Cuba sem CO2


medapura

Recommended Posts

Dúvido muito que se dê, pelo menos tens que lhe dar Carbono Orgânico tipo o da Seachem, alguma circulação de água e generosas quantidades nutrientes principalmente nitrogênio e pelo menos uma luz média maior ou igual a 0,5W/L.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-vos possivel manter cuba sem CO2?

 

Sim, se a manteres em cultura emersa consegues, o pior será depois adapta-la ao meio imerso, ai só com muita luz, co2 e fertilizantes , penso eu de quê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso tambem dizer que fiz um tratamento para o Ictio apos ter introduzido um peixe com o mesmo e estive 5 dias sem CO2 no aquario, mesmo metendo um pouco de Carbono Organico, temperatura a 30ºC e mais JBL Punktol já estava a morrer. Foi a planta que mais se ressentiu. Acho que não durava mais 5 dias sem CO2.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões :thumbup3: Quanto á glosso faço a mesma pergunta. E mais adaptavel, nao?

O glosso é uma planta ainda mais exigente que a cuba, requer CO2 e muita luz.

 

Porque não arriscas com uma dessas e fazes CO2 caseiro???

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu falhei com a cuba e a glosso, tinha co2 mas pouca luz, porque não começas com uma tenellus ou uma parvula, parecem-me menos exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O glosso é uma planta ainda mais exigente que a cuba, requer CO2 e muita luz.

 

Porque não arriscas com uma dessas e fazes CO2 caseiro???

 

Sinceramente ainda nao percebi como faze-lo e tenho um pouco de medo de fazer alguma asneira fatal...

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha aqui tens uma sugestão de planta para formar tapete, Eleocharis sp. 'mini'. Quando fizer uma nova montagem irei experimentar esta novidade da tropica.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha aqui tens uma sugestão de planta para formar tapete, Eleocharis sp. 'mini'. Quando fizer uma nova montagem irei experimentar esta novidade da tropica.

 

 

Por acaso estou para mandar vir da aqua-eden, acho uma excelente opção!!!

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O glosso é uma planta ainda mais exigente que a cuba, requer CO2 e muita luz.

 

Achas mesmo? A minha experiência é que a glosso é uma peste...

 

 

Olha aqui tens uma sugestão de planta para formar tapete, Eleocharis sp. 'mini'. Quando fizer uma nova montagem irei experimentar esta novidade da tropica.

 

Esta ainda não conhecia. Ou se calhar já... assim como assim não dizem qual é a espécie... Parece-me muito a parvula... O "mini" vende bem ;)

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas mesmo? A minha experiência é que a glosso é uma peste...

Eu nunca tive glosso, não posso fazer uma comparação com a cuba, mas pelo que leio parece ser mais exigente.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

 

Eu também nunca fui a Cuba, mas manter plantas sem CO2 é impossível.

 

Podes injectar CO2, deixar o aqua destapado para que haja trocas gasosas com a atmosfera, até podes adicionar uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar para que essas trocas gasosas sejam mais rápidas.

Há ainda a hipótese de tapar o aqua para que o CO2 produzido pela respiração dos peixes, das bactérias ao metabolizar a matéria orgânica ou até da das próprias plantas se mantenha retida, mas não será suficiente.

Numa habitação a concentração de CO2 será (teoricamente) superior à verificada no exterior (respiração humana, fogão a gás, etc.), porém esta quantidade não é suficiente para manter plantas saudáveis, pelo menos com a quantidade imensa de luz com que as banhamos...

 

A adição de CO2 é obrigatória para manter plantas saudáveis e sem CO2 não consegues manter plantas.

 

Há que fertilizar quimicamente com pelo menos, KNO3, KH2PO4 para macros e frequentes TPA (com água da 'Companhia' que até contém algum CO2) para micros, mas é o CO2 que vai ajudar a que as plantas 'peguem' nesses elementos e com a ajuda da luz que lhes fornecemos, os combinem e formem mais 'massa vegetal', ou seja foto sintetizem e cresçam.

De uma forma simplista, elas precisam do C para criar massa e libertam o O2 como subproduto desse metabolismo.

Esse C é mais facilmente acedido através do CO2, há outros compostos com C, mas este 'gasta' menos energia para ser acedido e as plantas, como qualquer outro ser vivo tentam gastar sempre o mínimo possível de energia nestas trocas. (há animais que não, agora que penso nisso)

 

Depois podes brincar com a luz.

Utilizar os espectros que achares melhor, uns dão uns resultados, outros evidentemente darão outros.

Mas basicamente o que a luz faz é com que as plantas cresçam mais rápido ou mais devagar, com tonalidades ou formas diversas.

Até com LED podes fazer crescer plantas...

 

Agora, fazer crescer plantas sem CO2, não dá!

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

manter plantas pouco exigentes sem adição extra de CO2 é possível e muita gente o faz com sucesso. Agora cuba? Essa planta é teimosa e torta como o raio. Há pessoal que a consegue fazer crescer sem problemas e outros que nem à lei da bala. Eu com tanto CO2 que a água parece água de castelo e tanta luz que até os peixes se escondem por debaixo das folhas e a minha cuba nunca desenvolveu como eu gostaria. As outras plantas crescem a ritmos alucinantes. A tenellus duplica a sua massa a cada 2 semanas, HZ cresce 14cm por semana, tenho rebentos de tenellus a crescerem 12cm por dia mas a cuba... não no meu aquário (pode ser também devido às corydoras e ancistrus).

 

Tenho outro aqua, sem CO2 onde a tenellus sobrevive mas não cresce e a HZ cresce, em média, 1cm por semana... portanto é possível "manter" plantas de média dificuldade mas fazê-las crescer...bah...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora cuba? Essa planta é teimosa e torta como o raio. Há pessoal que a consegue fazer crescer sem problemas e outros que nem à lei da bala. Eu com tanto CO2 que a água parece água de castelo e tanta luz que até os peixes se escondem por debaixo das folhas e a minha cuba nunca desenvolveu como eu gostaria.

 

Eu foi a primeira vez que meti Cuba e nao tive grandes problemas. Inclusive no meu Nano onde como substratos tenho areia e terra de um vaso pequeno, que me tem dado Fosfatos a torto e a direito, plantei 4 pezitos de Cuba e aquilo ja parece uma praga. Posso acrescentar tb e começo a desconfiar que meter terra num aquario da resultados melhores que andar a comprar substratos caros como a Elos e a Ada principalmente para quem ten água mole a sair da torneira...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está... depende de cada aquário. Dei todas as condições e mais algumas sendo que a prova é que todas as outras plantas cresceram que nem doidas mas a cuba.... bah. Pode ter sido das corydoras que andavam a arrancá-la todos os dias mas seja como for, acabei por retirar os tufos.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de facto existe entre as algas e as plantas (não provado ainda) mas entre a tenellus e a Cuba? Nunca ouvi tal coisa mas não sei... É uma ideia

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será Alelopatia?

Mesmo existindo a alelopatia entre a tenellus e a cuba, as tpa não resolvem?

 

Eu foi a primeira vez que meti Cuba e nao tive grandes problemas. Inclusive no meu Nano onde como substratos tenho areia e terra de um vaso pequeno, que me tem dado Fosfatos a torto e a direito, plantei 4 pezitos de Cuba e aquilo ja parece uma praga. Posso acrescentar tb e começo a desconfiar que meter terra num aquario da resultados melhores que andar a comprar substratos caros como a Elos e a Ada principalmente para quem ten água mole a sair da torneira...

Aires, fotos novas sff.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Depende muito brancaman.

Há quem defenda que a toxicidade entre plantas, se dá tanto ao nível acima do substrato, como também abaixo.

Eu nunca o testei, mas já assisti a coisas bizarras e só as consigo explicar recorrendo a este estratagema...

 

Com TPA de 15 a 25 % duas a três vezes por semana, afirmo e com toda a certeza, é impossível manter Valisnérias e Sagitárias Subulata num mesmo aqua.

Jacintos e Lemna hão de produzir tantos 'venenos' que um dos dois há de desaparecer, troques a água que trocares, mas neste caso há algas que também levam por tabela, o que torna esta 'guerra química' uma coisa muito agradável de manter.

Myriophyllum e quase todas as flutuantes que encontras por aí, são outro exemplo do que não pode ser mantido em conjunto.

Há inúmeros exemplos disto, na forma emersa e na forma submersa.

 

É tipo os Buracos Negros, têm uma densidade tão grande que nem a luz lhes escapa.

Então como se pode afirmar que uma coisa que não tem imagem visível, não emite nem reflecte luz, existe?

Pela ausência dessa mesma visibilidade...

 

Que a alelopatia existe, não há dúvidas!

Agora provar quais os elementos segregados e qual a sua toxicidade, quer em separado quer em conjunto para uma determinada espécie, ou o que ainda é mais complicado de compreender à partida, para a própria espécie que liberta esses mesmos elementos, isso já não me assiste. A minha vida vale mais que tudo o que possa advir dessa descoberta, e com a Monsanto Company não quero nada, são terroristas/fundamentalistas.

O que sei é que acredito no Paracelso quando ele afirmou mais ou menos isto: "Todas as substâncias são venenos; não existe uma que não seja veneno. A dose é o que diferencia um veneno de um remédio".

But i digress...

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que ela existe não se põe em causa senão não havia a tal relação misteriosa entre as plantas saudáveis num grande massa vegetal e a ausência de algas mas por acaso nunca me tinha ocorrido que a cuba pudesse ser dizimada pela tenellus apesar de nunca ter lido tal coisa. Tanto quanto sei, até há aquários onde ambas coexistem pacificamente. A verdade é que não me admirava nada pois lembro ter reparado diversas vezes que a tenellus tentava espalhar runners sempre directamente por cima da cuba e muitas vezes por baixo para depois rebentar entre as folhagens da cuba. Pode ser coincidência como pode ser uma tentativa deliberada de abafar o vizinho indesejado.

 

Seja como for, já estamos ambos a divagar... voltando ao tópico... CO2 sem Cuba, perfeitamente. Cuba sem CO2 muito dificilmente.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais