Nano Ryoboku


Diogo HC Matias

Recommended Posts

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Tive o mesmo problema com a minha Cuba. É normal...

 

É preciso ter paciência do diabo para essa planta. Não é de todo fácil.

 

Também plantei na terça mas até ver ainda não tive esse problema...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também plantei na terça mas até ver ainda não tive esse problema...

 

O meu problema foi mesmo o substrato que cedeu qualquer coisa e as raizes ainda fracas acabaram por se libertar.

E os Red Cherry também ajudaram à festa...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu problema foi mesmo o substrato que cedeu qualquer coisa e as raizes ainda fracas acabaram por se libertar.

E os Red Cherry também ajudaram à festa...

 

Pois eu percebo, tb tenho Aquasoil, é muito leve. Não conhecia os Red's até na quarta comprar uns quantos. Estão no nano e já "brincam na areia", até parece que andei ali com os dedos... eu sei o que esses gajos precisam :chair: ...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema dos aquários que utilizam a nova geração de substratos comparativamente ao areão tradicional é que são bem mais leves e qualquer fauna que exista antes do tapete estar agarrado promove o aparecimento de cabelos brancos precoçes no seu dono! :)

E os invertebrados com o seu remexer constante dão o seu grande contributo, tanto em levantar as novas plantações com reduzir declives a belas planicies!!!!

 

Força nisso que para não variar está muito bom!!!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema dos aquários que utilizam a nova geração de substratos comparativamente ao areão tradicional é que são bem mais leves e qualquer fauna que exista antes do tapete estar agarrado promove o aparecimento de cabelos brancos precoçes no seu dono! :)

E os invertebrados com o seu remexer constante dão o seu grande contributo, tanto em levantar as novas plantações com reduzir declives a belas planicies!!!!

 

Ahhhhhh, então é por isso que estou cheio de cabelos brancos. pois eu com o jbl manado já fiquei sem cuba e sem glosso.

Porque não voltas atrás - retiras a fauna, esvazias o aquário e fazes um dry-start?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disseste tudo Ptuga!

A coisa não tem melhorado... apenas 5 reds arrancam-me a cuba toda!

O que vai valendo é que a teimosia do dono é (tem sido) superior `a dos bichos!

 

António, pensei em fazer o dry-start, mas com declives muitas vezes não funciona bem. O equilibrio entre a humidade nas zonas mais altas e a submersão de algumas zonas mais baixas é complicado e alguma das zonas vai acabar por ficar pior. Além disso eu quero é ter água! :D

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitei o feriado para fazer algumas coisas: TPA, primeiras fertilizações, limpeza dos vidros e experimentar um fundo preto. Não acho que seja o que mais favoreça o aquário, mas oculta o equipamento que fica por trás do aquário.

 

25-04-2012.jpg

 

O problema da cuba continua e estou mesmo a pensar comprar mais um vaso para compensar a cuba que já perdi por não se agarrar e se fragmentar em demasia. Tenho de experimentar a plantar sem arrancar a cuba da lã de rocha.

 

Entretanto tenho verificado outro problema... a água do aquário está a evaporar demasiado rápido... mas acho que apanhei a razão em flagrante... fica o video:

 

 

:doofywave:

:bad-words:

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehe, assim evitas estar a encher a gamela para o gato, lol.

O fundo preto não é o melhor, devias antes usar um fundo branco ou um translucido para contratar com essa madeira escura.

Aproveita e forra esses azulejos :tongue: . O aquário está ao lado do fogão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ali esteve um fogão ao lado, agora é uma placa desactivada. Ainda ei de fazer essa experiência, mas acho os fundos brancos muito "manhosos" quando colados no vidro do aquário...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto tenho verificado outro problema... a água do aquário está a evaporar demasiado rápido... mas acho que apanhei a razão em flagrante... fica o video:

 

 

Lol, agora bebe água, uns dias mais tarde bebe água, toma banho e aproveita faz uma pesca...

 

O problema da cuba continua e estou mesmo a pensar comprar mais um vaso para compensar a cuba que já perdi por não se agarrar e se fragmentar em demasia. Tenho de experimentar a plantar sem arrancar a cuba da lã de rocha.

 

 

Pois eu ainda perguntei como tinhas plantado a cuba...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu ainda perguntei como tinhas plantado a cuba...

 

Parece que já agarrou.. "perdi" cerca de 1/3 da cuba que plantei, mas aproveitei os pedacinhos fragmentados para começar uma cultura emersa.

 

Agora estou à procura de habitantes... depois de falar com algumas pessoas, a escolha incidiu sobre as Boraras brigittae.

 

4322687084_50508eac9c.jpg

 

Agora parece que o problema é encontra-las. Vi 3 na Aquaplante, mas pensei que arranjava noutro lado em maior quantidade, com alguma facilidade. Mas tenho perguntado a algumas lojas e ninguém tem, nem vai ter tão cedo. Deverei ter de encomendar e esperar que cheguem a Portugal.

 

Já tive as "primas" Boraras urophtalmoides noutro aquário, mas agora queria mesmo as verdadeiras brigittae. Se alguém souber onde encontrar, diga qualquer coisa!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou à procura de habitantes... depois de falar com algumas pessoas, a escolha incidiu sobre as Boraras brigittae.

 

4322687084_50508eac9c.jpg

 

Agora parece que o problema é encontra-las. Vi 3 na Aquaplante, mas pensei que arranjava noutro lado em maior quantidade, com alguma facilidade. Mas tenho perguntado a algumas lojas e ninguém tem, nem vai ter tão cedo. Deverei ter de encomendar e esperar que cheguem a Portugal.

 

 

Hum... esse peixe ficava mesmo a matar... Estive na AquaHobby Alfragide há pouco mais de uma semana, não tenho a certeza mas acho que havia lá qualquer coisa e para confirmar a suspeita fui ao site e no dia 22 de Março chegaram lá esses peixes. Pode é já não haver na quantidade que queres mas com esse 3 da Aquaplante mais 3 ou 4 de outro lado sempre ficas com alguma coisa. Se ainda não ligaste, liga para lá...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui através da crystalred.....com o unico senão que eles não garantem que não venham misturadas com Boraras urophtalmoides...no meu caso veio 50-50!

 

Pessoalmente não gosto da espécie, demasiado timida e acaba por não "encher o aquário", independentemente do seu tamanho. Não sei se tens a mesma experiencia!

No meu caso estão invariavelmente escondidas caso sintam alguma coisa por perto.

A unica maneira de desfrutar e estar paradinho durante um tempo....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado AiresJusto, vou ver se lhes mando uma MP.

 

Pois Ptuga, as urophtalmoides que tive vieram da CR. Acho que isso depende da quantidade que tenhas, eu tinha 20 num 70L e elas até formavam um cardume interessante... para este, estava a pensar numa colónia inicial de 15.

 

E se não forem elas, alguma sugestão de micro-peixe para este aquário?

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

E se não forem elas, alguma sugestão de micro-peixe para este aquário?

 

Abraços

 

Acho que as Boraras Maculatus tambem ficavam bem. Tens tambem Microrasbora Kubotai mas para este peixe o ph requerido é de 6,9 a 7,5.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me responderam que em principio esta semana conseguem arranjar-me as Boraras brigittae. Por isso vou manter essa opção para cardume...

 

O aquário está a entrar em modo cruzeiro... trocas de água bi-semanais, tenho suplementado com KCl, micros e Seachem Excel duas a três vezes por semana e CO2 de fermentação em permanência. Até ao momento apenas apareceram umas ligeiras GDAs nos vidros, facilmente removidas com raspagem.

 

As plantas estão a começar a desenvolver-se com maior desenvoltura. A marsilea, hm e eleocharis vieram da minha reserva de plantas emersas, por isso estou muito satisfeito por se terem adaptado tão rapidamente à forma submersa. A eleocharis já está na altura de levar uma poda, reparem a altura que ela já tem...

 

06-05-2012.jpg

 

Durante esta semana faço a primeira poda...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Isso está com um belíssimo aspecto, mas não estou a ver a marsilea..., quando puderes coloca umas macros para o pessoal apreciar isso a sério.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Isso está com um belíssimo aspecto, mas não estou a ver a marsilea..., quando puderes coloca umas macros para o pessoal apreciar isso a sério.

 

Abraço,

 

Lol... o A. Ferreira sempre a puxar pela rapaziada!

O Diogo já passaram 7 dias! Já merece uma actualização.... estou a brincar!

Quando houver tempo uma foto para satisfazer a curiosidade do A. Ferreia. Pelo menos mostra-lhe a Marsilea...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Olás,

 

Isso está com um belíssimo aspecto, mas não estou a ver a marsilea..., quando puderes coloca umas macros para o pessoal apreciar isso a sério.

 

Abraço,

 

Demorou uns dias, mas aqui fica a foto requisitada.

 

P1050352.JPG

 

Lol... o A. Ferreira sempre a puxar pela rapaziada!

O Diogo já passaram 7 dias! Já merece uma actualização.... estou a brincar!

Quando houver tempo uma foto para satisfazer a curiosidade do A. Ferreia. Pelo menos mostra-lhe a Marsilea...

 

Em 7 dias é realmente muito pouca a diferença que se nota, ainda para mais em fotografia... daqui para a frente devo começar a fazer actualizações mais espaçadas... isto a menos que haja algo que valha realmente a pena mostrar... ficam mais umas fotos de hoje.

 

Várias espécies de plantas em harmonia. Nesta foto é possivel ver-se: Hemianthus micranthemoides, Eleocharis acicularis, Hydrocotyle tripartita, Marsilea hirsuta e 'Spiky Moss'.

 

P1050363.JPG

 

Os Neocaridina heteropoda começam a multiplicar-se...

 

P1050372.JPG

 

Visto do lado direito.

 

P1050356.JPG

 

E uma "frontal" com um ângulo um pouco diferente.

 

P1050335.JPG

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Diogo.. com tão pouco consegues fazer algo tão bonito ;)

 

É de tirar o chapéu!

 

Já me fizeste rir com a do gato a beber freneticamente água do aquário.. muito bom.. agora fora de brincadeiras, o pequeno aquário foi muito bem conseguido em todos os aspectos.

 

Os meus parabéns.

 

P.S : Adoro o Tronco

 

Um abraço.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso esta a evoluir e tem tudo para ficar a maneira!

 

Diz-me uma coisa, estas a fertilizarr pelo EI em pleno logo no inicio?

 

Aos Neocaridina heteropoda estas lhes a dar alguma comida propria?

 

Cumps.

Aires justo

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Espectacular, gosto imenso.

 

Estás a injectar CO2, certo? Não se vê qualquer difusor...

 

Continua o bom trabalho.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite,

 

Tenho andado atarefado, muito trabalho e pouco tempo para dedicar ao hobby. Mas as dimensões deste aquário têm-me permitido não falhar as manutenções (TPA e fertilização) porque as consigo fazer em menos de 10 minutos!

 

Muito bom Diogo.. com tão pouco consegues fazer algo tão bonito ;)

 

Obrigado! Está de facto a começar a tomar forma ;)

 

Diz-me uma coisa, estas a fertilizarr pelo EI em pleno logo no inicio?

 

Nas primeiras semanas não fertilizei, salvo erro comecei na segunda semana a fazer o EI. Tenho aldrabado um bocadinho, não estou a fazer grandes cálculos, dou o standard e tento detectar carências que compenso com o componente adequado. Nas últimas semanas só tenho adicionado micros, K+ e Seachem Excel duas a três vezes por semana, uma vez que a minha água sai da torneira com 30 ppm de nitratos e parece-me que a alimentação tem fornecido fosfatos suficientes. Ainda não fiz um único teste!

 

Aos Neocaridina heteropoda estas lhes a dar alguma comida propria?

 

Estou a dar a Shrimp Natural da Sera duas a três vezes por semana.

 

Estás a injectar CO2, certo? Não se vê qualquer difusor...

 

Tinha-o tirado para as fotos. Sim estou a injectar CO2 caseiro de fermentação... estou a aguardar a chegada de um kit para fazer CO2 químico que encomendei do ebay, mas o envio está a demorar muito, inclusivamente já pedi para me enviarem a segunda vez, o que aconteceu a semana passada (o primeiro envio deve-se ter extraviado).

 

O estado actual (um pouco selvagem, a precisar de uma poda para controlar o crescimento da eleocharis e hydrocotile).

 

P1050564.JPG

 

Abraços!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.