Oscares


Recommended Posts

Nem um escalar nem um disco devem estar com oscar ou ciclideos do genero.

 

Um aquario com 100l é suficiente para apenas um oscar e durante um periodo de tempo, sendo muito desconfortavel para um oscar adulto.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Caro Platao:

Como ando aqui no forum há 1 ano , e nunca foi minha postura entrar em discussões particulares com ninguem, e entrar em polemicas sobre assuntos já amplamente debatidos como as condições ideais para manter

em condições DIGNAS os cíclideos de grande porte, como o Astronotus

Ocellatus, resta-me apenas dizer que tenho a certeza que os membros e moderadores deste sub-forum CICLIDEOS , sabem avaliar quem diz

"IDIOTICES" e "ASNEIRAS", tal como classificou a minha intervenção

quando discordei de manter um "oscar" em 100 litros de agua...

Mais ainda: só ficará surpreso com esta sua intervenção que não leu o seu

tópico "salada mista de ca´s em 180 litros", em que começa o tópico a apelidar de "FANÀTICOS" todos os que possam discordar da salada que voce proprio admite ter no aquário, que refira-se tem 180 litros :!:

Mas segundo voce, quando mudar para um aquário de 300 litros ficará,

tudo normalizado...

A minha intervenção sobre este assunto fica por aqui, referindo só para terminar que um pouco de humildade não fica mal a ninguem.

 

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal...

 

Desculpem lá, mas sem querer intrometer-me demasiado na conversa, em que é que estas "tricas" ajudam o Seifer?

 

Em relação aos 100L... se forem 100L de água por oscar parece-me mais ou menos aceitável como minimo dos minimos e obviamente não para um peixe adulto.

100L de água, corresponderão na realidade a um aquário com 1M de frente, o que, embora ainda apertado, já dá algum espaço para o oscar esticar as barbatanas.

Mas como regra, normalmente se os peixes atingem os 30 cm ou perto disso, falamos de aquários com 1,5M de frente o que considerando os 60cm de altura e os 50 de fundo normais já dá um aquário com 450L brutos.

Penso que há sempre alguma confusão quando se refere litragens... deveria referir-se espaço para nadar... pois é disso mesmo que se trata... espaço :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato n e de 50, mas sim de 100.

Quanto custa um filtro externo?

Varia, em função da litragem.

Para o teu aquário e comprado em Portugal numa loja é capaz de andar pelos 90 a 100€.

Se procurares aqui no forum és capaz de encontrar quem te venda um usado mais barato.

 

Se quiseres também podes comprar online e aí os preços descem um bom bocado.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu respeito a opinião de qualquer outra pessoa, mas na eventualidade de não ter reparado acabou por me dar razão ao confirmar que um Oscar precisa no minimo de 100 l de agua., mas prontos, depois sou eu que não sei o que estou a dizer, a quem é que falta agora humildade?

Eu limitei-me a explicar a minha resposta pois parece que fui acusado de não saber nada e dar indicações erradas, mas mais tarde acabam a concordar com o que disse.....

 

 

Exacto, e concordo que o comprimento acaba por ser o + importante

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O comprimento nao é o mais importante, o mais importante é o peixe poder manobrar livremente (dar a volta), como é que um peixe com 40 cm (como oscars que eu já vi pessoalmente) conseguem dar a volta num aquario com 1m de comprido por 40 cm de profundidade, impossivel!

 

Espero que nao leves a mal este pequeno esclarecimento

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho razões para levar a mal, quando falo em termos de importancia do comprimento referia-me em comparação ao volume, tal como disseram antes, concordo que o espaço seja + importante que o volume.

As medidas de aquário que refiro são as standard.

 

Eu também aqui ando para aprender, e dentro dos meus limitados conhecimentos dou a minha opinião, agora quando me chamam de ignorante sem lerem tudo o que escrevi e acabam por me dar razão é que é complicado. :oops:

 

 

Em relação a não teres $$$ para um aquário maior, podes sempre tentar comprar um aquário maior usado, e então poderás ter um Oscar, são peixes espectaculares e muito inteligentes, mas qualquer pessoa que tenha oscares sabe o prazer que eles nos proporcionam, tal como já disseram antes, são o nosso cachorrinho de aquário.

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com a questão de espaço, e principalmente tal como o SAAC disse, é necessário que o aquário tenha profundidade suficiente para o peixe virar, talvez a partir dos 40 ou 50 cm.

Quanto ao comprimento, o minimo seria 1 metro, ou seja ja estamos a falar de litragens a rondar os 200 lt.

 

Se aplicarmos, a velha regra de que por cada cm de 1 peixe é preciso 4 lt de água, então para 1 Oscar de 30 cm, seria preciso 120 lt. Isto em termos de volume.

 

Agora falemos em espaço.....................

 

O Aquario de 60 lt de que se tem falado tanto, é na minha opinião mais do que suficiente, o Oscar que deu origem a este post, vou lembrar-vos novamente, só tem 5 cm, ora este aquario equivale a uma profundidade de ~30cm, são, reparem bem!!!!!!!!!, 6 vezes o comprimento do peixe, que ele tem disponivel para dar a volta. Em comprimento o aquario de 60 lt deve ter ~60 cm, o que permite ao peixe nadar 12 x o seu comprimento para chegar á outra ponta do aquário.

 

Ora bem, segundo maior parte dos peritos, é absolutamente inadmissivel, manter um oscar nele(60x30x....= 60 lt), .............então vamos fazer contas, aplicando a mesma porporção teriamos um Oscar adulto(30 cm) a nadar num aquario com o comprimento de 30x 12 = 360 cm, e uma largura de 30 x 6 = 180 cm.

Na verdade temos um aquario (60 cm de altura) de 3888 litros

 

E agora expliquem lá de novo porque é que o rapaz não pode ter um oscar de 5 cm no seu aquário de 60 lt, que até aos 15cm parece-me ser um aquário suficiente para o manter.A meu ver só tem de se preocupar coma filtragem

 

Acho que só falta fazer uma campanha aqui pelo forum com o nome de Não ao Oscar

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Platao... se verificares o António pegou contigo pela afirmação que fazes, essa sim errada ou incompleta:

Aconselho-te a arranjar um aquário com plelo menos 100 l para teres esse Oscar pois ele cresce rapidamente

Quem ler isto fica com ideia que pode ter sem problemas um oscar adulto num aquário de 100L e isso não é verdade!

 

Podes ter um oscar juvenil em 100L de água... nunca um adulto.

Repara, 100L reais de água terá que ser um aquário de uns 150 brutos... que é um aquário na casa dos 120*30*40 ou então 100*40*40. Para um oscar juvenil é um bom aquário.

 

Claro que o oscar cresce... e muito. Ao chegar ao tamanho normal de adulto terá 30cm... e é fácil de verificar que o aquário onde ele cabia bem em juvenil é agora muito pequeno para ele manobrar, como referiu e muito bem o SAAC

 

As informações que damos devem ser sempre o mais precisas possivel e não levar a conclusões erradas. Ao colocares a tua mensagem da forma como colocaste, passaste uma informação errada, que se não for corrigida pode trazer consequencias desagradáveis (a morte do peixe, ou um peixe apático e sem vida) a quem a seguir.

 

Aqui aprendemos todos uns com os outros e ninguem é dono da verdade absoluta ou então não precisava do forum para nada.

Calma e bom senso é o que se pede... afinal é um hobby para relaxar, não para nos stressar ainda mais.

Para stress já chega a vida lá fora.

 

E vamos mas é falar de peixes :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um contrasenso nas tuas contas Rui... dizes que o espaço chega para um oscar de 15cm mas fazes a comparação a um de 5cm...

 

Se fizeres as contas para o caso de 15cm vais descobrir que teóricamente podes meter um oscar de 5cm em 2L de água.

 

Acho que não preciso de dizer o porquê de se desaconselhar um aquário de 60cm para um oscar... é um peixe que precisa de espaço e que cresce rapidamente.

 

É a mesma razão porque se aconselham aquários de 400/500L para frontosas, porque se aconselham aquários com no minimo 200L para mbunas e por aí fora.

Não é que os peixes não caibam no aquário... é porque não fazemos colecção de peixes, mas sim aquariofilia... e em aquarifilia as necessidades dos peixes (presentes e futuras) devem ser sempre consideradas acima de tudo o resto.

 

Penso eu :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez estamos a confundir litragem ou volume de um aquário com as necessidades de litro por cm de peixe ou por peixe...

Quando se diz que para um determinado peixe precisa de 3L de água por cm de peixe quer dizer que um peixe de 10 cm precisa no minimo de 30 litros de água, o que não implica que se possa meter um peixe de 10cm num aquário de 30 litros (isso era o verdadeiro descalabro).

Agora, se tivermos um aquário de 300 litros e quisermos saber quantos peixes de 10 cm no aquário, aí aplicamos a regra o que nos dará 10 peixes.

 

Estar a discutir meter um oscar adulto, porque quando se compra um peixe esperamos que ele cresça :!: , num aquário de 100 litros, alguém anda a inventar e não é pouco :roll:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é que os peixes não caibam no aquário... é porque não fazemos colecção de peixes, mas sim aquariofilia... e em aquarifilia as necessidades dos peixes (presentes e futuras) devem ser sempre consideradas acima de tudo o resto.

 

O sublinhado é meu...

 

Esta frase devería passar a regra obrigatória! LEI! Quem não a cumprisse tinha de entregar os aquários, equipamentos e peixes a quem a cumprisse.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Voltando atrás na minha posição de não voltar a pronunciar a minha

(humilde) opinião sobre este tema, e visto o assunto ter retomado o debate de ideias de forma saudavel e ordeira, vou clarificar o meu ponto de vista sobre este assunto:

- Acredito que a grande maioria das pessoas que compram espécies de grande porte, como por exemplo o "Oscar", ou não sabem o que estão a comprar ou só vão ficar com ele até ele começar a engolir os seus companheiros de aquário, ou até verem que ele já não consegue movimentar-se no aquário que possuem.

-Quem é que está disposto a abdicar de ter outras espécies apelativas,

como os escalares, Guppys e.t.c só para ter o oscar?

Acredito que só tem esta espécie(em condições dignas) quem gosta muito de "big boys",

pois as companhias para o oscar tem de ser bem escolhidas:

Citrinellum, Maculicauda,e,t,c

-Por ultimo, a principal razão porque esta espécie(e outras de grande porte), não é mantida de forma digna: o factor ECONÓMICO, manter peixes grandes é caro! se não vejamos, a filtragem para estes meninos

Teve ter um débito de umas 8 vezes o volume do aquário , se tivermos

500 litros de água teremos de ter filtragem exterior de 4000 litros hora,

Se tivermos dois 2260 alcançaremos esse valor... Custa cada um no nosso mercado 350 euros = 700 euros, e penso que não vem com massas filtrantes(se estiver errado corijam-me), cada balde leva 19 litros de volume para massas filtrantes: tenho 1 a funcionar e só em ceramicas porosas gastei quase 100 euros :roll: .

-Quem é que mantem um oscar num aquário de 60 litros apenas de forma provisória, e está disposto a investir daqui a 1 ano , no minimo 1000 euros

para lhe proporcionar uma vida condigna nos próximos 9 anos?

RCorreia:

Penso que a corrente formula dos tais 4 litros de água para 1 cm de peixe

é desporpositada quando nos referimos a peixes de grande porte, pois se aplicares essa formula para esse pequenino e inofensivo :roll: HAPLOCHROMIS do teu avatar, penso que (talvez) concordes comigo.

A proposito de Haplos quando quiseres podes vir buscar as encomendas,

mas traz o camaroeiro XXL. :roll:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria agradecer ao Nuno Antunes, que foi o único que soube ajudar sem criticar e esplicou as coisas em vez de dizer mal. Por enquanto tenho este aquario que quando estiver em condições vou por-lhes peixes pequenos cm guppys, Nenos, etc.

Relativamente a Oscares, faço anos em Junho e falei cos meu pais pra me darem um aquario "grande", nessa altura então compro Oscares.

 

[[ ]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço o "elogio" mas estás a ser algo injusto com o pessoal...

 

O facto de se criticar alguem e pelo menos aqui tento ver como isso mesmo, não é com o objectivo de deitar abaixo, é por vezes o amor a falar mais alto.

É que todos gostamos imenso de peixes e custa muito ler algumas coisas que chocam um bocadito...

 

Por exemplo, quando disseste que não tinhas tempo de estudar as compatibilidades, viste a reacção de algum pessoal, incluindo a minha. É que para termos aquário bonitos é preciso estudar e saber o que fazer.

Mas não é estudar naquela de obrigação, como as matérias para os testes... é na desportiva, numa de querer saber mais, para termos os peixitos sempre saudáveis e a terem alevins e a portarem-se como peixes, ou seja nadando e vivendo felizes.

 

Em relação à tua escolha pelos peixes pequenos de certeza que não te vais arrepender.

Vais ver que vais aprender muito com eles e quando tiveres o aquário grande já vais estar muito mais à vontade e com outras duvidas.

Aliás nessa altura se for um aquário mesmo grande (200L ou maior) terei todo o gosto em te desviar dos oscares e mostrar-te outras espécies :roll:

 

Agora...

Gupies e neons são peixes de águas diferentes. Os guppies são mais peixes de água de torneira, ou seja de água alcalina. Os neons já precisam de água mais ácida já dão um bocadito de trabalho.

 

É assim... se queres "coelhos aquáticos" compra guppies... não precisas de muitos pois reproduzem-se que nem coelhos :roll:

Se não queres reprodução compra só guppies macho. Há peixes espetaculares.

Se queres irrequietos e "sempre a abrir" tens os barbos...

Mas não mistures barbos com peixes com barbatanas grandes como as dos guppies... os barbos adoram mordiscar as barbatanas grandes

:roll:

 

E pronto... duvidas que tenhas, pergunta... mas faz o "trabalho de casa" primeiro ok?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria voltar a agradecer-te. Acho que os Guppyss são uma boa escolha, e, de acordo com a agua deles(ph etc...) vejo que espécies ponho com eles. O que é o gh? Já perguntei varias vezes mas ninguém me explicou. Posso por Bettas com Guppys certo? a temperatura do Betta varia, visto que já os vi em aquas de agua fria e de agua quente. O ph também tem os valores próximos. Posso também ter Tetras Limão certo? O resto vou estudar melhor. Isto agora é so mesmo para ter uma ideia do que posso por com Guppys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O gh é a dureza da água, um valor que mede a quantidade de minerais dissovidos.

 

Não deves por bettas com guppies... não devido à água mas devido aos bettas mesmo.

O macho betta não tolera a presença de um outro macho no mesmo aquário e por isso o que faz é lutar até à morte.

Ora os peixes reconhecem-se uns aos outros por estimulos visuais e os guppies macho com aquelas grandes caudas podem muito facilmente ser confundidos pelo betta com outro macho.

Se isso acontecer o betta vai atacar e tentar matar o guppie, o que não é nada agradável.

 

Tetras com guppies podes ter... evita os tetras do congo pois ficam muito grandes e depois destoam um bocado.

Também podes colocar com guppies:

- Corydoras (tens que procurar as mais pequenas)

- Caracois maça

- Tetras

- Molies

- Platies

 

Tem apenas atenção que o teu aquário é pequeno, por isso não podes ter muitos peixes e já tens os 3 sobreviventes...

Para o teu aquário podes ter no máximo uns 15 peixes de 4 cm cada...

Diria que dá para uma meia duzia de tetras limão e 2machos guppy e 4 fêmeas.

Não metas maior numero de machos guppy que de fêmeas... os machos só sabem fazer 3 coisas... comer, nadar e sexo :roll: , se tens poucas fêmeas e muitos machos, os malucos matam as fêmeas de cansaço...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em parte até tens razão, os adultos portam-se por vezes pior que os mais novos (incluindo eu).

Não te esqueças de por as ceramicas porosas no filtro, como já aconselhei,

é importante ...quanto ás tuas perguntas:

- O GH, significa ( de uma forma simples), a quantidade de minerais dissolvidos na água: quando se diz que uma água é "mole" é porque tem poucos minerais dissolvidos, este tipo de água é boa para os discos, neons, tetras em geral, escalares ciclideos anões sul-americanos,bettas, gouramis , colisas,e.t.c

Quando a água é "dura" é porque tem muitos minerais dissolvidos, e surgem aqueles problemas nas maquinas de lavar roupa: calcário nas resistencias das máquinas... mas é boa para os ciclideos africanos dos lagos, para os asiáticos de água salobra, para as melotaneas e se for moderadamente dura para os guppys , espadas e platys e indispensavel para os salgados.

-Se queres os guppys , acho que a companhia melhor para eles em termos de caracteristicas da água e reprodução(viviparos), são os platis e os espadas.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um contrasenso nas tuas contas Rui... dizes que o espaço chega para um oscar de 15cm mas fazes a comparação a um de 5cm...  
A comparação fi-la toda com o Oscar de 5 cm, pois o Oscar do Seifer tem 5 cm, e referi que em termos de espaço o aquário era suficiente até o peixe atingir os 15 cm.

 

 

Se fizeres as contas para o caso de 15cm vais descobrir que teóricamente podes meter um oscar de 5cm em 2L de água

 

não percebo bem o que queres dizer, mas para 5 cm de Oscar precisas, teoricamente de 20 lt

Um Oscar de 15 cm continua no aquario de 60 cm x30 x 30 a ter o dobro do seu comprimento para poder dar a volta e o quadruplo do seu comprimento para nadar de uma ponta á outra

 

 

Mais uma vez estamos a confundir litragem ou volume de um aquário com as necessidades de litro por cm de peixe ou por peixe...  

 

Joalmag...........quando dei o meu exemplo frisei bem quando estava a falar de litros necessários e quando estava a falar de espaço.

 

Afinal qual das duas é para ti, a questão fundamental?

 

Para mim a proporção de comprimento do peixe/ litragem é um pouco absurda, pois para 1 Oscar de 30 cm chegariam 120 lt, quando na realidade, no minimo serão precisos 200 lt. Os tais 200 lt do aquario que no minimo teria de ter 50 cm de profundidade.

 

 

Eu acho que toda a gente anda a baralhar a conversa, ora se fala em adultos, ora em um peixe de 5 cm. Temos de diferenciar as coisas.

 

Primeiro ponto, Oscar adulto.

100 lt são realmente insuficientes para o peixe, e devido á questão do espaço, 200 lt seriam mesmo o minimo aceitavel.

 

Segundo ponto , Oscar de 5 cm.

Desde o inicio do post, que as criticas visavam o tamanho do aqua......a palavra de ordem, era, "aquário pequeno", "lata de sardinhas", etc.

Quem escreveu isto estava a imaginar um Oscar de 30 cm e não 1 Oscar de 5 cm.

As contas da porporção, de um aquário de 60 cm (+/- 60 lt) com 1 peixe 5 cm, para 1 peixe de 30 cm, dava um aqua de 3,8 metros de comprido e 1,8 metros de profundidade, com 3880 litros de água............e fiz as contas com 60 cm de altura, mas para ficar correcto, teria de ser tambem cerca de 1,98 metros , subindo a litragem neste caso para +/- 13.543 litros

 

Joalmag, para não dizeres que confundo necessidades de litro por especie de peixe, passemos estes valores para valores métricos, e quantificar assim a area disponivel, para um oscar de 5 cm, e 1 Oscar de 30 cm.

 

Oscar de 5 cm Aquário (60x30x33=60 litros).Área disponivel= 0,060 m3

Aquário (200x50x50=500 litros)....................= 0,5 m3

Aquário (380x180x198=13543 litros)...........= 13,543 m3

 

Para sabermos,s e o aquario de 60 cm é realmente pequeno para um oscar de 5 cm, basta comparar-mos o volume de um peixe de 5 cm, no aquario de 60 cm, e o volume do peixe de 30 no aquário de 2 metros

 

Como é complicado sabermos o volume dos peixes devido á sua forma , farei de conta que o peixe é 1 rectangulo:

 

5cm = volume de 0,00003 m3 (rectangulo de 5cm x2x3)

30 cm= volume de 0,0078 m3 (rectangulo de 30cmx20x13)

 

O que queremos saber é o numero de vezes que podemos colocar o rectangulo no seu respectivo aquário:

 

0,00003 x Y = 0,060

Y = 2000

 

No aquario de 60 o oscar de 5 cm pode ocupar uma area 2000 vezes a area que ele proprio ocupa.

 

0,0078 x Y = 0,5

Y = 64,1

 

No aquário de 500 litros, o oscar de 30 cm, so tem espaço para uma area 64,1 vezes maior do que a que ele proprio ocupa.

 

0,0078 x Y = 13,543

Y = 1736

 

No aquário de 3,8 metros, proporcionalmente a area assemelha-me muito mais á do aquário de 60 cm, e so não deu o mesmo valor, porque utlizei rectangulos proporcionalmente diferentes, com um Oscar(rectangulo) de 50 cm por 20 cm por 30 cm, teria dado tambem 2000.

 

S e depois desta trabalheira toda ainda não consegui convencer ninguem :roll: .....................desisto :roll:

 

Volto a frisar que não estou a comparar litragem mas sim espaço tridimensional disponivel....................

 

...e como dizem os politicos , os numeros não mentem :roll: :D :lol::lol:

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria agradecer ao Nuno Antunes, que foi o único que soube ajudar sem criticar e esplicou as coisas em vez de dizer mal

 

Mas tas-te a passar :roll: ,...tive para aqui meia hora a fazer contas, para te ajudar com os Oscares e agora, dizes que ele foi o unico que não criticou :roll::lol: :D :roll:bang

 

....eheheheh............não te preocupes, eu fico bem :lol:

 

Já vi que te decidis-te pelos guppy´s, ou outros ovoviviparos, acho que fazes bem, e é na realidade a melhor decisão, com os oscares terias de desembolsar guita para 1 filtro externo e daqui a uns tempitos para um aquario maior.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começa pelos guppys, rapidamente vais-te apaixonar pela aquariofilia á conta deles :roll:

Quanto a teres Oscars quando tiveres o aquario grande, eu aconselho-te a esperares um pouco mais, pois vais ter de abdicar de algumas escolhas que são muito tentadoras, tal como ter um plantado ou aqueles peixinhos lindos cheios de cores... Não, não faço parte da brigada anti-Oscar, muito pelo contrario :D Só que o mais provavel é vires-te a "fartar" do Oscar, pois a escolha de companheiros é muito limitada, especialmente se apanhares um "Assassino nato" como o que eu tenho agora... Comprei 4 com 5cm, 1 morreu passado 2 ou 3 dias, os outros 3 cresceram muito bem, mas houve 1 que cresceu mais do que os outros e deu cabo deles... Nem podiam sair detrás das pedras, e se deixassem a cauda de fora levavam logo uma dentadinha para "mostrar quem manda", este chegou mesmo a matar um pleco de 20cm tendo ele cerca de 17cm :roll:

Arranja uns peixes mais sociaveis para quando tiveres o aquario grande e entretanto vais preparando o aquario para os Oscars, que precisam de uma boa fltragem como já foi referido, são mesmo muito "badalhocos" a comer, cuspindo muitas vezes a comida. Normalmente quem gosta de Oscares gosta sempre, por isso é só adiares um pouco e te preparares melhor, porque apesar de ser um peixe muito resistente, precisa dos mesmos cuidados que os outros peixes e muitas trocas parciais de agua :roll:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deves por bettas com guppies... não devido à água mas devido aos bettas mesmo.

O macho betta não tolera a presença de um outro macho no mesmo aquário e por isso o que faz é lutar até à morte.

Ora os peixes reconhecem-se uns aos outros por estimulos visuais e os guppies macho com aquelas grandes caudas podem muito facilmente ser confundidos pelo betta com outro macho.

Se isso acontecer o betta vai atacar e tentar matar o guppie, o que não é nada agradável.

Não podia entao por Betta femea? Curtia 1 Betta porcausa das suas cores magnificas e das suas barbatanas enormes.

Em relação a aquarios grandes vou esperar pla casa nova, visto que vou comprar um monte e vou ter uma casa "enorme" vou ter espaço mais que suficiente pa um aquario mesmo "grande".

 

Queria voltar a agradecer ao Nuno, e agora também ao António, ao RCorreia, e a J4N!T4 !

 

Acham que quando for para remontar o aquario devo ir buscar agua à fonte pro ecnher pla "primeira" vez?

 

[[ ]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres meter um casal de bettas procura aqui no forum que havia aí um topico que tinha um site muito bom sobre criaçao de bettas, mesmo que não queiras fazer criação, os cuidados vão ser os mesmos.

Faz testes á agua da fonte e posta aqui os resultados, que alguem te há de dizer se é boa ou não para o tipo de peixe que estás a pensar adquirir.

E não é "a J4N!T4" é "o J4N!T4", alcunha traiçoeira :wink:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais