Cuba sem CO2


medapura

Recommended Posts

Babykhan, obrigado pela explicação, aprendi mais um bocado :thumbup3:

Realmente eu ao inicio tinha valls e sagitarias e ambas cresciam e de repente as sagitarias pararam de expandir ao contrário das valls.

Quando falas nas flutuantes podes exemplificar? Eu mantenho limnobium e pis tia juntas e umas vezes crescem mais umas outras vezes as outras mas sem baixas entre elas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Aprecio o agradecimento brancaman mas esta informação tirei-a daqui do Fórum, de coisas que li e me fizeram querer saber mais, do que li noutros suportes e me levaram a querer entender o porquê de certas outras coisas.

Apenas estou a partilhar algo, que sem o incentivo que esta comunidade me deu, nunca teria a oportunidade de tomar conhecimento.

Experimentei, analisei os resultados obtidos e com base nisso lancei essa hipótese.

 

Se colocares Myriophyllum num aqua, posso-te dizer que todas as outras flutuantes se vão ressentir.

Esta é uma planta muito boa para quem tem lagos (Koi ou outros) pois mantém controladas muitas variedades de algas.

Eu já mantive, em simultâneo num aqua, cinco variedades de flutuantes (Azolea, Salvinia, Lemna, Limnobium e a outra) e todas se davam muito bem.

Essa outra flutuante, dependendo da época do ano (digo eu por causa da luz) apresentava tamanhos, que iam dos poucos cm a quase um palmo.

Sendo que a introduzi aqui, a partir de duas plantas mãe (compradas a um user do Fórum) não vejo razão para tal discrepância.

Mantive esse aqua iluminado apenas com luz directa solar (3 a 6 horas diárias dependendo da estação do ano) e além de quase não ter algas (elas estão sempre presentes) observava um crescimento notável das plantas.

Seria do substrato fértil ser terra dos vasos, seria de ter aplicado o método Dry-Start, seria da 'fertilização' que os seus habitantes faziam (estava super lotado de Tanichthis micagemae), seria de apenas repor a água evaporada, deixando a filtração a cargo das plantas, não sei (não tenho tempo a perder com algo que não me acrescentará nada) por isso aventei que pudesse ser dessa tal de aleloquimía...

Vai na volta era de tudo conjugado, ou então não, não importa.

O que é importante é a peixarada ter condições de vida e isso sim, é uma preocupação para mim.

Mantenho-os, portanto sou responsável por eles e isso já é uma função que me ocupa bastante.

 

Entre essas duas variedades de flutuantes não reconheço muita incompatibilidade, poderá ser outra coisa, níveis flutuantes de algum macro, durezas, ph, apetite variado de algum peixe, mas se mantiveres apenas uma das espécies ela vai de certeza proliferar, deixando todas estas possibilidades de fazer sentido.

E aí volto a pensar naqueles buracos negros, as causas estão lá, mas num ambiente 'fechado' como são os aquas, dificilmente se irão encontrar.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Essa de ter plantas como a cuba ou parvula sem CO2... tenho a informar que é talvez a maior utupia da aquariofilia.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa de ter plantas como a cuba ou parvula sem CO2... tenho a informar que é talvez a maior utupia da aquariofilia.

 

Boas,

Adicionando umas achas para a discussão...

Relativamente à parvula não concordo de todo, quanto à cuba nunca tentei, mas pelo menos a eleocharis parvula é das melhores plantas para formar tapetes densos em aquarios de média iluminação (cerca de 0.5W\Lt só para dar uma ideia) e sem injeccção de CO2.

 

Garanto que demora bastante a começar a mandar novos runners (menos tempo se lhe deres uma poda aquando da plantação), mas assim que começa a propagar consegue-se notar evolução de semana para semana... sendo uma questão de tempo até começar a invadir e conquistar zonas indesejadas como por exemplo zonas em que só existe areia (mesmo sem substracto fértil por baixo e com algumas rochas enterradas a dividir os substractos).

 

Por exemplo podes ver este exemplo duma montagem minha Com 48W de iluminação para cerca de 100lts de água, sem nunca injectar CO2 (como referi demora é algum tempo a começar a desenvolver)

Inicio da montagem: http://img35.imageshack.us/img35/2893/dsc0011xy.jpg

3 meses depois: http://img231.imageshack.us/img231/8558/dsc0190e.jpg

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possível que ela cresce efectivamente.

Eu no meu caso, tenho o mesmo rácio que tu: ou seja, 0.5W/L de iluminação, mas vou iniciar a injecção de CO2 caseiro.

Na minha curta experiência na aquariofilia, compreendi que sem CO2, as plantas não crescem. É a minha opinião, baseada na minha experiência pessoal. E quando falo em crescer, falo num crescimento saudável, não falo num aumento do tamanho.

 

A parvula é considerada uma excelente planta de tapete. Mas sem CO2... fico muito reticente.

De qualquer maneira, quando ouço dizer que há pessoal que aguenta cubas sem CO2... eu pagava 50€ para ter a receita desse milagre.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O crescimento saudável não depende só da injecção de CO2 (claro que ele está presente mas por outros meios sem ser a injecção e e, quantidades muito mais reduzidas), mas sim do equilíbrio que consigas encontrar entre o triângulo CO2+Iluminação+Fertilização.

 

O CO2 a única coisa que faz é aumentar o ritmo de crescimento das plantas (claro que quando falamos de plantas mais sensíveis à infestação por algas, de crescimento muito lento ou com maior necessidade de iluminação, adicionar CO2 facilita muito a vida pois consegue aumentar o ritmo de crescimento dessas plantas e\ou equilibrar a elevada iluminação presente).

 

De resto a minha opinião é que se aumentar o metabolismo é considerado benéfico por alguns aquariófilos, por outros isso poderá ser indesejado pois implica automaticamente maior manutenção do aquário (quer em fertilizações, quer em podas).

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obvio que o crescimento de uma planta é sempre multifactorial. Mas, será quase sempre limitado por um dos vértices do triângulo ou seja iluminação, CO2 ou fertlização.

 

O CO2 é a fonte de carbono das plantas e mesmo as plantas de baixa manutenção, benificiam enormemente com CO2.

 

Dou-te o exemplo da parvula. A planta aguenta-se sem CO2 (apenas com luz e fertilização). Se não injectarmos artificialmente CO2 no aquário, estamos a falar de concentrações de 1-5mg normalmente.

 

Com a injecção de CO2 (ainda que caseiro e em concentrações de 10-15mg) a parvula vai ressentir-se bastante e crescer muito mais rápido. Caso contrario, o seu crescimento é lento e fica longe do seu potencial.

 

MAS MUITO MAIS IMPORTANTE!!!!

 

Quando não tens 1h por semana para a manutenção do teu aquário... irás ter tempo sequer para observares e apreciares o teu aquário diariamente? é que se alguém tem um aquário xpto e não tem 1h por semana para fazer umas podas, tpa e fertilização... honestamente, não penso que terá tempo para usufruir do seu aquário e da beleza dele.

 

Por isso, a questão do tempo, para mim é uma falsa questão.

 

E dito isto... eu tenho uma opinião muito pessoal de que só compensa um plantado com high tech.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a injecção de CO2 (ainda que caseiro e em concentrações de 10-15mg) a parvula vai ressentir-se bastante e crescer muito mais rápido. Caso contrario, o seu crescimento é lento e fica longe do seu potencial.

 

Daí eu ter dito anteriormente que "O CO2 a única coisa que faz é aumentar o ritmo de crescimento das plantas", quando dizes longe do seu potencial refres-te a quê? aparência da planta? ou espaço que a planta ocupa? (é que tanto um como outro consegues resultados muito semelhantes com e sem CO2, lá está a única diferença é mesmo uma questão de tempo).

 

 

Quando não tens 1h por semana para a manutenção do teu aquário... irás ter tempo sequer para observares e apreciares o teu aquário diariamente? é que se alguém tem um aquário xpto e não tem 1h por semana para fazer umas podas, tpa e fertilização... honestamente, não penso que terá tempo para usufruir do seu aquário e da beleza dele.

 

Por isso, a questão do tempo, para mim é uma falsa questão.

 

E dito isto... eu tenho uma opinião muito pessoal de que só compensa um plantado com high tech.

 

Aí é já uma opcção pessoal de cada um... e é como tudo opiniões cada um tem a sua.

Quanto a não poderes apreciar o aquário se não tiveres tempo para 1x por semana fazeres a manutentenção, aí já depende de onde tens o aquário, se for em casa e estiveres em casa a semana toda até percebo o teu ponto de vista.

Então e se por exemplo só fores a casa de 15 em 15 dias (como por vezes é o meu caso) ou se o aquário estiver por exemplo numa empresa ou num consultório onde existem mais pessoas para apreciar o dito aquário que não tu? Na minha opinião tudo isso são variáveis a ter em conta e que podem justificar, ou não (lá está depende do ponto de vista) , enveredar por uma via mais low tech, com menos iluminação, menos CO2, menos fertilizações, menos manutenção, etc...

 

Confesso que só enveredei pela vertente low tech quando comecei a ter problemas como alguns destes que te mencionei acima e não é por isso que comecei a ter menos gozo com a aquariofilia...

 

Mas como o OFF TOPIC já vai longo concentremo-nos na questão que o medapura iniciou --> Cuba sem CO2

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como o OFF TOPIC já vai longo concentremo-nos na questão que o medapura iniciou --> Cuba sem CO2

Cuba não é possível de manter sem CO2.

É uma planta sensível e que além de CO2, necessita de rácios elevados de luz.

 

Mesmo com 0.5W/L e CO2 caseiro, até se poderia aguentar, mas duvido que se desenvolva consideravelmente.

 

Sem CO2 é um erro tentar sequer.

 

É uma planta fabulosa (a mais bela planta de tapete na minha opinião), mas é uma planta exigente.

Para low tech... só musgo de java.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuba dá com excel e não precisa de muita luz, ao contrário do que se diz. Claro que, com CO2 abundante, melhor...

 

A E. parvula dá perfeitamente sem co2 mas como disseram, vai demorar mais a crescer. Quase todas as plantas de tapete beneficiam muito de CO2/excel.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Honestamente, ha questoes que nem se devem colocar de tao evidentes que sao.

 

Por si so a cuba é uma planta exigente e que sente muito desiquilibrios de nutrientes. Para crescersaudavelmente e formar o tam ambicionado tapete de dwarf baby tears... é preciso uma fertilizaçao muito boa o que de si é ja um desafio.

 

Agora o desafio de ter cuba sem CO2... é ridiculo. é impossivel. Nao dà.

Jà com CO2 é uma planta exigente, por isso nem vale a pena falar sem CO2.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais