## Importante ## Alteração/reestruturação das regras dos classificados


Recommended Posts

Vivas

 

As regras dos classificados, como sempre afirmámos, foram sendo construídas ao longo do tempo conforme as coisas foram acontecendo e se sentia necessidade de alterar. Tal irá permanecer assim, sempre que houver necessidade de alteração, será feita.

 

No entanto, apesar de estarmos bastante satisfeitos com as atuais regras (convenhamos que muitos as copiam para os seus próprios sites, e que nos últimos anos a redução de 'confusões' entre membros por situações 'menos claras/legais' foi drástica), esta situação levou a que agora nós próprios vemos, ao ler estas regras (disponíveis aqui), que poderão ser confusas e sofrer de "informação a mais", o que torna difícil não só a leitura como a compreensão das regras.

 

Nos últimos tempos fizemos uma revisão das mesmas e identificámos que poderíamos melhorar alguns aspectos:

- clareza da informação (havia muita informação 'lateral' às regras, havia repetição de regras, algumas não estavam tão claras como pretendíamos, etc)

- tópicos nas compras em grupo pendentes muito tempo (os tópicos ao serem iniciados ficam 'invisíveis', pendente de análise e aprovação de um membro da moderação, o que, tendo em conta a disponibilidade geral reduzida, levava a alguns tópicos não serem vistos por muito tempo)

- personagem de 'acesso limitado' com controlo manual (os membros colocados com o perfil de "acesso limitado" teriam de solicitar manualmente a voltarem a membros após 15 dias com esse perfil, e esta alteração, por ser manual, era morosa e sem controlo real)

 

Nesse sentido reestruturámos as regras e colocámos como está abaixo. Em termos de alterações, deixa simplesmente de existir a personagem de membro com acesso limitado, bem como deixam de estar invisíveis os tópicos iniciados nas compras conjuntas (apesar de serem acompanhados ao longo do tempo sobre forte escrutínio).

O objetivo geral não foram estas duas alterações, mas sim deixar tudo o mais claro e simples possível.

 

Antes de as colocar em funcionamento, decidimos colocá-las aqui para todos poderem ver, opinar e identificar o que pode ser melhorado. As vossas sugestões são bem vindas.

Obrigado.

 

REGRAS GERAIS DAS ÁREAS DE CLASSIFICADOS

 

Enquadramento:

Esta área destina-se exclusivamente a praticantes do hobbie de aquariofilia e tem como principal finalidade criar um espaço de transacção para quem pretende vender, trocar ou oferecer material e/ou vivos dos quais fez uso e que por diferentes razões deles se pretende desfazer.

É permitido transacionar material usado pelo próprio do qual já não necessita bem como vivos que possui e que por qualquer motivo não pretende continuar a manter.

 

Obrigado desde já pelos minutos dispensados a ler estas regras. Em caso de dúvida, contacte a equipa de moderação do fórum.

 

As regras a seguir descritas aplicam-se toda a área dos classificados em geral e complementam as regras globais do fórum, que podem ser consultadas no seguinte link.

Além das regras gerais neste post, cada sub-fórum dentro dos classificados (ofertas, vendas, etc) tem regras próprias que se encontram nos posts abaixo, neste mesmo tópico.

Ao usar a área de classificados está a declarar que leu e aceita todas as regras aqui mencionadas, sem exceção.

 

 

- Esta área é dedicada a trocar, vender, oferecer ou comprar algo relacionado com a aquariofilia. Outros tipos de anúncios não são permitidos nem é permitido o uso do restante fórum para temas dos classificados.

 

- Não é permitido lançar nem provocar ofertas de compra/venda com qualquer propósito extra ao negócio (bumps, influenciar artificialmente um negócio, etc)

 

- Não é permitido usar esta área para qualquer outro fim (criticar preços de venda/compra, estados de artigos, descrições, etc).

- Tal também se aplica ao feedback, não é permitido criticar o feedback dado por outros membros. Nesse sentido aceita-se que:

 

»» Os membros são livres de dar o feedback que quiserem e definirem a forma da venda/leilão/oferta que quiserem.

»» Os interessados assumem as suas tarefas (nomeadamente validar as características do produto, aceitar as condições propostas, etc).

 

 

- Não é permitida a publicitação/disponibilização de serviços (orçamentos, montagens e/ou manutenção relacionada com aquariofilia) nem o uso desta área por membros em representação de lojas.

 

- A utilização desta área obriga ao preenchimento completo do perfil (incluindo idade e localidade).

 

- Só é permitida a disponibilização de material usado. Material novo, grandes quantidades, vendas avulso de comidas industriais ou caseiras e/ou químicos carecem de um pedido prévio à equipa de moderação, devidamente justificado, pois necessitam de autorização.

 

- Qualquer membro que participar (com sucesso ou não) num negócio em qualquer das áreas dos CLASSIFICADOS poderá dar e receber feedback do(s) outro(s) membro(s) participantes nesse negócio.

 

- Não é permitido um membro colocar o(s) mesmo(s) produto(s) em duas áreas dos classificados em simultâneo.

 

- Não é permitido disponibilizar artigos apanhados diretamente da natureza (peixes, troncos, areia, folhas, pinhas, etc) nem artigos que estejam listados como espécies em perigo ou de venda proibida.

 

- Os tópicos que não respeitem qualquer uma das regras neste tópico será removido SEM AVISO PRÉVIO NEM POSTERIOR e aplicada a sanção prevista.

 

A equipa do fórum www.Aquariofilia.Net assumidamente não consegue controlar em tempo real todos os tópicos colocados no fórum, incluindo nos classificados.

Para uma correta e eficaz utilização do espaço por todos, agradecemos a colaboração de todos os membros para que sempre que detetem situações anómalas, reportem à equipa de moderação através do botão “Alertar para este conteúdo!” (ou “Report”).

 

Nota: Para saberes como se coloca fotos no Fórum, lê esta FAQ

 

Obrigado

 

Disclaimer:

O fórum www.Aquariofilia.net bem como a sua equipa de moderação não tem qualquer responsabilidade ou interferência nos acordos entre os membros em qualquer área dos classificados ou fora desta, sendo os membros envolvidos os únicos responsáveis pelo cumprimento das condições colocadas e das regras e normas das áreas utilizadas para o efeito, cabendo aos primeiros apenas a responsabilidade de manter o espaço o mais claro e organizado possível segundo as regras e normas definidas para a área. De forma alguma o Fórum de Aquariofilia e/ou sua equipa de moderação pode ser responsabilizados pelo incumprimento de eventuais acordos entre os membros, material defeituoso, fraude, indisponibilidade temporária do site, Bugs de software ou outros.

Situações específicas que não se encontrem neste tópico não significa necessariamente que são implicitamente autorizadas. Caso exista necessidade, a equipa que gere o fórum analisará caso a caso.

 

### VENDAS E TROCAS ###

 

Estas regras aplicam-se apenas a esta área e servem para complementar as regras gerais do fórum e dos Classificados.

 

- Os tópicos nesta área ficarão disponíveis por 7 dias.

 

- Nesta área cada membro poderá colocar um único tópico (cada tópico poderá conter vários artigos). O tópico seguinte deverá ter um intervalo do anterior de pelo menos 7 dias

 

- As mensagens devem ter o formato e informação do formulário disponibilizado em baixo neste post.

 

##########################################################

 

FORMULÁRIO A COLOCAR NOS ANÚNCIOS

 

Título do tópico: deve conter a informação do que se pretende vender e/ou trocar.

 

Corpo do tópico: deve conter a informação do formulário abaixo (remover as opções que não se apliquem)

 

1 - Tipo de negócio: (obrigatório)

Venda; Troca;

2 – Artigos (descrição e quantidade de cada artigo): (obrigatório)

a) artigo e quantidade

b) artigo e quantidade

c) …

3 – Preço por artigo: (obrigatório)

a) preço do artigo “a)”

b) preço do artigo “b)”

c) …

4 – Fotos dos artigos: (obrigatório)

É obrigatório colocar fotos caso existam. Qualquer outra situação deve ser indicado apenas “Não tenho”.

(para saber como se colocam fotos no Fórum, ler esta FAQ)

5 – Além de Mensagem Pessoal, aceito propostas por: (opcional)

telefone; telemóvel; correio electrónico; MSN messenger; facebook; Outro

6 – Modo de pagamento: (opcional)

 

7 – Observações/Comentários: (opcional)

 

##########################################################

 

- Não são permitidas respostas aos tópicos colocados nesta área. Todo o contacto vendedor/interessados será realizado pelos meios definidos pelo vendedor.

 

 

Uma vez que os tópicos são removidos desta área sem aviso prévio nem posterior, indicamos as situações mais comuns nesta área, de modo a que seja mais fácil avaliar o porquê de um tópico ter sido removido:

- o membro não tem o perfil totalmente preenchido.

- o membro colocou 2 ou mais tópicos com um intervalo inferior a 7 dias entre eles.

- o membro colocou à venda material fora de âmbito sem autorização prévia (material novo, grandes quantidades, prestação de serviços, etc).

- o membro colocou o mesmo artigo em duas áreas diferentes dos classificados

 

### LEILÕES ###

 

 

Estas regras aplicam-se apenas a esta área e servem para complementar as regras gerais do fórum e dos Classificados.

 

- Os tópicos nesta área ficarão disponíveis por 15 dias (sendo este o tempo máximo de um leilão).

 

- Nesta área cada membro poderá ter ativo um único tópico de leilão (cada tópico poderá conter vários artigos).

 

- Após a primeira licitação, não é permitido editar o post inicial. Caso tal seja necessário, deve ser sempre solicitado/autorizado previamente pela equipa de moderação.

 

- Caso o post inicial seja editado (antes da primeira licitação), o campo “Motivo para editar” que aparece ao editar um post deve estar preenchido com a razão de edição, bem como deve estar ativa a opção “Mostrar linha "Editado por"”.

 

- Só são permitidas respostas de licitações nos tópicos. O esclarecimento de dúvidas deve ser feito via MP, email ou outro meio definido no post inicial. Não são permitidas mensagens nos tópicos colocados nesta área por parte do próprio vendedor, excepto a indicar o fim do leilão e quem ganhou. Para outras questões, deve ser feito via MP.

 

- As mensagens devem ter o formato e informação do formulário disponibilizado em baixo neste post.

 

##########################################################

 

FORMULÁRIO A COLOCAR NOS LEILÕES

 

Título do tópico: deve conter a informação do que se pretende leiloar e a data final do leilão. Exemplo: Peixes xpto (termina a 01/01/2050 às 23h59)

 

Corpo do tópico: deve conter a informação do formulário abaixo (remover as opções que não se apliquem)

 

1 – Artigos (descrição e quantidade de cada artigo): (obrigatório)

a) artigo e quantidade

b) artigo e quantidade

c) …

 

2 – Dados do leilão:

 

a)

- base de licitação do artigo “a)”: XXX€ (obrigatório)

- Incrementos mínimos para o artigo “a)” de: XXX€ (obrigatório)

- valor de venda imediata para o artigo “a)”: XXX€ (opcional)

 

b)

- base de licitação do artigo “b)”:

- Incrementos mínimos para o artigo “b)” de:

- valor de venda imediata para o artigo “b)”: XXX€ (opcional)

 

c)…

 

- Valor de venda imediata para o conjunto (todos os artigos): XXX€ (opcional)

 

3 – Data e hora final do Leilão: (obrigatório)

Nota: No caso específico da 'meia noite' ou 'zero horas', sugerimos a não utilização de 00h00, mas sim 23h59 ou 00h01 do dia XX.

 

4 – Fotos dos artigos: (obrigatório)

É obrigatório colocar fotos caso existam. Qualquer outra situação deve ser indicado apenas “Não tenho”.

(para saber como se colocam fotos no Fórum, ler esta FAQ)

 

5 – Modo de pagamento: (opcional)

 

6 – Observações/Comentários: (opcional)

 

 

##########################################################

 

### ÁREA DE FEEDBACK ###

 

Estas regras aplicam-se apenas a esta Área e servem para complementar as regras gerais do fórum e dos Classificados.

 

- Nesta área deverão colocar feedback os membros participantes nos negócios da Área de ANÚNCIOS E CLASSIFICADOS.

 

- Cada membro poderá ter apenas um tópico para o feedback aos seus negócios.

 

- Nesta área, apenas os membros da Equipa de Moderação do fórum pode abrir novos tópicos, sendo o título do tópico o username do membro que vai receber feedback.

 

- A criação de um tópico de feedback para um determinado membro pode ser pedido quer pelo próprio quer por qualquer outro membro do fórum (a informação de como pedir um tópico de feedback está mais abaixo neste post)

 

- Poderá dar feedback/postar num tópico já existente nesta Área apenas:

» quem já tenha passado para a categoria de "membro" (pelo menos 25 posts)

» quem tenha de facto participado no negócio em causa (como vendedor, comprador ou licitador).

 

 

# COMO SOLICITAR TÓPICO PARA FEEDBACK

Para solicitar a criação de um novo tópico para feedback para si mesmo ou para outro membro, deverá contactar um membro da equipa de moderação (moderador ou administrador) por mensagem.

Caso o pedido seja de criação de uma área sobre outro membro, deve colocar na mensagem o link do perfil do membro para o qual está a solicitar o tópico de feedback.

 

# COMO COLOCAR UM POST DE FEEDBACK A UM MEMBRO

 

- Apenas são permitidas mensagens nesta área com a informação abaixo totalmente preenchida e relativas a negócios concretos realizados publicamente no fórum.

À frente de cada opção deve ser colocada a avaliação, sendo que a escala é: 1 "Pouco satisfeito" a 10 "Excelente"

 

- Produto transaccionado:

- Rapidez de resposta:

- Rapidez da entrega:

- Qualidade do Produto:

- Embalagem:

- Preço:

Observações:

 

» Notas:

 

- O campo de observações, quando utilizado, deve resumir-se a comentários concretos e úteis sobre o negócio em si, e não sobre o membro e qualidade do mesmo enquanto pessoa ou postura no fórum.

 

### Áreas DE OFERTAS ###

 

Estas regras aplicam-se apenas a esta Área e servem para complementar as regras gerais do fórum e dos Classificados.

 

As regras a seguir descritas apenas se aplicam à área de OFERTAS e complementam as regras globais do fórum, que podem ser consultadas no linkhttp://www.aquariofi...showtopic=24129 .

 

Normas Gerais

Neste sub-fórum, apenas devem ser colocadas mensagens em que se pretenda OFERECER algo diretamente relacionado com a aquariofilia.

 

- As mensagens desta área estarão disponíveis por 7 dias a contar da data de criação.

 

- As mensagens desta área não precisam de qualquer formulário específico. No entanto devem ter o maior número de informação possível ( qual o material a OFERECER, em que quantidades, qual o modo de envio/entrega, qual o modo em que os interessados o podem contactar (MP, mail, messenger, etc) e demais informação relevante).

 

- Não são permitidas respostas aos tópicos colocados nesta área. Todo o contacto vendedor/interessados será realizado pelos meios definidos pelo vendedor.

 

- Pode ser OFERECIDO quer material de aquariofilia novo quer material de aquariofilia usado, quer grandes quantidades. Não carece de qualquer autorização para o efeito.

 

Ajuda: Para saberes como se coloca fotos no Fórum, lê esta FAQ

 

 

Obrigado

 

### ÁREA DE PROCURA###

 

Estas regras aplicam-se apenas a esta área e servem para complementar as regras gerais do fórum e dos Classificados.

 

- Todas as mensagens desta área, apenas estarão disponíveis pelo período de 7 dias a contar da data de criação. A partir dessa data serão eliminados a qualquer momento, sem qualquer aviso.

 

- Não existe limite de número de tópicos que os membros podem colocar nesta área

 

- O título deve conter obrigatoriamente o artigo que se procura (exemplo: "procuro filtro UV")

 

 

- Os tópicos/posts nesta área não carecem de preenchimento de qualquer formulário. Sugerimos no entanto que contenham alguns pontos básicos para o sucesso da procura como qual o modo em que os interessados o podem contactar (MP, mail, messenger, etc), qual o método que aceita para pagamento, qual o limite que estará disposto a pagar, qual o modo de entrega que está disponível a aceitar, etc.

 

### COMPRAS EM GRUPO ###

Nota para os participantes (não-organizadores) de compras em conjunto: Historicamente, quando se fala de compras em conjunto fala-se de movimentação de bastante dinheiro, e nem sempre com os melhores resultados, pelo que recomendamos que seja exigente, peça/exija toda a informação, esclareça todas as dúvidas por muito pequenas que sejam, denuncie publicamente todas as situações menos claras do negócio. Deste modo, quem estiver a organizar a bem certamente não levará a mal e até agradece, além de se proteger a si e a todos os restantes membros da comunidade.

 

Nota para os organizadores de compras conjuntas: A equipa que gere o fórum irá analisar todos os tópicos cuidadosamente e qualquer situação menos clara ou contra as regras implicará acção imediata por parte da equipa, quer sobre o tópico quer sobre o membro. Cada caso será analisado individualmente. Tendo em conta a natureza desta área e por motivos históricos, não será tolerada qualquer margem de manobra às regras aqui indicadas.

 

Regras desta área:

- É proibida a organização de compras conjuntas de vivos quando a origem é fora da União Europeia (excepto quando organizada por lojas patrocinadoras do fórum)

- Patrocinadores do fórum podem igualmente promover a realização de compras conjuntas às suas lojas na área "Compras em Conjunto";

- Membros particulares, ligados de alguma forma a lojas/marcas, quer profissionalmente (proprietários, funcionários, representantes...), quer por laços familiares, estão proibidos de promover encomendas conjuntas a essas mesmas lojas/marcas;

- Cada membro/patrocinador apenas pode organizar 5 compras conjuntas por ano.

 

Quando um novo tópico é criado, deve conter toda a informação possível para os possíveis interessados, de forma pública, clara e transparente, de modo a evitar fraudes. Para isso, os membros organizadores (excepto lojas Patrocinadoras) serão obrigados a disponibilizar no tópico da importação dos seguintes documentos:

 

=> Na fase de angariação de membros para a compra conjunta:

- Tabela de preços e condições da encomenda, ou o site da origem dos produtos com essa informação (qualquer membro deverá ter informação suficiente para contactar a loja e comprovar estas condições);

- Caso exista desconto de quantidade que não esteja contemplado na lista, tal deve ser explícito;

- Informação, o mais detalhada possível, da estimativa de taxas a acrescentar ao valor (IVA, sacos, caixas, transporte...);

- Lista com a estimativa final do preço dos produtos/vivos, mencionando sempre que é uma estimativa;

 

=> Na fase de confirmação da compra conjunta:

- eMail com a confirmação da encomenda;

- Comprovativo da transferência bancária do total da encomenda, ou das várias parciais mas que totalizem o custo total (podem riscar os números das contas bancárias dos documentos e outras informações confidenciais);

 

=> No final, e para terminar a disponibilização de informação sobre a encomenda:

- Fatura final, guia de transporte e restante documentação acessória.

 

 

Os membros que aderirem às compras/importações em conjunto devem:

- Tirar TODAS as dúvidas que surjam acerca da compra conjunta ANTES de aceitar fazer parte da mesma, sejam elas sobre preços, condições, ou outras;

- Ao aderir está a indicar que aceita as condições e o modo como a compra está a ser organizada pelo que, reclamações sobre este assunto após a compra ter sido feita não deverão ser pronunciadas (por exemplo, reclamar sobre preços/condições);

- Qualquer observação (positiva ou negativa) sobre a conduta do organizador pode e deve ser feita na área de FEEDBACK DE MEMBROS, ou no FEEDBACK DE LOJAS.

 

 

O incumprimento das regras aqui indicadas, será alvo de análise por parte da equipa de moderação do fórum, que decidirá posteriormente sobre as medidas a tomar.

 

### Situações de Incumprimento nos classificados ###

 

A área de classificados do fórum é assumidamente uma área secundária no fórum, pelo que a estrutura deste espaço foi desenvolvida ao longo de vários anos de modo a ser o mais “auto-gerível” possível.

 

Para as situações de incumprimento, é usado um sistema de pontos, visível apenas para o próprio membro e para a equipa de moderação (ou seja, não é visível a outros membros).

Este sistema permite a atribuição de sanções automaticamente e de forma igual para todos. E também permite a remoção automática desses pontos quando atingem 365 dias (ou seja, os pontos com mais de 1 ano deixam de contar para as sanções).

 

Nota importante: apesar dos automatismos, iremos sempre analisar caso a caso sempre que tal se demonstre ser necessário, como por exemplo nas situações de reincidência permanente e intencional do mesmo incumprimento.

 

Pontos atribuídos nos classificados:

Pontos - Descrição

1 - [classificados] Perfil incompleto com mensagem colocada nos classificados

1 - [classificados] Falta de campos obrigatórios do formulário dos classificados

1 - [classificados] Duas mensagens nos classificados em menos de 7 dias

1 - [classificados] Mesmo artigo em duas áreas diferentes dos classificados

1 - [classificados] Venda de material novo sem autorização

1 - [classificados] Venda de material não permitido pelas regras

1 - [classificados] Fotografias disponíveis mas não colocadas no anúncio

1 - [classificados] Outros incumprimentos dos classificados não listados

5 - [classificados] Edição de tópico nos leilões sem autorização

35 - [classificados] Falta de publicação dos documentos comprovativos das compras conjuntas

a analisar - Outro incumprimento não listado (a analisar caso a caso)

 

Sanções:

Pontos - tempo de Suspensão

5 - 1 dia

10 - 3 dias

15 - 7 dias

20 - 15 dias

25 - 30 dias

30 - 45 dias

35 - 60 dias

40 - 75 dias

45 - 90 dias

50 - 105 dias

55 - 120 dias

60 - 135 dias

65 - 150 dias

70 - 165 dias

75 - 180 dias

80 - 195 dias

85 - 210 dias

90 - 225 dias

95 - 240 dias

 

100 - Permanente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar a minha opinião, que vale o que vale (ou seja, nada):

 

1º Há foruns onde nós depois de vender-mos, trocar-mos, termos dado, etc, dão a possibilidade do criador do post anular o mesmo.

Aqui coloco um post, posso vender 5mn depois e só passado uma semana é que posso colocar outro.

 

2º Nas vendas e nos leilões, quando o comprador não cumpre devia ser expulso. Não devo ser o primeiro a deixar de vender a uns para vender a outros e depois já não querem.

 

3º (Miguel Margues, perguntei em MP) Acho que nas trocas, não devemos dar à troca um DVD (por exemplo) por material de aquariofilia, mas devia ser permitido procurar um aquário e ter um DVD para dar em troca.

 

Isto para já.... :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge, e obrigado pelo feedback.

 

Respondendo ao primeiro ponto, há vários aspectos a ter em conta. Atualmente, diariamente temos vários membros que nos alertam no seu próprio tópico (no que querem apagar) a informar que já foi vendido/oferecido e a pedirem para apagar. Normalmente são apagados pela equipa no próprio dia, pelo que isso não é tema.

Tendo em conta o histórico, e na minha opinião pessoal, o permitir que os autores do tópico o eliminem iria permitir facilmente que surgissem membros a apagar os tópicos e a colocar o mesmo material num novo tópico, só para terem um tópico mais recente. Isso é algo que não se pretende.

 

No segundo ponto, concordo com isso, no entanto termos qualquer acção sobre o membro implica "envolvermo-nos" no negócio. E em todos os casos que nos chegaram e que até questionamos a ambos os membros o que se tinha passado, a história era sempre divergente de ambos os lados. Daí que decidimos à alguns anos que não fazia sentido sermos "árbitros" nessa situação, uma vez que não temos meios para garantir a veracidade de qualquer dos lados (excepto em alguns casos muito pontuais).

No entanto, para identificar esses mesmos membros criámos o feedback, que não é editável por qualquer membro e serve exactamente para denunciar esses casos. Não é o sistema perfeito é verdade, mas é o possível tendo em conta as limitações de análise desses casos (felizmente cada vez mais raros).

 

No 3º ponto, é verdade que questionaste e te respondi, e nessas situações ambos teriam de ser permitidos uma vez que o que se está a dar à troca ou a procurar é sobre aquariofilia. Mas não é algo que me choque que se passe a permitir. Fica como tema pendente, para análise da equipa.

 

Cumps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel, isto

Não é permitido disponibilizar artigos apanhados diretamente da natureza (peixes, troncos, areia, folhas, pinhas, etc) nem artigos que estejam listados como espécies em perigo ou de venda proibida.

levantou-me algumas dúvidas e gostava de perceber o que porque de não ser possível a venda de troncos, pinhas, folhas ou já agora pedras?

 

 

Quanto à questão dos 7 dias entre anúncios e por já ter sido afastado temporariamente por tal e lembrando que na versão anterior do fórum tal não era permitido seria possível colocar um "código" que impedisse tal acontecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à questão dos 7 dias entre anúncios e por já ter sido afastado temporariamente por tal e lembrando que na versão anterior do fórum tal não era permitido seria possível colocar um "código" que impedisse tal acontecer?

 

BOA!!! Bem esgalh... pensado! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto à questão dos 7 dias entre anúncios e por já ter sido afastado temporariamente por tal e lembrando que na versão anterior do fórum tal não era permitido seria possível colocar um "código" que impedisse tal acontecer?

 

Essa questão já foi colocada várias vezes por outros membros, na verdade, é que neste novo formato do forum, essa funcionalidade não é possivel.

 

Tem mesmo que passar por um controle do membro antes de abrir outro tópico.

 

Rui Guilherme

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente é verdade. Nas últimas atualizações do IPB, essa funcionalidade (que era inerente ao IPB) foi removida.

Sempre que analisamos addons temos esse tema em mente, mas não é fácil encontrar uma solução linar para isso compatível com o que temos atualmente.

Até porque não só era mais fácil para os membros que usam os classificados, como também para nós, pois era menos uma coisa a verificar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando por cá há "meia dúzia de dias", por isso vale o que vale a minha opinião, mas de tudo o que li, apenas não concordo com algo que já foi apontado:

 

«Não é permitido disponibilizar artigos apanhados diretamente da natureza (peixes, troncos, areia, folhas, pinhas, etc) nem artigos que estejam listados como espécies em perigo ou de venda proibida.»

 

Além de não entender como é que poderão controlar isso (como é que sabem se o "calhau" que tenho para venda foi comprado numa loja de aquariofilia ou se foi apanhado no meu quintal?!), mesmo que expressamente seja dito no anúncio que vendo, por ex. "ramos de videira que apanhei na minha horta".

 

Acho que não há mal nenhum em querer ser recompensado monetariamente pelos recursos que já gastei... quer seja pelo combustível que gastei para ir até ao local, no tempo que tive de despender a serrar o tronco, na electricidade que gastei a desbastar a casca velha, nos tratamentos e mudas de água, etc, etc...

 

Claro está, que concordo na totalidade com a parte que diz respeito às espécies em perigo ou de venda proibida!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas para apontar um outro aspecto, que na minha opinião é uma incongruência:

 

 

4 – Fotos dos artigos: (obrigatório)

É obrigatório colocar fotos caso existam. Qualquer outra situação deve ser indicado apenas “Não tenho”.

 

Ou é obrigatório colocar sempre foto e caso não existam o utilizador ou as arranja e coloca o classificado, ou não é um item obrigatório e coloca quem quer e/ou as tem. Apenas não entendi o propósito de ser marcado como "obrigatório".

 

Digo eu...

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva elorga

 

Acerca dos artigos da Natureza, essas situações são sempre analisadas caso a caso (os elementos da equipa atualmente têm um vasto e profundo conhecimento do mercado atual, pelo que todos os casos identificados até agora foram de fácil análise/resolução nesse aspecto) e se tivermos qualquer dúvida, o anúncio sai e acabou. Quanto a isso não tenhamos dúvidas. Temos uma mão pesada no que toca a artigos da natureza e a espécies proibidas, e em caso de dúvida não damos qualquer tolerância nesse ponto.

De qualquer modo compreendo a questão mas a realidade é que essa regra não é nova, já existe à muito tempo e tem funcionado bem e surpreendentemente é das que melhor compreensão tem recebido por parte de quem nós avisamos que não pode vender A ou B por estar a desrespeitar essa regra, pelo que me parece ser uma falsa questão. Mas claro, caso seja necessário analisar mais aprofundadamente alguma situação que surja nessa âmbito, cá estaremos ;)

 

Quanto às fotos, é simples. Há muita gente que, por vários motivos mas normalmente é mais por 'preguiça', colocam "tenho mas mando por email" ou "coloco mais tarde". Essas respostas não são possíveis de colocar. Daí que é um campo obrigatório. Se calhar o "português" usado na regra não está claro e daí que sugestões são bem vindas.

 

Cumps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca dos artigos da Natureza, essas situações são sempre analisadas caso a caso (os elementos da equipa atualmente têm um vasto e profundo conhecimento do mercado atual, pelo que todos os casos identificados até agora foram de fácil análise/resolução nesse aspecto) e se tivermos qualquer dúvida, o anúncio sai e acabou. Quanto a isso não tenhamos dúvidas. Temos uma mão pesada no que toca a artigos da natureza e a espécies proibidas, e em caso de dúvida não damos qualquer tolerância nesse ponto.

 

Então, e só para esclarecer. Quem conhece o meus aquários, os troncos fui eu que arranquei de umas videiras de um amigo meu.

Estão dentro dos meus aquários à uns anos largos de tal forma que andam a passar de aquário para aquário.

Não posso colocar à venda?

Uma coisa é ir apanhar à natureza para fazer negócio, outra é passados uns tempos de uso querer vender para trocar...

Essa diferença está contemplada na "mão pesada"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Uma coisa é ir apanhar à natureza para fazer negócio, outra é passados uns tempos de uso querer vender para trocar"

Exactamente. Daí que são analisados caso a caso.

O exemplo que estás a indicar enquadra-se no primeiro post deste tópico, em:

É permitido transacionar material usado pelo próprio do qual já não necessita bem como vivos que possui e que por qualquer motivo não pretende continuar a manter.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos uma mão pesada no que toca a artigos da natureza e a espécies proibidas, e em caso de dúvida não damos qualquer tolerância nesse ponto.

De qualquer modo compreendo a questão mas a realidade é que essa regra não é nova, já existe à muito tempo e tem funcionado bem e surpreendentemente é das que melhor compreensão tem recebido por parte de quem nós avisamos que não pode vender A ou B por estar a desrespeitar essa regra, pelo que me parece ser uma falsa questão. Mas claro, caso seja necessário analisar mais aprofundadamente alguma situação que surja nessa âmbito, cá estaremos ;)

Compreendi melhor agora o conceito, aquilo que querem atingir... a frase depois que o Jorge utilizou foi realmente mais explícita para perceber a ideia:

«Uma coisa é ir apanhar à natureza para fazer negócio, outra é passados uns tempos de uso querer vender para trocar»

Ainda assim, mantenho a minha opinião que é muito discutível, logo acredito que a vossa análise caso a caso seja a melhor... tenho até visto vários exemplos do que refiro, daí que nem sabia que tal já estava contemplado. Um ex. que me vem agora a cabeça tem sido o das pinhas de amieiro que tenho visto nos classificados. Acredito que a maioria das pessoas as tenha ido apanhar à Natureza para seu proveito, agora se têm por lá a mais, que não chegaram a ser usadas nem o vão ser, porque não colocar à venda para quem queira? Se fui apanhar algumas pedras para colocar no meu aquário, mas trouxe em demasia não as posso vender em vez de as deitar para o lixo ou estar-me a ocupar o sótão?

 

Quanto às fotos, acho que é isso mesmo... com um novo "português" acho que se resolve :smile2:

 

Aproveito para dar os parabéns a toda a equipa uma vez que acredito que manter, moderar e fomentar um fórum sempre com os melhores níveis de qualidade não deve ser tarefa fácil!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse caso das pinhas é um clássico. Temos exemplos de membros que depois vimos a saber que destroem as árvores, ramos, etc, só para fazerem uns trocos em pinhas a tentar vendê-las no fórum. Já tivemos também casos de troncos, areia, etc. Verdadeiros "fornecimentos" à margem da lei e com desrespeito total da natureza, daí que era importante para nós que o fórum não fosse usado como veículo de promoção dessas situações.

Daí a regra. O problema (desta e de todas as outras regras) sempre esteve nos abusos. Não numa ou outra venda pontual.

 

"Acredito que a maioria das pessoas as tenha ido apanhar à Natureza para seu proveito, agora se têm por lá a mais, que não chegaram a ser usadas nem o vão ser, porque não colocar à venda para quem queira?" "Se fui apanhar algumas pedras para colocar no meu aquário, mas trouxe em demasia não as posso vender em vez de as deitar para o lixo ou estar-me a ocupar o sótão?"

E porque não plantar amieiros para compensar aquilo que se retira dela? E devolver as pedras ao local de onde as retirámos? Compreendo o teu ponto de vista, mas o fim não justifica o meio. Se foram obtidos da natureza, não devem simplesmente ser disponibilizados no fórum, mesmo nessa situação. Para consumo próprio isso já fica na consciência de cada um. Há outros locais de venda e aí podem fazer o que quiserem, mas aqui no fórum gostávamos muito de manter esta postura. Não é uma questão de facilitar/dificultar os membros, mas sim manter a coerência com o que nos move na equipa à longos anos: manter o respeito pela natureza, promover uma aquariofilia sustentável.

 

Volto a frisar que estamos a insistir/falar de casos muuuuuito particulares, pelo que serão sempre analisados caso a caso.

 

De qualquer modo, obrigado pelas opiniões. Tirando este ponto dos artigos apanhados na natureza (que repito, já existia e não é novidade, mas ainda bem que está agora mais claro) os restantes não suscitam dúvidas? Estão claros/perceptíveis?

 

Cumps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdadeiros "fornecimentos" à margem da lei e com desrespeito total da natureza, daí que era importante para nós que o fórum não fosse usado como veículo de promoção dessas situações.

Nem mais... concordo a 100% e acho que é aqui que residirá o principal motivo e argumento desta "regra".

 

 

 

Tirando este ponto dos artigos apanhados na natureza (que repito, já existia e não é novidade, mas ainda bem que está agora mais claro) os restantes não suscitam dúvidas? Estão claros/perceptíveis?

Por mim tudo impecável! Aliás, sempre esteve... este ponto que abordei simplesmente passou-me completamente por alto, e ficou mais que esclarecido e compreendido.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Essa questão já foi colocada várias vezes por outros membros, na verdade, é que neste novo formato do forum, essa funcionalidade não é possivel.

 

Tem mesmo que passar por um controle do membro antes de abrir outro tópico.

 

Rui Guilherme

Infelizmente é verdade. Nas últimas atualizações do IPB, essa funcionalidade (que era inerente ao IPB) foi removida.

Sempre que analisamos addons temos esse tema em mente, mas não é fácil encontrar uma solução linar para isso compatível com o que temos atualmente.

Até porque não só era mais fácil para os membros que usam os classificados, como também para nós, pois era menos uma coisa a verificar.

Obrigado Rui e Miguel pelo esclarecimento,, ficamos então à espera que finalmente surja uma solução que a todos agrade. Só pedia era que houvesse alguma tolerância para casos esporádicos e mão pesada para quem simplesmente insista apesar dos avisos.

 

 

 

Acerca dos artigos da Natureza, essas situações são sempre analisadas caso a caso (os elementos da equipa atualmente têm um vasto e profundo conhecimento do mercado atual, pelo que todos os casos identificados até agora foram de fácil análise/resolução nesse aspecto) e se tivermos qualquer dúvida, o anúncio sai e acabou. Quanto a isso não tenhamos dúvidas. Temos uma mão pesada no que toca a artigos da natureza e a espécies proibidas, e em caso de dúvida não damos qualquer tolerância nesse ponto.

De qualquer modo compreendo a questão mas a realidade é que essa regra não é nova, já existe à muito tempo e tem funcionado bem e surpreendentemente é das que melhor compreensão tem recebido por parte de quem nós avisamos que não pode vender A ou B por estar a desrespeitar essa regra, pelo que me parece ser uma falsa questão. Mas claro, caso seja necessário analisar mais aprofundadamente alguma situação que surja nessa âmbito, cá estaremos ;)

 

 

Esse caso das pinhas é um clássico. Temos exemplos de membros que depois vimos a saber que destroem as árvores, ramos, etc, só para fazerem uns trocos em pinhas a tentar vendê-las no fórum. Já tivemos também casos de troncos, areia, etc. Verdadeiros "fornecimentos" à margem da lei e com desrespeito total da natureza, daí que era importante para nós que o fórum não fosse usado como veículo de promoção dessas situações.

Daí a regra. O problema (desta e de todas as outras regras) sempre esteve nos abusos. Não numa ou outra venda pontual.

 

"Acredito que a maioria das pessoas as tenha ido apanhar à Natureza para seu proveito, agora se têm por lá a mais, que não chegaram a ser usadas nem o vão ser, porque não colocar à venda para quem queira?" "Se fui apanhar algumas pedras para colocar no meu aquário, mas trouxe em demasia não as posso vender em vez de as deitar para o lixo ou estar-me a ocupar o sótão?"

E porque não plantar amieiros para compensar aquilo que se retira dela? E devolver as pedras ao local de onde as retirámos? Compreendo o teu ponto de vista, mas o fim não justifica o meio. Se foram obtidos da natureza, não devem simplesmente ser disponibilizados no fórum, mesmo nessa situação. Para consumo próprio isso já fica na consciência de cada um. Há outros locais de venda e aí podem fazer o que quiserem, mas aqui no fórum gostávamos muito de manter esta postura. Não é uma questão de facilitar/dificultar os membros, mas sim manter a coerência com o que nos move na equipa à longos anos: manter o respeito pela natureza, promover uma aquariofilia sustentável.

 

Volto a frisar que estamos a insistir/falar de casos muuuuuito particulares, pelo que serão sempre analisados caso a caso.

 

 

Completamente esclarecido sobre esta situação. Mais uma vez obrigado pelas respostas.

 

Aproveito e quero agradecer todo o vosso trabalho em prol da aquariofilia nacional.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Acho que concordo com quase tudo, embora nessa das pinhas de amieiro tenha algumas reservas, passo a explicar:

 

As ditas pinhas apenas existem em áreas específicas do país e era bom que membros que vivem nessas áreas onde há abundância as podessem disponibilizar aos colegas foristas que a elas não têm acesso, é que no mercado oficial é difícil arranjar e os portes de uma compra online são estupidamente elevados e chegam a ser mais caros que uma embalagem. O mesmo se aplica para as folhas de carvalho, por exemplo.

 

Eu até plantava carvalhos e amieiros, mas acho que morria e não chegava a colher nada :sorry:, isto se eles vingassem aqui neste clima quase desértico :naughty: ...

 

Isto apenas para referir que o bom senso deve imperar, pequenas quantidades digamos até 100 unidades de pinhas ou folhas acho que deviam ser permitidas pois ninguem fica rico a comercializar essas quantidades.

 

Continuem o bom trabalho.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas

 

Concordo plenamente, mas a parte chave foi dita no mesmo post: "o bom senso deve imperar". Não tendo isso acontecido, teve de se impor regras.

De o bom senso tivesse imperado ao longo do tempo, nenhuma regra tinha sido necessária, pois não nos dá qualquer gosto ter estas regras para os classificados ;)

 

Cumps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Apenas mais uma achega. Porque não alterar o formato dos anúncios, para algo do estilo:

 

Artigo 1 - Filtro XPTO - X€.

 

é que num anúncio com poucos artigos, até se torna fácil de ver a relação artigo\preço, quando são muitos artigos fica um post enorme.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, mas isso é possível.

O formulário serve de "guia", para aquilo que o tópico deve ter, e convenhamos que é mais "limpo" ter todos com a mesma estrutura, mas os membros que coloquem a informação noutro formato qualquer nós deixamos estar, desde que a informação obrigatória esteja no tópico, de forma clara. Desde que isso seja respeitado, não há problema.

Não é necessário alterar o formato, porque há vários formatos mais adequados dependendo do que estamos a vender. Daí que damos esta liberdade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questão que vos quero colocar a todos.

 

O objetivo do tópico "### >> O MEU TÓPICO DESAPARECEU!!! PORQUÊ?!? << ###" é para que os membros possam analisar porque é que o seu tópico foi removido (uma vez que atualmente, e até este novo formato entrar, os tópicos são removidos sem aviso prévio/posterior) e em último caso, questionar a equipa de moderação.

 

Este processo simplesmente não está a funcionar. Quem usou este tópico pode confirmar o que indico. Como vários membros alertam sobre este mesmo tópico, recebemos tudo misturado e perdemos a noção do que já foi respondido por alguém e o que está por responder, acabando por dar aso a muitos casos não terem qualquer resposta (o que não é o que queremos, de todo).

 

Com este novo sistema de 'warns', os membros têm acesso imediato à informação do porquê da remoção do tópico (uma vez que os pontos de alerta são visíveis pelo próprio membro no seu perfil ou em qualquer post seu por baixo da sua imagem, onde indica "X pontos de alerta", e nesses pontos de alerta vai lá a informação do motivo pelo qual o tópico foi removido)

 

No vosso entender, faz sentido manter este tópico? Com que informação?

 

Cumps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Logo à noite vamos avançar com estas regras, pelo que a partir de amanhã estarão em pleno funcionamento.

 

Acerca da questão que coloquei no post anterior, vamos manter esse tópico e em vez do texto que lá está atualmente, vamos colocar intruções de como cada um p+ode visualizar os seus alertas (e assim saber porque é que o seu tópico foi removido).

 

Muito obrigado a todos pelo feedback.

Vamos manter este tópico aberto para poderem colocar aqui feedback se virem mais coisas que possam/devam ser revistas e melhoradas nas regras dos classificados, de modo a simplificar toda a gente.

 

Cumps

MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia ser colocado aqui o que foi alterado.

Já agora, uma pergunta:

nos leilões não se pode ter dois tópicos abertos. Se um leilão acabou a data hoje e pedirmos para apagarem, pode-se logo colocar outro ou temos que esperar que o terminado desapareça?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.