Película de gordura na superfície


Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aquário de 100L que tem um filtro de decantação interno ( aqueles de caixa ).

 

No inicio tinha apenas uma bomba.

Como achei que era pouco, decidi fazer mais uma saída para a água e acrescentei mais uma bomba.

 

Resultado: filtragem optimizada e sem problemas.

 

O problema é que que tenho um comunitário plantado e tenho 2 discus (casal).

 

Não sei se será da alimentação congelada ( que descongelo sempre antes de a administrar ) , mas de há uns tempos para cá forma-se sempre uma pelicula de gordura à superficie, que me irrita solenemente além de ser inestética, tirando também a "passagem da luz".

 

Como acham que poderei resolver a situação????????????????

 

FAço TPA´s de 10-20% todas as sextas feiras, mas passados 2, 3 dias a dita pelicula reaparece.

Uso CO2 artesanal e não tenho bomba de ar a oxigenar. A superfície tem agitação. (sempre são 2 bombas de 450L/h !)

 

 

Peço ajuda e agradeço todas as sujestões .

 

 

Abraço, NUno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Realmente essa camada de gordura/óleo, é devida ao excesso de matéria orgânica dentro do teu aquário. Se deres muita comida, especialmente, de origem animal (salvo erro), estás a contribuir para o aparecimento dessa dita camada (biofilme).

Sei que tens discus, mas se puderes dar menos comida de origem animal talvez fosse bom. Uma maneira de retirar essa película é o uso de um escumador. Como é óbvio, a utilização de um escumador é fundamental num aquário salgado, visto haver mais iões em solução, e consequentemente, mais moléculas orgânicas neutras na água. Se as moléculas não estão na forma de iões, então precipitam, neste caso ficam no estado líquido e não se dissolvem em água (ou pelo menos não se dissolvem bem). Há quem defenda que num aquário de água doce não se deva usar escumadores, devido a este retirar grande parte de moléculas importantes para a saúde do aquário. Eu, sinceramente, não posso opinar sobre isso porque nunca usei escumadores, mas eu creio que a maior parte (se não a totalidade) das moléculas, orgânicas ou não, num aquário de água doce e ácida, se encontram sobre a forma de iões em solução.

 

Mas isto é só uma opinião. Espera por mais respostas. Há pessoas mais entendidas neste assunto que eu.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

Eu no meu caso para retirar quaisquer sujidades que se acumulam na superficie utilizo um aspirador daqueles que trabalham com água.

 

Regulado no minimo e chegando o tubo de aspiração sem o mergulhar junto da superficie, aspira imediatamente qualquer sujidade

 

Tambem podes utilizar um copo que inclinado mesmo no ponto de entrada de água te vai "aspirar" essa pelicula. Mas é uma operação um bocado demorada.

 

 

Abraço

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me que este problema pode ser atacado de duas formas. A alimentação e a filtragem. Talvez um bocadinho dos dois.

 

Existem uns adaptadores que se colocam na entrada do tubo de filtragem que, em vez de captarem a água no fundo, têm um copo invertido (como o explicado pelo zeneo) com umas protecções para não apanhar os peixes. É uma espécie de mini coluna seca.

 

Por outro lado, no que toca à alimentação, talvez possas considerar fornecer aos teus discus outra variedade. Penso que existam variedades de comida para discus menos poluentes... claro que de uma maneira geral também são menos nutritivas, mas talvez possas misturar as duas de forma a diminuir a utilização de congelados.

 

Boa sorte

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha um "problema" identico, talvez em menor escala mas não gostava de ver as manchas gordorosas (ainda que muito tenues) no aqua.

Resolvi a questão de uma forma super fácil e económica.

 

O filtro suga a agua por baixo, certo?

vais à caixa e abres uma ranhura pela parte superior na zona dos compartimentos por onde a agua entra na zona filtrante.

Uma pequena serra e 30 segundos depois já está banana rock

DEste modo a agua passa a entrar no filtro tb pela parte superior, embora numa quantidade bem menor que na parte inferior e elemina, em grande parte o problema da gordura.

 

Atenção, a ranhura que falo (eu fiz 2) é apenas da expessura da lamina da serra (menos de 1mm) para os peixes não passarem para o outro lado.

 

Esta solução serve para atenuar os efeitos, mas tens igualmente de tentar resolver as causas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu comunitário tem um filtro desse género, com um ligeiro corte na zona mais alta... nunca me passou pela cabeça que fosse para isso. :S A verdade é que à parte de um triste acidente nunca tive nenhuma pelicula gordurosa na água.

 

Vivendo e aprendendo. O material tem sempre razão.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Segundo sei o escumador nem sempre funciona em água doce... Penso que tem de existir uma carga orgânica grande no aquário e uma determinada densidade/salinidade e a tal história dos iões... (mas disto não percebo muito... :D banana rock )

 

Já experimentaste passar a comida congelada por água primeiro (depois de a descongelares)?

 

Isto também é uma excelente ideia:

vais à caixa e abres uma ranhura pela parte superior na zona dos compartimentos por onde a agua entra na zona filtrante.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jokofar! excelente ideia!!! Vou experimentar e depois posto aqui os resultados.

Realmente já tinha pensado em algo do género mas tive receio de experimentar.

 

Obrigado pela ajuda dos outros membros.

É por isso que recorrerei sempre a quem tem outras ideias, mais experiencia e problemas semelhantes!

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Vlad por acaso já tinha estado para responder da mesma forma.

 

Provavelmente diluirá o resíduo na água o que só prejudicará a qualidade da mesma. por outro lado essa pelicula não deixará a água ser oxigenada. O melhor será mesmo fazer com que ela deixe de aparecer.

 

Será que tens o aqua numa sala onde se fume?

 

em tempos tive um nessas condições que estava sempre a ganhar um pelicula tipo óleo

 

Abraço

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, no meu caso, isso apenas se verificou no meu aqua mais pequeno (60l), e não alimentava os peixes com comida congelada. Aliás, além da película também tinha problemas de algas. Mas com 72w, CO2 e uma ligeira agitação na superfície actualmente as plantas desenvolvem-se muito bem, e a água está limpida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lendo atenciosamente este tópico e com alguma experiência (sempre pouca), penso que o problema é do Co2 caseiro pois passou-se o mesmo comigo durante algum tempo e notava que quando a solução do Co2 acabava e eu entretanto fazia a TPA e por não ter na hora ou por preguiça de a fazer novamente notei que a água ficava relativamente melhor, até que há cerca de 3 meses instalei um injector de Co2 de botija notei que nunca mais aparaceu essa pelicula de gordura, para não mentir vou dar uma proporção de antes e depois.

Se o Co2 caseiro emitia gordura a 100%

O Co2 de botija emite a 10%

 

Mais ainda: há cerca de 2 semanas acabou-se o gás da botija e para não atrasar o processo de crescimento espectacular das plantas fiz a solução caseira, resultado - muita muita gordura.

 

Faz a experiência e tira as tuas próprias conclusões.

 

Um abraço

Miguel Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora adensa-se o mistério. Tenho CO2 caseiro e nunca me aconteceu tal coisa... Acho que estamos a lidar com demasiadas variáveis.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que temos dúvidas acerca dos benefícios da movimentação da água? Perguntem aos vossos peixes se há voluntários para nadar num canto onde a água esteja estagnada e com gordura à superfície :lol:

 

Na minha opinião, se os filtros tem motores de n litros por hora, há que aproveitá-los para "processar" toda a água, e não só aquela que está mais perto da entrada de água no filtro.

 

Com efeito, se a vossa camada de gordura superficial (salvo seja :lol: ) for agitada energicamente por uma powerhead ou por um tubo perfurado à saída do filtro, há de ser empurrada para dentro do filtro, onde será retida fisicamente e/ou digerida por uma multidão de bactérias que ficarão saudáveis e satisfeitas.

Para casos crónicos, uma "sifonadela" bem junto à superfície seria a minha primeira intervenção.

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Concordo com tudo o que foi dito.

 

Parece-me óbvio a mim e a outros que uma "sifonadela" de superfície resolve. Rem dúvida. Mas, dá trabalho e é chato pelo menos no meu caso em que o meu aqua tem tampa.

 

Experimentei os ditos cortes e acreditem que parece que para este tipo de filtro ( decantação, em caixa, interno) esta é uma solução brilhante já que ajuda bastante.

 

Agora outra questão bastante pertinente!!

Realmente, faço injecção artesanal de CO2 e quando esta deixa de produzir as bolhas tenho por hábito dar uma sacudidela á garrafa e por vezes, alguma da solução sobe pelo tubo e entra no aquário (pouquíssima quantidade mas que parece fumo a entrar na água).

essa parece-me ser uma bastante plausível solução para o mistério da pelicula.

 

A ver vamos.

A todos, novamente, um obrigado pela ajuda.

 

Nuno Gonçalves

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olas.

Na minha opinião e se quiseres acabar definitivamente com isso, então instala um "overflow".

um sistema "overflow tem os seus inconveniente, mas no que diz respeito a retirar essa tensao superficial "não ha pai".

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.