Peter Alien

Membro
  • #Conteúdo

    100
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Peter Alien

  1. 28-29ºC é uma Temperatura relativamente bem tolerada pelos peixes, apenas as plantas é que começam a morrer se a temperatura chegar aos 30ºC (já pude comprovar por experiência própria, infelizmente por várias vezes, o Verão é lixado ). É um método que normalmente resulta, pode demorar é uns poucos dias, e é muito bom porque assim não saturas a água com produtos quimicos. O meu Aqua está sempre entre 26 e 28ºC, porque quando a Temperatura é alta as bactérias têm mais dificuldade em se desenvolver, inclusive o Ictio
  2. Quando alguma coisa de estranha acontece no meu aqua, eu vou por partes, mais concretamente: - 1) problemas quimicos - 2) problemas biológicos Não sei o grau de conhecimentos que tens por isso vou-te dar algumas achegas: Vamos ao 1): vê o nivel de Amónia, Nitritos e Nitratos da água. vê ainda o PH. vê a temperatura da água (se postares aqui os valores o ppl agradece ) Como é que está a oxigenação da água, tens a bomba a funcionar quantas horas por dia? Como é que está o filtro biológico? Há quanto tempo é que o lavaste, e como é que o lavaste? Que comida dás aos teus peixinhos, e a quantidade? Como é que está a "população" de algas? Tens o teu aqua plantado? Ultimamante, ocorreu alguma mudança brusca de temperatura e/ou PH? e agora o 2): TPAs. Fazes com que regularidade, e que percentagem de água tiras? Penso tratarem-se de várias doenças ao mesmo tempo, Possivelmente Fungos e doenças de origem bacteriana ao mesmo tempo. Por agora enquanto não postares os valores, aconselho-te a aumentar o nivel de O2, e a aumentar a temperatura da água até aos 28-29ºC. Se costumavas dar muita comida, corta um bocado na ração que eles não morrem de fome, isto de modo a que a água não fique tão poluida Faz TPAs, começa com uma mudança de 40%, e depois pelo menos dia sim, dia não, 10%, e aproveita e aspira o areão. Enquanto não se souber exactamente que doenças são, é complicado estar a administrar medicamentos na água. Podes por agora ir por 3 vias, mas não as mistures: - Não utilizar medicamentos, mas colocar carvão activado para se tentar limpar um pouco mais a água. - Tentar usar por exemplo o SERA Costapur e o SERA Mycopur, que servem para combater Fungos e parasitas externos. - ou então (um método mais forte), usar por exemplo o SERA Backtopur Direct. Mas posta é aqui os valores, porque senão torna-se dificil alguém opinar mais alguma coisa. Boa sorte.
  3. Se não quiseres usar produtos quimicos, aumenta apenas a temperatura da água para 28-29ºC.
  4. Já agora, conheces algum bom medicamento para tratar os parasitas das guelras, tirando o Sal, que já me disseram que é bom. Obrigadão.
  5. Só para teres uma ideia dos tipos de kit que existem podes dar uma olhadela no site da Hagen: http://www.hagen.com/usa/aquatic/sub_categ...AT=1&SUBCAT=124 Tens aqui outros sites úteis (paço a publicidade): http://www.sera.de/English/autoframe.htm?u...ter/zutaten.htm http://www.tetra.de/default.cfm?lang_id=2 http://www.waterlife.co.uk/ http://www.jbl.de/index_uk.html http://www.seachem.com/ Fica bem.
  6. Down: realmente são muitos peixes para colocares no aqua de uma vez só... pode ser que a oxigenação da água não seja suficiente. Tem também em atenção a poluição da água, não dês muita comida de uma só vez. Há e não te esqueças que os medicamentos consomem o O2 da água, por isso nessas situações aumenta sempre o fluxo de oxigenação, senão os peixes morrem sufocados. Vai fazendo TPAs (cuidado com os choques de PH e temperatura) e vai controlando a Amónia, Nitritos e Nitratos. O facto de terem apanhado Ictio deve ter sido por causa de terem sofrido um choque térmico. Boa sorte.
  7. Boas Quinzico, o único problema era mesmo a respiração super-rápida, e elas colocarem-se muitas mais vezes de lado (coisa que só faziam á noite), pareciam-me muito cansadas, e andavam sempre com a boca muito aberta. Tudo o resto encontrava-se em perfeitas condições, o nadar, o aspecto exterior, etc... Nunca fiz introdução de CO2 no Aqua, a bomba de ar está sempre a funcionar 24 por 24horas.
  8. Olá pessoal, vou colocar um problema que tive (infelizmente tive, porque elas morreram-me hoje) com duas Bótias Palhaço, a ver se vocês chegam a alguma conclusão, porque eu ainda não consegui. Tinha duas Bótias Palhaço que passaram a apresentar (de forma repentina) a respiração super acelerada e andavam sempre com a boca bem aberta (o que não era costume), o seu aspecto era perfeitamente normal, apenas passaram foi a comer menos. Os restantes peixes, 4 Néons Negros, 1 Peixe-Lápis, 1 casal de Espadas e um Otto encontram-se ainda bem. Já as tinha há bastante tempo, até já eram grandinhas, não mudei nada excepto (claro) fazer TPAs regularmente. O nivel de oxigénio continuava o mesmo como sempre esteve, e nunca me deu problemas. Esta situação começou repentinamente. Status do Aqua (60 cm): Temp -> 28ºC PH -> 6.5 Amónia -> 0 Nitritos -> 0 Nitratos -> 0 Faço TPAs regularmente, e cheguei a colocar Carvão activado, e ainda cheguei a começar um tratamento com o Flagyl. O nivel de algas estava bem controlado. Se pudessem opinar sobre o problema que as tenha afectado, agradecia imenso, principalmente para tentar perceber melhor o problema, porque eram os dois peixes que eu mais gostava e já as tinha há imenso tempo. Obrigadão.
  9. Têm aqui uma página que acho que será de grande utilidade: http://users.allnet.com.br/neon/doenças_do...ornamentais.htm :D
  10. A barriga deles está constantemente inchada, ou só fica assim depois deles comerem ? Têm as escamas eriçadas ?
  11. Fezes cor de rosa não poderá ser indicador de alguma concentração de sangue nas fezes ?
  12. Para mim foi claramente falta de oxigénio na água. Os medicamentos consomem o oxigénio existente na água, por isso quando aplicares algum medicamento, tens que aumentar bastante a oxigenação da água. Força com isso
  13. A zona dos olhos é muito frágil, basta uma sucçãozinha de um Pleco ou uma "dentadinha" de um Bótia (nunca experimentaram colocar o dedo ao pé de um Bótia enquanto estão a comer, não aleija mas vão sentir um puxãozinho que é forte o suficiente para fazer estrago nos olhos de peixes de reduzida dimensão) ... e pronto... lá se foi o olho.
  14. Dose preventiva seria para hipotéticos problemas externos, mas pelos vistos este tratamento é para problemas internos. Obrigado
  15. Já agora, digam-me uma coisa, o Metronidazole serve para matar parasitas intestinais ? E mais o quê ? Ele destrói as bacterias nitrificantes ? E que doses é que se podem usar para um aqua de 54L (dose preventiva) ? Obrigadão.
  16. Também já me aconteceu a um Néon Negro. Cheguei à conclusão que podem ser ou as Botias, ou os Ottos ou os Plecos (inclino-me mais para estes dois últimos). O que se passa é o seguinte, existem peixes que têm hábitos nocturnos e outros diurnos. Já deves ter reparado que, por exemplo, os Néons de noite ficam muito parados no fundo (a dormir) o problema é que os Ottos e Plecos têm alguma actividade durante a noite, o que significa que não é dificil depararem-se com algum Néon. Ora se por acaso algum Otto ou um Pleco cola a sua ventosa à zona do corpo do Néon onde ele tem um olho, quase de certeza que ficará sem ele, isto devido á força de sucção da ventosa. Não fazem isto por maldade, apenas os Néons estão nessa altura num estado de letargia tal, que mesmo que um peixe lhes toque eles têm pouca capacidade de reacção. Foi a esta conclusão que cheguei. Uma resolução para isto ? É complicado, talvez um aquário mais espaçoso e com mais esconderijos, possa ajudar a amenizar a situação.
  17. Sim, faz TPAs regularmente, pelo menos 10% todas as semanas. Coloca é a água aos poucos para não haver choques de Temperatura e PH. As TPAs permitem que a qualidade da água não baixe muito, mantendo os niveis de amónia/nitritos e a parte bacteriológica aceitáveis para os peixes. Já agora quando aumentares a temp da água ou administrares algum medicamento aumenta sempre o débito de O2 da pedra difusora, isto porque quanto maior a temp da água, menor o nivel de O2 presente nela. Os medicamentos também consomem parte do O2 presente na água, por isso se não aumentares o débito de O2, os peixes poderão morrer sufocados. Cumps Peter
  18. Também concordo que seja falta de O2 na água do aqua. Vi na foto que tens Discos, trata do O2 rapidamente, pq senão os Discos ainda vão desta para melhor! 1 pedra difusora e uma bomba de ar resolve o problema.
  19. É curioso mas foi o que me veio à cabeça quando vi a foto pela primeira vez, que o peixe tinha sido atacado por outro ou outros.
  20. Eu costumo curar o Ictio dos meus peixes (felizmente há já muito tempo que não lhes aparece) elevando apenas a Temp para 28-29ºC durante alguns dias e não costumo usar nenhum medicamento
  21. Obrigado Joana, ainda bem que o teu problema não é grave. Quanto ao meu Colisa, por agora, vai-se aguentando.
  22. É capaz de ser Ictio, se calhar a temp da água do aquário da loja era maior do que a que tens no teu aqua, e a tua fêmea Guppy quando a introduziste no teu aqua sofreu algum choque térmico. Coloca a temp do teu aqua a 28-29ºC, se for Ictio ele passará, e nem sequer precisarás de usar medicamentos. Já agora diz qual é o status do teu aqua (temp, ph, valor de amónia, nitritos, se fazes TPAs) ?
  23. Nesta altura tenho um Colisa Chuna com duas supostas "borbulhas" dessas, mas no caso do meu peixe ele é semi-transparente e consigo ver que, muito provavelmente são tumores. O 1º que apareceu tem crescido bastante, quer no seu diametro, quer em altura. Sei é que ele começa a ter problemas de saude, provavelmente por causa disso. Tratando-se de um tumor, infelizmente não conheço nenhum tratamento para isso.
  24. Fazes TPAs ? Acho que isso pode ser devido ao ataque de parasitas externos. Se não fizeres TPAs com frequência, para além do nivel de amónia e de nitritos aumentar, também a água do teu aqua ficará cada vez mais com matéria orgânica em decomposição o que provocará um aumento da população de bactérias nocivas.
  25. ivofbouca, costumas fazer TPAs ?