Sado Valley (60L)


Francisco Matos

Recommended Posts

Olá a todos...

 

Abro este tópico para acompanhar a minha nova (mais ou menos) montagem.

 

Fiz esta montagem na última semana de Julho, depois de desmontar o Back to Otemanu (que ficou em auto gestão durante 3 semanas). Esta nova montagem já teve de quase tudo... um brutal ataque de cianobactérias (ainda tem algumas), Green dust como nunca tinha visto, mas pronto... lá vai sobrevivendo.

 

O desafio desta montagem foi usar 20kg de pedras que comprei há mais de um ano e estavam na cave. Não escolhi as pedras... portanto sujeitei-me ao que me mandaram.

 

Quanto às plantas ... o mais diferente é a tentativa de fazer um tapete de elatine e domesticar algumas plantas no primeiro plano, nomeadamente, a Bacopa Compact e a Hygrophila Pinatifida e a Hygrophila araguaia.

 

As plantas traseira (Rotala Indica e Hemianthus micrantemoides) estão a precisar de um poda (para a semana!).

 

Chega de conversa.... aqui ficam as fotos ...

 

Foto Geral do Aquário

 

IK6A4106_zps07589a8b.jpg

 

 

Outras perspectiva de uma foto frontal (foto tirada a 100 mm, ligeiramente de cima)

 

IK6A4146_zps6d102d1a.jpg

 

 

IK6A4108_zpscb284179.jpg

 

IK6A4133_zps2fe2b1cd.jpg

 

IK6A4138_zpsc47d56ac.jpg

 

 

IK6A4129_zpsc8562dcd.jpg

 

 

IK6A4126_zps35dc43da.jpg

 

Uma foto da Elatine (para mim é mais parecida com Cuba do que com Glosso)

 

IK6A4125_zpse6a846e9.jpg

 

 

Esta é uma experiência com Cuba. Não está plantada. Deixei um pouco de algodão e prendi entre o tronco e a pedra.

 

IK6A4127_zps51afb1ce.jpg

 

 

IK6A4121_zps0e161c05.jpg

 

Comentem à vontade :medieval_mace:

 

Abraço,

Francisco

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá Francisco, não sabes fazer sem classe!!!!

Assim alguma coisa menos boa para o pessoal sonhar em lá chegar, é que assim nem vale a pena tentar, essas plantas metem uma inveja :twisted: .

Está muito bom e estive a tentar imaginar a tua poda e acho que vai ficar um espectáculo, este é para enviar para o AGA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco, Francisco.. Estava a ver que não! :P

 

Muito bom! À excepção de dois pormenores resultantes da tua vontade compulsiva em adicionar plantas.

 

IK6A4106_zps07589a8b.jpg

Espero que não te importes que tenha editado a foto para adicionar ali as duas argolas.

 

Penso que esses dois pormenores estejam a mais especialmente ali aquela no vale. Estorva ali a visualização do vale e a sensação de profundidade que poderias ganhar com ele.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco!

 

Mais uma montagem! e como já foi dito, não consegues fazer sem classe. Só tenho o mesmo reparo a fazer que o Miguel, há muitos promenores (pequenos apontamentos de plantas) que tornam o aqua um bocado confuso. E tenho uma dúvida com a elatine, vi num forum estrangeiro a ser mantida, sem CO2 e com baixa luz, sem qualuer problema de crescimento. O que achas dela?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco, o overall está muito bom e tens aí pormenores muito interessantes.

Quanto ao hardscape não tenho nada a dizer mas esse musgo consegues podas que o mantenham com uma forma interessante? está com ótimo aspecto mas sempre o achei muito "arrebitado" :)

Nalguns locais (meio entre as pedras) está excelentemente colocado.

 

Estas tuas ideias de andar a plantar plantas sem ser no substrato eu já as tive mas sempre me assustaram. Como em duas montagens isto te correu bem a ti já estou mais à vontade de o fazer com plantas difíceis :-D

 

Se essa Elatine fechar isso fica bom para o AGA ;)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco, não só mas também por tua causa vou amanhã deslocar-me à terra do big brother :P para ter finalmente o prazer de te conhecer.

E como se não bastasse tudo o que já fizeste de bonito optaste por uma planta que é a minha planta fetiche :( da qual 4 vezes me dei mal - Hygrophila Pinatifida. Só espero que te safes e isso cresça bem para depois te roubar umas mudas :)

Também gostei muito da Hygrophila araguaia, um dia destes se encontrar espaço cá por casa ainda tento usar. E estás a usar uma que anda debaixo do meu radar já há uns tempos - Elatine Hydropiper.

 

Adoro o verdete das tuas pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também concordo (em parte) com o Miguel. Tens demasiados pontos de distracção. Na minha opinião o que está a causar isso é principalmente a dispersão da Hygrophila araguaia.

 

Não deixam de qualquer forma de ser plantas muito bonitas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

 

Epá Francisco, não sabes fazer sem classe!!!!

Assim alguma coisa menos boa para o pessoal sonhar em lá chegar, é que assim nem vale a pena tentar, essas plantas metem uma inveja :twisted: .

Está muito bom e estive a tentar imaginar a tua poda e acho que vai ficar um espectáculo, este é para enviar para o AGA?

 

Obrigado Paulo.

Estou certo que consegues fazer coisas muitos melhores, por isso agradeço o teu elogio. Obrigado.

 

Era suposto podar hoje, mas não sei se tenho forças..

 

Não vou mandar este para o AGA. Não está pronto.

 

 

 

 

Francisco, Francisco.. Estava a ver que não! :P

 

Muito bom! À excepção de dois pormenores resultantes da tua vontade compulsiva em adicionar plantas.

 

IK6A4106_zps07589a8b.jpg

Espero que não te importes que tenha editado a foto para adicionar ali as duas argolas.

 

Penso que esses dois pormenores estejam a mais especialmente ali aquela no vale. Estorva ali a visualização do vale e a sensação de profundidade que poderias ganhar com ele.

 

 

Abraço

 

Olá Miguel...

 

Não me importo nada.. uma imagem vale mais que mil palavras.

 

A pinnatifida no vale é propositado. A planta ainda está a crecer e o objectivo é, mantendo-se ligada à planta mãe que se desvie e se prenda à pedra lateral. estou a deixar crescer para a moldar. No lado direito, nem tinha reparado na foto... Tens razão. Vou corrigir com trabalho de tesoura.

 

 

Boas Francisco!

 

Mais uma montagem! e como já foi dito, não consegues fazer sem classe. Só tenho o mesmo reparo a fazer que o Miguel, há muitos promenores (pequenos apontamentos de plantas) que tornam o aqua um bocado confuso. E tenho uma dúvida com a elatine, vi num forum estrangeiro a ser mantida, sem CO2 e com baixa luz, sem qualuer problema de crescimento. O que achas dela?

 

Obrigado Kevin.

A confusão resulta, espero eu, ainda de estar a deixar as plantas crescer livremente. Com a tesoura vou organizar mais as plantas e tentar dar mais organização.

 

Este aquário tem por objectivo efectar algumas experiências.

 

Quanto à Elatine. Sinceramente não te sei responder. Neste aquário tem muita luz e muito Co2 e nunca experimentei doutro modo. Acredito que continue a crescer mas não formará um tapete compacto. Acho eu.

 

 

Francisco, o overall está muito bom e tens aí pormenores muito interessantes.

Quanto ao hardscape não tenho nada a dizer mas esse musgo consegues podas que o mantenham com uma forma interessante? está com ótimo aspecto mas sempre o achei muito "arrebitado" :)

Nalguns locais (meio entre as pedras) está excelentemente colocado.

 

Estas tuas ideias de andar a plantar plantas sem ser no substrato eu já as tive mas sempre me assustaram. Como em duas montagens isto te correu bem a ti já estou mais à vontade de o fazer com plantas difíceis :-D

 

Se essa Elatine fechar isso fica bom para o AGA ;)

 

Olá Pedro,

Obrigado.

 

O Musgo flame tem este efeito... fica sempre arrebitado e, na minha opinião, é fácil de podar (quase como uma planta de caule, mas muito baixa.

 

Colocar as plantas sem ser no susbtrato começou como uma experiência que correu bem. As alternativas são muito interessantes e acho que vai permitir fazer layouts diferentes e inovadores. Agora, não sei se todas as plantas permitem isto.

 

Abraço,

 

Francisco, não só mas também por tua causa vou amanhã deslocar-me à terra do big brother :P para ter finalmente o prazer de te conhecer.

E como se não bastasse tudo o que já fizeste de bonito optaste por uma planta que é a minha planta fetiche :( da qual 4 vezes me dei mal - Hygrophila Pinatifida. Só espero que te safes e isso cresça bem para depois te roubar umas mudas :)

Também gostei muito da Hygrophila araguaia, um dia destes se encontrar espaço cá por casa ainda tento usar. E estás a usar uma que anda debaixo do meu radar já há uns tempos - Elatine Hydropiper.

 

Adoro o verdete das tuas pedras.

 

António,

 

Foi um prazer conhecer-te!

 

Também adoro as hygrophilas... agora são plantas muito temperamentais. Quando às mudas... está à vontade.

 

O verdete das plantas é, tambem, um pouco de cianobactérias e green dust.

 

Abraço,

 

 

Também concordo (em parte) com o Miguel. Tens demasiados pontos de distracção. Na minha opinião o que está a causar isso é principalmente a dispersão da Hygrophila araguaia.

 

Não deixam de qualquer forma de ser plantas muito bonitas.

 

Olá José,

 

Obrigado pelo comentário. Vou tentar que a araguaia cresca mais e fique mais compacto. Agora, claramente, não é a planta mais indicada para aquário de pequena dimensão. É mais uma planta de detalhe, na minha opinão.

 

O desafio neste aquário é manter a planta baixa e compacta para fazer a transição entre a Elatine e as pedras.

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Hoje vou ser diferente... deixo-vos um video da poda que fiz ao aquário.

Ainda não percebo muito de edição de video, pelo que não editei a imagem. Apenas acrescentei a apresentação e aumentei a velocidade de reprodução (imagino que não tenham paciência para me ver 30 min de tesoura em punho).

Preparei o video no Final Cut Pro X (ainda olhei para o Adobe Premiere Pro e o Adobe After effects, mas seguramente ainda estaria à frente do computador a editar o vídeo).

Por fim, deixem-me dizer que nenhum filtro foi ferido durante a realização deste filme :tapfoot:




Abraço,
Francisco Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Francisco, por este quarto de hora a ver uma coisa bonita! Só faltou musiquinha a acompanhar. :)

 

 

PS: Ia falar em filtros partidos mas já vi que te adiantaste sobre o assunto. :twisted:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desta vez o esquadro não foi usado? :naughty:

 

nao percebo para que compram plantas carissimas, esmagam-nas com luz, co2 e fertilizantes e depois quando elas crescem cortam-as. :doofywave:

 

Os runners da hygrophila pinnatifida podem ser enterrados? Sempre me disseram para agarra-las a troncos ou pedras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco Até podias colocar uma hora, era puro prazer ver trabalhar quem sabe.

Não estou a gostar nada disto :tapfoot:, ultimamente por causa de ti, do Miguel Reis, Do Vasco e do Pedro Rosa, o bichinho do aquascaping voltou!!! sabem de alguma maneira de o fazer adormecer de novo????

E onde anda o Diogo Matias?? e o Gonçalo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco Até podias colocar uma hora, era puro prazer ver trabalhar quem sabe.

Não estou a gostar nada disto :tapfoot:, ultimamente por causa de ti, do Miguel Reis, Do Vasco e do Pedro Rosa, o bichinho do aquascaping voltou!!! sabem de alguma maneira de o fazer adormecer de novo????

E onde anda o Diogo Matias?? e o Gonçalo?

 

Para adormecer o bicho é pedir o extracto bancário para veres quanto é que cada um já gastou no hobby especialmente no aquascaping. :lol:

 

O Diogo agora está nos salgadinhos. O Gonçalo não estou a ver quem seja. :oops:

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O video está excelente :)

O aquário está a ficar muito bom e original que é algo que o valoriza bastante.

 

Mostrar trimmings radicais é excelente para quem anda nos primeiros passos pq toda a gente tem medo de o fazer :)

Aliás, o pessoal tem que perceber que fazer, na parte traseira do aquário, cortes de altura distinta é muito mau pq ficam sombras sobre os cortes mais radicais e as coisas não crescem em condições.

 

Essa Elatine está a fechar muito bem. Quantos vasos da Tropica plantaste? Tenho que tirar umas fotos no meu de 60l da Elatine a "galgar" a Aqua Gravel... estou de facto a adorar o efeito :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se o Francisco te vai responder durante o fim de semana mas fica a resposta: Rotala Indica.

Ele gosta certamente mais deste raspador dos 20 anos da ADA :) Tu tb ias adorar se o experimentasses :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Desculpem só responder agora, mas estive fora durante os dias... o meu puto fez um ano de idade e teve todos os mimos do pai.

 

Obrigado, Francisco, por este quarto de hora a ver uma coisa bonita! Só faltou musiquinha a acompanhar. :)

 

 

PS: Ia falar em filtros partidos mas já vi que te adiantaste sobre o assunto. :twisted:

 

Abraço

 

Obrigado Miguel. Bem sei que falta a música, mas primeiro, tinha que por a música em conjunto com o vídeo (+ 2h à volta do programa para aprender como o fazer) e, segundo, os meus gostos musicais são duvidosos :)

Nota: Obrigado pela edição do post!

 

Desta vez o esquadro não foi usado? :naughty:

 

nao percebo para que compram plantas carissimas, esmagam-nas com luz, co2 e fertilizantes e depois quando elas crescem cortam-as. :doofywave:

 

Os runners da hygrophila pinnatifida podem ser enterrados? Sempre me disseram para agarra-las a troncos ou pedras.

 

António, Tirei as medidas antes de fazer o vídeo. Só faltou o compasso :doofywave:

 

Pois ... o corte das plantas é como cortar o cabelo... quanto mais curto cortarmos, mas forte ele cresce !

 

Quanto aos runners da pinnatifida, julgo que podem ser enterrados. Aliás as raizes dos runners já estavam a enterrar-se no substrato. Vamos ver como correr a replantação.

 

 

 

Francisco Até podias colocar uma hora, era puro prazer ver trabalhar quem sabe.

Não estou a gostar nada disto :tapfoot:, ultimamente por causa de ti, do Miguel Reis, Do Vasco e do Pedro Rosa, o bichinho do aquascaping voltou!!! sabem de alguma maneira de o fazer adormecer de novo????

E onde anda o Diogo Matias?? e o Gonçalo?

 

Pois é! Já tinha dito que sou (somos) uma má influência.

 

 

O video está excelente :)

O aquário está a ficar muito bom e original que é algo que o valoriza bastante.

 

Mostrar trimmings radicais é excelente para quem anda nos primeiros passos pq toda a gente tem medo de o fazer :)

Aliás, o pessoal tem que perceber que fazer, na parte traseira do aquário, cortes de altura distinta é muito mau pq ficam sombras sobre os cortes mais radicais e as coisas não crescem em condições.

 

Essa Elatine está a fechar muito bem. Quantos vasos da Tropica plantaste? Tenho que tirar umas fotos no meu de 60l da Elatine a "galgar" a Aqua Gravel... estou de facto a adorar o efeito :)

 

Pedro.

 

Obrigado Pedro.

 

Usei dois vasos de Elatine, bem espalhados pelo substrato. A planta cresce muito bem e, parece-me ser mais fácil de manter que a cuba.

 

 

que planta e essa vermelha lá atras? tenho de te comprar uns pes =)

 

 

Já agora, para limpar os vidros, o que gostas mais? esse raspador, ou aqueles com esopnja extensivel?

 

Olá Tiago,

 

O Pedro e bem já te respondeu ... Rotala Indica. Para limpar os vidros, o raspador é excelente. Faz o serviço num piscar de olhos.

 

 

Por fim, vou tentar arranjar tempo para fazer mais umas fotos e talvez nova poda pois a Hemianthus Micrantemoides é uma praga a crescer.

 

Abraço para todos!

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Na passada segunda feira tirei umas fotos do estado do aquário.

 

Aqui fica...

 

IK6A4447_zpsddfc8847.jpg

 

Depois disto, e atendendo a estar farto das cianobactérias, fiz um apagão até este domingo de manhã.

 

Se se portarem bem, depois posto as fotografias que tirei hoje :naughty:

 

Abraço,

Francisco

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ...



Acordei com remorsos de não ter mostrado as fotos que tirei ontem...



Depois de 6 dias de blackout total do aquário (sem fertilização e sem luz. Apenas CO2 24/7), quando tirei as toalhas, o cenário era este:



IK6A4495_zps1d974d3b.jpg



A Elatine começou a crescer em altura ...



IK6A4498_zps42f5dbfb.jpg




De facto, quem sofreu com o Blackout foi a cuba ...



IK6A4499_zps56303dd8.jpg




IK6A4493_zps98198054.jpg



Pois isto, nova poda nas plantas e o aquário ficou assim ...




IK6A4505_zps0f96ee56.jpg




IK6A4520_zpscf5a6346.jpg



IK6A4524_zps1fcd4731.jpg



IK6A4522_zps6bc6cd3c.jpg



IK6A4507_zps2f834071.jpg




IK6A4513_zps9d20ff1e.jpg




IK6A4516_zps9040dcce.jpg




IK6A4515_zps577fc87d.jpg



IK6A4511_zps0ace9faf.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu desmanchava tudo pq isso está horrível biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Mas ainda tens Cianos? Não consigo ver...

Se morreram, valeu a pena pq isso volta tudo ao normal.

 

É engraçado como a Elatine sem luz cresceu tanto :)

O musgo parece estar muito bonito.

 

Miguel, aquilo são lilly pipes da comemoração dos 21 anos da ADA. São os PIGgy pipes!

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta malta é tramada...

 

Um gajo recebe uma edição especial de Lily pipes e ficam todos invejosos :doofywave:

 

Miguel, Também estou ansioso de terminar este layout .. mas o que tu queres é outros layouts :drool3: bem sei !!!! Este não tem nada haver com o estilo que gosto.

 

Gonçalo, Obrigado pelos comentários.

 

Pedro, Agora não vejo cianos, mas aquilo é uma praga enorme .. espero que tenham morrido de vez.

 

A Elatine teve, curiosamente, o mesmo comportamento da Glossostigma quando não tem luz - cresce em altura. Até facilita a poda posteriormente.

 

Quando ao musgo está a tornar-se um dos meus preferidos.

 

Abraço a todos,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta malta é tramada...

 

Um gajo recebe uma edição especial de Lily pipes e ficam todos invejosos :doofywave:

 

 

Foi o prémio pelo 99º lugar no IAPLC 2013 :naughty:

Editado por Miguel Reis
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais