(Iniciado) Cube Garden 60 P - Amano em mim?


Sapingas

Recommended Posts

Sendo assim os testes estão a reagir bem.

 

Acabei de ver o esquema de fertilização da Tropica e recomenda uma "bombada" a cada 10L por semana. No teu caso, 6 ou 7 "bombadas" por semana, ou seja, uma bombada por dia será o ideal para ter sempre nutrientes disponíveis.

 

Que esquema estás a fazer?

 

Esses aditivos, são isso mesmo, aditivos. Não influencia a esse nível. ;)

 

 

Abraço

 

Hum, eu na primeira vez dei lhe 5 "bombadas" no dia 6/8/2013 e antes das "bombadas" fiz uma Tpa. E voltei a dar hoje mais 5 "bombadas" dia 7/8/2013, para ver o consumo de nutrientes, serà que o solo està a acumular nutrientes? Também so fertilizei com o Specialized e um da Dennerle v30 complet uma "bombada" Aconcelham duas "bombadas" para 100 litros de agua, este tem perto de 60 litros meti uma so.

Bem se estão nutrientes a mais na coluna de àgua alguma coisa hà de dar. Tanta bombada que alguma coisa vai dar :roflroll2: !

 

Esta semana ate domingo parece me que nao tenha que fertilizar mais que achas? Amanha volto a tirar os testes a ver o que dizem? E quanto a introdução de duas neritinas parece te bem, para comecar a prevenir ALguedo?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Fizeste testes hoje? Que resultados deu?

 

Neritinas são uma boa aposta se conseguires mantê-las dentro do aquário :P

 

Cumps

Ontem não fiz testes. Andei o dia todo fora de casa.

Bem agora estou a medir os valores do no3 e po4 que são os seguintes:

 

No3 - 10mg/l - Subiu

Po4 - <0.02 mg/l manteve

 

Hoje estava a pensar nao mecher outra vez, e amanha fazia uma Tpa e comeceva a fertilizar como tu disses te, uma "bombada" por dia.

 

Quanto as neritinas, não tinha pensado nisso, como nao tenho tampa :fart004: , mas nada melhor que exprimentar .

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites!

 

Bem hoje fiz testes a todos os valores e o que deu foi:

 

PH - 6.2

GH - 5 dGH

KH - 3 dKH

Nh4 - 0,2 mg/l

No2 - 1mg/l

NO3 - entre as 10 mg/l e as 20mg/l

PO4 - <0,02 mg/l

CO2 - O teste permanente indica 20mg/l

Bem, isto subiu tudo menos os fosfatos que continuam em falta, amanha tenho que fazer uma Tpa.

Hoje tambem notei que a cuba não deitou as bolhas que costuma deitar, não sei se e o oxigenio, mas hoje não houve nenhuma bolha. Sera destes valores elevados?

Que acham destes valores, ao fim de duas semanas é normal?

Amanha ja tiro uma foto e ja posto, para verem como esta o aqua.

Abraço

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites!

 

Tenho o aquàrio montada a 17 dias e està assim.

 

7vvk.jpg

 

Bem a meu ver, a cuba està a crescer mais para cima que para os lados, Alternanthera cresceu também bastante mas acho que nao està a 100 por cento, visto que tem algumas folhas deficientes, e nao apresentam todas o mesmo padrão de cor. E estão a crescer para cima também. A Rotala Macandra tambem cresceu e arrebentaram novos pés, agora o que pergunto é: Não é suposto ela ficar vermelha? Suponho que também não estaja a 100 por cento.

Agora visto isto, penso que serà algum problema com a fertilização, Luz? Visto estarem a crescer mais para cima? Serà falta de nutrientes vou fazer novamente os testes e ja volto a dizer alguma coisa aqui.

 

Em principio vou mudar duas lampadas na vez de ter as 3 a 10000k vou ver se arranjo uma a 6500 e outra a na casa dos 8000, a ver se melhora.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, Rotala Macandra? Onde?

A Alternanthera parece estar a crescer bem.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro.

Bruno, Rotala Macandra? Onde?

A Alternanthera parece estar a crescer bem.

Rotala Macandra ao fundo do lado esquerdo? Se não é enganaram me na loja....

A alternanthera nas fotos parece estar bem, mas na realidade ha algumas folhas deficientes serà que as posso cortar?

 

Bem os valores que tirei agora foram estes:

 

PH - 6.2

GH - 5 dGH

KH - 3 dKH

Nh4 - 0,1 mg/l

No2 - 1mg/l

NO3 - 20mg/l

PO4 - <0,02 mg/l

Bem os fosfatos e que não sobem de maneira nenhuma. Tenho algumas algas ( green spot) penso. Pontos verdes nos vidros mais junto ao substrato torna se dificil de tirar, mas o resto tenho esfregado para as tirar.

Amanha vou fazer outra Tpa visto o valor do no3 esta um pouco elevado certo?

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isso está a evoluir!

 

Podes cortar a cuba para a estimular a crescer para os lados e sim, podes cortar folhas velhas da alternanthera. Tesoura na mão.

Não estejas apressado em ver o vermelho de algumas plantas que ainda não é altura disso.

 

É normal plantas de caule crescerem para cima! Elas só fazem moita quando podares várias vezes e elas aí estimulam o seu crescimento para compactar com mais pés.

 

Agora sim, os valores estão mais normais ou dentro daquilo que estaria à espera. Os fosfatos baixos não te preocupes para já, limita-te a seguir o plano de fertilização. Segundo se consta, o Aquasoil gosta de ir filtrando alguns fosfatos e há de normalizar.

 

Também sempre tive os fosfatos baixos nos primeiros tempos de vida do meu. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel.

Bem, isso está a evoluir!

 

Podes cortar a cuba para a estimular a crescer para os lados e sim, podes cortar folhas velhas da alternanthera. Tesoura na mão.

Não estejas apressado em ver o vermelho de algumas plantas que ainda não é altura disso.

 

É normal plantas de caule crescerem para cima! Elas só fazem moita quando podares várias vezes e elas aí estimulam o seu crescimento para compactar com mais pés.

 

Agora sim, os valores estão mais normais ou dentro daquilo que estaria à espera. Os fosfatos baixos não te preocupes para já, limita-te a seguir o plano de fertilização. Segundo se consta, o Aquasoil gosta de ir filtrando alguns fosfatos e há de normalizar.

 

Também sempre tive os fosfatos baixos nos primeiros tempos de vida do meu. ;)

 

Amanhã vou fazer uma Tpa e ja faço uma poda, pelo menos na Rotala Macandra que alguns pes ja chegam ao cimo, e a cuba e as folhas piores da alternanthera. Dou uma limpeza e talvez, va ver de duas neritinas, para ver se se dão dentro do aquàrio.

 

A fertilizacão, estou a fazer como disses te, dou todos os dias uma "bombada" dos fertilizantes, e estou a fazer mais ou menos uma muda de agua de dois em dois ou tres em tres dias.

 

Oki fico contente de saber que tudo està a andar no caminho certo!

Amanha tiro uma foto antes da poda e depois da poda.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes!

 

Bem poda feita, e limpeza mais ou menos aqui ficam as fotos do antes e depois:

 

Antes

ealj.jpg

 

DEpois

frip.jpg

 

Bem não ha muita diferença, mas ainda cortei um pouco de cuba e uns pés de rotala e cortei as folhas maiores da alternanthera.

 

Como não podia deixar de ser andei a pancada com a cuba, mais uma vez, os dois montes traseiros do lado esquerdo de cuba, ao podà los desprenderam se tive que voltar a plantar, cortei mais um pouco e espalhei por zonas onde hà menos. Não sei se vai ter alguma influencia na planta, mas acho que não.

 

Visto que neste topico, não ensino grande coisa nem na montagem nem no seu desenvolvimento pois estou a aprender também, deixo aqui uma dica para quem quiser começar com a CUBA! Logo ao inicio e ter a certeza que fica bem plantada ( enterrada) no substrato. Pois se isso não acontecer ela desprende se facilmente. O que depois atrasa um pouco o desenvolvimento dos pes desenterrados, em relação aos outros.

 

Ja agora como podo a pogostemon Erectus (traseira do lado direito) presumo que seja a erectus?

 

Abraço

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro.

Rotala Macandra ao fundo do lado esquerdo? Se não é enganaram me na loja....

A alternanthera nas fotos parece estar bem, mas na realidade ha algumas folhas deficientes serà que as posso cortar?

 

 

Bruno, isso vinha vermelho ou já estava verde? A essa distancia é impossivel dizer-te mas não me parece a Macandra!

Vê a Rotala Macandra num aquário meu (já desmontado - ao centro).

 

20130210-2.jpg

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

 

Bruno, isso vinha vermelho ou já estava verde? A essa distancia é impossivel dizer-te mas não me parece a Macandra!

Vê a Rotala Macandra num aquário meu (já desmontado - ao centro).

 

20130210-2.jpg

 

Pois, quando comprei os pés que vinham, eram verdes, não trazia indice nenhum de avermelhado. Mas na loja informaram me que com o tempo e luz que ia acabar por ficar vermelha. Agora ao certo também nao sei, as folhas são assim longas também. Cresce ràpido em comparação as outras que tenho no aquàrio e cada pe, o tronco que sigura a folhas esta a passar para a cor avermelhada, agora as folhas matêm se verdes. Não tem nada a ver com a tua.

 

Pois eu tambem não sou grande as a tirar fotos, mas tirei agora uma so a planta com flash e sem flash e acho que se ve melhor.

 

Com Flash

j5wq.jpg

 

Sem Flash

ivm2.jpg

 

Não sei se da para ver bem a planta.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

Poderias ter cortado a planta traseira esquerda rente. Ao fazer uma valente poda, ela começa a rebentar mais em baixo e compactar mais facilmente. ;)

 

Bom andamento..

 

 

Abraço

 

Cortar rente como assim ? Cortar tudo junto ao substrato ? Ou a altura do cimo da pedra?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres que a moita fique com que tamanho? E que forma?

 

Cortar abaixo da pedra para crescer mais pés aí de forma a compactar. Cortar na zona da pedra depois de compacto para dar a forma e a aparar as pontas quando tiver a forma desejada. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim quero uma moita compacta, e quero mais ou menos até ao meio do aquàrio. Agora o que eu pergunto é a minha ideia, quando comprei a rotala macandra para aquela zona, era um contraste com o vermlho e o verde a frente. Depois em moita também fica vermelha? Se realmente é a rotala macandra...

 

Então posso defenir uma altura atras da pedra e cortar tudo a direito sem do nem piedade? :fart004: E que alguns pes que estao ali ja sao rebentos, ainda são finos?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, uma boa primeira poda é sem dó nem piedade.

 

 

Vê aqui a primeira poda dessa montagem do Filipe. Pareceu-te haver receio em dar uso à tesoura? :P

Se quiseres ver mais montagens do Filipe (e outros) passa na Área de Aquascaping.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oki compreendi!

 

Mas temos que ver que as plantas dele estavam bem mais desenvolvidas. Mas respondeu a minha pergunta. Tudo rasteiro e sem do nem piedade. :drool3:

Daqui a umas horas a ver se corto a rotala rasteira a ver como se vai dar.

 

Ja agora se tiveres uma ideia de como se poda a pogostemon cortam se os pés também?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, agora que penso melhor sobre as indicações que te dei, espero que na poda tenhas deixado pelo menos um bocado do pé, de pelo menos dois ou três centímetros acima do substrato.

 

Não fui tão especifico nas instruções que dei mas espero que através do video do Filipe tenhas entendido como se faz.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

 

Bem ja tentei esfregar o difusor com uma escova de dentes e custa a sair o verde alguma ideia de como limpar?

 

Quantos a poda, bem dois a tres centimetros não tem, mas um a um e meio tem :medieval_mace: ! Vou :priere: para que nao tenha sido muito, agora a ver se elas puxam durante a primeira semana.

Hoje vou a noite vou tirar os valores da agua, e em principio ou hoje ou amanha faço uma TPa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bem ja tentei esfregar o difusor com uma escova de dentes e custa a sair o verde alguma ideia de como limpar?

 

Quantos a poda, bem dois a tres centimetros não tem, mas um a um e meio tem :medieval_mace: ! Vou :priere: para que nao tenha sido muito, agora a ver se elas puxam durante a primeira semana.

Hoje vou a noite vou tirar os valores da agua, e em principio ou hoje ou amanha faço uma TPa.

 

 

Ai Bruno! Grande asneira essa de esfregares o difusor :) Tiraste-lhe um valente tempo de vida. Não me lembro se tens um da ADA mas se tens deixaste-me :sad2:

Não há problema, estamos cá para aprender. Da proxima vez coloca isso num produto qq que o limpe sem esfregares :)

Há quem utilize lixivia, outros algum detergente baseado em lixívia ou ainda um produto da ADA (Superge).

Depois passas bem por água. Mesmo que não saia tudo, as algas (verdete) morrem e saiem nos dois dias seguintes já dentro do aquário.

 

Quanto à planta... com um cm ela só rebenta se chegar lá luz. Chega?

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.