Uma rápida opinião


tat

Recommended Posts

Para um aquario com:

120 Litros (100x40x30)

substracto elos bottom mineral

Flora: valisnerias, echinodorus ozelot,bleheri e uruguayensis, anubias, staurogynes e Pogostemon helferi

(Provavelmente as Helferi estão um pouco fora do contexto)

 

 

Que iluminação, fertilização e CO2 recomendariam, para as plantas terem um crescimento saudavel?

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Com essas plantas penso que consegues ter duas opções: com e sem CO2. Tudo depende do que queres.

 

No meu caso, eu optaria por ter CO2 e assim sendo:

 

2 lâmpadas t5 do tamanho do aqua(e.g. (2 x 36W) são mais que suficientes para as plantas que tens.

CO2: pressurizado com drop-checker verde

Fertilização: EI com pós (com ou sem substrato fértil - melhor sempre com)

 

Isto vai-te dar plantas saudáveis, boas taxas de crescimento sem ser desmesuradamente alta que tenhas que estar a podar todas as semanas e sem as chatices de estares a fazeres contas de pouco a pouco para alterares a fertilização de acordo com a evolução do aqua.

 

Obviamente, isto é o que eu faria.

 

Sem CO2 também penso que deves conseguir mas aqui as coisas vão ser lentas.

 

Espero ter ajudado

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gmmartins isso não vai ser provavelmente suficiente...O que vai dar com toda a certeza....ALGAS...Algas e mais Algas... Porquê? Demasiadas plantas de crescimento lento, para o esquema de fertilização e iluminação sugerido...

A unica planta que vejo na lista é a Valisnéria, e mesmo o crescimento destas, e por experiencia pessoal é relativamente lento dentro das plantas rápidas. Com essas plantas e considerando que vais ter fauna, basta-te fertilização semanal, ao invés de diária... E mesmo assim não sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gmmartins isso não vai ser provavelmente suficiente...O que vai dar com toda a certeza....ALGAS...Algas e mais Algas... Porquê? Demasiadas plantas de crescimento lento, para o esquema de fertilização e iluminação sugerido...

A unica planta que vejo na lista é a Valisnéria, e mesmo o crescimento destas, e por experiencia pessoal é relativamente lento dentro das plantas rápidas. Com essas plantas e considerando que vais ter fauna, basta-te fertilização semanal, ao invés de diária... E mesmo assim não sei...

 

A ausência de plantas de crescimento rápido é intencional. Não pretendo estar estar constantemente a fazer podas.

 

Apontaste como problema apenas a fertilização. Na tua opinião a luz não seria excessiva?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gmmartins isso não vai ser provavelmente suficiente...O que vai dar com toda a certeza....ALGAS...Algas e mais Algas... Porquê? Demasiadas plantas de crescimento lento, para o esquema de fertilização e iluminação sugerido...

A unica planta que vejo na lista é a Valisnéria, e mesmo o crescimento destas, e por experiencia pessoal é relativamente lento dentro das plantas rápidas. Com essas plantas e considerando que vais ter fauna, basta-te fertilização semanal, ao invés de diária... E mesmo assim não sei...

 

E explicas-me como é que vão aparecer algas só pelo facto de não haver plantas de crescimento rápido?!

 

É porque a base da EI é que os nutrientes são todos dados por excesso. Há milhares de pessoas (incluindo eu) a usar e não têm mais algas que as outras pessoas. Como tenho vindo a afirmar, é mito que os nutrientes a mais (à excepção da amónia) causam algas. Agora cada um sabe de si e pensa pela sua própria cabeça.

 

Além de que com CO2 todas as plantas (mesmo as crescimento mais lento) vão consumir muito mais nutrientes.

 

 

Fertilização EI, é o metodo do Tom Barr, correcto?

 

O método não é do Tom Barr. É mais antigo que a Sé de Braga mas sim foi ele que o ressuscitou e adaptou.

 

 

62W nao me parece excessivo para o volume de água....

 

Querias dizer 72W certo? ;)

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquários de crescimento lento, tu queres controlar os nutrientes ao máximo...CO2 num aquário de crescimento lento? Já ouviste falar de "desperdicio"?

Anubias, beneficiam apenas marginalmente da adição de CO2, valisnerias idem, echinodorus ozelot,bleheri e uruguayensis idem.

As unicas da lista dele que beneficiam, embora não seja obrigatório, com o CO2 são as staurogyne repens e Pogostemon helferi, e mesmo essas vivem na maior na sua ausencia...

Dessa forma, estar a gastar dinheiro num sistema de CO2 com um aquário de baixa manutenção, epá, há mais para onde vá o dinheiro.

Fertilizar um aquário destes é um pau de dois bicos, e a meu ver é apenas numa aproximação de prevenção de carencias, e nunca um esquema completo de fertilização...

Há tanto tempo no forum, e já devias saber que isto da fertilização não é chapa cinco, não é pegar no Método de Estimativa, e ir mandando pinguinhos para o tanque e esperar que a coisa cresça... Há que planear um esquema personalizado á flora, para evitar em primeiro lugar desperdicios de dinheiro, e em segundo blooms...

Mas deixa-me cá responder como deve ser ao poster original...

Elos Bottom Mineral é um substrato fertil, que nunca pode estar em contacto com a coluna de água, ou vai correr péssimamente mal...Tens que lhe meter algo por cima, seja isso akadama, elos terra, ou um outro qualquer tipo de substrato não fertil....

Fertilização para esta fauna, deve ser somente um esquema conservador, basicamente micros uma vez por semana, e ir controlando os macros por sintomas/ carencias...Pois á ausencia de plantas de crescimento rápido vais ter problemas de algas por excesso de nutrientes...Nunca te esqueças, que tanto carencia como excesso de nutrientes na coluna de água irão propiciar blooms, junta a isso zonas mortas, lampadas envelhecidas a largar UV's a mais e tens a receita perfeita para blooms á grande...

Para além disso a fertilização de macros, especialmente Nitratos e Fosfatos estará largamente dependente da fauna que lhe meteres...Poderá mesmo ser desnecessária em determinadas situações...

Luz...Para as plantas que queres, com 72W como já foi sugerido tens suficiente, embora não necessáriamente precises de usar T5's...Neste caso as T8 funcionam igualmente bem...T5's é mais para outro tipo de tanques...Até menos...Com uns meros 36W possivelmente conseguirias desenrascar-te (penso que não o farás, pois o aquário irá ficar muito escuro para ser estéticamente belo), visto que a flora em questão não se chateia nada com pouca luz á excepção da Downoi, que prefere um pouquinho mais de luz para desenvolver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro Gervas,

 

estou a ver que andamos desencontrados.

 

O tat disse assim:

Que iluminação, fertilização e CO2 recomendariam, para as plantas terem um crescimento saudavel?

 

Ou seja. Ele não me disse que queria crescimentos lentos ou rápidos. Perguntou a opinião para ter crescimento saudável. Eu dei a minha opinião tendo no entanto frisado que há outras opções que não incluem co2 como podes ver aqui

 

 

Com essas plantas penso que consegues ter duas opções: com e sem CO2. Tudo depende do que queres.

 

 

Há tanto tempo no forum, e já devias saber que isto da fertilização não é chapa cinco, não é pegar no Método de Estimativa, e ir mandando pinguinhos para o tanque e esperar que a coisa cresça... Há que planear um esquema personalizado á flora, para evitar em primeiro lugar desperdicios de dinheiro, e em segundo blooms...

 

A essência do EI é exactamente a antítese do que acabas de escrever. É para não nos termos que chatear com testes e contas e uma sei lá mais o quê que se doseia tudo por excesso de acordo com a litragem do aqua. E sim também há EI para low-techs. Podes achar desperdício. Estás no teu direito. Eu chamo-lhe paz de espírito. E no final faz as contas. Quanto gastas com fertilizantes em pó usando o EI? E quanto custam uma fertilização "normal" + os testes todos?

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela opinião de ambos. Como bem sabemos existem diversos métodos de fertilização, não haverá uns melhores que outros, existirão sim, métodos mais indicados para determinadas pessoas.

 

Mas aproveitando a vossa boa vontade, vou explicar melhor a situação.

 

O aquario já está montado, e a correr há quase um ano. Começou com plantas de crescimento rapido e relativa exigencia (HZ, Cabombas, etc..), mas cheguei á conclusão que quero algo mais simples, com menos manutenção.

O aquario tem neste momento:

 

120 Litros (100x40x30)

Flora: valisnerias, echinodorus ozelot,bleheri e uruguayensis, anubias, staurogynes e Pogostemon helferi

Fauna: 2 otos, 8 cardinais, 2 apistos, 5 corys, 1 l200, 1 farlowella, 1 SAE

CO2: 1 bolha p/sec

Luz: 2x39W T5

 

Estou a fertilizar da seguinte forma:

Dia 1: 0.13ppm PO4 + 3.5ppm K + 0.28ppm MG + 0.05ppm Fe (3ml Seachem PO4 + 5ml Seachem K + 7ml TPN)

Dia 2: -

Dia 3: 0.13ppm PO4 + 3.5ppm K + 0.28ppm MG + 0.05ppm Fe

Dia 4: -

Dia 5: 0.13ppm PO4 + 3.5ppm K + 0.28ppm MG + 0.05ppm Fe

Dia 6: -

Dia 7: TPA 30% + 0.13ppm PO4 + 3.5ppm K + 0.28ppm MG + 0.05ppm Fe

 

Agua usada nas TPAs é 30% agua torneira + 70% agua pingo-doce (agua muito desmineralizada, kh=0.5)

 

Pelas condições do aquario parece-vos que devo adaptar alguma coisa em termos de luz, co2 ou fertilização?

 

 

Obrigado camaradas.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm... tambem vou "mandar" umas "postas"...

 

-Substrato Elos... o Elos Terra Small. Não precisas ou podes prescindir do Bottom Mineral.

 

-co2... sim... sempre co2... com concentrações "normais", sem excessos. Conforme já te disseram, utiliza um Drop Checker, depois logo vês se precisas de 1 ou 2 ou 3 bpm.

 

-Luz… 2x39w t5. Correcto. Mais ou menos horas de fotoperiodo… logo se vê.

 

-Agua da torneira para as tpa`s…. não vais precisar da tal agua do Pingo Doce, porque o Substrato Elos vai contribuir para baixar os níveis de dureza (kh e Gh). A não ser que vás utilizar pedras “japonesas”.

 

-Fertilizações… se estabeleceres uma boa rotina de trocas de agua… e se tiveres uma normal carga de peixes e manutenção… eu optaria por fertilizações muito reduzidas, com base num fertilizante completo (por ex. tpn+).

 

-O teu esquema de fertilização… demasiado complexo, “muitos produtos” … enfim. Eu por ex. não consigo entender a fertilização extra com magnésio e as trocas de agua com agua do Pingo Doce(a tal agua desmineralizada).

Já para não falar… que vais ter de andar a carregar garrafões do Supermercado para casa… mas sim… deves ter paciência para as primeiras semanas…

 

Se a tua ideia é teres um aquário simples e de baixa manutenção… então simplifica também nas fertilizações… e nos métodos e processos…

 

Não consigo compreender, como é que alguém monta um aquário, elabora um esquema de fertilização (no papel), sem sequer tentar compreender ou descobrir, quais os consumos de nutrientes que vai ter no aquário.

 

Na teoria tudo resulta… mas depois na pratica… pode ser diferente…

 

Também não compreendo, porque razão, quase ninguém investe mais “meia dúzia” de euros… na compra de dois simples testes (no3 e po4) montam-se plantados e mais plantados… grandes investimentos… e vejo muito boa gente a continuar a esquecer-se do mais importante…

 

Mas sim… os testes são caros…

… e sim os testes, também são pouco fiáveis… mas pelo menos ficamos com uma ideia aproximada da carga e consumo de nutrientes do nosso aquário.

 

Para mim, manténs este aquário saudável, com trocas de água (sempre da torneira, arranja uma mangueira para ser mais fácil)… e um fertilizante completo. Luz e co2 qb e não precisas de mais nada.

 

Enfim... Desculpa o desabafo... peguei no teu tópico... como podia ser outro qualquer...

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda canito.

 

Resumindo:

Luz : [OK]

Co2: [OK]

Fertilizacao [NOK]

 

Sobre os teus comentários. Talvez não tenhas reparado, mas disse que o aquario está montado há um ano. Estou apenas a adapta-lo para plantas de crescimento menos exigentes e de crescimento lento.

 

Agua mineral: É uma opção minha usar agua mineral. Já o faço há 1 ano. Foi a maneira que encontrei de manter ph mais baixo (nao quero turfa, nem vou mudar o substrato), e agua mais limpa.

Testes: Tenho testes de PO4, NO3, Fe, KH, GH e por aí fora.

Fertilização: Nao penso que dar apenas semanalmente TPN+ seja suficiente. Provavelmente estou a ligar o complicometro, mas apenas TPN+, sei que não é suficiente. Por exemplo antes de começar a administrar potasssio separadamente, tinha as folhas da echinodorus cheias de buracos, e a agua com no3 = 50. É o problema dos all in one.

 

Seja como for, entendi que a mensagem principal é a de não ligar o complicometro :)

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja como for, entendi que a mensagem principal é a de não ligar o complicometro :)

 

Pois... sempre sem stress... e depois, conforme já percebes-te... eu li este tópico um pouco na diagonal.

O complicometro... pois... cada um com os seus processos... enfim...

 

Olha... conforme eu sempre digo... diverte-te com o teu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que falaram em "postas" , eu tb quermo mandar umas....

 

Não existem verdades absolutas e tudo pode e deve ser adaptado consoante as necessidades que verificas no teu aquário.

Como já foi dito existem várias maneiras de ver o mesmo problema e mas tu terás de decidir o qual a que se adequa aos teus objectivos

.

- Ao inserires CO2 vais ter de andar com mais atenção a tudo o resto já que o aquário vai-se desenvolver mais rápido logo mais feritlização e a luz um opuco mais instensa

- Sem CO2 tens de ter mais paciencia mas a coisa tembém lá vai.

 

Fertilização - Eu utilizo o EI tanto para aquários com CO2 como sem CO2 e para mim foi o meu segredo, deixei os testes de lado e apenas me guio pelas plantas para saber se algo vai mal. Ao fertilizar por excesso elimino um factor de desequilibrio podendo-me concentrar nos outros (luz e CO2). Se as plantas crescem bem? sim. Se tenho algas? Como qualquer aquário o terá. Os vidros ao fim de uma semana ganham umas Green Spot e as rochas "maturaram um pouco" e tem um ligeiro tom mais verde, agora nas plantas tudo tranquilo.

 

Quanto ao desperdicio...acredito que faça algum, mas qd compras "pós" o preço por litro de fertilizante que fazes fica irrisório qd comparado com fertilizantes de compra, por isso mesmo com desperdicio fica sempre mais barato. Neste ponto não há que enganar.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Obrigado pela ajuda canito.

 

Resumindo:

Luz : [OK]

Co2: [OK]

Fertilizacao [NOK]

 

Sobre os teus comentários. Talvez não tenhas reparado, mas disse que o aquario está montado há um ano. Estou apenas a adapta-lo para plantas de crescimento menos exigentes e de crescimento lento.

 

Agua mineral: É uma opção minha usar agua mineral. Já o faço há 1 ano. Foi a maneira que encontrei de manter ph mais baixo (nao quero turfa, nem vou mudar o substrato), e agua mais limpa.

Testes: Tenho testes de PO4, NO3, Fe, KH, GH e por aí fora.

Fertilização: Nao penso que dar apenas semanalmente TPN+ seja suficiente. Provavelmente estou a ligar o complicometro, mas apenas TPN+, sei que não é suficiente. Por exemplo antes de começar a administrar potasssio separadamente, tinha as folhas da echinodorus cheias de buracos, e a agua com no3 = 50. É o problema dos all in one.

 

Seja como for, entendi que a mensagem principal é a de não ligar o complicometro :)

 

boas

 

Boas

 

Que agua mineral utilizas para te baixar o ph ?

 

Cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais