Nano Ryoboku


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Boa noite,

 

Venho neste tópico introduzir os planos para a minha nova montagem, depois de alguns meses de ausência dos plantados. Como não tenho tido muito tempo para me dedicar à aquariofilia irei montar apenas um nano de 30 litros que virá da GAD como prémio do Concurso de Mini-Aquários da Petfestival 2012.

 

A ideia

 

Ryoboku é uma palavra japonesa que se pode traduzir por "madeira submergida". Essa palavra veio a ser muito utilizada para descrever aquários estilo nature baseados em madeiras como principais elementos do hardscape. Os mais variados exemplos de aquários Ryoboku podem ser facilmente encontrados numa pesquisa no google.

 

No site do representante ADA italiano, a galeria de aquários é dividida em Iwagumi (aquários com rocha) e Ryoboku (aquários com madeira). Como todos sabemos, nem todos os aquários com rochas cabem dentro do estilo Iwagumi. O mesmo raciocínio é fácil de aplicar aos Ryoboku. Pessoalmente, considero que os "verdadeiros" Ryoboku são aqueles que utilizam um conjunto de madeiras compactas mas aguçadas, geralmente acompanhadas por musgos, fetos e plantas de folha fina, e eventualmente com recurso a uma planta de caule na zona focal (figura abaixo).

 

Ryoboku%2520Style.jpg

 

A ideia de fazer um aquário estilo Ryoboku surgiu ao ter encontrado numa saída de campo, alguns pedaços de madeira compacta e aguçada, mesmo a pedir mesmo para serem usados num aquário desse estilo. Após alguns meses de tratamento aos mesmos, testei a sua combinação em diversas posições, mas uma delas agradou-me particularmente.

 

Ryoboku.jpg

 

Este esboço de hardscape fez-me de certo modo lembrar o

Ashy Range do Dave Chow, vencedor do IAPLC 2007 e decidi tentar elaborar um layout com algumas semelhanças do mesmo, tendo em conta as limitações de um nano de 30 litros.

 

Setup inicial

 

 

Data provável de inicio da montagem: 14-04-2012

 

Equipamentos

 

Aquário: GAD Mini Garden 45*26*26

Filtragem: Aleas Hang-On XP08 680 L/h

Iluminação: Calha GiLight DIAS PL-L 27W 6500K

Substratos: Tropica Plant Substrate + Aquasoil Amazonia II

CO2: Reactor químico + difusor NAG

 

Manutenção

 

Fertilização: método estimativo, macro-nutrientes (N, P, K) caseiros e micro-nutrientes Tropica Plant Nutrition

Monitorização: testes colorimétricos semanais (NO3, PO4) e indicador visual de CO2 (a encomendar)

 

Decoração

 

Inertes: Madeiras recolhidas localmente (e eventualmente Seyiru Stone e ADA Bright Sand, a decidir durante a montagem)

 

Vivos

 

Fauna: Otociclus sp., Neocaridina heteropoda, Caridina multidentata (...)

Flora: Eleocharis parvula, Fissidens fontanus, Fontinalis antipyretica, Hemianthus callitrichoides 'cuba', Hemianthus micranthemoides, Hydrocotyle tripartita, Marsilea hirsuta, Microsorum pteropus 'Narrow', Riccardia chamedryfolia, Vesicularia ferriei 'Weeping'

 

 

Os primeiros comentários serão bem vindos. Mais novidades para o próximo fim de semana!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, daqui só pode vir coisas boas, a expectativa é muito grande portanto força com isso.

A madeira, muito bonita é de quê árvore?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

A madeira foi recolhida, já seca, num eucaliptal pelo que suponho que seja eucalipto. Nunca antes tinha experimentado a tratar este tipo de madeira e não é muito fácil. A água ficava insistentemente castanha durante vários meses, mas agora tinge apenas muito ligeiramente, o que é controlavel com TPAs.

Vai também ser interessante ver o que acontece com o gH e kH da água na combinação de seyriu e de uma madeira que liberte taninos...

 

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, Diogo

 

É um gosto enorme ver projectos estruturados deste modo. Vou seguir com interesse.

 

A minha dúvida neste teu projecto é a flora. Achas que vais conseguir usar num aquário com essas dimensões 4 tipos de musgos e 4 tipos de plantas de plano frontal/médio?

Penso que manteres os espaços das plantas / musgos terás que andar sempre de tesoura na mão.

 

Na minha modesta opinião, tentaria usar todos os musgos (também sou um fã de musgos), mas reduzia as 4 espécies que referiste (Eleocharis parvula, Hemianthus callitrichoides 'cuba', Hydrocotyle tripartita, Marsilea hirsuta) a duas, ou seja, retirava a Marsilea hirsuta e a Eleocharis parvula, mas acrescentava Echinodorus tenellus sob a sombra dos fetos.

 

Chegaste a pensar em usar bolbitis? Acho que é um feto que fica muito bem em estilo Ryoboku

 

Abraço e vai dando novidades,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá gosto ver a dedicação. Tudo muito bem pensado e estruturado.

 

Vou acompanhar pois aqui aprende-se muita coisa.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Francisco, obrigado. A duvida que apresentas é válida e perfeitamente justificável. E gostaria de responder em primeiro lugar que a lista que apresentei é a ideia que tenho na cabeça e para a qual tenho as plantas disponíveis ... na prática as coisas têm muitas vezes de ser adaptadas e muito provavelmente quando montar o aquário vou concluir que algumas destas plantas não cabem e que eventualmente me faltarão outras. Em termos visuais seria algo dentro deste estilo:

ENIMAGE1334011689176.png

 

Sendo que várias coisas poderão mudar consoante a minha visualização da madeira + substrato + plantas no interior do aquário. Estou a ponderar ter de reserva alguma ADA Bright Sand no caso de com a colocação da madeira sobre o substrato achar que necessito do contraste da areia (pode ser uma mais valia num aquário curto: 26 cm de profundidade), a ocupar boa parte do que indiquei na figura anterior como sendo H.C.'cuba'. Por outro lado, já usei em conjunto estas plantas (excepto a H. tripartita) e gostei da combinação. As maiores duvidas estão na utilização de H. micranthemoides e do Fontinalis antipyretica que poderão não encontrar espaço no aquário. Quanto aos musgos, pretendo usar apontamentos de Weeping especialmente nos troncos verticais, enquanto o Fissidens e a Riccardia ficarão mais distribuídos pelos troncos horizontais ou em pequenas rochas.

 

Ponderei sim a Bolbitis. Mas exclui perentoriamente pelas dimensões da planta!

 

Obrigado pelas palavras de apoio, A.Ferreira e brunofrancisco89.

 

Abraços!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Ontem o Ricardo da GAD entregou-me em mãos o aquário e não podia ter ficado mais satisfeito com o produto!

 

48.jpg

 

43.jpg

 

Excelentes acabamentos, vidro extremamente claro e imaculado, silicone praticamente invisível. Para ser um ADA faltava-lhe apenas o autocolante da marca.

 

E hoje foi dia de o montar... irei de seguida postar um resumo da montagem...

 

39.jpg

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado AiresJusto e João!

 

Seguem as fotos da montagem:

 

Um primeiro ensaio de hardscape no interior do aquário.

 

53.jpg

 

O passo a passo da montagem:

 

56.jpg

 

57.jpg

 

58.jpg

 

59.jpg

 

60.jpg

 

61.jpg

 

62.jpg

 

63.jpg

 

64.jpg

 

66.jpg

 

68.jpg

 

69.jpg

 

74.jpg

 

76.jpg

 

Durante a plantação fiquei sem bateria na maquina fotográfica, mas também não havia muito a retratar.

Mantive mais ou menos as minha ideias iniciais, com pequenos ajustes. Optei por não usar os musgos fontanilis, riccardia e fissidens, ficando apenas com o willow. Usei marsilea, hm e eleocharis vindas da minha produção emersa, microsorum do meu nano de red cherry e cuba e hydrocotile adquiridas na GAD.

 

O resultado final (água ainda turva e sem a iluminação definitiva):

 

85.jpg

 

Gostei do aspecto final.

Senti necessidade de ter um pouco mais de aquasoil para aumentar ainda mais o declive na traseira, mas não vou colocar mais por agora. Creio que a eleocharis irá compor muito bem a traseira sem necessidade de mais substrato.

 

Ficou a faltar colocar na transição areia - substrato uma porção de areão do estilo AQUA GRAVEL, irei tratar disso mal que possível.

 

Estou também a aguardar a chegada da calha nova e do sistema de CO2, sendo que no entretanto irei utilizar soluções DIY.

 

É tudo por agora... até breve!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Diogo, ficou um espectáculo.

 

Só acho que devias ter esperado para ter todos os equipamentos(calha e co2) antes de arrancares com o projecto.

 

Não sou muito apreciador de aquários com substratos e areia mas até ficou agradável. Vai melhorar com a entrada do areao mais grosso.

 

Também não gosto tanto da pedra à esquerda, rouba um pouco de protagonismo aos troncos que ficaram muito bem. A 1ª vez que os mostraste pensava serem apenas uma única peça.

Talvez um pouco de musgo agarrado à pedra ficaria melhor.

 

Fico à espera de mais fotos com pormenores assim que a água fique límpida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado António,

 

Preferi montar logo quando sabia que ia ter um bocadinho livre, o resto do material deve chegar nas próximas semanas. A iluminação está a ser assegurada por 11W PLL + 15W E14, e ainda hoje devo fazer o co2 de fermentação até chegar o sistema químico que encomendei.

 

Concordo com o que dizes acerca da seyriu da esquerda. Ela já tem musgo agarrado nos relevos da rocha, mas ainda devo acrescentar mais algum fissidens. Também espero que a eleocharis, cuba ou hydrocotile acabem por tentar crescer sobre a pedra, era um efeito que gostava muito de conseguir... a ver vamos.

 

Vou ver se vale a pena tirar foto quando chegar a casa (se chegar a horas decentes).

 

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Está muito bonito, realmente com o areão a fazer a fazer a transição para a areia melhora de certeza.

 

Fiquei curioso com a iluminação #Calha GiLight DIAS PL-L 27W 6500K (encomendado)#, é algum site/loja?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei curioso com a iluminação #Calha GiLight DIAS PL-L 27W 6500K (encomendado)#, é algum site/loja?

 

Boas,

 

Essa calha foi a única calha com lâmpadas PL-L que encontrei para 45 cm, a um bom preço.

 

870-4.jpg

 

Vem do ebay, mas ainda só deve chegar para a próxima semana. É a segunda calha que mando vir de lá, deve correr tudo bem!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tem muito bom aspecto.

 

Não encontrei no ebay, encontrei o site do fabricante mas lá não tem os preços, gostava se saber em quanto ficaria o modelo para 60 cm...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora eu queria uma para 40 cm, se puderes enviar o link nem que seja por mensagem ficava muito agradecido.

 

Abraço

 

E comentariozinho ao aquário? :P

 

Assim não há link para ninguém :P (já te envio ;) )

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Uma boa e duas más noticias, primeiro as boas: a calha já chegou, foi rapidíssimo o envio, chegou em 1 semana e corresponde exactamente à descrição!

Agora as más... a calha passou na alfandega e saiu de lá com um bónus de 23€ divididos por uma série de impostos extraordinários... nunca me tinha acontecido, mas é um risco de que estava consciente. A segunda má noticia: a calha veio com uma PL-L de origem metade azul, metade branca, o que torna o aquário demasiado azul. Terei de comprar uma nova lâmpada.

 

Quanto ao aquário... já há alguns crescimentos, mas acima de tudo houve muita cuba a soltar-se logos nos primeiros dias. Fica a foto, tirada há pouco, já com a calha nova (não gosto mesmo desta luz para plantados!).

 

P1050092.JPG

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto ao aquário... já há alguns crescimentos, mas acima de tudo houve muita cuba a soltar-se logos nos primeiros dias.

 

 

Ui... como é que plantaste para que te esteja acontecer isso!?

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Foi pena as más notícias, mas quando se importa de fora da UE já sabemos que corremos riscos.

 

Falta aí um fundo, acho que dará logo um aspecto mais acolhedor ao áqua.

 

Esse filtro se calhar era mais eficiente se fosse colocado na lateral mas aí terias de optar por outro tipo de calha o que face ao investimento já feito é pouco viável.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui... como é que plantaste para que te esteja acontecer isso!?

 

Plantei pequenas porções de cuba.. como normalmente se planta cuba.

 

é normal acontecer nos primeiros dias.. :)

ha solução, apanhas la e voltas a plantar ;)

 

Nem mais... o substrato cede qualquer coisa e as plantas libertam-se para a coluna de água. Há que replantar... até ela se fixar no substrato.

 

A. Ferreira, vai entrar um fundo preto, mais dia menos dia.

Quanto ao filtro, inicialmente experimentei na lateral e não gostei muito do fluxo... muito linear, pouco turbulento. Quando adicionar CO2 vou voltar a testar as duas situações...

 

Obrigado pelo comentário Bruno, quando ele estiver mais crescido convido-te a vires cá beber um café e ve-lo ;)

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.