Sign in to follow this  
victor77

Plantas e carvão

Recommended Posts

Boas tenho uma dúvida tenho plantas no aqua mas tenho carvão activado e foi-me dito que não posso ter carvão com as plantas. Será real? obrigado desde já

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Podes ter carvão com plantas sem problemas, mas para o que é que tens o carvão?

Podes ter carvão com plantas sem problemas, mas para o que é que tens o carvão?

Tenho carvão porque me aconselharam isto para prevenir certas coisas e também para a água ficar sempre cristalina. Com uma situação de que tenho que mudar todos os meses.

Tenho carvão porque me aconselharam isto para prevenir certas coisas ......

E que coisas?

Carvão activado serve para tirar medicação da água. Fora isso pode deixar a água mais lima durante um mês. depois disso perde qualidade e cria MÁS bactérias e estraga-te a água.

Diz-me lá honestamente porque tens carvão activado SFF.

Olá.

Fora isso pode deixar a água mais lima durante um mês. depois disso perde qualidade e cria MÁS bactérias e estraga-te a água.

Senhora...?

Explica lá essa, se faz favor.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Pelo que tenho lido em alguns tópicos, com o tempo o carvão activado depois de perder as propriedades começa a prejudicar a água...

Penso que o que quiseste dizer é que mudas o carvão todos os meses, certo?

Nesse caso não perde propriedades porque o mudas antes, acabas por ter sempre carvão em condições no aquário. Também já ouvi várias opiniões:

uns metem só o carvão quando querem limpar a água da medicação,

outros porém têm sempre carvão e ás vezes até se esquecem de o tirar quando estão a fazer tratamento o que resulta em tratamento sem solução porque à medida que a água com o medicamento passa pelo carvão este fica em "nada". Mas há quem o tire só nestas circunstâncias.

Eu por exemplo nunca uso carvão, mas sim mais tpas na altura em que quero limpar o aquário de medicamentos. .

Nesse caso não perde propriedades porque o mudas antes, acabas por ter sempre carvão em condições no aquário. Também já ouvi várias opiniões:

outros porém têm sempre carvão e ás vezes até se esquecem de o tirar quando estão a fazer tratamento o que resulta em tratamento sem solução porque à medida que a água com o medicamento passa pelo carvão este fica em "nada". Mas há quem o tire só nestas circunstâncias.

Eu por exemplo nunca uso carvão, mas sim mais tpas na altura em que quero limpar o aquário de medicamentos. .

Eu já usei carvão, e actualmente não o uso. Comecei a usar logo no inicio, porque me aconselharam e nem foi benéfico porque se estava a formar as bacterias no aquário e ele ficou-me com muitos dos beneficios do ciclo do azoto, resultado, nos primeiros tempos tive uma ou outra morte. Tirei e deixei estabilizar e nunca mais me morreu nada quando monto os aquários.

É útil para tornar a água cristalina, mas retém muita coisa... Se quiseres limpar a água, usa. Agora, como matéria filtrante permanente, não aconselho.

Bem, provavelmente foste pelo que te disseram na loja onde o compraste. Pelo menos isso aconteceu-me, a senhora que lá estava e que deve perceber imenso sobre estas coisas disse que o carvão era ESSENCIAL ao aquário, só depois de umas leituras e conversas com gente que realmente está ligada ao assunto é que percebi que afinal não era bem assim... Eu tenho carvão mas está guardadinho na caixa, e até agora não senti a falta ;) Como já disseram, usa mais após um tratamento qualquer que tenhas feito e não permanentemente.

Pelo que tenho lido em alguns tópicos, com o tempo o carvão activado depois de perder as propriedades começa a prejudicar a água...

Ok, mas eu mudo o carvão todos os meses. E uma coisa é certa desde que tenho carvão nunca mais tive baixas no aqua. E antes de usar carvão tive baixas em corydoras num espaço de 2 dias e baixas de cardume de tetras em 3 dias!

Ok, mas eu mudo o carvão todos os meses. E uma coisa é certa desde que tenho carvão nunca mais tive baixas no aqua. E antes de usar carvão tive baixas em corydoras num espaço de 2 dias e baixas de cardume de tetras em 3 dias!

Eu não uso carvão e neste último aquário que está montado desde dezembro nunca tive baixas....

Constatamos todos o mesmo. Sem carvão e sem baixas... por isso... deixa isso que a loja quer é vender ;)

Carvão activado tem utilidade em situações especificas: aquário recem-montado, problemas na água (água turva, GDAs, excessos de nutrientes) ou no final de tratamentos "químicos" (medicamentos por exemplo).

Mas acaba por ser benéfico em aquários recém montados e que estejam a ciclar ?

Sign in to follow this