Já tá!


h20_flipper

Recommended Posts

POis é malta.

Tou Super Contente :lol:. Já tá montado o pekeno 20L. por agora vai ter de dar, mas vi um aqua panoramico por 400 euros lindo. Só não compro agora porque vou mudar de casa daki a pouco tempo. Não vale a pena tar a montar um para daki a 4 meses desmontar akilo td.

 

Agora só falta os peixinhos. Tenho o PH a 7, temperatura a 26 graus. Vou comprar o Betta, um limpa fundos e um grupinho de guppys. Vi uns ramirezi que achei um piadão. O k vçs axam??

 

Um abraço h20

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas H2O

 

Esse aquário é pequeno demais para ramirezis. Sei da pior maneira que os ramirezis não são uns peixes quaisquer, têm de ser tratados com o mesmo cuidado com que se trata de um biótopo especifico. Mesmo que não fosse assim, o aquário é pequeno demais.

 

Outra coisa, se tiveres azar com o betta, ele vai achar que os guppies são dignos de levar um tareão, mas também pode não acontecer.

 

De uma forma geral, acho que é muito peixe para 20L. É que fora o betta, todos os outros crescem E MUITO em 4 meses.

 

Portanto e "à bruta", acho mal, desculpa-me a honestidade. Nesse aquário punha o betta e pouco mais e mesmo assim ainda ía ler um bom bocado sobre os bettas antes de começar.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óptimo! Isso é bom e evita maiores problemas. :lol: Mas nesse caso deixa-me fazer-te umas perguntitas...

 

Tens o aquário montado e com o filtro a funcionar há quanto tempo?

Colocaste anti-cloro na água?

Tens teste de pH, amónia e nitritos?

 

Fica bem,

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo do azoto só será verdadeiramente iniciado quando colocares o primeiro peixe e/ou existirem detritos. Também podes "forçar" esses detritos colocando alguma comida (sem peixe) de modo a criar amónia, nitritos e bactérias para que a colónia das últimas seja criada no filtro.

 

Dos peixes que escolheres, não compres todos. Seguindo a ideia do Regal, coloca daqui a uns dias um guppy e vai medindo a amónia e os nitritos. Vais ter um pico de amónia, seguido de um pico de nitritos. Quando os nitritos baixarem (a zero) podes colocar o segundo guppy e se/quando tudo estiver estável, o terceiro.

 

Li num livro que depois do primeiro peixe (ou qualquer detrito que provoque a colonização do filtro) demora 36 dias a estabilizar o aquário. Isto é totalmente genérico... nalguns aquários é mais, noutros menos, tens de ir vendo e medindo.

 

O arranque do aquário é o mais importante passo para o sucesso, leva as coisas com calma.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os testes que é "obrigatório" ter:

-Ph

-Nitratos (NO3)

-Amónia (NH4/NH3)

Outros testes "aconselhados":

-Nitritos (NO2)

-Kh

 

Boa sorte com o teu aquário. Vai com calma e tenta aprender o mais que possas, para depois as coisas te correrem 100% com o panorâmico :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Darius, estou-te a perseguir... não trocaste nitratos pelos nitritos?

 

Vlad!

Acho que não :lol:

 

Nitratos a mais = boom de algas... logo um teste obrigatório.

 

Os nitritos são um produto da sintese de amónia pelas bactérias, pelo que tendo um teste a amónia o teste de nitritos é aconselhável mas não totalmente obrigatório.

 

Mas é a minha opinião para um iniciante claro... cá em casa tenho imensos tipos de testes... até de ferro e fosfatos tenho :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

 

Talvez para mim não preciso de tantos. Só daki a 15 é k vou comprar uns peixitos. TEnho de ver se crio o ambiente deal para eles! Ou então faço como o Vlad disse compro um guppy só para "testar" o terreno. O k axas??

 

h20

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse isso. :)

 

O que eu disse foi para pores o primeiro peixe de modo a criares a "porcaria" necessária para se instalar a colónia de bactérias. :)

 

Se queres testar, compra os testes. :)

 

E por falar em testes...

 

Bom ponto de vista Darius. Se calhar até o vou adoptar para mim. ;) Tens trademark sobre isso? :)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

H2O, eu concordo com o Vlad.

 

A meu ver, podes colocar um peixito aí, para ir fazendo porcaria como diz o Vlad e começar o ciclo do azoto (já leste sobre isto no the krib, certo? )

Depois quando o ciclo acabar acrescentas o resto dos peixitos.

 

O carvão é alvo de muita polémica... há quem aconselhe e quem não aconselhe.

Eu pertenço ao segundo grupo, acho que o carvão só é necessário para limpar quimicos da água, depois de termos medicado os aquários, fora isso não está lá a fazer nada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

H2O... para 20L não é aconselhavel um peixe de fundo, pois em breve fica muito grande.

As corydoras são uma opção mas sentem-se melhor em grupos de 3 ou mais e logo isso invalida a opção porque o teu aquário é pequenito para tanta corydora :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink: pareceu-me ter visto 60l :oops:

Desculpa, estava-te a indusir em erro... my fault :oops:

20l não dá para grande coisa... 1 betta macho é o ideal. Os guppys rapidamente vão ter crias, que vão encher o aquario, isto se não forem logo comidas pelos adultos.

Mais uma vez as minhas desculpas, é o que dá ler os topicos na diagonal :oops:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabem o que eu sugeria para um primeiro aquário de 20l? Foi assim que recomecei o hobbie à uns meses depois de uns anos de estagnação devido a um desgosto.

Em vinte litros poderias colocar uns cardinais ou uns neons, aí um cardume de 5, esteticamente são muito bonitos pelas cores vivas, são também muito resistentes, por isso bons para iniciantes.

Se colocares então umas plantas no aquário, com uma cartolina preta no fundo, os contrastes conseguidos são excelentes.

 

Como já foi dito os guppys não me parecem uma boa opção pela limitação de espaço com que te deparas e pela facilidade com que depois criam.

 

Conjugação Betta com guppys então seria terrível, nem muito pela agressividade do betta, sim porque os guppys iriam achar "um piadão" às barbatanas do betta e atacar com força :wink:

 

Em relação ao carvão activado, sim podes utilizar, mas se calhar agora numa fase inicial não haverá necessidade, já que este é bom apenas para eliminar impurezas (nomeadamente medicamentos) e clarear a água à excepção disso não utilizo nunca.

 

Já que falas em filtragem, que tipo de materiais filtrantes utilizas? Podes em muito melhorar as "esponjinhas" que normalmente vêm com os filtros, tornando o teu aquário biologicamente activo.

 

Fica bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anita.

 

Uso umas esponjas k já vinham com o Aquário. Uma azul com umas aberturas grandes, dpois um branco mais fino, e a seguir uma roldana Biológica k roda ee filtra de novo antes de entrar no aquario!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais