Fauna para 240L


bruno92

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho cá umas dúvidas que gostava de ver esclarecidas.

 

Fauna "Principal":

- 1 casal de Acarás Bandeira (não vão ficar muito apertados?)

- Se não der os Bandeira pensei em 1 casal de Rammis (Tenho medo que ataquem os outros para proteger eventuais ovos ou para se protegerem e não deixarem um outro animal chegar perto)

- Se mais uma vez não der pensei em 1 casal de Apistogramma Cacutuoides (mais uma vez o medo de atacarem por causa da desova ou por causa de território ou para se protegerem)

-Sei que para reproduzir tem de ser num aquário a parte mas enquanto o casal está junto no aquário principal tenho medo de possíveis ataques, porque irá ser a primeira vez que introduzo um casal num aquário

-Já pensei em discos, mas tenho vários problemas, a temperatura para esta espécie é alta e li algures que requerem cuidados especiais

Fauna "secundária"

- Neons (para mim é quase "obrigatório" porque adoro neons) (Tetra limão, nariz de bêbado, glowlight, innesi)

- 3-4 Otos

- Pensei em Red Cherrys mas tenho medo que sejam comidos por outros peixes maiores;

Penso que a nível de Ph, Gh etc estejam todos bem encaixados

Sugestões/Críticas sff :)

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bruno 92, em 240l para mim podes colocar uns 6 Acarás Bandeira sem stress (são peixes que gostam de companhia) + os neons (10) + 4 os otos + 1 casal de ramires ou 1 casal de Apistogramas.

Deves é ter esconderijos tipo cocos ou pedras (para mim no mínimo 4).

Esquece os reds se não tiveres uma flora razoável (e mesmo assim, seria um petisco), mas podes arranjar uns caracóis que ajudem na limpeza.

Deverias indicar que filtro pensas usar, assim como o resto dos componentes. Os mais entendidos ajudam-te melhor com essas informações.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes blah blah blah peixes blah blah blah :tapfoot: e plantas? Substrato? pH? gH? kH? filtragem? iluminação? troncos? Que tal colocares o que tens tipo setup completo? Quanto ao resto podes dar uma olhada aqui e aqui para tirares ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bruno 92, em 240l para mim podes colocar uns 6 Acarás Bandeira sem stress (são peixes que gostam de companhia) + os neons (10) + 4 os otos + 1 casal de ramires ou 1 casal de Apistogramas.

Deves é ter esconderijos tipo cocos ou pedras (para mim no mínimo 4).

Esquece os reds se não tiveres uma flora razoável (e mesmo assim, seria um petisco), mas podes arranjar uns caracóis que ajudem na limpeza.

Deverias indicar que filtro pensas usar, assim como o resto dos componentes. Os mais entendidos ajudam-te melhor com essas informações.

 

Fica bem

Boas,

Obrigado pela ajuda :) Eu pensei que estivesse mal em relação a espaço, melhoras-te o meu dia eheh

 

 

Peixes blah blah blah peixes blah blah blah :tapfoot: e plantas? Substrato? pH? gH? kH? filtragem? iluminação? troncos? Que tal colocares o que tens tipo setup completo? Quanto ao resto podes dar uma olhada aqui e aqui para tirares ideias.

 

Eu ainda estou a pensar em como montar o aquário, queria era ter uma ideia do que poderia pôr em termos de espaço.

O substrato pensei em ADA Powersand Africana 9L + Lavaert 40L

Quanto a plantas não está a ser nada fácil escolher, mas quero um bom tapete de eleocharis ou glossos, plantas altas atrás, pensei em por troncos de videira com umas anúbias nana agarradas e com musgo de java.

O filtro em princípio será um Eheim 2026.

A calha será uma Azoo “modificada” de 2 x 30w T8 para 4 x 55w PLL 6500k + 3 led’s azuis

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esse filtro e uma manutenção regular ao aquário, podes colocar um casal de Escalares. Mais do que isso vai dar batalha campal na altura das desovas com os outros escalares.

Com tocas em ambos os lados do aquário e boas zonas plantadas, consegues ter 2 casais de Cilideos Anões.

Aposta antes nos Cardinais em vez dos Neons. Ficam maiores, logo a probabilidade de os Escalares os verem como um presa é menor.

Os Otocinclus vai colocando aos poucos e logo vês se se mantêm gordinhos. Se meteres muitos e não houver comida para todos começam a definhar e acabam por ir morrendo.

Camarões só vão servir como comida viva...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da ideia do casal de Escalares, no máximo também só colocaria 1 casal para evitar guerras e para não sobrecarregar o aquário.

Gostava principalmente de apostar num casal de Rammis

Não sei a qual te referes quando dizes os Cardinais em vez dos neons, o único cardinal que conheço é este, Cheirodon Axelrodi e têm 5 cm, podes indicar-me um link ou algo para dizer qual é a espécie?

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São esses.

Cardinais e Neons são espécies diferentes.

 

cardinal%20tetra%20-%20Paracheirodon%20a

Isto e um Cardinal (Paracheirodon axelrodi)

 

tetra_neon6.jpg

E isto um Neon (Paracheirodon innesi)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pois realmente tem lógica, chama nos de tetra cardinais e não neons cardinais.

 

Será certamente uma escolha minha, um fundo branco com plantas verdes e aquela risca vermelha a passear no aqua vai ficar um espectáculo :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, volto com mais uma ideia. Vou expor a situação em dois casos diferentes.

 

Primeiro o setup:

Aquário: 120x40x50 (CxLxA) 240L

Aquecedor: Jager 300W

Filtro UV + JBL CRISTALPROFI E901 GREENLINE OU EHEIM 2026 (Peço ajuda mais uma vez para decidir qual se adapta melhor aos casos seguintes);

 

Caso 1

- 1 casal de Escalares + cardume Cardinais (10) + cardume de neons negros (10) + 1 casal de Apistogramma Cacatuoides + 2 otos ( 78 cm de peixe mas apenas 26 peixes)

 

Caso 2

- 1 casal de Apistogramma Cacatuoides + cardume Cardinais (10) + cardume neons negros (10) + cardume de tetra glowlight (10) + 2 otos = 65 cm de peixe (34 peixes)

 

Principalmente no caso 2 tenho medo de ser muito peixe.

Tenho receio de adicionar rammis porque são animais muito sensíveis e não tenho experiência com essa espécie. A mesma coisa com os escalares.

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

Qualquer uma das opções é valida, a decisão cabe-te a ti, escolhe a que gostares mais, mas eu pessoalmente iria para a primeira porque os Escalares são peixes que dão mais nas vistas e fica mais bonito.

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

Qualquer uma das opções é valida, a decisão cabe-te a ti, escolhe a que gostares mais, mas eu pessoalmente iria para a primeira porque os Escalares são peixes que dão mais nas vistas e fica mais bonito.

 

Boas Hugo,

 

A minha intenção é a reprodução dos apistos ou dos escalares. O meu receio é mais a agressividade com outras espécies e também a inexperiência da reprodução destas espécies.

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o que pretendes é reproduzir terás que ter um aquário só para o casal fazer postura e depois retirar se necessário para protecção dos alevins. Num aquário comunitário é para esquecer. Quanto às opções que apresentas convém primeiro saber que parâmetros podes fornecer a eles. E para a fauna que escolheste vais precisar de aguas moles e ácidas. Como por norma as nossas aguas são duras e alcalinas precisas de um bom substrato como aquele que mencionaste acima. Troncos e folhas de árvores caducas também fazem o seu papel. Quanto ao nº de peixes/cms tens ainda uma folga grande mas por si não é uma regra obrigatória. Passo a explicar, o comprimento de um peixe não significa que por cada cm precise de um litro de agua, se assim fosse os meus perto de 100 crs precisariam de 200L de agua e estão num aquário de 30L! O que não podes é colocar de uma só vez muitos peixes ou vais ter um boom de amónia. Aposta em muitas plantas, tpa regulares e boa filtragem. O resto vem por acréscimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho água do poço não é da companhia. A água vem com um Ph de 5,8 e dureza quase nula, mas a 26ºC consigo subir o Ph para 6,4-6,8 e o Kh para 3-4. As plantas e troncos vão ser uma aposta forte nesta montagem, mas não conhecia essa das folhas.. vou investigar. De todas as maneiras vou ter tempo para ir analisando a água e alterar os parâmetros se for necessário.

 

Eu não queria chegar nem perto da capacidade máxima do meu filtro e do meu aquário em termos de fauna porque já tive alguns desgostos por causa disso e prefiro não arriscar. Mesmo que ainda tenha espaço para mais não tenciono adicionar mais nenhuma fauna pelo menos até eu vir que todos os animais estão bem e saudáveis.

 

No caso da reprodução, já pensei em arranjar um aquário para separar o casal e posteriormente separar os filhotes dos pais. Pelos meus cálculos um aquário de reprodução para escalares deve ficar em torno dos 100 L e para os appistos talvez um de 60-70 L (estou certo?)

 

Quanto a TPA's pensei em fazer 24 L numa quarta-feira e outros 24 L ao sábado. Mas estes cálculos são para 240 L de água, e o aquário depois de cheio deve levar praí uns 210-220 L. Mas digam-me sff se a maneira como faço as TPA's será o mais indicado

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.