elorga

Membro
  • #Conteúdo

    206
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por elorga

  1. Mas se reparares na descrição do AquaBasis plus diz "Espalhe AquaBasis mais numa camada uniforme de cerca de 2 cm de espessura no fundo do aquário (conteúdo suficiente para aprox. l 100). Coloque uma camada de 4 cm de cascalho lavado" O Manado não é fértil... muitas lojas têm empregados que nem de peixes percebem, quanto mais de substratos, logo se dizes que queres um substrato para colocar plantas dizem-te para colocar o Manado que é fértil, mas isso é errado. Agora isso não obriga a teres de colocar um fértil por baixo do inerte. Tudo depende do teu regime de fertelização, por ex... o fértil é uma ajuda, dado que tem nutrientes por si só que as plantas necessitam. Contudo tem um tempo útil de vida... daqui a uns tempos (podem ser meses, podem ser anos) já não está lá a fazer quase nada porque se esgotou. Eu tenho essa combinação AquaBasis plus por baixo e Manado por cima, mas desconfio que passados 14 meses da montagem que fiz, o AquaBasis já não deve estar lá a fazer grande coisa.
  2. Já ouvi falar desse stress, não só nos Proffissionel "III" mas até nos anteriores nos "II". Penso que normalmente está associado ao sistema de ferrar no topo que funciona através de uma membrana que suga/puxa a água das mangueiras, só que com o uso perde-se o vedar e a água vinda do aqua sem estar com o filtro a funcionar, pela gravidade e pela pressão, faz ceder essa membrana e verte água. Muitas das vezes pensa-se logo que até é do o-ring porque a água verte da cabeça do motor. Eu por causa disso nunca uso esse sistema de ferrar, até porque ainda não senti essa necessidade. Ainda assim, desligo várias vezes o motor na altura de dar de comer (para os flocos ou granulados não andarem logo todos espalhados) e nunca vi uma única pinga de água onde quer que fosse. Penso que o falhar a luz ou desligar o filtro da tomada será a mesma coisa, e a acontecer já teria notado. Já vi um vídeo onde alguém mais drasticamente colou essa membrana, vedou-a com cola e inutilizou esse sistema de ferragem, e resolves o stress de verter água no caso dos filtros que já perderam a qualidade dessa membrana.
  3. Os Eheim Classic são sempre uma pincelada maior para ferrar... falo com experiência própria de quem já teve de ferrar um 2211, um 2213 e um 2215 - eram todos iguais e mais complicados de ferrar. De resto quer no Tetratec EX700, JBL e900, Fluval 204 e agora com o Eheim Profisional 3 2075 é sempre limpinho... não dá trabalho nenhum seguindo a ordem que o cmogsantos acabou de enumerar. Deixo o reforçar do quarto passo, de encher o filtro com água - queria apenas dizer que se deve encher o máximo que o filtro permitir sem deitar para fora água. Se não ficar bem cheio existe ali um espaço de ar entre o final da água e a turbina/hélice o que leva a não puxar água pelo facto de o circuito não estar completamente "selado", preenchido com água.
  4. Se os escalares te ajudam a controlar a população dos guppy's, como é que dizes que eles nem se tocam? .png' alt=':biggn:'>
  5. Não tenho a certeza por experiência própria, mas penso que na maior parte das vezes nestes modelos da Fluval muda apenas a altura do "copo" e não o seu diâmetro, logo penso que o o-ring é o mesmo para o Fluval 104, 105, 106, 204, 205, 206: - http://www.thatpetplace.com/motor-seal-o-ring-fluval-104-105-204-205
  6. Eu tenho uma T5 da Aquatlantis com 8500K e a luz é branco frio. Penso que azulado seria na casa dos 10000k e a cor a caminhar para os encarnados seja na casa dos 40000k.
  7. Peço desde já desculpa ao user que tão bondosamente partilhou conosco este seu projecto, mas um aquário de parede com 180cm de altura é desde já algo que nunca irá para a frente... está morto à nascença! Já aqui o perguntaram e eu voltava também a perguntar: tens fato de mergulho? Como pretendes fazer manutenção de um aquário onde nunca conseguirás chegar ao fundo? Ias colocar plantas? Como é que as enraizavas? Era nesta altura em que entrava o fato de mergulho? Ia dizer que não queria parecer desmoralizador, mas de facto é que o quero mesmo ser! O Takashi Amano tem uns "aquários" assim com essas alturas e podes ver pelos vídeos o trabalho que aquilo dá, sem já sequer mencionar os custos disso, a casa de máquinas que tinhas de ter para comportar filtros para isso, etc... Abç!
  8. Eu percebi a ideia... só não sabia se era uma reconstrução uma construção de raíz Digo isto apenas porque apesar de não ser um bicho de sete cabeças como por vezes se dá a entender, ainda assim um aquário é algo que requer a nossa atenção e dedicação. Muitos inclusive ao final de uns meses abandonam o hobbie e decidem que afinal não é algo para eles. "Abandonar" um aquário assim não é a mesma coisa que venderes daqui a uns tempos um aquário de 80/100cm... O colocares as tuas dúvidas por aqui e procurares informação junto de quem é mais experiente, por si só é de louvar e fazes o mais acertado, ainda assim ele há coisas que só se aprendem ou transmitem quando se mete as "mãos na massa" e somos nós a fazer. Eu fiz o mesmo percurso e não me dei mal. Nunca tive baixas de maior, fiquei bem informado acerca de ter calma e fazer as coisas com tempo e paciência e digo-te que pensava que ter um aquário dava mais trabalho. Ainda assim como tudo na vida são fases, e umas vezes tens mais paciência para tratar do aquário que outras... nuns meses estás mais entusiasmado com a aquariofilia, que noutros... e isso pode ser mais fácil de gerir num aquário pequeno que num "mini-oceanário" como pretendes Como disse de início, não pretendo de todo desencorajar-te, mas devias meditar bem e não podia deixar de te alertar para a dimensão de um projecto destes, sobretudo depois de teres referido que será o teu primeiro aquário! Alguém com mais experiência que eu que dê exemplos práticos do que um aquário destas dimensões vai requerer de ti, quer em termos de tempos, custos, etc... Confesso que li o post na diagonal, mas penso que ainda não referiste muito pormenorizado o que pretendes para o aquário em termos de flora e fauna, tipo de aquário, etc... e isso também é relevante para o tipo de manutenção que vais ter de despender neste teu "tanque"!
  9. Olá husilva, fora tudo o que foi apontado faço uma pergunta, e não queria que a encarasses como crítica ou que fosse desencorajadora para ti, mas nunca tiveste nenhum aquário na tua vida e vais-te meter assim de cabeça num "bicho" com 600L? Já pensaste que poderias começar com algo de 1 metro, analisares bem a tua disponibilidade para tratares de um aquário, a manutenção que requer, TPA's, etc e aí pensares neste projecto com mais calma e após algum tempo? Acho sinceramente que parece-me um projecto fantástico, mas que devias entrar nele com pés e com cabeça, e já com alguma experiência em aquariofilia.
  10. Em qualquer loja de aquariofilia e custa-te entre 0,50€ e 1€ as mais acessíveis. Isso basicamente vai-te impedir que a água do aquário retorne para onde quer que seja... CO2 que é o teu caso, mas também se coloca em bombas de ar, etc...
  11. Olha, ficam aqui duas fotos... os exemplares não estão nas melhores condições, mas servem essencialmente para exemplificar. Reparei que tenho algumas em que realmente despontou lateralmente outro ramo e aquele ficou ali mais depenado, por isso não te consigo dar um padrão do que acontece sempre. Seguem duas fotos de dois pés diferentes.
  12. Esqueci-me de tirar a foto ontem... sorry. A ver se agora com o fds trato disso! Se chegar a domg e não tiver colocado aqui nada envia-me pm só a relembrar que eu trato disso.
  13. Tens válvula anti-retorno na mangueira?
  14. Olha que isso dependerá certamente dos casos... hoje se tiver tempo tiro-te uma ou duas fotos com exemplos onde se vê o corte, e voltou a despontar milímetros ao lado sem ser aquele aspecto de galho depedado nas laterais.
  15. Não sou nenhum expert em flora, mas também tenho Cabombas e faço exactamente isso. Corto literalmente à altura que pretendo, pego na poda e coloco de novo no substrato até enterrar bem e chegar à parte fértil. Passado 1 semana já se nota crescimento quer na nova poda, quer nas que foram cortadas. Ao certo e de cor não te consigo dizer se cresce no sítio onde podaste ou se abre novo rebento ao lado, mas posso-te dizer que a Cabomba cortada não te vai morrer nem nada que pareça!
  16. A pedra difusora com a respectiva bomba de ar acoplada serve essencialmente para fazer barulho. Se gostas de ouvir e ver as bolhas de água acho que deves colocar. Se o que queres é oxigenar a água basta apontares o fluxo da água do filtro um pouco para a superfície e com as trocas gasosas que obtens dessa movimentação vais gerar a oxigenação pretendida. O CO2 não serve para injectares dióxido de carbono na coluna de água. Se não faltaste às aulas de Fisico-Química lembras-te de certeza que o CO2 é um dos principais compostos essenciais para a realização da fotossíntese. Por isso se tiveres plantas no aquário o que vais notar é um autêntico "boost" no crescimento das mesmas, vais obter um verde muito mais vivo, etc... A minha recomendação é que se ainda estás sem perceber bem a diferença entre os dois tens muito que pesquisar Preocupa-te em fazeres o ciclo com calma, compra realmente os testes que são nesta fase muito mais essenciais. O básico é algo que te permita fazer testes de Nitrito (NO2), Nitrato (NO3), pH, e Amónio (NH3/NH4). Depois lá mais para a frente podes começar a preocupar-te com teste de GH (Dureza), teste de KH (Alcalinidade), fosfatos, etc...
  17. Eh pá, então sendo asism tou tramando... tenho um com 5/6cm e estou a ver que mais tarde vou ter de o despachar... por enquanto e tenho-o há uns 3 meses porta-se bem com a restante comunidade e com as plantas. Lá está, pode ser que tenha um feitio mais pacífico!
  18. elorga

    sujidade na agua

    Discordo desta opinião... da minha experiência, e da leitura da experiência de outros utilizadores (aliás, esta questão do carvão activado é algo por demais debatido) carvão activado tem bastante utilidade, mas apenas em situações especificas e não como uso frequente. Alguns exemplos - aquários recem-montados (que penso ser o caso); - problemas na água (água turva, GDAs, excessos de nutrientes); - no final de tratamentos "químicos" (medicamentos por exemplo); Fora estas situações (e porventura alguma outra que me possa estar a escapar) o carvão deve sempre ser retirado do filtro. O carvão activado absorve substâncias químicas que estão em forma molecular. Os fertilizantes líquidos que usamos nos aquários por ex. possuem os seus elementos químicos obrigatoriamente nesse estado, e são sendo retirados parcialmente pelo carvão activado - é apenas um exemplo. Usar sempre carvão activado retira parte dos elementos químicos necessários para o equilíbrio do sistema. Fora isso há a questão já dita de que o carvão tem um tempo útil de vida como tudo, e após isso atinge o seu ponto de saturação, o que faz com que liberte de novo tudo aquilo que anteriormente esteve a capturar. Na minha modesta opinião, um aquário bem plantado com plantas saudáveis fazem perfeitamente o papel do carvão! Hipoteticamente, num aquário só com peixes e pouco mais, onde o carvão fosse substituído regularmente, ainda via alguma viabilidade da sua utilização constante. Uma outra "acha para a fogueira" é o tão falado recentemente Purigen que diziam vir a substituir o carvão activado. Não tenho ainda opinião formada, mas ainda assim do que tenho pesquisado aquilo é nada mais que um polímero sintético micro-poroso que remove as impurezas solúveis e insolúveis da água, logo a metodologia é perfeitamente idêntica. Este apenas tem a "vantagem" de ser reutilizável (pode ser lavado) e dizem que a capacidade de absorção ainda é maior. Resta-me esperar por mais conhecimento empírico que possa vir a ter da restante comunidade aquariofilista...
  19. Tirando o que já te disseram sobre o que o teu aquário irá ter, eu já tive Eheim e agora tenho um JBL. Gostei muito da Eheim e agora estou igualmente convencido da qualidade dos JBL, por isso tem sido para mim sempre a recomendação em termos da relação qualidade preço. A título de ex um JBL Cristalprofi e901 faz-te 900l/h, consome 11w e nem se ouve a trabalhar! Novo custa os teus 100€ mas usado és capaz de encontrar por uns 60€/70€ facilmente. Eu tenho o JBL Cristalprofi e900 (o outro acima é uma versão mais recente e mais amiga do ambiente segundo percebi porque consome menos w/h) e estou super contente! Tem 4 cestos em que consegues enfiar lá dentro 4L de matérias filtrantes.
  20. Sim... era bom deixar aqui a ressalva de que há troncos, raízes ou ramos que não são aconselháveis, porque, ou podem libertar tóxicos para o aquário, ou podem até mesmo apodrecer muito facilmente dentro de água e depois é uma lixarada tremenda. Confesso que o ramos de Kiwi ainda não tinha ouvido falar, sendo que os que mais se usam e com "provas" de não provocar danos para os peixes (atenção que variações de PH é frequente haver consoante o tipo de tronco) são a Cerejeira, Videira, Carvalho, Azinheiro, Oliveira, Zambujeiro, Castanheiro, Sobreiro (atenção que o Sobreiro é uma espécie protegida!). Além disso, o meu aviso e sincero pedido a todos: NÃO DERRUBEM OU CORTEM ÁRVORES PARA A AQUISIÇÃO DESTES TRONCOS, OPTEM POR FAVOR POR ÁRVORES MORTAS E PEDAÇOS QUE ESTIVEREM PELO CHÃO.
  21. Eu por norma acho escandaloso o dinheiro que se pede por um pedaço de tronco para meter num aquário. É certo que os troncos que vemos nas lojas de aquariofilia são bastante bonitos, versáteis e dá para fazer layouts muito giros... mas a minha pergunta é - será que valem esse preço? Acho que com um pouco de habilidade e umas saídas ao campo, conseguimos encontrar substitutos à altura, raízes de árvores caídas, ramificações, etc, etc... De momento tenho um aquário de 60cm com um pequeno tronco lá dentro, mas caso compre um maior (estou já comprador de um entre os 100/120cm) vou tentar arranjar na natureza a maior parte daquilo que pense usar no layout. Sou de Lisboa, mas então no Norte (Minho e Douro por ex.) acho que facilmente se consegue encontrar coisas muito bonitas. Eu por aqui vou tentar a minha sorte em Monsanto e em outras serras aqui próximas.
  22. Só faltam agora as fotos para o pessoal dar a "aprovação" final
  23. Não sei se vou apresentar uma barbaridade, mas algo assim: Escusam de pagar a patente
  24. Tu com uma espécie de cubo em acrílico, uns cestos home-made, uma bomba de retorno no topo e o Jorge acho que faziam um filtro externo DYI para esses 20L que era uma beleza!