(Iniciado) Cube Garden 60 P - Amano em mim?


Sapingas

Recommended Posts

Boas noites!

 

Bem, hoje foi dia de tempo para o aquàrio, fiz TPA, fiz limpeza ao filtro, e podei a eleocharis Sp mini e a Alternathera, acabei por dar tambem uns cortes na cuba. E por incrivel que pareca, ao fim de podar ficou tudo cheio de bolhas :drool3:

Os camarões, vão chegar na quarta feira, juntamente com dois Ottos. Não sei se são muitos, mas vao chegar 40 camarões, com medidas entre 2 a 3 cm :sorry: .

Està tudo limpinho e arrumado para os receber.

 

Quanto a cuba acabei por cortar mais um pouco na tentativa de eliminar algumas folhas castanhas, não sei, porque ela se pos assim! Se ela não melhorar, se calhar vou retira la e meter Eleocharis Sp mini em todo o chão que acham?

 

As algas, neste momento acho que pararam um pouco, filamentosas havia numas folhas da Alternanthera mas com a poda e limpeza acabou por sair, aspirei a maior parte das algas no substrato com um tubo fino e que ia tirando agua.

 

A rotala ja se ve, e a pogostemon tambem, mas esta segunda cresce mesmo muito mais lenta.

Agora uma duvida, serà que deva aumentar a luz outra vez para 3x24 w para ver se a cuba melhora?

 

Bem deixo umas fotos!

 

Geral

h8bv.jpg

 

Foto das algas no Chão!

lrlv.jpg

Como podem ver ate fazem bolinhas tambem as algas!

 

Foto da Cuba!

am8d.jpg

 

Bem por agora é o estado das coisas. Sera que a cuba tem carencia de alguma coisa?

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elááá! Isso está a crescer muito bem! ;)

 

Essas folhas acastanhadas na Cuba não apareceu depois de cortares? As folhas que se encontram por baixo das outras não apanham luz e tendem a apodrecer. Uns dias depois da poda, isso está de novo verdinho.

 

Quanto às algas, é ser rigoroso na fertilização e CO2 e elas acabam por desaparecer, além disso com a equipa que aí vem.. 40 Caridinas Japónicas? Não era preciso tanto!

 

 

Como estamos de fertilização?

 

 

Abraço

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

Elááá! Isso está a crescer muito bem! ;)

 

Essas folhas acastanhadas na Cuba não apareceu depois de cortares? As folhas que se encontram por baixo das outras não apanham luz e tendem a apodrecer. Uns dias depois da poda, isso está de novo verdinho.

 

Quanto às algas, é ser rigoroso na fertilização e CO2 e elas acabam por desaparecer, além disso com a equipa que aí vem.. 40 Caridinas Japónicas? Não era preciso tanto!

 

 

Como estamos de fertilização?

 

 

Abraço

 

Sim a cuba começou a ficar pior depois da primeira poda! Ontem acabei por cortar mais um pouco. nas fotos a cuba parece muito mais verde do que na relidade està.

Hum pois mas o problema é que tinha que encomendar 60 euros em vivos, e para atingir esse valor teve que ser essa quantidade de cardinas mais dois Ottos. Tenho que ir ver aqui a Truffaut se me ficam com alguns camarões, com um bocado de sorte ate pode ser que mos comprem :naughty: .

 

Fertilização ainda estou a usar a que tinha da tropica estou a meter uma bombada todos os dias do Specialized. Mas dentro em breve acho que vou investir na fertilização da ADA. Comprar o que me disses te.

 

Agora tens alguns concelhos que me possas dar para os camarões? E a primeira vez que tenho camarões. O que e que eles comem algum cuidado em especial ?

 

Abraço

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem a GRANDE equipe de limpeza jà entrou!

 

Na encomenda acho que je vinha um camarão morto. Assim sendo tenho 39 Cardinas e 2 ottos, ate agora os ottos parecem bem e o resto dos camaroes também.

Acho que um ja tirou uma casca, deixo ficar na agua ou removo?

 

Ja agora comprei comida para os Ottos e para os Camarões, Jbl Novo Prawn para os camaroes e jbl novo Fect, para os Ottos. Ja agora alguém sabe de comida adicional para os peixes e camarões tanto natural como legumes etc?

 

Amanha ou assim ja tiro umas fotos deixa los ambientar melhor, mas confesso que ja veijo a cuba mais verdinha, o escuro que tinha era algas, agora esta clarinha :sorry:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São muitos mas não lhes dês ainda comida. Não os compraste para equipa de limpeza? Se os habituas a comida deixam de ligar às algas.

De qq forma como são muitos tens que observar os bichos nos próximos dias e ver como andam.

 

Tens por aqui um forum de invertebrados onde me lembro de ver receitas, etc, para comidas caseiras naturais. Dá uma olhadela.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

São muitos mas não lhes dês ainda comida. Não os compraste para equipa de limpeza? Se os habituas a comida deixam de ligar às algas.

De qq forma como são muitos tens que observar os bichos nos próximos dias e ver como andam.

 

Tens por aqui um forum de invertebrados onde me lembro de ver receitas, etc, para comidas caseiras naturais. Dá uma olhadela.

 

Oki, eu não vou deitar comida agora nestes dias. Mas e os Ottos precisam de comer certo? Eu tenho o jbl novo fect, aquilo e tipo um comprimido que cai no fundo do aquario e desfaz se no fundo, mas eles não vao la comer, alguma ideia de como hei de fazer para eles se agarrarem as pastilhas?

Sei que são muitos, pois hoje quando os recebi, tentei ir aqui a uma loja perguntar se me ficavam com alguns, mas eles não aceitam porque dizem que teem que ser inspecionados pelo veterinàrio e afins. Entretanto vou me inscrever aqui em foruns franceses de aquariofilia a ver se consigo despachar alguns.

 

Oki obrigado pela dica das receitas caseiras no forum.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes!

 

Cheguei agora a casa e vim ver o aquàrio e tenho mais 3 camaroes mortos! Entretanto estive a tirar os valores a àgua e são os seguintes.

 

Ph - 6.6

Gh - 7d

Kh - 5d

NH4 - 0.1 mg/l

No2 - Entre os 0.05 e 0.1 mg/l

No3 - 10 mg/l

Po4 - <0.02 mg/l

 

Estou com duas bolhas por segundo de Co2.

 

Alguns destes valores està elevado, que possa causar as mortes? De resto os outros estão bem.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites!

 

Bem cheguei agora a casa do trabalho, e vim ver o aquàrio e ja està outro a morrer. Eles ficam de lado no fundo a dar as patas, o corpo passa de transparente para um branco avermelhado preenchido, e depois morrem. Serà falta de comida?

Estou um pouco preocupado serà que deva de dar comida? Ja agora os Ottos andam agarrados aos vidros, mas a olhos vistos não se ve algas, serà que teem fome?

 

Alguém pode ajudar!

 

Abraço

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

Isso não é problemas de alimentação.

 

Dos 40 morreu um na viagem e 4 no aquário? Fizeste a aclimatização como está no link que deixei?

 

 

Abraço

 

Não segui a 100 por cento porque eram 3 sacos dois com camaroões um com peixes, ia metendo um de cada vez a ganhar a temperatura do aquàrio e durante meia hora fui introduzindo àgua aos poucos ate encher mais de meio. Quando comecei a deitar os peixes e os camarões para o aquàrio, tirei a àgua com um tubo, e depois virei para o aqua. Os Ottos até agora parecem bem e os restantes também.

 

Cumps

Bruno Rodrgieus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes!

 

Depois de alguns dias sem novidades, e de algumas mortes de camarões, acho que agora esta tudo mais estabilizado, e jà não morreu mais nenhum camarão. Estão a crescer a olhos vistos, e as plantas acho que estão mais verdes e sem algas. As pedras brilham, realmente esta equipa de limpeza fez maravilhas, revoltam tudo, e por agora não ha alga que resista :drool3: . Os Ottos ate agora estão bem energeticos. As vezes quando a luz se ascende, ou quando ascendo a luz da sala, la se assustam um pouco mas nada de especial...

Bem aqui ficam umas fotos.

 

Uma foto geral, e se repararem do lado esquerdo a frente do aquario, a cuba esta tapada com substrato, pois foram os camarões que arrastaram algum substrato para a frente. Como? Não sei, mas enterraram me a cuba :fart004: com susbstrato. E em alguns lados levantaram mesmo a cuba do substrato.

r8j0.jpg

 

Cardinas

49um.jpg

 

Otto

yyd9.jpg

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso vai de vento em popa! As Caridinas são fantásticas! :)

 

Entretanto podes dar um novo corte na planta traseira esquerda e plantar o pé cortado ao lado.

 

 

Abraço

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

Isso vai de vento em popa! As Caridinas são fantásticas! :)

 

Entretanto podes dar um novo corte na planta traseira esquerda e plantar o pé cortado ao lado.

 

 

Abraço

 

Obrigado, pela ajuda pelos comentarios e por tudo. Tens me ajudado bastante obrigado.

 

Oki, na proxima segunda feira, na troca de agua ja as corto e ja planto de novo. Outra coisa, visto que a planta não fica vermelha, serà mesmo ela a Rotala Macandra? Se não for, vou troca la comprar mesmo a rotala macandra. Agora na loja deram me a indicação que sim. Enganaram me? Ou e outro tipo de Rotala?

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja depois de ter falado aqui sobre isso fiquei a saber que existe a Rotala Macandra Green que obviamente é verde :)

Se calhar compraste essa. Se foi a tropica 1-2-grow é estranho pq é a vermelha.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

Ja depois de ter falado aqui sobre isso fiquei a saber que existe a Rotala Macandra Green que obviamente é verde :)
Se calhar compraste essa. Se foi a tropica 1-2-grow é estranho pq é a vermelha.

Pedro.

 

Obrigado também a ti pela tua ajuda, sim sei que ja tinhas referido isso, mas desconhecia também a existencia da rotala macandra green. Obrigado pela informação, vou esperar mais um tempo a ver se ela fica vermelha, se não ficar troco a pela vermelha.

Pois a intenção era ter a Rotala Macandra vermelha atràs para constrastar com o verde da cuba a frente.

 

Obrigado

Cumps

 

De facto, pelas folhas essa parece ser a Macrandra mas está ainda no começo e pode estar a ambientar a um novo estado. Vamos vendo a sua evolução.

 

Abraço

 

Oki, vou deixar mais um tempo ver como vai ficando. Como disse a bocado, na segunda jà lhe dou uma poda e replanto os pés cortados.

Entretanto a cuba està a levantar com os camarões sempre a vasculharem o susbstrato. Se tivesse que tirar a cuba dali, podiriam me dar uma opinião de que planta meter, a substituir a cuba?

 

O lado esquerdo do aquàrio, a meu ver, não esta tao bonito como o lado direito. Acho que desde inicio plantei mal a cuba, agora jà não a volta a dar, ela solta se muito fàcil.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kevin!

Porque não plantas eleocharis minima do direito também? e acrescentavas umas pedrinhas com ricia para dar uns detalhes ao aspecto geral do aquario.

 

Por acaso, ja me passou isso pela ideia. De plantar o lado esquerdo com Sp mini tambem, mas serà que depois de plantada se vai aguentar? Porque acredita que estes "malvados" vasculham o substrato todo, pucharam uma grande quantidade de substrato para a frente, a rotala macandra e a pogostemon estavam com algumas raizes a mostra ate fiquei :shock4:! Estive hoje a meter um pouco mais de substrato para tapar as raizes.

 

E até ao meio ja não se nota tanto os decilives dos dois lados, meteram tudo direito, as cardinas para terraplanagem são as maiores :drool3: .

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kevin!

 

Por acaso, ja me passou isso pela ideia. De plantar o lado esquerdo com Sp mini tambem, mas serà que depois de plantada se vai aguentar? Porque acredita que estes "malvados" vasculham o substrato todo, pucharam uma grande quantidade de substrato para a frente, a rotala macandra e a pogostemon estavam com algumas raizes a mostra ate fiquei :shock4:! Estive hoje a meter um pouco mais de substrato para tapar as raizes.

 

E até ao meio ja não se nota tanto os decilives dos dois lados, meteram tudo direito, as cardinas para terraplanagem são as maiores :drool3: .

Cumps

Bruno Rodrigues

As rotalas regra geral é normal terem raízes visíveis, quanto ao substrato também não percebo, tenho 6 cardinas há 3 anos e mesmo em aquários com areia e substrato não faziam grandes estragos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem sido fantástico ver a evolução deste aquario.

Quanto ás caridinas, pode ser por teres poucas algas para elas andarem entretidas, então reviram-te a mobília (será?).

 

Para a zona que não tens nada, o que achas da parvula (acho que é este nome)?

Aquelas plantas que parecem cabelos verdes, parecem criar um bom efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kevin

As rotalas regra geral é normal terem raízes visíveis, quanto ao substrato também não percebo, tenho 6 cardinas há 3 anos e mesmo em aquários com areia e substrato não faziam grandes estragos....

Pois eu também não posso adiantar muito pois é a primeira vez que tenho camarões, e digo te que estou fascinado, no tipo de limpeza que estes bichos fazem. Até as pedras brilham. Ja para não dizer que é uma GRANDE equipe de limpeza, para o tamanho deste aquàrio não ha algas que resistam.

Nao param quietos mesmo, e até inclusive ja me rataram algumas folhas da Althernanthera.

 

Cumps

 

Boas NGE!

Tem sido fantástico ver a evolução deste aquario.

Quanto ás caridinas, pode ser por teres poucas algas para elas andarem entretidas, então reviram-te a mobília (será?).

 

Para a zona que não tens nada, o que achas da parvula (acho que é este nome)?

Aquelas plantas que parecem cabelos verdes, parecem criar um bom efeito.

 

Obrigado pelo comentàrio, espero que continue assim a evoluir bem, pois confesso que agora tenho tido um pouco menos de tempo devido ao trabalho. Mas sempre que posso não lhe tiro os olhos de cima.

 

SIm pois parece me esse o caso, o não haver algas e haver muitos camarões. Jà fui aqui a uma loja ver se me aceitão alguns mas não aceitam de particulares.

 

Eleocharis parvula, por acaso tinha a na ideia logo no inicio do aquàrio mas depois acabou por ficar um pouco esquecida. Mas por enquanto de certo, o que vou mudar, vai ser a Rotala GREEN para a RED, ver o efeito. Mas mais para a frente.

Obrigado pela dica.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes!

 

Bem por aqui as coisas estão a andar bem, os camarões parecem estaveis e Ottos também.

 

A flora, esta verde e bonita, tirando a Althernanthera, ao qual os camarões estão a comer, tenho folhas todas ratadas, voces tinham conhecimento que os camarões comem esta planta? Acho que depois vou ter que lhe dar uma poda mais junto ao substrato, para ver se comecam a nascer folhas novas e a ver se eles se desinteressam por ela.

 

Alternanthera

 

3w9d.jpg

 

Geral

gr0l.jpg

 

Por aqui as coisas estão assim, esta segunda não consegui mudar a àgua nem fazer a poda. Amanha durante a manhã jà vou por maos a obra, podar, mais uma vez a Rotala, e a pogostemon a do lado direito, que esta encostada ao vidro para fazer mais moita.

 

Bem agora tenho outro a questão que gostava que me ajudassem. Eu tenho ai 15 dias de férias a porta. E em principio vou ai a Portugal passar as férias, agora a minha questão é:

 

Como faço para manter o aquàrio fertilizado?

Para dar de comer aos camaroes e aos peixes como tenho que fazer?

Serà que se aguentam 15 dias sem TPA? Tenho estas duvidas, gostava que me ajudassem.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os camarões não são os causadores desses buracos. Isso poderá ser sinais de falta de potássio. Dá uma poda e replanta os pés podados.

 

Fertilizar o aquário sem estares presente? Não fazes ou pedes a alguém que o faça.

Dar de comer aos camarões e ottos? Não dás. Se lhes dás comer, nunca mais trabalham, especialmente os ottos pois estes são finos. Se quiseres alimentar, ou pedes a alguém ou compras um alimentador automático.

Sem tpa's durante 15 dias? Sem problemas.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.