Novo aquário, que filtro comprar malta?


Recommended Posts

Boas malta, hoje é a minha vez de pedir ajuda aos entendidos.

Depois de algumas semanas a olhar para um aquário de 100 litros que estava guardado a uns meses na garagem e depois de andar a fazer jantares (não, não mandei vir de fora, eu cozinho bem), apetitosos para a MARIA, consegui ter luz verde para montar mais um lá em casa.

 

 

Houston you have green light

 

 

Qualquer dia a casa mais parece um oceanário do que outra coisa qualquer.

 

Mas pronto a parte mais difícil consegui:)

 

Acreditam que ela ficou aborrecida por eu querer meter um dos aquários no quarto? Como é que elas conseguem ser tão insensiveis face ao nosso gosto, sensibilidade e amor para com a natureza? E depois nós é que somos os insensiveis....

 

Continuando,

 

Toca a limpar o aquário, começar a pensar em que espécies lá meter, limpar a calha, procurar termoestato e siga para começar a tratar do layout,

 

Até que de repente me apercebo que...pois, não tenho filtro para este aquário bahhh.

 

Sendo que pretendo adquirir um filtro externo (neste tinha um interno mas foi para o lixo pois já não estava em condições), pergunto a malta o que me poderiam aconselhar tento em conta o aspecto qualidade VS preço.

Isto porque, se por um lado a troika me da cabo do dinheiro, (mais valia ter uma amante), por outro se para convencer a madame a ter mais um aquário já me custou várias noites de avental e tachos, para lhe explicar que iria gastar dinheiro num filtro que para ela não vai passar de algo que vai ocupar espaço e ficar feio, então teria que começar também a passar a ferro.

E não, nem pensem que daqui a uns tempos vos vou dizer que afinal até sei passar a ferro.

 

 

Ora bem, que me podem dizer a nível de uma boa aposta de um filtro externo para um aquário de 100 litros?

 

 

Uma ideia que tive, até conseguir arranjar o filtro, e visto que o vou encomendar no meu fornecedor habitual mas que já sei que demora sempre uma semana ou duas a conseguir dar me em mão, até essa altura, de forma a arrancar já com o ciclo do azoto ainda hoje, será que poderei colocar um filtro interno que tenho por lá que era de um antigo de 60 litros?

Será boa ideia?

 

Quando digo usar este até ter o outro, refiro me a uma ou duas semanas no máximo sem qualquer vivo lá dentro.

 

Obrigado pelo vosso tempo

 

 

Ricardo

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Julius,

 

Eu optava pelo Eheim Ecco 200. Silêncioso e económico.

Também ainda estou à espera que chegue o meu Ecco 300. O fornecedor deve ser o mesmo, alí para o país da Angela que aparece nas notícias.

 

Podes começar o ciclo com outro filtro sem problema nenhum, mas depois terás que aproveitar as massas filtrantes desse para colocares no novo durante uns tempos até as do novo estarem cicladas.

 

Penso eu de que....

 

Espero ter ajudado

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta, hoje é a minha vez de pedir ajuda aos entendidos.

Depois de algumas semanas a olhar para um aquário de 100 litros que estava guardado a uns meses na garagem e depois de andar a fazer jantares (não, não mandei vir de fora, eu cozinho bem), apetitosos para a MARIA, consegui ter luz verde para montar mais um lá em casa.

 

 

Houston you have green light

 

 

Qualquer dia a casa mais parece um oceanário do que outra coisa qualquer.

 

Mas pronto a parte mais difícil consegui:)

 

Acreditam que ela ficou aborrecida por eu querer meter um dos aquários no quarto? Como é que elas conseguem ser tão insensiveis face ao nosso gosto, sensibilidade e amor para com a natureza? E depois nós é que somos os insensiveis....

 

Continuando,

 

Toca a limpar o aquário, começar a pensar em que espécies lá meter, limpar a calha, procurar termoestato e siga para começar a tratar do layout,

 

Até que de repente me apercebo que...pois, não tenho filtro para este aquário bahhh.

 

Sendo que pretendo adquirir um filtro externo (neste tinha um interno mas foi para o lixo pois já não estava em condições), pergunto a malta o que me poderiam aconselhar tento em conta o aspecto qualidade VS preço.

Isto porque, se por um lado a troika me da cabo do dinheiro, (mais valia ter uma amante), por outro se para convencer a madame a ter mais um aquário já me custou várias noites de avental e tachos, para lhe explicar que iria gastar dinheiro num filtro que para ela não vai passar de algo que vai ocupar espaço e ficar feio, então teria que começar também a passar a ferro.

E não, nem pensem que daqui a uns tempos vos vou dizer que afinal até sei passar a ferro.

 

 

Ora bem, que me podem dizer a nível de uma boa aposta de um filtro externo para um aquário de 100 litros?

 

 

Uma ideia que tive, até conseguir arranjar o filtro, e visto que o vou encomendar no meu fornecedor habitual mas que já sei que demora sempre uma semana ou duas a conseguir dar me em mão, até essa altura, de forma a arrancar já com o ciclo do azoto ainda hoje, será que poderei colocar um filtro interno que tenho por lá que era de um antigo de 60 litros?

Será boa ideia?

 

Quando digo usar este até ter o outro, refiro me a uma ou duas semanas no máximo sem qualquer vivo lá dentro.

 

Obrigado pelo vosso tempo

 

 

Ricardo

 

Como disse o membro Jorge Ferreira, ficas bem servido com o eco-pro... Se não quiseres gastar tanto tens sempre a linha classic da eheim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu primeiro vi o EHEIM classic 2015 e pareceu me uma boa opção, esse de que falas também me parece bem, é mais caro mas consome menos e tem já incluido as massas filtrantes.

Tenho que ver as opções que encontro, ai ai.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A culpa disto é do Jorge que se mete a postar os seus projectos e da me vontade de ter mais aquários.

Qualquer dia até debaixo da cama meto um...

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) O Jorge queria vender o Ecco dele..eu já cheguei ao meu limite, 1 no quarto 50x50x50, 2 na sala 150x60x60 e outro 60x30x30

 

Engano. Está para venda com o aquário porque sei que ninguém lhe pega naquele estado. Ainda não perdi a esperança de dar a volta cá em casa para o pôr a bombar.

O mal é que tenho um em inicio e já estou a tentar convencer para outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive QUATRO na sala e uma mulher de trombas a olhar para mim sempre que andava a volta deles.

Uma coisa vos digo, quando vendi um e desmontei dois, a conta da luz baixou bastante.

Agora deu me para voltar a ligar um, e não tarda já sei que me vai dar ideias para andar a alterar o salgado que já me começa a irritar de vido ao PH da torneira sair a 6.4, ou seja duas unidades abaixo do que eu preciso bahhh.

É da maneira que se for para fora trabalhar voa tudo pela janela lol.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que vos parece este?

 

http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?products_id=980&osCsid=095d134cfbd9f8fd1acf79cf7b2b1508

 

Será suficiente? 100 litros a contar com areão mais pedras e troncos desce de certeza para os 85 ou 90 litros.

 

90 X 5 = 450L/H esse dá para 240.

 

Aposto antes no modelo seguinte?

 

A nível de qualidade preço tenho visto boas opniões sobre eles.

Será que arranjo melhor por esta média de preços?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tens também a opção dos JBL Greenline.

 

Eu tenho o maior (1501) e estou bastante satisfeito. Para esse aquário o 701 deve ser suficiente se bem que o 901 não é demais.

 

São bons filtros com uma manutenção fácil e bastante silenciosos. Ainda tem a vantagem de serem bastante mais baratos que os seus similares da EHEIM ou FLUVAL...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado apenas com uma coisa..o barulho, escolhe sp um que te dê garantias de ser silencioso, olha que tentar dormir com barulho de fundo pode ser complicado. Para mim tens de ter sso mais em consideraçao isso do que o consumo, já que para essas litragens a diferenças na factura da luz vão ser sp residuais.

EU gosto do velhinho 2213 mas isso são gostos os que te aconselharam por aqui também servem perfeitamente. Existem também várias marcas que te dão muito boas garantias de qualidade, Fluval, JBL.

Força nisso

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...o que me falas não conhecia

 

http://wate-r-evolution.com/shop/filtros-externos/140-jbl-cristal-profi-e.html

 

É isto não é?

 

20 euros mais caro que o anterior que falei, afinal não são mais baratos, ou fui eu que fui ver outro?

A nível de qualidade é melhor?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem... Esse é o 700. Não é Greenline. Esse modelo está descontinuado.

 

O novo modelo é o 701 Greenline. Mais silencioso e com menor consumo.

 

E estás a comparar coisas diferentes... Eu disse que eram mais baratos com os comparáveis de outras marcas...

 

O que apresentaste tem um caudal de 440l/h e o 701 faz 700l/h...

Para não falar que tem um volume de filtragem (algo também importante e que muitas vezes é esquecido...) de 6,1l enquanto que o que puseste tem 3l...

 

O que te falei é este:

 

http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/4322/jbl-cristalprofi-e701-gl

 

Tens à venda em patrocinadores do forum, por exemplo:

 

 

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/jbl-cristalprofi-e701-greenline.html

 

http://www.naturpets.com/product_info.php?cPath=17_33_51&products_id=389

 

O meu é este:

 

http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/4348/jbl-cristalprofi-e1501-gl

 

O 701 é o de menor caudal da JBL.

 

Não te esqueças é de uma coisa. Esse caudal que anunciam, em qualquer das marcas, é para condições ideias de bombagem! Com as matérias filtrantes e os lixos que se acumulam podes reduzir uns bons 30% ou 40% a essa capacidade...

 

Na minha opinião convém apontar sempre um pouco por excesso que depois "ficar curto"...

 

Espero ter ajudado...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens toda a razão, eu é que fiz confusão.

Concordo totalmente com o que aqui escreveste.

 

 

Não te esqueças é de uma coisa. Esse caudal que anunciam, em qualquer das marcas, é para condições ideias de bombagem! Com as matérias filtrantes e os lixos que se acumulam podes reduzir uns bons 30% ou 40% a essa capacidade...

 

 

 

 

 

 

Estive a ver, se mandar vir da alemanha o JBL 701 fica me por 76, 51 euros

 

O Eheim 2213 ronda os 45,95.

 

Se por um lado o Eheim pode ser sufeciente, o outro é sem dúvida bem melhor mas custa mais 31 euros.

O Eheim é silencioso? Já alguem teve um desses?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive EHEIM...

 

Ainda sou bastante novo nesta coisa da aquariofilia... :)

 

Há muitos anos que vejo aquários em casa porque o meu pai tinha um mas equipado com biobox.

 

Em minha casa este é o primeiro aqua e o primeiro filtro, mas posso dizer-te que estou bastante satisfeito...

 

Na altura em que precisei de um também andei a ver os EHEIM e os FLUVAL como seria de esperar pois são marcas de referência, mas quanto mais potentes mais económicos se tornam os JBL...

 

Deixa que o pessoal com EHEIM se pronuncie...

 

Quanto ao barulho estou muito satisfeito com o meu. Está dentro do móvel e praticamente que não se houve mesmo com silêncio total na sala...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens toda a razão, eu é que fiz confusão.

Concordo totalmente com o que aqui escreveste.

 

 

 

 

 

 

Estive a ver, se mandar vir da alemanha o JBL 701 fica me por 76, 51 euros

 

O Eheim 2213 ronda os 45,95.

 

Se por um lado o Eheim pode ser sufeciente, o outro é sem dúvida bem melhor mas custa mais 31 euros.

O Eheim é silencioso? Já alguem teve um desses?

 

O 2213 é muito silencioso. Tem só em atenção que os que vêm da aquaristic não têm torneiras duplas e, se não estou em erro, vêm sem matérias filtrantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que vos parece este?

 

http://www.seahorses...acf79cf7b2b1508

 

Será suficiente? 100 litros a contar com areão mais pedras e troncos desce de certeza para os 85 ou 90 litros.

 

90 X 5 = 450L/H esse dá para 240.

 

Aposto antes no modelo seguinte?

 

A nível de qualidade preço tenho visto boas opniões sobre eles.

Será que arranjo melhor por esta média de preços?

 

Dá para 240?

Sim, que quiseres uma filtragem 2x o volume.

Todos os filtros dão para aquários de x a x, mas quando dizem isso falam do máximo de filtragem ao mínimo.

Eu aposto sempre por cima, e porquê perguntas tu/vocês?

É muito simples:

Para o The Skinny o modelo abaixo servia-me bem, mas não podemos esquecer o seguinte, e não vou dar o exemplo com o medelo a baixo, vou dar com o que encomendei.

Ecco 300 -> 750 l/hora

 

 

Vamos lá filosofar:

 

Ora bem, os 750 l/h é durante os primeiros dias. Após isso consoante a quantidade de detritos no filtro, a filtração desce.

Se fizer uma limpeza mensal ao filtro, aposto que quando chegar a essa altura, o débito é só uns 450 l/hora.

 

 

Mas isto sou só eu a divagar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Eu tenho 1 Eheim 2213 num áqua de 90 litros brutos, cerca de 75 reais, bem plantado, recomendo. Comprei na Áquaéden.

 

Hiper silencioso e eficaz, o senão é a ferragem, é preciso chupar...

 

Também depende um bocado bocado do que pensas por dentro do aquário...., o meu limpo-o de mês a mês, tem cerâmicas, 1 metade das esponjas azuis e depois Ada bio riio e lã de vidro.

 

És um tipo experiente e sabes de certeza as diferenças de sujidade que a opção na fauna nos provocam.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho também um eheim 2213, é silencioso, e faz bem o serviço.

O senão já apontado, é que podia ser mais pratico para fazer as manutenções. Arranjas com 60€ (em portugal) com as torneiras duplas, que são imprescindíveis.

Havendo dinheiro, podias ir para o 2215, um pouco mais de filtragem, não faz mal nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que vou me ficar pelo eheim, não sei se o 2213 se o 2215.

Obrigado a todos pela ajuda, quando a Maria vir a nova peça de decoração no móvel, dou lhe o vosso contacto ehehehehe;)

 

Desta vez vou montar um layout com areão fino e com xisto, montes deles que apanho facilmente.

Nada de Flora, quero apenas fauna, vou fazer algo diferente do estilo "pedreira".

 

A colocar flora só se for musgo de java mas dúvido que o faça.

 

Quanto a Fauna ainda ando a arquitectar algumas ideias.

 

Vou preparar a máquina para ir tirar umas fotos da montagem e para depois vos mostrar:)

Um abraço a todos e bom fim de semana

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para 240?

Sim, que quiseres uma filtragem 2x o volume.

Todos os filtros dão para aquários de x a x, mas quando dizem isso falam do máximo de filtragem ao mínimo.

Eu aposto sempre por cima, e porquê perguntas tu/vocês?

É muito simples:

Para o The Skinny o modelo abaixo servia-me bem, mas não podemos esquecer o seguinte, e não vou dar o exemplo com o medelo a baixo, vou dar com o que encomendei.

Ecco 300 -> 750 l/hora

 

 

Vamos lá filosofar:

 

Ora bem, os 750 l/h é durante os primeiros dias. Após isso consoante a quantidade de detritos no filtro, a filtração desce.

Se fizer uma limpeza mensal ao filtro, aposto que quando chegar a essa altura, o débito é só uns 450 l/hora.

 

 

Mas isto sou só eu a divagar....

 

 

 

Sim Jorge concordo contigo, os calculos que eles fazem são feitos com o aparelho limpo e novo.

Com a acumulação de detritos e sujidades provenientes dos nossos amigos que são uns CAG*** a mesma diminui bastante em capacidade.

A ideia de comprar o 2215 acaba por ser mais aliciante.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...A ideia de comprar o 2215 acaba por ser mais aliciante.

 

Ummmm...

 

Comparando o 2215 com o JBL Cristalprofi e 701, não sei não, o 2.º ganha nos consumos e é um filtro de última geração, a acrescentar ao preço da Pet 4 You..., claro que o Eheim é um clássico.

 

Desculpa lá por vir baralhar, mas quando vi o preço do JBL já com todas as matérias filtrantes, fiquei hesitante...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja:

 

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/jbl-cristalprofi-e701-greenline.html

 

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-classic-2215-plus.html

 

 

Neste caso e tendo em conta o preço que é igual, o JBL é melhor, seja em consumo, seja em capacidade de litragem por minuto ou hora.

 

Sera silencioso também? Penso que talvez vá antes para o JBL ;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Já tenho lido muito boas criticas, daí a hesitação, uma vez que optaste pelo 2215 em vez do 2213.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.