, obrigado!

Não percebeste porque também não o disse... e por enquanto não o vou dizer uma vez que não tenho praticamente nenhuma espécie de camarão no sistema. É preciso saber o que vou conseguir de taxas de reprodução/eclosão/sobrevivência para saber o quanto pode sair do sistema. Será que dá para vender a lojas? Será que dá só para vender por fóruns? Ou será que dá para abastecer Grossistas? Como vês não é tão simples de decidir dado o "desconhecido" num sistema destes. Certeza só uma: eu abrir loja/gerir loja novamente, nem pensar ;)
Abraço,

 

 

Bem, Fernando, agora é que fiquei agoniado em não ter ido ajudar! Não imaginaria a coisa neste calibre, sim senhor!

Tenho que fazer uma visita e levar as mãos e costados para ajudar. :)

 

Força nisso!

 

 

Grande Abraço

'Tás a ver Miguelinho... ficaste a perder hehehe de qualquer forma fica para outra oportunidade! E espero sinceramente que já tenha os camarões para trazeres a tua câmara contigo ;) Assim poupas as costas e as mãos... mas dás cabo do dedo do disparo hehehehe

Forte abraço,

 

Parabéns está a ficar excelente.

Obrigado!

Abraço,

 

 

Finalmente alguém teve a coragem de fazer, o que há muito ambiciono, só que os recursos($$$),não deixam, mas vais ter concorrência ahahah, vamos a ver se é desta que as lojas de aquariofilia começam a dar o devido destaque aos camarões.
Tu,o Fábio, eu quando me sair o euromilhoes e mais uns quantos bons criadores , podemos mudar o Panorama nacional em relação aos inverts, lá fora já dão crédito, porque é que aqui sempre tudo é difícil.
Estou em pulgas(de água é claro)para ver essa bateria a funcionar entretanto vou babando me, e a dar toda a minha força e disponibilizar para ajudar sempre que possa, pois é disso que daqui vivemos, da partilha, como já tinha dito por aí algures ,só com a partilha e ajudando uns aos outros é que podemos ir em frente, o lema dos mosqueteiros ainda prevalece, nem termos segredos uns dos outros, nem nos pendurarmos no trabalho dos outros para irmos atrás, como fazem os ciclistas, em pista.
Como amante da aquariofilia, e mais especificamente de camarões, o meu MUITO obrigado pela coragem e pela ajuda que vai dar a dar mais visibilidade aos shrimps, tudo corra tal qual idealizaste, e eu tenho mesmo de ir ver isso.

Olá Paulo! Fico feliz por teres gostado :)

Concorrência tipicamente é saudável: faz-nos crescer e evoluir na nossa arte, tornamo-nos mais exigentes e a informação é mais partilhada. É uma postura que sempre apoiei enquanto hobbysta e lojista!

Creio que fazia falta alguém que procurasse explorar os aquários grandes com os camarões, fui feliz e sortudo em ter apanhado uma oportunidade como este sistema e ter tido a coragem necessária para avançar. Agora, e uma questão de tempo até chegarem as 24 variedades de camarões para juntar as 4 que já tenho para começar a próxima etapa :)
O panorama dos camarões em Portugal começou a mudar à alguns anos com pessoas como o Fábio, Cláudio e muitos outros que meteram a barra de exigência muito alta (os tibees e taiwans dos "Tagus Shrimp Breeders" merecem todo o meu respeito, que calibre medonho que tenho noção de não ter!). Tentei só acrescentar um pouco de qualidade de sistema, porque de vivos à muito que andam por aí espécies MUITO boas e de renome! O único contra na minha opinião, é que faltava um pouco mais de exigência e rigor na concepção do sistema... os rack's e fishrooms que costumo ver costumam pecar MUITO nas ligações e desenho do próprio sistema. Falta sempre simplicidade, modularidade e rentabilidade!

 

Lá fora dão crédito mas cá é mais difícil devido à nossa maneira de ser... conheço muito filme e xatisse que houve neste hobby... porque achas que só agora, em Outubro, e que começo um tópico de algo que começou antes de Maio? ;) Tudo tem o seu tempo, e todo o mercado tem aquilo que os seus hobbystas merecem :P Vamos ver o que nos reserva o nosso panorama!

 

Até um dia destes, por estes lados ;)

Abraço,

 

Parabéns pela iniciativa e pela coragem de arriscar e investir!!!

Espero ver esses camarões bem criados e com saída para suportar esse projecto!

Olá viva, obrigado!

Também eu, aí encontra-se a chave de todo o projeto!

Abraço,

 

 

CA GRANDA CORAGEM!!!

 

É assim mesmo Fernando, é preciso é dedicação, persistência e muita paixão (que todos nós temos por este este mundo da aquariofilia).

 

Também tenho uma pequena amosta de um Shrimproom, tem sido um grande esforço meu, tanto financeiro como de tempo dispendido, muitas desilusões e alguma alegrias, mas é isso que me permite continuar, as "algumas alegrias".

O meu sistema é um pouco diferente do teu, e com o tempo tem mudado, á medida que vou verificando que algumas soluções não resultam tão bem como pensava, vai-se "afinando"

 

Quanto ao teu projeto, acho muito bom num âmbito nacional, pois internacionalmente poderá ser mais dificil, fiz bastantes contas e mais uma vez chego á conclusão que nós em Portugal temos os chamados custos de "estaleiro" demasiado elevados (água e eletricidade) o que encarece o "produto final" e dificulta na hora da exportação, mas também já deves ter feito as tuas contas.

 

Em tempos ainda pensei com mais um membro "do camarão" fazer uma espécie de cooperativa para nos ajudar-mos mutuamente, pois continuo a achar que juntos valemos mais, mas é como costumo dizer, quem não for "apanhado/maluco" como eu pela aquariofilia vale mais deixar-se tar.

 

gostava de trocar umas ideias contigo sobre iluminação,águas, etc.. (o costume), caso pretendas também trocar umas ideias podemos combinar umas viagens ás duas margens.

 

Força com isso

Olá Miguel, obrigada :)

Dedicação, persistência e paixão OU muita doidice? Ainda não descobri ao certo hehehehe

 

Todos os projectos fazem-nos evoluir e de certeza que já aprendeste muito com os teus aquários! Infelizmente sozinho torna-se sempre mais complicado de manter níveis de motivação constantemente altos... mas creio que os nossos amigos camarões, com a sua beleza e comportamento tratam de ajudar-nos com o resto que teima em mandar-nos abaixo hehehe

 

Tenho de discordar em relação ao custo de estaleiro: depende tudo da escala do projeto! Em vez de ter 20 filtros externos, tenho 4 Sumps. Em vez de ter 60calhas de 40cm tenho 20 calhas de 120cm. Em vez de 20 pedras difusoras, tenhoapenas 4 e mais 16 flautas bem compridas É, na minha opinião, uma questão de escala! Quanto à luz, tenho de admitir que só no mês que vem é que terei uma verdadeira noção do consumo (dado que só recentemente montei as calhas, depois das tiras de LED's terem fundido). Em relação à água... nem 10m3 consumo por mês :) (e infelizmente metade é água de esgoto da osmose que é usada TODA para rega de jardim).

 

Sou da opinião que não tens variedade de camarões suficientes para criar uma cooperativa... Na Rep.Checa e Alemanha as cooperativas de peixes tipicamente não há mais que 2/3 indivíduos a reproduzir a mesma espécie, coisa que nos camarões é difícil! Mas acima de tudo é a nossa mentalidade que não permite a criação de cooperativas! Por alguma razão o comércio de inverts não é tão grande como nos peixes, e é principalmente devido à variedade de animais que surgem no mercado!

 

Quando cá vieres diz qualquer coisa, terei todo o gosto em falar contigo! Ou então vai colocando as questões por aqui que vamos desenvolvendo!

Abraço,

 

 

Muito bom mesmo..

É necessário alguns €€, muita coragem e se queres que te diga alguma "loucura" :shocked028: para fazer um projecto assim.

Quando necessitares de alguma ajuda apita "afinal moramos na mesma zona" :naughty:

Abraço e muito boa sorte

Olá!

 

Os €€ foram feitos para se gastar... e quem pensa assim é claramente doido hehehehehe

 

Fica registado, muito obrigado pela disponibilidade!

 

Abraço,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dass....

 

Eu quando disse que gostava de ver as banheiras do Fernando, estava à espera de banheiras, não de piscinas :drool3:

 

F A N T Á S T I C O !!

 

Isto merece um nome internacional, nada de berçário, "Fern's Factory", "Nando's Factory", uma cena assim...

 

MUITOS PARABÉNS pela coragem.

 

Grande abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel, obrigada :)

Dedicação, persistência e paixão OU muita doidice? Ainda não descobri ao certo hehehehe

 

Todos os projectos fazem-nos evoluir e de certeza que já aprendeste muito com os teus aquários! Infelizmente sozinho torna-se sempre mais complicado de manter níveis de motivação constantemente altos... mas creio que os nossos amigos camarões, com a sua beleza e comportamento tratam de ajudar-nos com o resto que teima em mandar-nos abaixo hehehe

 

Tenho de discordar em relação ao custo de estaleiro: depende tudo da escala do projeto! Em vez de ter 20 filtros externos, tenho 4 Sumps. Em vez de ter 60calhas de 40cm tenho 20 calhas de 120cm. Em vez de 20 pedras difusoras, tenhoapenas 4 e mais 16 flautas bem compridas É, na minha opinião, uma questão de escala! Quanto à luz, tenho de admitir que só no mês que vem é que terei uma verdadeira noção do consumo (dado que só recentemente montei as calhas, depois das tiras de LED's terem fundido). Em relação à água... nem 10m3 consumo por mês :) (e infelizmente metade é água de esgoto da osmose que é usada TODA para rega de jardim).

 

Sou da opinião que não tens variedade de camarões suficientes para criar uma cooperativa... Na Rep.Checa e Alemanha as cooperativas de peixes tipicamente não há mais que 2/3 indivíduos a reproduzir a mesma espécie, coisa que nos camarões é difícil! Mas acima de tudo é a nossa mentalidade que não permite a criação de cooperativas! Por alguma razão o comércio de inverts não é tão grande como nos peixes, e é principalmente devido à variedade de animais que surgem no mercado!

 

Quando cá vieres diz qualquer coisa, terei todo o gosto em falar contigo! Ou então vai colocando as questões por aqui que vamos desenvolvendo!

Abraço,

 

 

Fernando, só estou a tentar ajudar e trocar ideias,

 

Quanto aos custos de estaleiro:

também equacionei tudo ao pormenor mas mesmo assim...

 

Quanto ao teu estaleiro o que acho que está a faltar e importantissimo é eficiência energética, o que fiz no meu e podes sempre pensar em algo do género foi revestir as paredes com Wallmate e aplicar um ar condicionado, posso dizer-te que atualmente para aquecer 2500 litros de água gasto mensalmente entre 20 e 30€, apenas varia devido ás temperaturas exteriores, e o melhor de tudo é que quanto mais aquários meter menos gasto no aquecimento.

 

Eletricidade, é fácil de fazer contas (aproximado):

 

4 sumps, com bombas a gastar +/- 40-50w = 5.20*4= 20.80€

Iluminação-20 aquários (aqui não sei mas deve ser mais oou menos isto a atender ao fluxo das fotos) +/- 50w (a 9horas/dia) = 39.00€

Termostatos- deves ter uns 300w em cada sump 300w*8horas(inverno)= 4sumps x 300w x 8h/diárias= 41.66€

 

Sem contar com a iluminação do espaço e tudo o resto tens aqui- 101.46€ em eletricidade, o que é um valor elevado.

 

ISOLA ISSO :tapfoot:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

 

Fernando, só estou a tentar ajudar e trocar ideias,

 

Quanto aos custos de estaleiro:

também equacionei tudo ao pormenor mas mesmo assim...

 

Quanto ao teu estaleiro o que acho que está a faltar e importantissimo é eficiência energética, o que fiz no meu e podes sempre pensar em algo do género foi revestir as paredes com Wallmate e aplicar um ar condicionado, posso dizer-te que atualmente para aquecer 2500 litros de água gasto mensalmente entre 20 e 30€, apenas varia devido ás temperaturas exteriores, e o melhor de tudo é que quanto mais aquários meter menos gasto no aquecimento.

 

Eletricidade, é fácil de fazer contas (aproximado):

 

4 sumps, com bombas a gastar +/- 40-50w = 5.20*4= 20.80€

Iluminação-20 aquários (aqui não sei mas deve ser mais oou menos isto a atender ao fluxo das fotos) +/- 50w (a 9horas/dia) = 39.00€

Termostatos- deves ter uns 300w em cada sump 300w*8horas(inverno)= 4sumps x 300w x 8h/diárias= 41.66€

 

Sem contar com a iluminação do espaço e tudo o resto tens aqui- 101.46€ em eletricidade, o que é um valor elevado.

 

ISOLA ISSO :tapfoot:

 

Boas contas mas com informação insuficiente (da minha parte), passo a explicar:

 

Quanto ao isolamento não te preocupes:o melhor isolamento de temperatura continua a ser o ar, e a minha garagem encontra-se entre 3 casas (por cima e pelos lados), e mais uma garagem do dobro da minha agarrada ao fundo, ficando apenas o portão como área exposta. Sendo a porta virada para sul e com uma casa por cima todo o vento passa por cima das instalações. Nos próximos dias irei encaixar no portão esferovite só para precaver alguma transpiração que notei nestes dias mais frios. Mesmo assim continuo com os termostatos desligados e temperaturas entre os 24 e os 26ºC nos aquários. Não preciso de AC dado que tenho uma ventax que me tira a humidade toda.

 

Cmpts,

 

Dass....

 

Eu quando disse que gostava de ver as banheiras do Fernando, estava à espera de banheiras, não de piscinas :drool3:

 

F A N T Á S T I C O !!

 

Isto merece um nome internacional, nada de berçário, "Fern's Factory", "Nando's Factory", uma cena assim...

 

MUITOS PARABÉNS pela coragem.

 

Grande abraço

 

Olá olá,

não exageremos, 150L não são piscinas! Piscina/Jacuzzi são os 2 tanques de 1090L que estão lá fora ;)

Quanto ao nome... deixa estar Berçário :) foi carinhosamente baptizado pela minha mãe e irmã hehehe

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fernando Freire,

 

Isto até mete impressão... Está mesmo espectacular e grandioso! Isto é o sonho de qualquer aquariófilo :)

 

Sou seguidor e vou estando atento a actualizações...

 

Mas fazendo as contas ao gasto energético (para não falar de trabalho, limpeza e assim..), as contas são duras, não? :/

 

cumps, David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Show di bola!

 

É preciso ter coragem e verdadeira paixão pelo hobby.

Admirável.

 

Deixo duas sugestões ou ideias.

O portão de ferro também me chamou a atenção.

Se tiveres problemas com o isolamento existe um material muito bom,leve muito fino e eficiente, é uma manta fina prateada multicamada.

 

A minha outra sugestão vai para o aproveitamento energético, tens possibilidade de instalar paineis fotovoltaicos? O investimento inicial é puxado mas imagina que ficas quase 100% autónomo, são muitos euros por mês.

Parabéns e obrigado por partilhares aqui no forum, tenho a certeza que inspiraste muitos de nós com este projecto.

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Viva Fernando Freire,

 

Isto até mete impressão... Está mesmo espectacular e grandioso! Isto é o sonho de qualquer aquariófilo :)

 

Sou seguidor e vou estando atento a actualizações...

 

Mas fazendo as contas ao gasto energético (para não falar de trabalho, limpeza e assim..), as contas são duras, não? :/

 

cumps, David

Olá David, obrigado! Espero que de alguma forma tenha passado informação importante para ti :)

Conto gastar, no máximo, €100 de luz por mês nos meses mais frios. No entanto estamos a falar de 16 aquários de 150L com 4xpor hora o seu volume em circulação de água e muita luz de qualidade para um bom desenvolvimento dos pequenotes... ou seja, €100 pode ser muito se estivermos a falar de 100 camaões por sistema (25 por aquário) mas a coisa muda completamente se falares de 100-150 exemplares por aquário logo de início. A meu ver o gasto energético tem de ser calculado e dividido pela densidade populacional, não concordas?

 

Quanto ao trabalho tenho de admitir que me tira tempo como um part-time. Mas conseguir montar este sistema e daqui a uns dias quando tiver populado, quem lhe chamará trabalho? ;)

 

Obrigado e abraço!

 

Bem, tu lá sabes...

 

As temperaturas no verão? medis-te?

Olá Miguel!

 

Não é meu intuito dar a parecer que "só eu é que sei" :) não leves as coisas nesse sentido, por favor.

Quanto às temperaturas no verão, sim medi. Os aquários foram todos até aos 28ºC naquelas 2/3 semanas que estiveram temperaturas superiores a 40ºC na rua. Parece-me que não é um registo nada mau dado a diferença de temperatura entre a rua e a garagem.

 

Obrigado e abraço,

 

Show di bola!

É preciso ter coragem e verdadeira paixão pelo hobby.
Admirável.

Deixo duas sugestões ou ideias.
O portão de ferro também me chamou a atenção.
Se tiveres problemas com o isolamento existe um material muito bom,leve muito fino e eficiente, é uma manta fina prateada multicamada.

A minha outra sugestão vai para o aproveitamento energético, tens possibilidade de instalar paineis fotovoltaicos? O investimento inicial é puxado mas imagina que ficas quase 100% autónomo, são muitos euros por mês.
Parabéns e obrigado por partilhares aqui no forum, tenho a certeza que inspiraste muitos de nós com este projecto.
cumprimentos

Olá viva,

Antes de uma solução mais elaborada quero experimentar um esferovite tipo Roofmate (que já tenho em casa, felizmente é só aproveitar um excesso que o meu pai tem para lá na garagem de casa), mas guardo registo desse nome para eventual reformulação do portão.

 

Painéis fotovoltaicos é-me impossível dado ser um espaço alugado e não pretender investir uns milhares VALENTES neste momento :) Quem sabe numa outra altura?!

 

Andei mais de 3 meses no "vai-não-vai" de o colocar aqui devido a alguns factores extra-fórum... no entanto quis fazer exactamente o que referes, talvez inspirar alguns que queiram olhar para o meu projecto de um jeito mais profissional e não tão simples/amador. Sempre gostei e adorei partilhar saber e informação com todos e espero continuar a fazê-lo por aqui!

 

Um abraço e obrigado,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ai tens razão, e com a paixão por este hobby mais facilmente será esse 'trabalho' :)

 

Se for a ver as coisas assim, realmente tens razão... E se correr bem ainda destronas algumas lojas de aquariofilia por esses lados!

 

Com essa dedicação, desejo-te as maiores felicidades e sorte para esse teu projecto!

 

cumps, David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

Grande , muito grande, até fiquei sem palavras.

Muito obrigado pelas palavras :)

Abraço,

 

Sim, ai tens razão, e com a paixão por este hobby mais facilmente será esse 'trabalho' :)

 

Se for a ver as coisas assim, realmente tens razão... E se correr bem ainda destronas algumas lojas de aquariofilia por esses lados!

 

Com essa dedicação, desejo-te as maiores felicidades e sorte para esse teu projecto!

 

cumps, David

Olá viva!

 

Ainda bem que concordas, parece uma regra que aprendi na água salgada à muitos anos: Em caso de problema, diluição é a solução! E nesta nossa conversa se o problema é o consumo eléctrico (que com 1 ou 1000 camarões por aquário é sempre o mesmo), diluir o gasto pelo número de indivíduos por aquário é a solução do meu problema! ;)

A ideia não é concorrer com ninguém até porque me dou bem com muitos lojistas destes lados hehehe "Não cuspas no prato em que já comeste" serve-me que nem uma luva!!

 

Forte abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto realmente é de louvar! Grande projeto e grande trabalho mas certamente vai valer a pena

  • Votar + 1

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel!

 

Não é meu intuito dar a parecer que "só eu é que sei" :) não leves as coisas nesse sentido, por favor.

Quanto às temperaturas no verão, sim medi. Os aquários foram todos até aos 28ºC naquelas 2/3 semanas que estiveram temperaturas superiores a 40ºC na rua. Parece-me que não é um registo nada mau dado a diferença de temperatura entre a rua e a garagem.

 

Obrigado e abraço,

Claro que não, és doido ou quê?, deixa-te disso, somos os dois malucos por isto, como tal a conversa é sempre construtiva

 

É também ai que quero chegar, 28º é o suficiente para matar uns quantos ou muitos mesmo, pelo menos comigo foi isso que aconteceu, aproveitei para aprender e emendar.

 

Quanto ao Wall mate no portão é mesmo o melhor, mas aproveita e forra as paredes que estão desprotegidas (ao contacto com a rua), ao que parece é só uma, a que está virada a sul.

 

O que adorei mesmo é a tua filtragem, simples e eficiente, a minha peca por ser só filtros de esponja, a única coisa boa nisso é conseguir filtrar atualmente 2000litros a gastar 40w

 

Qual é a tua iluminação?

tipo de lâmpada?

watts?

Kelvins?

horas acesas?

 

até já

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fernando fizeste as medições mas sem aparelhagem ligada, filtros lampadas, etc. Com a aparelhagem ligada a temperatura aumenta pelo menos 1 grau e os 28 passam a 29 que podem ser letais.

 

Aconselhava o uso de AC para ficares descansado. Os aparelhos actuais são tremendamente eficientes e de certeza que o consumo do AC é muito inferior ao dos termostatos que irás ligar.

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais