aquario 160lt ajuda global


Recommended Posts

boas pessoal!

acabei de comprar um aquario de 160lt, 80 comprimento x 40 largura x 50 altura.

estou a pensar comprar o filtro Eheim Filtro externo Professionel 3 250/2071 com uma filtragem de 950l/h.

o Termo-aquecedor de precisão para aquários Eheim-Jäguer de 200w.

 

A minha ideia é ter o mínimo de preocupações com a limpeza do aquario e manutenção dos filtros.

também tenho duvidas nas matérias filtrantes que devo colocar neste filtro..

agradeço a ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para o meu de 37L como matérias filtrantes uso a lã acrílica que troco todos os meses, uso cilindros de cerâmica de 15mm e uso Sera Siporax mini e estu bastante satisfeito porque a água está sempre muito cristalina.

 

Na limpeza faço tpa's todas as semanas e limpo sempre os filtros, só tive perda de rendimento do filtro quando estive 1 mês sem o limpar.

 

Abraço,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei que tipo de aquário queres montar, mas se queres realmente estar à vontade com a manutenção do aquário aposta antes no 350/2073.

Tem mais capacidade para matérias filtrantes. A velocidade a que a água passa pelo filtro não é o mais importante para manter a qualidade da água.

Se comprares novo, esse filtro já trás as matérias filtrantes. É só colocar como a marca recomenda.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, eu comprei o 350/2073 novo, espero que funcione mesmo bem! deve chegar hoje a casa.. relativamente a agua e ao ph.. depois de ter tudo montado vou encher o aqua de agua, fazer as medições. se o ph me der elevado tenho um produto que serve para baixa-lo, a minha duvida é se basta aplicar esse produto uma vez ou se tem que ser aplicado ao longo do tempo para manter o ph estável.

também tenho um produto que acelera o aparecimento das bactérias nas materias filtrantes, posso usa-lo certo? e posso por um corydoras para acelarar o processo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso de quimicos para baixar o pH é desaconselhado a médio/longo prazo. Mais vale usar um bom substrato que acondiciona os valores da agua de acordo com a fauna pretendida. O uso de troncos apropriados para uso em aquários também é uma boa opção. E muitas plantas de crescimento rápido. E depois de teres tudo montado e a funcionar, as plantas a crescerem bonitas , é que pensas em que fauna introduzir de acordo com o que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, eu comprei o 350/2073 novo, espero que funcione mesmo bem! deve chegar hoje a casa.. relativamente a agua e ao ph.. depois de ter tudo montado vou encher o aqua de agua, fazer as medições. se o ph me der elevado tenho um produto que serve para baixa-lo, a minha duvida é se basta aplicar esse produto uma vez ou se tem que ser aplicado ao longo do tempo para manter o ph estável.

também tenho um produto que acelera o aparecimento das bactérias nas materias filtrantes, posso usa-lo certo? e posso por um corydoras para acelarar o processo?

 

Funciona de certeza. Mas não é para deixares meses sem o limpar...

 

Tal como o António disse, não vale pena andares a mexer nos parametros da água com productos, pois vais ter de andar constantemente a colocar e a verificar os valores para evitares subidas e descidas constantes. O que interessa é que os parametros se mantenham estabilizados. de

 

O producto que tem bactérias podes colocar à vontade, isso acelera o ciclo pois estás a introduzir as bactérias que vão decompor a matéria orgânica que o aquário cria, mas atenção que não existem milagres. As coisas demoram à mesma o seu tempo a acontecer.

 

Podes colocar um peixe para te ir ajudando à criação de detritos para alimentar as bactérias, nao precisa ser um corydora. Apesar de serem um bom peixe para nos avisar se o aquário está com algum problema, pois quando se vêem à rasca geralmente começam a nadar mais à superficie, é preferivel ires testando os nitritos(NO2) e a amónia(NH3/NH4) e passado uma semana se estiverem a 0, colocas o peixe.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, hoje durante a tarde enchi o meu aqua e já esta a funcionar. pus umas pedras de compra plantas de plástico e uma verdadeira. de futuro vou substituir as de plástico pelas verdadeiras. o areao é de sílica lavei fervi e pus na agua. o filtro é o Eheim Filtro externo Professionel 3 350. pus uns produtos para tirar os metais da agua da torneira e vou por durante 10 dias um para acelarar a criação de bactérias no filtro. fiz uma medição de ph e deu 7.5. acham o ph bom para a maioria de peixes ( os mais comuns das lojas) ou devo colocar um tronco de madeira para baixar para os 7? relativamente ao filtro, acham que pode ser desligado 1 ou 2 horas por dia e depois voltar a ligar. as bactérias não morrem pois não? não sei se conhecem este modelo de filtro, mas sabem se o tubo onde sai a agua pode estar debaixo da agua?? porque se estiver por cima da agua faz um efeito cascata e é muito barulhento..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz uma medição de ph e deu 7.5. acham o ph bom para a maioria de peixes ( os mais comuns das lojas) ou devo colocar um tronco de madeira para baixar para os 7?

 

Para vivíparos( espadas, platys, guppies, mollys) serve perfeitamente, agora se quiseres fazer um comunitário com espécies que preferem aguas mais acidas deves tentar baixar o pH para os 7º, podes colocar uns troncos proprios para uso em aquários que além de serem decorativos e acidificarem um pouco a agua são optimos para colocar certo tipo de plantas naturais :naughty:

 

 

relativamente ao filtro, acham que pode ser desligado 1 ou 2 horas por dia e depois voltar a ligar. as bactérias não morrem pois não? não sei se conhecem este modelo de filtro, mas sabem se o tubo onde sai a agua pode estar debaixo da agua?? porque se estiver por cima da agua faz um efeito cascata e é muito barulhento..

 

Os filtros devem funcionar 24 horas por dia. O tubo de saída pode e deve estar dentro de agua.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para haver uma oxigenação da agua basta que haja movimento de agua à superfície. Se a saída de agua estiver colocada abaixo da linha de agua mas for suficiente para remexer a superfície é o suficiente para haver trocas gasosas. Mas bom mesmo é haver plantas naturais saudáveis, elas vão alimentar-se do co2 criado pelos vivos e libertar o oxigénio necessário para a fauna. Nada de novo, portanto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok vou comprar um tronco que vi numa loja e tentar baixar o ph para valores próximos de 7. em relação as plantas, já entendi que são precisas verdadeiras, e como já tinha dito em cima vou pondo aos poucos mais. existe aqui algum tópico que explique as espécies que se dao mal? é que estou com receio de comprar peixes e depois eles se comerem uns aos outros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A interação entre os peixes, é um bocado relativa... Cada peixe é um peixe e o comportamento vai ser influênciado por coisas como o tamanho do aquário, a decoração, os outro peixes, etc.

 

Procura nomes de espécies que gostes e que sejam compactiveis com o teu aquário(tamanho, parametros da água e territoriabilidade) e coloca aqui os que gostavas de ter, que depois logo te ajudam a ver as que podem resultar mais facilmente juntas.

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, já que o Sergix falou em compatibilidade deixo aqui a minha dúvida:

 

Num aquário de 240L pensei na seguinte fauna:

 

Fauna "secundária"

- Neons (para mim é quase "obrigatório" porque adoro neons) (Tetra limão, nariz de bêbado, glowlight, innesi)

- 3-4 Otos

- Pensei em Red Cherrys mas tenho medo que sejam comidos por outros;

 

Fauna "Principal":

- 1 casal de Acarás Bandeira (não vão ficar muito apertados?)

- Se não der os Bandeira pensei em 1 casal de Rammis (Tenho medo que ataquem os outros para proteger eventuais ovos)

- Se mais uma vez não der pensei em 1 casal de Apistogramma Cacutuoides (mais uma vez o medo de atacarem por causa da desova)

 

Penso que a nível de Ph, Gh etc estejam todos bem encaixados

Dêem mais sugestões :)

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, que tal criares um tópico com as tuas dúvidas? Assim vai criar confusão entre as tuas questões e as do Sérgio. Tal como o João referiu cada aquário é um caso único.

 

A interação entre os peixes, é um bocado relativa... Cada peixe é um peixe e o comportamento vai ser influênciado por coisas como o tamanho do aquário, a decoração, os outro peixes, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, acho que já decidi mais ou menos os epixes que vou pondo aos poucos. neons espadas tetra e aqueles limpa fundos.. disseram me que os guppies não se dao bem com espadas é verdade? e não loja onde vou disseram-me para por um bocado de sal na agua, que ajuda a purificar.. o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acontece algumas vezes os espadas atacarem os guppies, mas é questão de embirrarem uns com os outros. Mas sendo um aquário de 80 eu não arriscava meter as duas espécies...

 

Que tetra é que estás a pensar? É que tetras existem umas quantas centenas de espécies :P

 

Podes adicionar um pouco de sal ao aquário, muito esporádicamente.

Serve para repor alguns dos sais que se vão perdendo no aquário, geralmente devido a manutenções descuidadas ou muito espaçadas.

Também tem a vantagem de matar ou enfraquecer alguma da "bicharada" que não queremos no aquário.

Mas atenção que não é a solução para as doenças... Serve apenas como uma precaução, porque se adicionares regularmente sal, com a evaporação da água, o sal vai se acumulando e alguns peixes não suportam bem um aumento da salinidade.

 

 

Bruno, tal como o António disse, cria um tópico teu com essa dúvida e depois pedes a um moderador para apagar esta daqui, senão vai gerar confusão.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, que tal criares um tópico com as tuas dúvidas? Assim vai criar confusão entre as tuas questões e as do Sérgio. Tal como o João referiu cada aquário é um caso único.

 

 

 

Acontece algumas vezes os espadas atacarem os guppies, mas é questão de embirrarem uns com os outros. Mas sendo um aquário de 80 eu não arriscava meter as duas espécies...

 

Que tetra é que estás a pensar? É que tetras existem umas quantas centenas de espécies :P

 

Podes adicionar um pouco de sal ao aquário, muito esporádicamente.

Serve para repor alguns dos sais que se vão perdendo no aquário, geralmente devido a manutenções descuidadas ou muito espaçadas.

Também tem a vantagem de matar ou enfraquecer alguma da "bicharada" que não queremos no aquário.

Mas atenção que não é a solução para as doenças... Serve apenas como uma precaução, porque se adicionares regularmente sal, com a evaporação da água, o sal vai se acumulando e alguns peixes não suportam bem um aumento da salinidade.

 

 

Bruno, tal como o António disse, cria um tópico teu com essa dúvida e depois pedes a um moderador para apagar esta daqui, senão vai gerar confusão.

 

 

Peço desculpa, não era minha intenção criar confusão obviamente. Apenas publiquei aqui porque achei desnecessário criar um tópico de propósito para uma dúvida pequenina. Apaguem então o post que fiz anteriormente sff

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebi uma coisa, num aquario de 120l que é o meu acham melhor não juntar guppies com espadas? eu gosto dos espadas por isso vou ter que optar por eles então.. a minha agua esta nos 24 graus, é suficiente não é? e relativamente ao sal, ponho uma colher de sopa então?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, não era minha intenção criar confusão obviamente. Apenas publiquei aqui porque achei desnecessário criar um tópico de propósito para uma dúvida pequenina. Apaguem então o post que fiz anteriormente sff

 

Cumps,

Bruno

 

Bruno, não fiques chateado, pelo contrário deves criar um tópico teu para que possas ser esclarecido sobre as tuas dúvidas. Na maior parte dos casos o pessoal lê os tópicos na diagonal e podem fazer confusão entre as tuas dúvidas e as do Sérgio. Abre lá um tópico teu - pagas o mesmo :tongue: - e depois pede para apagar o teu post aqui.

 

não percebi uma coisa, num aquario de 120l que é o meu acham melhor não juntar guppies com espadas? eu gosto dos espadas por isso vou ter que optar por eles então.. a minha agua esta nos 24 graus, é suficiente não é? e relativamente ao sal, ponho uma colher de sopa então?

 

Se o João Abóbora te aconselha a evitar juntar guppies com espadas é com saber acrescentado, ele sabe mais disto a dormir que a maioria de nós acordado. 24º é suficiente para a maioria da fauna, quando chegar o inverno terás que ligar um termostato para manter essa temperatura. Quanto ao sal não percebo a necessidade para já.

Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bruno, não fiques chateado, pelo contrário deves criar um tópico teu para que possas ser esclarecido sobre as tuas dúvidas. Na maior parte dos casos o pessoal lê os tópicos na diagonal e podem fazer confusão entre as tuas dúvidas e as do Sérgio. Abre lá um tópico teu - pagas o mesmo :tongue: - e depois pede para apagar o teu post aqui.

 

 

Se o João Abóbora te aconselha a evitar juntar guppies com espadas é com saber acrescentado, ele sabe mais disto a dormir que a maioria de nós acordado. 24º é suficiente para a maioria da fauna, quando chegar o inverno terás que ligar um termostato para manter essa temperatura. Quanto ao sal não percebo a necessidade para já.

 

Claro que não fico chateado, até agradeço por me terem corrigido :)

 

Agora sim já criei tópico e deixo-vos o desafio para irem lá responder e dar umas sugestões :P

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebi uma coisa, num aquario de 120l que é o meu acham melhor não juntar guppies com espadas? eu gosto dos espadas por isso vou ter que optar por eles então.. a minha agua esta nos 24 graus, é suficiente não é? e relativamente ao sal, ponho uma colher de sopa então?

 

Os 80 que falei são do comprimento do aquário. A litragem do aquario não é o mais importante, no que diz respeito à territoriabilidade, mas sim a área que os peixes têm para nadar e a quantidade de "barreiras" que definem os territórios.

 

Um espada bem tratado chega facilmente a um tamanho entre os 8-10cm e um guppie macho aos 4-5cm. Sendo ambos peixes de superficie e caso o espada embirre, (coisa que acontece maior parte das vezes), vai acabar por andar atrás dos machos até acabar por os stressar tanto que morrem... Até podes ter a sorte de os juntar e correr bem, isto cada peixe é um peixe e tal como qualquer animal têm o seu feitio. Experimentas, coloca plantas altas ou flutuantes para tentar que não se estejam sempre a ver, mas convém estares preparado para retirar uma das espécies caso a coisa começe a correr mal...

 

O sal só vale a pena colocares, se reparares num comportamento que indique algum sintoma de doença.

 

Aqui não é questão de saber ou não, é mesmo só a sorte de os peixes se tolerarem :P

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse caso vou por espadas e não ponho os guppies.. e também não vou por o sal já então!

outra duvida, interessa quando compro saber se o peixe é macho ou femea, porque ainda não tenho conhecimentos para eles depois terem filhos no meu aqua e não queria isso, pelo menos para já... se eu meter machos e femeas elas engravidam logo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos Espadas convém, tal como em outros viviparos (peixes em que as crias nascem totalmente formadas), ter um número igual ou superior de fêmeas em relação aos machos. Isto porque havendo hipotese de acasalar, os machos não as largam e se tiveres 2 machos atrás de uma fêmea ela pode acabar por stressar, por não conseguir descansar dos avanços contantes.

 

São também dos mais faceis de identificar o sexo. Os machos têm a barbatana anal transformada numa espécie de espigão (gonopódio) e geralmente têm uma "espada" na barbatana caudal. As femêas têm a barbatana anal normal.

 

Se estiverem juntos, maioria das vezes as fêmeas já vêm grávidas. Como conseguem armazenar o esperma do último acasalamento, durante um longo periodo de tempo, mesmo que não tenhas machos no aquário, podes ter nascimentos. Se tivere o aquário com bas

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.