IAPLC 2013


Miguel Reis

Recommended Posts

Compreendo as "nostalgias" mas o que interessa é o "agora".

 

.

Permitam-me uma "achega"... Ou muito me engano ou apenas aumentaremos o nivel nacional aumentando tambem o numero de aquascapers! Não melhoraremos apenas com uma quantidade de 10-20 aquascapers de qualidade (desculpem se estou muito enganado no numero real de aquascapers de excelente qualidade). Precisamos de "recrutar" muito mais, provocando desafios novos, novos arrojos, novas ideias e aparece com um aumento de quantidade! O tempo selecionará quem de facto tem o que é preciso para se destacar cá dentro e lá fora. Para isso, é preciso estimular, apoiar, incentivar tudo o que é gente que começa e que tem muita vontade para começar com alguma qualidade. O vosso incentivo para que isso aconteça é essencial, pois sem saberem são mentores e inpiradores de quem começa. Estes que hoje estão no começo amanhã podem estar a competir convosco, fazendo que cada um de vocês seja o obrigado a melhorar e a tornar-se um aquascaper melhor.

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao tópico,

 

Estou ligado à Aquariofilia à uns 7/8 anos (aquariofilia avançada, diga-se... que manter o peixinho vermelho no aquario de plantas falsas temos de ser sinceros e reconhecer que no Aquascaping não conta :P) e na altura que entrei já havia o IAPLC à uns anos,

 

Engraçado e motivador como de ano para ano a qualidade das montagens aumenta em termos de qualidade! Mas um aumento que é difícil de explicar! Cada vez mais técnicas, ideias e afins... Chega a ser assustador o nível de montagem que (particularmente) os asiáticos têm... os gajos não dão grandes hipóteses a ninguém, o Top100 é (creio) uns 70/80% só daquele lado do mundo.

 

O pior é que acredito que este aumento de qualidade não vai estagnar, a cada ano que vai passar vai ser cada vez mais difícil entrar no Top100! Quero ver até onde pode ir a criatividade dentro de 5 vidros...

 

Siga!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora lanço aqui uma ideia... será que algum dia um conjunto de pessoas (dos fóruns) poderá "imaginar" e criar um aquário em conjunto, talvez com um patrocínio de uma loja para haver local e alguma base de sustentação?

Será algo fazível?

Será interessante?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só me parece possível numa empresa como o Oceanário, Fluviário ou o SeaLife do Porto... ou outro que se enquadre. Senao fica onde? Numa loja? Para isso montam eles (dizem eles com certeza).Na casa de alguém? É só para amigos...

 

Just my 2cents

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O pior é que acredito que este aumento de qualidade não vai estagnar, a cada ano que vai passar vai ser cada vez mais difícil entrar no Top100! Quero ver até onde pode ir a criatividade dentro de 5 vidros...

 

Siga!

Ainda bem! Queremos desafios! Acredita que estou cheio de ideias e só me apetece desmontar os aquários que tenho e remontar coisas diferentes.

 

Quanto ao Top100, para o ano quero lá estar outra vez e vou trabalhar para isso. Acredito, sinceramente, que para o ano seremos mais que um no Top100.

 

Temos que ser mais mais e melhores!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico pasmado com alguns destes aquários e passado com a sua classificação tendo à sua frente alguns sem nexo, afinal quem são os juízes disto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico pasmado com alguns destes aquários e passado com a sua classificação tendo à sua frente alguns sem nexo, afinal quem são os juízes disto?

 

Também fiquei com essa impressão. Não entendi alguns critérios a avaliar pela classificação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A avaliação segue alguns critérios? Ou segue apenas a interpretação estética dos juízes? No fundo a pergunta é se existem critérios de avaliação previamente estabelecidos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ultimo do George Farmer ficou de facto muito mal classificado... ainda há pouco ele colocou um post no UKAPs sobre este aquário.

Eu gosto!

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a critérios o AGA é mais transparente:

 

 

Criteria

There are four basic criteria which we wish considered in the judging of the aquascapes entered in the contest. They are:

  • Overall Impression (between 1 - 35 points)
  • Composition, Balance, Use of Space, Use of Color (between 1 - 30 points)
  • Selection & Use of Materials (between 1 - 20 points)
  • Viability of Aquascape (between 1 - 15 points)

To assist the judges, and to clarify and expand upon the basic criteria, these are some of the things we ask each judge to consider when reviewing each aquascape:

  • Overall Impression - maximum 35 points
    • Does the aquascape make a significant positive visual impression upon the viewer?
    • Do all parts of the aquascape work together to present a harmonious whole?
  • Composition, Balance, Use of Space, Use of Color - maximum 30 points
    • Is the aquascape laid out well?
    • Does balance exist between the various components of the aquascape? Is space within the aquarium used effectively? Do open areas exist and balance and complement more enclosed spaces?
    • Are the colors of the various elements of the aquascape complementary and do they work well together?
  • Selection & Use of Materials - maximum 20 points
    • Are the materials selected for use within the aquascape appropriate for use in an aquarium?
    • Are the various materials harmonious with one another? I.e. if several rocks and/or pieces of driftwood are used, do they compliment one another or do they produce a discordant effect?
  • Viability of Aquascape - maximum 15 points
    • Is the aquascape set up in a manner which, with proper maintenance, is likely to lead to long term success of the aquarium?
    • If used, are the plants selected for the aquascape appropriate for long term use in an aquarium?
    • If visible, are the animals selected as inhabitants of the tank likely to cause damage to one another or to the aquascape itself?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ultimo do George Farmer ficou de facto muito mal classificado... ainda há pouco ele colocou um post no UKAPs sobre este aquário.

Eu gosto!

 

Sem dúvida! Esse e o do Rui Alves. Não entendi aquela classificação comparado com muitos outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yap, já vi aquários bem piores em lugares muito à frente! ... ele podia colocar a foto do concurso no post do aquário...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yap, já vi aquários bem piores em lugares muito à frente! ... ele podia colocar a foto do concurso no post do aquário...

 

 

Eu tenho a foto (por motivos óbvios :P ) mas vai ter que ser ele a pôr ou dar-me autorização para tal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ultimo do George Farmer ficou de facto muito mal classificado... ainda há pouco ele colocou um post no UKAPs sobre este aquário.

Eu gosto!

O George Farmer é um excelente aquascaper e podia ter ficado melhor classificado. Tal como o Rui Alves, tem um potencial brutal!

 

No entanto, o que impressiona é a classificação do brasileiro Luca Galarraga que vai receber duas placas - uma pelo 7th lugar e outra pelo 20th ... Não está ao alcance de qualquer um.

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente alguns aquários que estão por ai, não me parecem aquários, nem acredito muito na sustentabilidade dos mesmos. Eu não consigo entender como um concurso que tem por base um ecossistema, permite a existência de cenários insustentáveis.

 

Tenho visto aquários muito bonitos feitos por portugueses, mas a comunidade é pequena é os preços exagerados para os nossos bolsos. Um layout para um aquário de 1metro chega com facilidade ao valor de um ordenado mínimo nacional. Lá fora os produtos, plantas e electricidade são mais acessíveis e os ordenados maiores, permite num ano fazer 3/4 layouts diferentes. Cá fazemos 1 por ano.

 

Isto cria grandes diferenças de desenvolvimento. Penso que por cá quem se dedica é bom e tem realmente capacidades, mas a falta de concursos internos e de capacidade financeira não ajuda. Também acho que estamos mal servidos de lojas neste aspecto, pouco material para layouts e plantas diferentes, penso que a única loja mais dedicada a esta área seja a aquaeden o que é muito pouco para desenvolver esta área.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que estamos mal servidos de lojas neste aspecto, pouco material para layouts e plantas diferentes, penso que a única loja mais dedicada a esta área seja a aquaeden o que é muito pouco para desenvolver esta área.

Se agora estamos mal servidos...eu quando me iniciei nos aquários plantados para comprar um planta tinha de me deslocar 130km....O Filipe quando ganhou os primeiros AGA não havia nada de marcas de topo...não me parece que isso seja motivo.

 

Porque razão para se fazer um bom aquascaping só se consegue se for com a marca A ou B? Acho que os brasileiros são um bom exemplo disso, muito do seu desenvolvimento foi feito à base de húmus de minhoca :naughty:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o Alvarenga que escreveu sobre lojas e nao eu, mas explica lá o que a existência de lojas tem a haver com marcas numa relação assim tão direta como falas?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Alvarenga é que referiu que uma das razões para o aquascaping não se desenvolver por cá era a falta de lojas especializadas. É ideia da qual discordo. Para mim, um bom layout não precisa de uma loja especializada ao lado.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que eu não falo das marcas, não é os produtos de marca que ajudam a fazer um bom aquário ou layout, até porque isso compras online em ultimo caso.

 

Mas quando queres umas pedras, procuras 10 lojas em Lisboa e não conseguiste encontrar 50 dragon stone, para poderes fazer uma escolha de meia dúzia. Queres uma pedra diferente estive na aquaeden (a única loja que arranjou) 3 meses a espera das mesmas e fiquei retido a umas 20 pedras, das quais levei 10 ( gostava de ter lojas para ver umas 200 e escolher 10).

Ando a procura de troncos com mais de 50 cm, não existem em nenhuma loja. Queres plantas diferentes e não arranjas, fazes muitos km, perdes muito tempo e não há nada. E neste aspecto que me refiro...

 

Quantas lojas têm mais de 3 tipos de pedras em quantidade superior a 10 pedras e mais de 10/20 troncos? E isto não compras online (eu pelo não) e dado que moro no meio de prédios não tenho grande locais para andar a tentar fazer recolhas.

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Alvarenga é que referiu que uma das razões para o aquascaping não se desenvolver por cá era a falta de lojas especializadas. É ideia da qual discordo. Para mim, um bom layout não precisa de uma loja especializada ao lado.

 

José, o Alvarenga entretanto já respondeu. Ele falou em lojas e não em marcas.

Eu por acaso acho que temos lojas que cheguem para o mercado, mas isso quem melhor saberá são pessoas como tu que tens uma loja de animais :)

 

Mas voltando às montagens e concursos, o IAPCL e o AGA hoje estão diferentes. Em 4 ou 5 anos a evolução foi estupidamente grande.

Existe claramente países com uma dedicação muito grande a criar pedaços de natureza espetaculares em pequenos aquários. Muitos deles, como já foi dito, sem grande capacidade de serem sustentáveis, mas fazem-nos e de aparecnia são muito bons.

Hoje é MUITO mais difícil chegar aos lugares que o Filipe chegou (nomeadamente no IAPCL).

 

As marcas ajudam, mas concordo com o Alvarenga no facto de em lojas com gente especializada a atender se aprende muito e principalmente se conseguem criar ciclos de conhecimentos de pessoas que depois podem interagir a aprender mutuamente.

Aí concordo que a Aquaeden é um exemplo muito bom a seguir pelo facto do Rui ser uma pessoas extremamente acessível e com um conhecimento na área muito grande.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.