Aqua 540L


jpospr

Recommended Posts

Não sobrou nada para os leitores deste magnífico tópico?

 

Queres podas de cabombas e polisperma? vou podar as minhas amanhã, posso mandar-te por correio ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sobrou nada para os leitores deste magnífico tópico?

 

Só podei por não estava a gostar como estavam a ficar, se não servem para mim não servem para vcs, deitei tudo fora, estavam um bocado carecas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

FOGOOOOOOO!!! De repente li outra coisa!!! :character0050:

 

Não são feias, manda-me lá custos disso :)

 

Nao sao feias e crescem imenso. Vamos fazer assim, logo ja chego a noite a casa, amanha vejo como estao antes de podar e tiro fotos, se voces quiserem eu mando na boa mal pode. Quanto a custos a primeira e de borla =D fica pelos ensinamentos da moonlight ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sao feias e crescem imenso. Vamos fazer assim, logo ja chego a noite a casa, amanha vejo como estao antes de podar e tiro fotos, se voces quiserem eu mando na boa mal pode. Quanto a custos a primeira e de borla =D fica pelos ensinamentos da moonlight ;)

 

Para mim é sem custos ;)

 

Ou melhor...com uma troca,os Rc´s tao a espera de levantamento.

 

LoL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá mais do que combinado. Já cheguei a casa e já vi as plantas... a polisperma não pode ser podada já, está com as folhas muito estragadas e não cresceu grande coisa (posso enviar na mesma se acharem que não esta má) mas a cabomba cresceu que nem parva e as elódeas idem aspas ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Lá vêm as fotos, que vcs mais uma vez pediram, ehehe, agora depois de uma grande pode, tirei todas as plantas do fundo, a cabomba estava um bocado estragada e estava-me a fartar. Introduzi mais 5 otocinclos, comprados na AquaHobby e 4 discos juvenis adquiridos na AquaPlante, por enquanto tudo na paz.

 

Fotos next!

 

Geral do Aqua, a parvula nem morre nem cresce, tb com os safanões que tem levado dos ancistrus, deve-se ter zangado, tb ando a notar no aparecimento de alguns greenspots nos vidros, para já, não me estão a chatear

sam0552in.jpg

 

Foto da lateral direita,ma blyxa tem se desenvolvido bem agora, esteve uns tempos meio que estagnada, está a fazer umas moitas fixes, mudei a Rotala de sitio, agora está do lado direito e tb levou uma boa poda, como a deixei crescer demais perdeu algumas folhas junto à base.

sam0553v.jpg

 

Os discus juvenis ao fundo, andam sempre juntos, inicialmente levaram um bocado de porrada do residente mas agora convivem pacificamente, são 2 White e 2 Blue qualquer coisa (não são diamond)

 

sam0554c.jpg

 

Foto do lado esquerdo, vê-se o Beta macho lá em cima, a beta fêmea levou sumiço, estava na esperança de a encontrar durante a poda, mas não a vi, será o que macho a matou? Não vi conflitos entre os 2...estranho, era muito gira e gostava dela. As plantas estão com um verde porreiro

 

sam0555rm.jpg

 

Panoramica esquerda do aqua, a praga de buzios mantém-se apesar das Helenas

sam0556z.jpg

 

 

Pormenor da frente, vêm-se na pedra à direita os alevins de ancistrus que agora andam mais afoitos, a anúbia em baixo à esquerda está a rebentar com uma força extraordinária, com um caule muito forte, sofreu um pouco às mãos dos ancistrus, ficando praticamente toda tapada, agora está bem. O musgo cresce lentamente mas está com umas boas cores e o pouco que se manteve quase morto 3 anos com o aquário sem luz está agora tb a rebentar

sam0557u.jpg

 

Os amigos discus, os 5 da vida airada, com o residente a mostrar quem manda, para já comem bem, não apresentam parasitas, comem granulado SERA, Flocos SERA, artémia com mistura comprado na Aquaplante e papa caseira feita por mim, os restos, não duram muito tempo no aqua

 

sam0559j.jpg

 

Mais uma imagem dos fotogénicos, pode-se ver alguns greenspots que vou deixar para os ancistrus e otocinclus tratarem, o cardume de neons tb está muito giro

 

sam0561gt.jpg

 

Outra imagem dos discus, estão a crescer bem e como disse não aparentam problemas

 

sam0562ef.jpg

 

Foto das blyxas e dos neons, ainda se vê os olhos de fogo e o ancistru ao fundo e um otocinclo à direita

 

sam0563r.jpg

 

Mais uma dos discus amigos

 

sam0566o.jpg

 

O Betta pacifico, não chateia ninguém e já o encontrei várias vezes "poisado" no fundo a descansar, está com um azul fantástico! Quando abre as barbatanas fica mesmo giro!!

 

sam0567c.jpg

 

Uma foto a apanhar as flutuantes e as machadinhas que estão sempre juntas

 

sam0569un.jpg

 

Outra foto da frente onde se vê um otocinclo "poisado" em cima de uma folha

 

sam0570j.jpg

 

Pormenor da anúbia que está cheia de rebentos, com algumas blyxas a rebentar à volta dela e o musgo de christmas

 

sam0575p.jpg

 

Ancistru filhote a devorar algas, já estão todos á volta dos 2cm ou 3cm

sam0576u.jpg

 

Outra foto do grupo

 

sam0577.jpg

 

Foto tirada de cima, onde se vê uma flutuante

 

sam0578k.jpg

 

Flor da anúbia, esta já teve várias flores e não pára de despontar com fotos novas, sobrou uma poda da rotala que deixei ver o que acontece, uma Cabomba fixou-se por acaso onde está a anúbia e deixei-a lá, sem substrato cresce tão depressa quanto as outras, pode-se ver na base do tronco as raízes a "deslizarem" em direcção ao solo.

 

sam0579iu.jpg

 

Otocinclo e alevim ancistru a apanhar banhos de luz

 

sam0580do.jpg

 

Hj o discu residente estava bem disposto, decidiu deixar-se fotografar diversas vezes

 

sam0582s.jpg

 

Foto panoramica do aqua

 

sam0583z.jpg

 

Mais uma

 

sam0585la.jpg

 

Foto do lado direito do aqua

 

sam0587e.jpg

 

Oto no descanso em cima do tronco

 

sam0588v.jpg

 

 

 

sam0589c.jpg

 

sam0565x.jpg

 

Espero que gostem, comentem e critiquem (construtivas) à vontade!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D: É um prazer ver o teu aqua. Muito Muito bom!

 

Quantas helenas tens aí?

Também tenho notado o aparecimento de green spots mas a mim é nas folhas das anubias xD lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os discus estão bonitos apenas sublinho que essa areia não é a melhor para parvula e para não enterrares o rizoma da anubia.

De resto continua.

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou ser sincero, adoro o teu aquário e os teus habitantes 5 estrelas mesmo. Mas vou fazer um critica do lado direito do aquário, acho que está simplesmente espectacular as pedras o musgo e o tronco. Do lado esquerdo já não aprecio, falta qualquer coisa, as plantas parecem-me matagal, sem muito nexo, acho que está a ficar muito cheio sem qualquer planeamento, abre uma clareira, ou tenta criar algo, mas está a ficar muito cheio de vegetação sem esplendor para a vista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está outra vez. Sempre que vejo este aqua parece domingo antes de almoço, BBC Vida Selvagem. Poderoso, passava horas a olhar para isso. Muito fixe mesmo ::D:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comments

 

Tentado responder a todos:

 

Tenho supostamente 10 helenas, mas como se enterram deixo de as ver com frequência

 

A Parvula de facto está um bocado parva não se tem desenvolvido como eu estava à espera, tb pode ter a ver com o sistema de LED's, não sei...pq dizes que o substrato não é o ideal?

 

O lado esquerdo já sofreu algumas alterações, os ancistrus são os principais culpados, enterram-se e desenterram-se as pedras e alteram-me o layout conforme as variações de humor que têm, por acaso acho que provavelmente as fotos não retratem bem o estado do lado esquerdo, de facto as plantas que crescem em fita (não sei o nome, não são Valisnérias) estão um pouco grandes mas tb estou com dúvida como podá-las por isso tenho-as deixado crescer

 

Obrigado pelas vossas criticas e sugestões, todas são benvindas.

 

PS: Hj estive a ler um artigo que comparava o Eheim 2180 com o Fluval FX5 e foi comprovado que o Eheim 2180 tem uma perda de caudal depois de tudo cheio apenas de 30% bem menos que a maioria dos filtros que chegam facilmente aos 50%, como acontecia como o Fluval, já me passou pela cabeça tentar encontrar um 2180 usado, para substituir o 2078, pois acredito perfeitamente que o 2078 tem uma perda de caudal superior ao 2180 depois de cheio, até pq este que tenho, ando com alguns problemas na cabeça, e os materiais parecem-me bastante mais frágeis. Ficando com 2 Eheim 2180 tb ficaria com 1000w de potencia de termostato enquanto os 500w que tenho agora, se bem que não tenho queixas em relação a oscilações de temperatura ou dificuldade em atingir a temperatura desejada.

 

Alguém sabe da venda de um 2180 por aí? Em condições?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comments

 

Tentado responder a todos:

 

Tenho supostamente 10 helenas, mas como se enterram deixo de as ver com frequência

 

A Parvula de facto está um bocado parva não se tem desenvolvido como eu estava à espera, tb pode ter a ver com o sistema de LED's, não sei...pq dizes que o substrato não é o ideal?

 

O lado esquerdo já sofreu algumas alterações, os ancistrus são os principais culpados, enterram-se e desenterram-se as pedras e alteram-me o layout conforme as variações de humor que têm, por acaso acho que provavelmente as fotos não retratem bem o estado do lado esquerdo, de facto as plantas que crescem em fita (não sei o nome, não são Valisnérias) estão um pouco grandes mas tb estou com dúvida como podá-las por isso tenho-as deixado crescer

 

Obrigado pelas vossas criticas e sugestões, todas são benvindas.

 

PS: Hj estive a ler um artigo que comparava o Eheim 2180 com o Fluval FX5 e foi comprovado que o Eheim 2180 tem uma perda de caudal depois de tudo cheio apenas de 30% bem menos que a maioria dos filtros que chegam facilmente aos 50%, como acontecia como o Fluval, já me passou pela cabeça tentar encontrar um 2180 usado, para substituir o 2078, pois acredito perfeitamente que o 2078 tem uma perda de caudal superior ao 2180 depois de cheio, até pq este que tenho, ando com alguns problemas na cabeça, e os materiais parecem-me bastante mais frágeis. Ficando com 2 Eheim 2180 tb ficaria com 1000w de potencia de termostato enquanto os 500w que tenho agora, se bem que não tenho queixas em relação a oscilações de temperatura ou dificuldade em atingir a temperatura desejada.

 

Alguém sabe da venda de um 2180 por aí? Em condições?

 

Os Discus são Azuis Turquesas.

 

de facto as plantas que crescem em fita (não sei o nome, não são Valisnérias) estão um pouco grandes mas tb estou com dúvida como podá-las por isso tenho-as deixado crescer

 

Parece-me um Tipo de Sagittaria... Já viste a forma de propagação dessa planta?

 

Só tentaria meter uma moita de flora no fundo do aqua.

 

 

De resto, muito bom.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Editado por libermar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho pouco a dizer, está fantástico, um sonho! Adorei a ideia dos 5 furos na base do aquário e 5 furos no tampo do móvel com objectivo de passar todas as canalizações dos filtros e sobretudo os truques da iluminação. Deixa-me 'beber dessa agua' pra me inspirar! ;)

 

Boa continuação!

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te tinha dito que gostava do teu aquário, não tens as espécies pelas quais mais me identifico, mas a nível de conhecimentos, layout, manutenção e concretização considero-te um bom aquariofilista como bem sabes.

Eu pessoalmente, libertava um pouco o espaço do meio (não em cumprimento, mas sim olhando em largura), passando algumas plantas maiores para a zona de trás, e talvez diminuindo um pouco a elevação dos ramos.

Penso que poderias apostar numa maior concretização de tapete bem como colocar flora no tronco (anubias, musgo de java etc).

Também acho que em certas zonas do aquário, conforme foi dito, a flora parece estar um pouco ao calha. Mas isto é apenas a minha opnião e claro que gostos são gostos.

tens um projecto muito bom que ainda virá a ser melhor de certeza absoluta.

Um abraço Hetero.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde...

 

Parece incrível, mas ainda não tinha seguido este teu tópico...

 

Percebo que não gostes da decoração do meu, pois quando se tem como menina dos olhos 540l de beleza natural, qualquer barco, arca do tesouro e ânfora são um "aborto", especialmente num plantado.

 

Gosto muito do teu layout, talvez mudasse uma ou outra coisita de sítio, mas isso são os chamados gostos. Em relação à fauna, só não sou apreciador de discos, porque são muito picuinhas... em relação aos bettas a relações entre eles nem sempre são as que nós queremos, já tive fêmeas hiperterritoriais, machos hiperterritoriais, até fêmeas e machos ultra calminhos. Mas atenção que todos eles são grandes saltadores, não sei se o nível da água dará para ela saltar fora, mas se der... procura na sala o cadáver dela...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho pouco a dizer, está fantástico, um sonho! Adorei a ideia dos 5 furos na base do aquário e 5 furos no tampo do móvel com objectivo de passar todas as canalizações dos filtros e sobretudo os truques da iluminação. Deixa-me 'beber dessa agua' pra me inspirar! ;)Boa continuação!

 

Obrigado pelas tuas palavras

 

Já te tinha dito que gostava do teu aquário, não tens as espécies pelas quais mais me identifico, mas a nível de conhecimentos, layout, manutenção e concretização considero-te um bom aquariofilista como bem sabes. Eu pessoalmente, libertava um pouco o espaço do meio (não em cumprimento, mas sim olhando em largura), passando algumas plantas maiores para a zona de trás, e talvez diminuindo um pouco a elevação dos ramos. Penso que poderias apostar numa maior concretização de tapete bem como colocar flora no tronco (anubias, musgo de java etc). Também acho que em certas zonas do aquário, conforme foi dito, a flora parece estar um pouco ao calha. Mas isto é apenas a minha opnião e claro que gostos são gostos. tens um projecto muito bom que ainda virá a ser melhor de certeza absoluta. Um abraço Hetero.

 

Não sei se entendi isso do meio de libertar espaço, o meu tronco é uma peça única tem uma base larga e dessa base saem as ramificações, e tem de comprimento exactamente 1m50cm (igual ao comprimento do aqua) e de largura cerca de 40cm, o meu aqua tem 60 de largura, mas tenho um crivo de puxa água atrás do tronco que não se vê (são 3) que me limita mais um pouco a largura total do aqua naquela zona central, neste momento não consigo chegar o tronco mais para trás, para os lados não mexe pois as hastes limitam-me qualquer espécie de movimento pois já estão a bater nos vidros.

 

Não sei como poderia libertar espaço na zona central.

 

Tapete...eu tentei com Eleocharis parvula, mas com 4 ancistrus e 15 ou 20 corys não se torna fácil aquilo pegar e para ser franco acho que a iluminação LED não chega ao fundo como que esperava, para já não falar que como tenho discos optei por colocar plantas flutuantes para eles se abrigarem e que ainda mais potencia zonas de sombra e a Eleocharis parvula tem-se ressentido bastante.

 

Como sabes(em) eu tinha um "matagal" de cabomba na parte de trás que me preenchia bastante espaço, mas que estava a ficar feia, ou por fertilizações insuficiente ou pelo próprio tipo de crescimento da planta, o Aqua tem 60cm de altura e com plantas que atingem grandes comprimentos, é normal que na base das mesmas existam grandes zonas de sombra, resultado a luz não chega lá. A cabomba estava espectacular nas pontas, mas uma porcaria na base e foi toda podada junto ao areão, ou a onde consegui chegar. Deixando um vazio grande. Vou ver se a deixo novamente despontar ou se nessa zona coloco outra planta que me faça moitas mais densas. SUGESTÕES?

 

Boa tarde... Parece incrível, mas ainda não tinha seguido este teu tópico... Percebo que não gostes da decoração do meu, pois quando se tem como menina dos olhos 540l de beleza natural, qualquer barco, arca do tesouro e ânfora são um "aborto", especialmente num plantado. Gosto muito do teu layout, talvez mudasse uma ou outra coisita de sítio, mas isso são os chamados gostos. Em relação à fauna, só não sou apreciador de discos, porque são muito picuinhas... em relação aos bettas a relações entre eles nem sempre são as que nós queremos, já tive fêmeas hiperterritoriais, machos hiperterritoriais, até fêmeas e machos ultra calminhos. Mas atenção que todos eles são grandes saltadores, não sei se o nível da água dará para ela saltar fora, mas se der... procura na sala o cadáver dela...

 

Nuno, não é não gostar da tua decoração, aprecio outro género de de corações, mas já tive num aqua de 60cm uma "Atlantida Perdida", que na altura eu achava o máximo, mas que depois desisti rapidamente desse género de decorações. Discus picuinhas? Nããããooo que ideia!! Já me morreram alguns e estes devem ser a minha ultima tentativa de ter discus, chegam a ter uma personalidade tão forte que conseguem optar por morrer pq simplesmente lhes apetece. Adquiri estes juvenis recentemente pq estava lá um sozinho dos investimentos anteriores que resistiu e não o queria sozinho, visto ser um peixe tipicamente de cardume, agora com 5 discus se crescerem fortes e saudáveis já vão dar um ambiente porreiro ao aqua, e por acaso estes comem bem, tanto a papa caseira que lhes fiz quanto flocos ou granulado. Vamos ver!

 

O meu betta, é um espctáculo, apesar de a fêmea ter desaparecido por causas desconhecidas, não e vejo no chão, nem a vi morta no aqua, mas com tantos ancistrus e corys tb qualquer peixe morto é devorado em 1 dia. O betta macho nos 1º's dias deixou-me logo brincar com ele, dando-lhe comida, ele vinha comer-me à mão e deixava-me tocar-lhe sem qualquer receio e não estava habituado a mim, mas não fugia e estava tranquilo, completamente relaxado. Não o tenho visto a ser agressivo com nenhum peixe, anda solitáriamente pelo aqua, às vezes poisado no fundo a descansar.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Pedro, de facto acho que o teu tronco ocupa muito espaço.

Estava me a referir a passar algumas plantas para a zona de tras bem como colocando o tronco mais para trás também mas se não dá, não dá:)

Referi-me também a cortares um pouco os ramos em altura, já te tinha dito no inicio do post que me dá a sensação de os mesmos tirarem muito espaço.

Mas isso pode ser impressão minha e como é lógico passa muito por gostos.

Quanto ao tapete, provavelmente tens toda a razão e será uma questão de leds não ajudarem na expansão do mesmo.

Já agora, consegues tirar umas fotos melhores ao arco iris?

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois de facto o tronco é uma bizarma e sempre quis um tronco deste tamanho e agora tenho de "aquariofilizar" à volta dele, são opções, de facto o tronco não mexe da posição em que está, está mesmo enconstado ao crivo de trás que está no centro do aqua.

 

Agora que retirei as cabombas ficou o espaço ocupado por elas, tenho de ver se as arranco mesmo ou se as mantenho podadas, é que arrancar vai-me libertar muitos detritos e alterar os parametros da água pela extensão das raizes que elas produzem, não sei ainda...já me passou pela cabeça até colocar uns Rhizophora mangle e uma Nymphaea Europeu caroliniana - Nivea, mas teria de abdicar certamente de algumas plantas de fundo, mas estou sériamente a pensar nisso.

 

Que fotos queres que tire melhor? Qual arco-iris?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

riatherina werneri :drool3:

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu encomendei 6, 2 machos e 4 fêmeas, vou busca los amanha:)

Quem em aconselhou os mesmos até foi a Susana, Estou ansioso por os ter. Destacam se bem no meio de um aquário?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.