Aqua 540L


jpospr

Recommended Posts

Sou é ávido por conhecimentos... correr por gosto não cansa. Aquela sensação do "Quero fertilizar.... não percebo puto disto" é horrível... acredita, passei por isso na segunda-feira passada lol :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony tás um pró!!

 

ehehe

 

Subscrevo integralmente ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e se eu vos disser que ja li...reli e voltei a ler e ainda tenho um nó no cerebro? acreditão? (e tenho alguma formação em quimica...ai de mim se sabem disto)

ainda bem que tenho poucas plantas :D

uma pergunta a utilização de agua mineralizada nas TPA's ajudará a trazer mais nutrientes as plantas e fará mal aos peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Define água "mineralizada" - se estás a falar de água engarrafada, normalmente é muito menos do que a água da rede, se estás a falar de água das pedras... deve ser giro de se ver :P :P :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois....estava a pensar numa mistura :D o problema está no bicabornato (as bolhinhas xD) mas o nivel de nutrientes é bem maior que a agua de rede (acho eu)

eu ate tenho acesso a agua de termas mas o seu nivel sulforoso é grande e essa na me parece :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vcs estão a brincar, mas quem se quiser dedicar a comprar pós e a fazer fertilizantes e vendê-los a quem não tem paciência para isso, consegue fertilizantes bem mais especificos para as mais variadas situações, mais concentrados e de valor bem mais baixo do que a grande generalidade das marcas.

 

Eu comprei os meus fertilizantes em pó carotes, mas para terem uma ideia. Uma garrafa de Seachem Potassium de 500ml fica a 15€ eu no mesmo volume gasto 2.5€ de fertilizante em pó e em maior concentração, pois vou usar muito menos tampas!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então venham esses fertilizantes!! Penso que haveria muita malta interessada para aqueles que não entendem e não querem arriscar e obter valores muito altos, etc... Para quem não tem pachorra vá :3 :coff coff:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yap, vale bem a pena. Nesta história toda a única coisa que me deixa dúvidas é se vais conseguir niveis de ferro porreiros sem fertilizares com mais nada. Fizeste contas?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou é a ver o TonyChemist a vender frascos de fertilizante à malta!! xD Como o vais chamar? Tonyfert+ ? :3

 

Hummm.... isso seria uma ideia interessante. Só teria que acrescentar sorbato de potássio para garantir a inibição da fermentação de forma a que a mistela não se estragasse e pudesse ser vendida.... podiamos criar uma linha de produtos a custo reduzido em que haveria fertilização completa de macros atendendo a faunas leves e outra com muita fauna em que houvesse diminuição de N em relação a K. Depois podiamos ainda criar uma linha de micros normal, uma com "overdose" de ferro para quem quisesse e ainda uma com magnésio em excesso para pessoal com águas moles. Depois podíamos ainda arranjar por ai uma espécie qualquer de camarão que ninguem conhece e chamar-lhe camarão Tony. Faziamos uns aquascapings todos lindos, contratávamos umas vidreiras para fazer aquários extra claros com junção clara, depois umas ferramentas especiais em aço cirúrgico... e finalmente chamávamos à empresa qualquer coisa como "TCT" ou "Telos"

 

Que plano maquiavélico! :) :) :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm.... isso seria uma ideia interessante. Só teria que acrescentar sorbato de potássio para garantir a inibição da fermentação de forma a que a mistela não se estragasse e pudesse ser vendida.... podiamos criar uma linha de produtos a custo reduzido em que haveria fertilização completa de macros atendendo a faunas leves e outra com muita fauna em que houvesse diminuição de N em relação a K. Depois podiamos ainda criar uma linha de micros normal, uma com "overdose" de ferro para quem quisesse e ainda uma com magnésio em excesso para pessoal com águas moles. Depois podíamos ainda arranjar por ai uma espécie qualquer de camarão que ninguem conhece e chamar-lhe camarão Tony. Faziamos uns aquascapings todos lindos, contratávamos umas vidreiras para fazer aquários extra claros com junção clara, depois umas ferramentas especiais em aço cirúrgico... e finalmente chamávamos à empresa qualquer coisa como "TCT" ou "Telos"

 

Que plano maquiavélico! :) :smile: :)

 

Abraços

 

Tony

 

omg! Falta o riso maléfico!! "MUhahahahahahaaaaa"

 

Eu ficava pelos fertilizantes para já Tony :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

Só há um pequeno senão nisto tudo... ainda não foi testado na prática e como já referi, cada caso é um caso. Isto pode querer dizer que a fórmula funcione bem em, sei lá, 70% dos aquários sobre-lotados mas vai haver 30% em que haverá necessidade de aumentar os fosfatos ou algum dos micros mas fazer apenas a formulação base pronta a usar, não me parece ser complicado... desde que se ganhe ritmo/experiência a fazer isto em grandes volumes, é possível vender com uma margem de lucro realista e não nos milhares de % que as empresas comerciais fazem. Tinha é que meter mesmo o tal sorbato de potássio (além do já referido ácido ascórbico) e talvez mudar a origem dos elementos micro para Fe em formato HEDTA em vez de EDTA que seria um quelante muito mais estável a médio prazo (imagino pessoal comprar um frasco de 1L e guardar durante 1 ano).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sorbato de potássio e o ácido ascórbico seriam os "conservantes"? è obrigatório usar esses compostos?

 

Pelo que li, a mistela dos "micros" tem tendência a "fermentar" e a estabilidade do Fe quelado é muito melhor em PH = 6. O sorbato de potássio inibe a fermentação e o ácido ascórbico baixa o PH para 6. Não faço ideia se, ao usar Fe HEDTA ainda é necessário usar o ácido ou não mas acho que não.

 

Não percebi o HEDTA e o EDTA

 

Tanto quanto sei, é a forma de quelação do Ferro. O EDTA é mais instável em PHs mais altos podendo ocorrer precipitação mais cedo do que com o HEDTA. Tentei aprofundar o assunto mas como os únicos compostos Trace que encontrei eram todos EDTA não me preocupei mais. Sei que há Fe quelado em HEDTA à venda.

 

Há aqui um artigo interessante... segundo o que percebi, um PH 7.5 já é suficiente para causar uma eventual precipitação numa solução EDTA (mas que raramente vai acontecer se estivermos a utilizar CO2 pressurizado) mas é possível. O HEDTA tem uma precipitação só mais lá para os 7.5++ e qq coisa. A diferença é pouca mas existe

 

http://www.growercen...20in%20iron.pdf

 

 

Abraços

 

Tony

 

PS - No entanto, mesmo que o Fe precipite, é depois, por oxidação, aproveitado pelas raízes portanto também não se perde todo.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOLL

 

Pois... agora vais ter que viver com isso :) :)

 

Continuando a partir a cabeça... a história da precipitação pode explicar porque é que se recomenda que as micros estejam separadas das macros. Se misturarmos tudo, o PH resultante pode ficar demasiado alto para que o Fe se mantenha quelado e uma vez precipitado, não temos maneira de "abanar" o frasco e voltar a diluir o ferro. Também será por isso que muitos pros recomendar dosear as micros depois do CO2 já estar a bombar e no ínicio do fotoperiodo... não tem a ver com o aproveitamento das plantas mas sim em manter o ferro quelado para que esteja disponível na coluna de água. Se metesses este fertilizante diretamente num aquário sem CO2 e com PH de digamos 7.8, ocorreria precipitação espontânea de parte do ferro perdendo-se assim uma parte da fonte de nutrientes.

 

A verdade é que não me parece que haja muitas pessoas a fertilizarem forte e feio e não usarem CO2 e terem um PH muito alto. Isto será a exceção e não a regra.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não nessecitarias de conservantes se as produções fossem por ecomenda e tamanhos relativos ao uso :D

menos desperdicio maior margem de lucro :D

 

Pois... O problema é que a concentração qque calculei da para 50 doses. A 3 x por semana, gasto um frasco em... 4 meses. Tempo suficiente para ocorrer precipitação e fermentação.

 

Dito isto, pedi sorbato de potássio na farmácia esta tarde. Chega amanhã de manhã.

 

:)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.