Aqua 540L


jpospr

Recommended Posts

Bem Carlos o teu projecto está espectacular, tu junto com o mestre do "DIY" aka Jorge N. Ferreira seria bonito de ver!!

 

Obrigada, mas olha que o teu aqua também esta muito bom. Como disse vou seguir atentamente visto que esta muito parecido com aquilo que eu tinha em mente a respeito de materiais.

 

Ele tem espaço e ferramentas... :cry4:

TAMBÉM QUEROOOO!!!!!!!!!! :tapfoot:

 

Não sejas choramingas Jorge que mesmo sem o espaço vais fazendo coisas muito boas. Haja vontade.

 

 

E o que tem de bom este fórum e que vamos aprendendo com os projectos uns dos outros.

 

La vou ficar a espera das ditas fotos.

Já agora o que achas do reactor de Co2 que usas? Por acaso e um desses que esta planeado para o meu.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disseste tudo, e não esperávamos outra coisa!!! :naughty:

 

starwars

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora o que achas do reactor de Co2 que usas? Por acaso e um desses que esta planeado para o meu.

 

Eu gosto, vejo resultados e é barato (quer na aquisição, quer na utilização).

Coloco uma pastilha de 3 em 3 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto, vejo resultados e é barato (quer na aquisição, quer na utilização).

Coloco uma pastilha de 3 em 3 dias.

 

Hehe expliquei-me mal lolol

Estava a referir-me ao reactor da AquaMedic 1000 deste aquário.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metendo-me na conversa, se fosse agora experimentava o teu CO2 no meu nano Jorge. Este é mt bom mas também teve um preço demasiado bom xD lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe expliquei-me mal lolol

Estava a referir-me ao reactor da AquaMedic 1000 deste aquário.

 

Não tenho qualquer reclamação!! Gasto tanto CO2 quanto gastava para o meu de 60L quando usava a forma tradicional de pressurizado com difusor de cerâmica. A unica coisa que se tem de fazer é a ponteira de onde sai a água concentrada de CO2 deverá estar bem abaixo da superfície, outra coisa que se evita através de limpezas é que o Reactor acumula alguns detritos com o passar do tempo e como é totalmente vedado nem sempre a limpeza é simples, mas faz-se!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje chegaram os fertilizantes em pó!!! Ambos com 99% de pureza comprados a um laboratório. Foram mais caros que os que andam aqui pelo forum mas sei a proveniencia deles e o grau de pureza o que nem sempre acontece.

 

Comprei 500g de

  • K2HPO4 - Fertilizante de Fosfatos
  • K2SO4 - Fertilizante de Potássio

Agora preciso da vossa ajuda, e a fingir que eu sou uma criança de 5 anos, que só sei pesar e medir liquidos, como é que dissolvo estes pós tendo em conta que quero fertilizar o meu aqua de 540L e ter valores de Fosfatos entre 2 e 3 ppm e de Potassio entre 10 a 20 ppm (julgo que é este o valor que pretendo,pois fertiliza-se na mesma relação que a quantidade de Nitratos)

 

 

PS: por favor, não me mandem para sites com formulas estranhas que ninguém se entende, isto é, se conseguirem

 

 

OBRIGADÚ!!

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de te ajudar mas também sou um bocado nabo nessas contas ::D: lol Uma duvida, se isso é só para fertilizar com P e K o que vais usar para fertilizar com os restantes nutrientes micros e macros???

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a pesquisar e encontrei esta calculadora, podem-me dizer se é certa?

http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Fazendo as contas ali para 540L quantidade de água no aquário, colocando 500g em frente de K2HPO4, diluídos numa solução de 2000ml (2L) e adicionando 5ml estarei a fertilizar com 1.3ppm de Fosfatos e 1ppm de Potássio

 

Para Potássio, dissolvendo 500g de K2SO4 em 2L de água, adicionando 5ml dessa solução em 540L estaria a fertilizar com 1.1ppm de Potássio.

 

Estas contas estão certas? Posso-me seguir por aqui ?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de te ajudar mas também sou um bocado nabo nessas contas

 

Não vou...Macros são NPK (Nitratos, Fosfatos e Potássio), pelo ciclo do azoto todos nós sabemos que a Amónia degrada-se em Nitratos, o que faz com que o meu aqua esteja sempre com cerca de 20-30ppm de Nitratos, por isso optei por fertilizar apenas com os outros Macros.

 

Existe a eventual hipótese de se considerar o Ferro como Macro, pois existem algumas marcas que o vendem tb em separado em grandes quantidades, e depois sim os elementos Trace.

 

Elementos Trace vêm na água da TPA e os que não vêm eventualmente para descanso de consciência vou fertilizando às vezes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa parece-me ser porreira, eu costumo usar esta que o incognitus me deu: http://calc.petalphile.com/

 

Esta tem a vantagem de tu poderes escolher a dose que queres atingir e ele diz-te quanto tens que por ::D: Experimenta e depois diz qualquer coisa

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive aí e apesar de para K2HPO4 já ter chegado a uma conclusão, para K2SO4 não cheguei e acho absurdo os valores. O pelo sistema do Tom Bar ele indica que os valores de Potássio devem andar pelos 7.5ppm, permita-me discordar do grandioso Tom Bar, acho esse valor curto e para alguém que não tem mais do que fazer a não ser fertilizar diariamente o aquário, pode ser o método mais correcto, mas há tanta coisa mais correcta que nos não fazemos.

 

Manik,por essa calculadora , Imagina.

 

Aqua 540L

Solução de 500ml

5ml por dose

objectivo 20ppm

 

Já reparaste os Kilos que a calculadora diz que temos de dissolver? O que estou a fazer terrivelmente mal?

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, de facto ::D: lol honestamente a fertilização é o meu calcanhar de aquiles na aquariofilia. Não percebo as contas, não percebo os valores/critérios para lá chegar... A minha fertilização é feita mais ou menos a olho com o TPN+ e agora com o TPN e tenho as plantas impecáveis...

 

De qualquer maneira também estive a tentar fazer as contas para ti e há uma coisa que não percebo: com o K2HPO4 já consegues o K e o P, porque juntas o K2SO4? (evitar ter que aumentar a quantidade de K2HPO4 para um determinado valor de K aumentando também assim o P?) ::D: lol

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu já percebi que se fertilizar com K2HPO4 introduzo Fosfatos e Potássio, foi nabice minha comprar os 2 fertilizantes, mas só depois de ter encomendado é que reparei nisso, uma grande nooooobisse que não se irá repetir, mas como em tudo quando é a 1ªx cometem-se alguns erros e em vários sites vi referenciado que K2HPO4 era para Fosfatos e K2SO4 era para Potássio

 

Mas já que tenho K2SO vou usá-lo, queria era saber de que forma. Se usares a calculadora e escolheres o Fertilizante pré feito da Seachem apenas com Potássio, com aqua de 540L e objectivo de 20ppm a calculadora diz que deves despejar 225ml, não é um bocado absurdo?

 

Será que o objectivo de 20ppm é um exagero?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que sim... esses valores são os do estimative index certo? Não me parece que tenhas de seguir aquilo a risca. Aliás, no meu tenho estado a usar 60ml de TPN+ o que dá um valor semanal de potássio de 3,09 ppm xD bem longe dos 20...

 

Tens que ver se faz sentido estares a usar os 2, se a quantidade de K que obtens ao diluir o K2PO4 para um valor "X" de P for razoavel (entre 5 e 10 ppm - digo eu) se calhar não precisas de usar o K2SO4. Caso aches que é baixo o K2SO4 serve para poderes aumentar o k sem teres problemas com excesso de fosfato

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade, adicionando K2HPO4 fertilizo quase a mesma quantidade de K e de PO4, um pouco mais de PO4, mas precisamos de mais K no aqua do que de PO4 por isso vou usar o K2SO4 para complementar a fertilização

 

Isto de fertilizar com pós dá cabo da cabeça de um gajo!! E depois tive de andar na pontinha à procura do Laboratório

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade, adicionando K2HPO4 fertilizo quase a mesma quantidade de K e de PO4, um pouco mais de PO4, mas precisamos de mais K no aqua do que de PO4 por isso vou usar o K2SO4 para complementar a fertilização

 

Isto de fertilizar com pós dá cabo da cabeça de um gajo!! E depois tive de andar na pontinha à procura do Laboratório

 

Com o tempo habituas-te :) a bela da química

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até gosto de quimica, mas andar a perder a cabeça para fazer crescer meia duzia de folhas... xD hehehe é, fizeste bem em trazer os dois... cá para mim devias fertilizar com ferro também.

 

Curiosamente medi o valor de fosfatos no wood embrace antes de fertilizar (e depois de uma semana sem fertilizar) e tinha valores altos. por isso não ter pensado em fertilizar assim mas passar para o TPN so com micros

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não era a minha intenção de me meter aqui no tópico dos "pros" mas visto que acabei de passar os últimos 3 dias a estudar o método EI e fazer milhares de contas (senti-me de volta à escola lol) deixo aqui o que vou começar no meu aquário de 60L (é uma questão de aumentar os valores para um aquário de dimensões maiores).

 

1. Segundo o que percebi de diversos sites, o grande problema é sempre a falta de potássio nas mistelas comerciais e/ou caseiras que fazemos. Já que estamos numa de método EI, vamos seguir o que o homem diz..

 

"A qualquer altura devemos ter:"

 

20-30ppm Nitratos/Azoto (N)

20-30ppm Potássio (K)

1-3ppm fosfatos (P)

 

Depois ainda vêm as especificações das Micros que deixo para mais tarde.

 

Em relação aos macros, quis me parecer, em muitos sites, que lidamos com pessoal com cargas biológicas baixas visto que o seu objectivo primário são as plantas. Naturalmente nessas condições, há que fertilizar Nitratos nas quantidades adequadas e em harmonia com o potássio.

 

Nos nossos aquários em geral, temos bastante fauna (eu, segundo algumas calculadoras, já vou em 118% de carga biológica). Será que esta produção de nitratos chega para a fertilização completa? Não sei e não me parece viável a médio prazo. Vou dar o exemplo do meu aquário em concreto. Eu sei que a minha fauna (sem plantas) gera, em média, de acordo com a alimentaçao que lhes dou, 10ppm de nitratos. Se no Domingo tiver 20ppm de nitratos e fizer uma TPA de 50% fico com 10ppm. No Domingo seguinte tenho outra vez 20 e faço outra vez 50% e fico com 10. Isto tem sido uma constante. Nesta nova montagem (com cuba, tenellus, lilaeopsis) as coisas já não são tão simples. Pelos meus cálculos, a flora está a consumir todos os nitritos gerados semanalmente pelos peixes. Isto é, sem TPA's, parece que nunca saio das 10-15ppm de nitratos. Fazendo TPA's semanais, é apenas uma questão de tempo até que não tenha nitratos disponíveis (ou seja, violando a lei dos mínimos).

 

Desta forma, e depois de partir um bocado a cabeça (e não te chateies por teres comprado 2 fertilizantes... eu comprei 4 de 3 lojas diferentes porque ia mudando de opinião a cada 2 horas... agora vou ter um stock para 3 anos lol), cheguei à seguinte teoria (que terá que ser testada na prática mas as contas são demasiado bonitas para serem ignoradas:

 

75% de Nitratos em relação ao Potássio, fosfatos entre 1-3ppm (mais para 3 do que para 1) e 1ppm de Magnésio (tendo em conta que já temos isso disponível através das TPA's em maior ou menor grau).

 

Até aqui tudo simples. O problema é que estamos a brincar com quimicos compostos ie não temos N, P ou K puros. Temos que brincar com os valores e proporções até chegarmos aos valores que pretendemos.

 

No meu caso (teoria inicial) vai ser (em termos simplificados, se depois quiserem a análise química proporcional exacta posso fornecer):

 

250ml com:

 

30gr de KO3 (Nitrato de Potássio)

22gr de KCI (Cloreto de Potássio... aqui pode ser substituído pelo K2SO4 que tens... vai dar um toque menor de potássio mas muito pouco)

10gr de MgSO4 (Sulfato de Magnésio)

5gr de KH2PO4 (monopotássio Fosfato)

 

agora, no meu caso (60L) vou fazer 3 fertilizações semanais (Dom,Ter,Qui) com 5ml dessa mistura, o que vai adicionar em cada fertilização:

 

6.1 ppm de N

8.0 ppm de K

0.9 ppm de P

 

Ao final de semana, teremos uma acumulação total máxima (se não fosse gasta entretanto) de:

18.4 ppm de N (abaixo dos 20-30 indicados mas estamos a contar com os nossos peixes também... logo, no meu caso será mais 10,,, = 28.4 ppm)

24 ppm de P (mesmo no centro do pretendido)

2.8 ppm de fosfatos

 

 

Em teoria, isto devia ser o ideal para o que pretendo e tendo em conta a fauna existente. Cada aquário é um aquário e isto não está escrito em pedra... é ir vendo (espero conseguir ver alguma coisa lol).

 

Quanto aos Micros... usando o TNC trace ou Plantex ou Planted aquarium Trace (vai dar tudo ao mesmo... mesmas proporções

, pegamos em 250ml de água destilada e metemos

 

10gr de Traces (TNC, Plantex ou outro)

0.5gr de ácido ascórbico (sumo de limão, no fundo)

 

e doseamos 3 vezes por semana a 5ml também (Seg,Qua,Sex)

 

Isto vai nos dar em cada fertilização:

 

Fe 0.241

Mn 0.062

Zn 0.012

B 0.027

Cu 0.003

Mo 0.002

 

Em termos de acumulação semanal máxima teremos:

 

Fe 0.723 (que está entre os 0.5 e 1 que são referidos em muitos sites). Não vou fazer as contas dos outros que os tracos são muito pequenos e já vem da água da rede (TPA) também

 

 

Para um aquário de 540L... é só multiplicar tudo por 10 e deves andar lá muito perto ie 2.5L, 300gr, 220gr, 50gr, etc... no final, usas 50ml de cada vez em vez de 5.

 

Espero ter ajudado um pouco

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes-te meter à vontade faz-me esse favor

 

Entretanto, andei a pesquisar mais...e revi os meus dados. A calculadora http://calc.petalphile.com/ tem uma função que nos gere a quantidade de fertilizantes ao longo do tempo conforme a percentagem de consumo das plantas, relacionado com as TPA's, e o esquema do Tom Bar até tem a sua razão de ser.

 

Conforme análise do gráfico, apesar de fertilizar-mos apenas com "x" ao longo do tempo mesmo com TPA's semanais de 20% certinhas o nutriente acumula "x+1" até a um máximo em que se torna estável

 

Ou seja se fertilizar-mos com a formula do Tom Bar, o objectivo passa para que se atinja o valor de 7.5ppm, falando de K2SO4, isto pq se analisarmos o gráfico devido a acumulação de nutrientes o K vai oscilar entre o mínimo de 9.7ppm e os 16.2ppm isto com uma taxa de absorção das plantas na ordem dos 90%

 

Se passarmos para uma taxa de absorção de 70% ou seja, um bom plantado mas com plantas menos exigentes os valores disparam exponencialmente, tendo como valor mínimo, depois de se tornar estável de 24ppm (mas subindo ao longo do tempo) e os 31.4 (tb sempre subindo ao longo do tempo), isto sempre com fertilizações com concentrações de 7ppm. A única forma de quebrar este ciclo é fazermos uma TPA maior para voltar a colocar os níveis mínimos e máximos dentro dos intervalos razoáveis, às vezes mesmo de 50%

 

Em relação à criação de Azoto (N) tenho a experiência de que a fauna que tenho é suficiente para manter os níveis em valores bastante razoáveis, pois mesmo não andado a fazer fertilizações certinhas os Nitratos nunca baixam dos 20 ppm, andado muitos vezes nos 30 ou 40ppm, isto quando eu deixo os Fosfatos atingirem valores bastante próximos do zero.

 

Vou por isso fertilizar apenas Fosfatos com K2HPO4 com uma concentração de 1.3ppm, como sei que a minha taxa de absorção anda nos 90% a 100%, pela "Lei" do Tom Bar os meus valores deverão rondar entre mínimos e máximos, respectivamente entre 1.9ppm e os 2.9ppm. Ao fertilizar com K2HPO4 vou tb estar fertilizar com Potássio com cerca de 1.07ppm isto tudo com uma dose de 10ml.

 

Ao fertilizar com Potássio (K2SO4) vou tb seguir a regra do Tom Bar e pretender fertilizar com 7.5ppm mas como já fertilizei com 1.07ppm que vêm do K2HPO4 o objectivo deverá ser alterado para 6.43ppm, fazendo com que a minha taxa de K ande pelos valores mínimos de 10.4ppm e máximos de 16.7ppm.

 

Só um pormenor, uma analise interessante que fiz do gráfico foi que até TPA's de 20% mesmo que se façam todas as semanas a quantidade de água retirada não é suficiente para não haver acumulação de Nutrientes, só a partir dos 30% de TPA é que atingimos o equilíbrio desejável para que os Nutrientes não cresçam ao longo do tempo, ou seja, todos nós devemos fazer TPA's de pelo menos 30% de água e nunca menos que isso, ou então fazermos menos percentagem, mas de vez enquando fazer uma de 50% para normalizar os valores

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não era a minha intenção de me meter aqui no tópico dos "pros" mas visto que acabei de passar os últimos 3 dias a estudar o método EI e fazer milhares de contas (senti-me de volta à escola lol) deixo aqui o que vou começar no meu aquário de 60L (é uma questão de aumentar os valores para um aquário de dimensões maiores).

 

1. Segundo o que percebi de diversos sites, o grande problema é sempre a falta de potássio nas mistelas comerciais e/ou caseiras que fazemos. Já que estamos numa de método EI, vamos seguir o que o homem diz..

 

"A qualquer altura devemos ter:"

 

20-30ppm Nitratos/Azoto (N)

20-30ppm Potássio (K)

1-3ppm fosfatos (P)

 

Depois ainda vêm as especificações das Micros que deixo para mais tarde.

 

Em relação aos macros, quis me parecer, em muitos sites, que lidamos com pessoal com cargas biológicas baixas visto que o seu objectivo primário são as plantas. Naturalmente nessas condições, há que fertilizar Nitratos nas quantidades adequadas e em harmonia com o potássio.

 

Nos nossos aquários em geral, temos bastante fauna (eu, segundo algumas calculadoras, já vou em 118% de carga biológica). Será que esta produção de nitratos chega para a fertilização completa? Não sei e não me parece viável a médio prazo. Vou dar o exemplo do meu aquário em concreto. Eu sei que a minha fauna (sem plantas) gera, em média, de acordo com a alimentaçao que lhes dou, 10ppm de nitratos. Se no Domingo tiver 20ppm de nitratos e fizer uma TPA de 50% fico com 10ppm. No Domingo seguinte tenho outra vez 20 e faço outra vez 50% e fico com 10. Isto tem sido uma constante. Nesta nova montagem (com cuba, tenellus, lilaeopsis) as coisas já não são tão simples. Pelos meus cálculos, a flora está a consumir todos os nitritos gerados semanalmente pelos peixes. Isto é, sem TPA's, parece que nunca saio das 10-15ppm de nitratos. Fazendo TPA's semanais, é apenas uma questão de tempo até que não tenha nitratos disponíveis (ou seja, violando a lei dos mínimos).

 

Desta forma, e depois de partir um bocado a cabeça (e não te chateies por teres comprado 2 fertilizantes... eu comprei 4 de 3 lojas diferentes porque ia mudando de opinião a cada 2 horas... agora vou ter um stock para 3 anos lol), cheguei à seguinte teoria (que terá que ser testada na prática mas as contas são demasiado bonitas para serem ignoradas:

 

75% de Nitratos em relação ao Potássio, fosfatos entre 1-3ppm (mais para 3 do que para 1) e 1ppm de Magnésio (tendo em conta que já temos isso disponível através das TPA's em maior ou menor grau).

 

Até aqui tudo simples. O problema é que estamos a brincar com quimicos compostos ie não temos N, P ou K puros. Temos que brincar com os valores e proporções até chegarmos aos valores que pretendemos.

 

No meu caso (teoria inicial) vai ser (em termos simplificados, se depois quiserem a análise química proporcional exacta posso fornecer):

 

250ml com:

 

30gr de KO3 (Nitrato de Potássio)

22gr de KCI (Cloreto de Potássio... aqui pode ser substituído pelo K2SO4 que tens... vai dar um toque menor de potássio mas muito pouco)

10gr de MgSO4 (Sulfato de Magnésio)

5gr de KH2PO4 (monopotássio Fosfato)

 

agora, no meu caso (60L) vou fazer 3 fertilizações semanais (Dom,Ter,Qui) com 5ml dessa mistura, o que vai adicionar em cada fertilização:

 

6.1 ppm de N

8.0 ppm de K

0.9 ppm de P

 

Ao final de semana, teremos uma acumulação total máxima (se não fosse gasta entretanto) de:

18.4 ppm de N (abaixo dos 20-30 indicados mas estamos a contar com os nossos peixes também... logo, no meu caso será mais 10,,, = 28.4 ppm)

24 ppm de P (mesmo no centro do pretendido)

2.8 ppm de fosfatos

 

 

Em teoria, isto devia ser o ideal para o que pretendo e tendo em conta a fauna existente. Cada aquário é um aquário e isto não está escrito em pedra... é ir vendo (espero conseguir ver alguma coisa lol).

 

Quanto aos Micros... usando o TNC trace ou Plantex ou Planted aquarium Trace (vai dar tudo ao mesmo... mesmas proporções

, pegamos em 250ml de água destilada e metemos

 

10gr de Traces (TNC, Plantex ou outro)

0.5gr de ácido ascórbico (sumo de limão, no fundo)

 

e doseamos 3 vezes por semana a 5ml também (Seg,Qua,Sex)

 

Isto vai nos dar em cada fertilização:

 

Fe 0.241

Mn 0.062

Zn 0.012

B 0.027

Cu 0.003

Mo 0.002

 

Em termos de acumulação semanal máxima teremos:

 

Fe 0.723 (que está entre os 0.5 e 1 que são referidos em muitos sites). Não vou fazer as contas dos outros que os tracos são muito pequenos e já vem da água da rede (TPA) também

 

 

Para um aquário de 540L... é só multiplicar tudo por 10 e deves andar lá muito perto ie 2.5L, 300gr, 220gr, 50gr, etc... no final, usas 50ml de cada vez em vez de 5.

 

Espero ter ajudado um pouco

 

Abraços

 

Tony

 

E depois os "pros" somos nós?!?!?! Acabaste de nos dar um bailinho de fertilização ::D: lol

 

Muito obrigado, vou guardar o teu post e quando acabar o TPN que tenho vou passar a usar a tua receita ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol... Epa, isto é tudo um exercício mental teórico. Eu gosto é de partir a cabeça a resolver problemas. Se isto realmente funciona na prática, só o tempo o dirá mas pelas contas que apresento, não há nada que saia fora do "espírito" do método EI, daí a minha convicção que isto é capaz de funcionar à primeira. Claro que há casos específicos e cada aquário é um ecosistema... posso chegar à conclusão que o consumo de fosfatos é maior do que anticipava (e começam a aparecer algas greenspot). Nessa altura irei ajustar as coisas mas a partida, não estou a ver grandes desvios.

 

Se quiseres guardar as minhas contas e ficar com uma coisa como deve ser, guarda esta imagem que eu fiz (não te assustes é com os meus stocks... eu disse que tinha comprado à mais lol):

 

fertilizacao-001.png

 

:)

 

@jposr

 

É precisamente a parte de "ir aumentando até atingir um ponto de estabilidade" que faz confusão a muitas pessoas (eu incluído). Tive mesmo que pegar numa folha de cálculo e simular valores para perceber o fenómeno. O que acontece é que, a medida que os valores vão acumulando (se não forem utilizados) é que vai chegar um momento em que a TPA de 50% vai retirar mais excessos do que aqueles que são introduzidos semanalmente. Nessa situação, atingiu-se o ponto de equilíbrio e, a partir desse momento, qualquer TPA subsequente irá manter os valores estáveis. Podemos é atingir esse ponto de equilíbrio em 1 mês como em 10 ou então nunca atingí-lo porque as nossas plantas vão consumir determinada parte da nossa fertilização. Não é preciso ter medo em saturar determinado componente apenas porque estamos a apontar por cima.... os valores hão de estabilizar e para isso essa calculadora é ótima (eu usei-a para simular um consumo de apenas 25% dos nutrientes e os nitratos estabilizam entre 20 e 30ppms ao fim de 1 mês e meio. Só no caso de um consumo de 90% das plantas (altamente improvável no meu caso... não tenho plantas de caule) é que poderá haver uma limitação a cada dois dias (mínimo aceitável é 5, eu teria 3.2)... Isto sem contar com a fauna (que, segundo os meus cálculos, produz 1.5ppm por dia), portanto acho que estou safo já que o mínimo de 5 é "quase" respeitado.... mas é o que digo... mal de mim se estas plantas consumirem 90% dos nutrientes que lhes irei dar.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.