Hemianthus callitrichoides "cuba" cresce na vertical


whiteweasel

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

À 3 dias atrás plantei 2 vasos de cuba neste aquário montado no dia 26 de janeiro.

 

No dia da montagem já tinha plantado um vaso mas como fui burro separei os pezinhos todos e eles nunca mais desenvolviam. Desta vez plantei-a separando a lã onde a cuba vem presa em vários pedaços e enterrando a lã no substrato. Vi este método nuns vídeos do youtube.

 

O problema é que a planta em vez de crescer na horizontal está a crescer para cima… e nestes dias tem tido um desenvolvimento brutal, existindo pés que quase duplicaram o tamanho. Também existem runners que mostram que ela se quer alastrar, mas nada que se compare ao desenvolvimento que ela tem tido em altura.

 

Este crescimento tão vertical é normal? Será falta de luz?

 

 

Testes Efectuados:

Após um fotoperíodo de 8 horas

NO3: 10ppm

PO4: 0,25ppm

 

Fertilização:

Seachem trace 8ml duas vezes por semana

Seachem K 5ml duas vezes por semana

Seachem excel 3ml por dia

 

Substrato usado:

Elos Bottom mineral + JBL Aquabasis plus + JBL Manado + Akadama Shohin

 

Iluminação e temperatura de cores das lâmpadas:

De trás para a frente:

T5 24w 4200k

T5 24w 6500k

T5 24w 10000k (ainda é a lâmpada de origem que veio com a calha)

 

Capacidade total do aquário em litros:

80x45x45=162 litros brutos

Tem entre 120 a 130 litros reais.

 

Fotos:

cubaalta.jpg

 

Um abraço e obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quando li o titulo pensei que o teu problema fosse igual ao meu, só para teres uma ideia vê isto:

DSCF4103.jpg

 

 

A minha pura e simplesmente está "presa por arames", passo a vida a enterra-la e assim que viro as costas pumba, já nem sei o que faça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem um aspecto normalíssimo. Não te preocupes com isso. Mais tarde, quando for caso disso, dás-lhe uma poda.

 

Brancaman - enterra-a toda, mesmo toda, deixa só 2-3 folhinhas de fora.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha pura e simplesmente está "presa por arames", passo a vida a enterra-la e assim que viro as costas pumba, já nem sei o que faça

 

bolas isso de andares a replantar cuba todos os dias não vai com nada :shock:

 

isso é do aquaxisto? mas nas fotos que tens no topico do aquario a cuba tem um aspecto normal...

 

Tem um aspecto normalíssimo. Não te preocupes com isso. Mais tarde, quando for caso disso, dás-lhe uma poda.

 

 

Obrigado GM ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, por mais que eu tente ela solta-se, a :bad-words: da cuba, já pus pedras e outros objectos em cima, eu tenho uma corrente muito forte na zona onde ela está plantada, acho que vou ter que mudar de filtro ou então retirar a flauta e ficar só com o tubo, pode ser que assim baixe a força.

O que eu sei é que dou em maluco com esta planta cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, por mais que eu tente ela solta-se, a :bad-words: da cuba, já pus pedras e outros objectos em cima, eu tenho uma corrente muito forte na zona onde ela está plantada, acho que vou ter que mudar de filtro ou então retirar a flauta e ficar só com o tubo, pode ser que assim baixe a força.

O que eu sei é que dou em maluco com esta planta cabecadura

 

... ou então mudares de planta de tapete...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas e as alternativas são...a glosso dizem ser muito exigente com a luz (também diziam o mesmo da cuba), a parvula é muito alta e a marsilea cresce ao ritmo do caracol, sobra o que?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol. A glosso é muito mais fácil que a cuba. é de principiantes ;) o problema é cresce muito depressa e é preciso estar sempre a dar à tesoura...

 

Também podes fazer um tapete de musgo?!

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Se soubesse que a glosso era mais facil que a cuba tinha escolhido glosso. dificilmente havera tapete mais belo que um DENSO tapete de glosso.

 

A cuba é dificil. Confirmo. Acho que quem consegue criar um tapete de cuba, conseguiràa manter a maior parte das plantas para aquario.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se soubesse que a glosso era mais facil que a cuba tinha escolhido glosso. dificilmente havera tapete mais belo que um DENSO tapete de glosso.

 

A cuba é dificil. Confirmo. Acho que quem consegue criar um tapete de cuba, conseguiràa manter a maior parte das plantas para aquario.

 

Pois depende. Eu consigo fazer um tapete de cuba mas não consegui fazer um tapete de Utricularia graminifolia. Até hoje foi a única planta que não consegui... mas ainda só fiz uma tentativa...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

...não consegui fazer um tapete de Utricularia graminifolia. Até hoje foi a única planta que não consegui... mas ainda só fiz uma tentativa...

Oh GM!! Usa o método do Fortunato... Paciência a plantar, muita paciência. Soltou-se? Volta-se a plantar... and so on.

Porque em termos de exigências a nível luminoso, CO2 ou mesmo outros nutrientes, é bem mais fácil que a HCC ou a Glossostigma elatinoides.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... normalmente é mais fácil a nível das exigências luz, CO2 nutrientes.

 

Eu tive uma primeira experiência com cuba e sem CO2 e aprendi que cuba sem CO2 é impossível, apesar de fertilização tropica e luz mais do que suficiente.

Como tal, fiz uma reflexão e escolhi como tapete eleocharis sp mini. Cresce bem, mas não posso dizer que seja uma planta magnífica. Está a formar tapete é verdade, mas temo que seja de longe esteticamente menos apelativa que a cuba.

Penso que com uns crystal red a passear em cima da eleocharis, possa ganhar uma outra alegria.

 

Plantei ainda assim num dos cantinhos do aquário (agora que tenho CO2 pressurizado) uns 6 pézinhos mini de cuba... que para já faz pearling, mas não noto crescimento voraz tantas vezes referenciado, mas tb em 6 dias n posso pedir muito.

 

P.S: apesar de ter 2 ancystrus, nunca tive problemas com as plantas se soltarem. ehehehe

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E um Dry-start? Costuma ser tiro e queda.

Plantas que me deixam todo maluco vêem-me à ideia algumas, mas não são apropriadas para tapete.

 

whiteweasel podes colocar aí a concentração de CO2 por favor, aposto 2€ que está abaixo dos 20 ppm...

Se mantens uma bolha por segundo, com essa litragem e essa agitação da superfície não deve subir muito além desses valores.

Digo eu.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu meço com um drop checker, ele pelos vistos também.

O que eu uso é água preparada por mim com 4 dKh, ele não sei, mas os meus 2€ estão seguros pois com duas bolhas por segundo em 125 litros só no foto-período a cena dele ficava amarela...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

En tenho um 96L brutos, com 2bps e drop checker a marcar concentraçoes ligeiramente acima de 20 ppm.

 

Tenho a oportunidade de frequentemente passar uma amostra da agua do aquario numa maquina de laboratorio utilizada para mediçao de gazes e... eis que o resultado esta nos 23 ppms de CO2. aumentei para 3 bps.

 

é sabido que concentraçoes de 30 ppm afastam as algas. O pior é chegar là. e convém que para 30 ppm se tenham algumas plantas a pearlar, para se obterem concentraçoes de O2 correctas e nao matar a fauna.

 

honestamente babykhan, 2 bps em 125L nao me parece muito.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente por isso lhe perguntei Lucky strike.

O aqua dele tem 125 litros de água e uma forte agitação de superfície, com apenas 2 bps deve ter uma concentração muito baixa de CO2.

 

Eu aponto para um aumento da concentração de CO2 como forma de resolver o problema dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que ele com 125L; pode mesmo aumentar até 4bps. Mas num aquarium com mais de 100L acho que ja se justifica um reactor externo, senao é estar a desperdiçar CO2.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um atomizer (da Up Aqua por ex.) funciona bem, pelo menos no meu caso.

 

Também tenho um Rea 50 da Elos, já velhinho mas que é um espéctaculo, esse está num aqua de 500 litros.

 

Um que nunca experimentei mas que parece muito bom é o da Dulpa, mas andam por aí muito bons DIY desse tipo de reactor.

 

Mas concordo contigo, difusores num Aqua com mais de 100 litros não são muito eficientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DIgo isso com experiencia propria. Tenho um flipper no meu 96L brutos e sinto que q pqrtir dqs 3bps, começam a subir a superficie muitos bolhoes grandes, sinal de que a coisa nao esta a funcionar como devia.

 

Mas enfim... vou tendo concentraçoes de CO2 entre 20-30 ppm o que se aceita.

 

Neste momento, quero é estabilizar o aquario e depois logo se ve as novas ambiçoes.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok usam um DC calibrado. Mas a pergunta mantém-se. Como sabem quantos ppm de CO2 têm? Vejo-vos a falar de 20 ppm, 3o ppm etc... Os DC não são rigorosos nem indicam a quantidade de CO2. Medem variações de pH.

 

As bps também não dizem nada. Há bolhas grandes e bolhas pequenas. E tudo depende também do método de difusão.

 

O que é que eu quero dizer com isto tudo? Em vez de ficarem com olhos em bico a ver quantos ppm, bps, etc. disto ou daquilo olhem para as plantas. É o melhor teste que existe. Cada aquário é um aquário. 2bps podem ser suficientes num caso e ser pouco noutro. Plantas diferentes também usam quantidades diferentes. A massa vegetal quando cresce também consome mais. Se eu tiver mais luz também consome mais. Há tanta variável... É impossível extrapolar de um aquário para outro.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu caso passei uma amostra de água do aquario numa maquina de laboratorio, utilizada para medir concentraçoes de O2 e CO2... e obtive 23 mmHg de CO2. Penso que sejam 23 ppm's...

 

Apesar de tudo, pela leitura do droop checker, diria que as concentrações estariam à volta de 30 ppm's e foi perante esta evidencia que aumentei de 2 para 3 bps o CO2.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu caso passei uma amostra de água do aquario numa maquina de laboratorio, utilizada para medir concentraçoes de O2 e CO2... e obtive 23 mmHg de CO2. Penso que sejam 23 ppm's...

 

Apesar de tudo, pela leitura do droop checker, diria que as concentrações estariam à volta de 30 ppm's e foi perante esta evidencia que aumentei de 2 para 3 bps o CO2.

 

Pois mas assumes mal. mmHg é milímetros de mercúrio e é uma unidade de pressão.

 

ppm é parts per million e tem a ver com concentrações (por exemplo, mg/L). Não me parece que tenha correspondência.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais