CO2 + Método Estimativo de Fertilização


João Figueiras

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho tido vontade de remontar o meu aquário, e assim, melhorar o meu aquascape que está fraquito. Para além disso, como tenho boa luz (a mim me parece - 156W para cerca 180L brutos), decidi que quero arriscar para outro tipo de plantas, para isso vou comprar substrato (uma vez que não tenho), vou utilizar o Método Estimativo de fertilização (já estive a afzer alguma pesquisa nesta área e com conselhos de outras pessoas parece-me o mais indicado), faltando apenas o CO2.

 

Neste aspecto, parece-me melhor investir num sistema pressurizado, o problema é que possivelmente iria gastar entre 50-150€... Então o que vos pergunto é se será suficiente a adição de Co2 caseiro (sei que depende do tipo de plantas e a quantidade da massa vegetal, mas tendo em conta que quero um aquário densamente plantado com níveis de exigência de CO2 médias), ou se seria melhor investir num kit de CO2 pressurizado, seja ele com extintor ou outro tipo de botija.

 

Caso o kit seja a opção ideal, sabem de algum que seja bom em termos de qualidade/preço? Já tive a ver alguns, mas não fiquei muito convencido...

 

Obrigado desde já,

 

João Figueiras.

Editado por vaxkinho

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 pressurizado, estabilidade, segurança, e relax

 

CO2 caseiro: Barato, eficaz, mas requer que refaças a receita a cada 1-2 semanas...

 

Quanto á capacidade do Caseiro de fornecer co2 suficiente para um plantado, consegue realmente, apenas com uma garrafa e se fores regular nas receitas, não teras problemas... Se Não chegar para o queres, podes sempre comprar uma peça em T para tubagem de ar, e juntar 2 garrafas de CO2 caseiro a bombar para o mesmo difusor.... Eu estou a usar 2 garrafas de CO2 DIY para o meu tanque de 220l altamente denso, mas já usei somente uma no passado...

 

Vás por que opção vás aconselho-te a apostar num difusor decente, seja de que marca for...pedras difusoras/difusores de madeira não são tão bons quanto um difusor ceramico...Pessoalmente prefiro os da ELOS, mas pelo preço, talvez devas ver de marca branca, ou marcas mais baratas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 pressurizado, estabilidade, segurança, e relax

 

CO2 caseiro: Barato, eficaz, mas requer que refaças a receita a cada 1-2 semanas...

 

Quanto á capacidade do Caseiro de fornecer co2 suficiente para um plantado, consegue realmente, apenas com uma garrafa e se fores regular nas receitas, não teras problemas... Se Não chegar para o queres, podes sempre comprar uma peça em T para tubagem de ar, e juntar 2 garrafas de CO2 caseiro a bombar para o mesmo difusor.... Eu estou a usar 2 garrafas de CO2 DIY para o meu tanque de 220l altamente denso, mas já usei somente uma no passado...

 

Vás por que opção vás aconselho-te a apostar num difusor decente, seja de que marca for...pedras difusoras/difusores de madeira não são tão bons quanto um difusor ceramico...Pessoalmente prefiro os da ELOS, mas pelo preço, talvez devas ver de marca branca, ou marcas mais baratas...

 

Se calhar o melhor é mesmo ir à experiência, tenho estado a utilizar o caseiro, e por agora chega, mas como disse, quero apostar numas plantas mais exigentes e luxuriantes, e se calhar uma garrafa só não chega, então a opção da peça em T será certamente uma experiência a fazer.

 

Quanto ao difusos, concordo perfeitamente, este que utilizo não me agrada.

 

Obrigado pelos esclarecimentos.

 

Agora em relação ao Método Estimativo de Fertilização, as minhas dúvidas são as seguintes:

-Estive a fazer alguma pesquisa num site e nesse site dizia para utilizar 33g de Nitrato de Potássio, 7,2g de Fosfato de Potássio e 250mL de água. A minha dúvida é se será melhor fazer a solução de KNO3 com 250mL de água num recipiente e a outra solução noutro recipiente, ou é melhor ser no mesmo? Pergunto isto, pois penso que em recipiente separados seja mais fácil ajustar apenas um valor se necessário.

-Como é que sei o consumo de nutrientes, em ppm, de um dia para o outro?

-Com esta solução, deverei adicionar ao tanque numa dosagem 1,9ppm de Fosfato, 0,78ppm de Potássio(do fosfato de potássio)/4,82ppm(nitrato de potássio) e 7,64ppm de Nitrato. Mas os valores ideais não são 20-30ppm de Nitrato, 1-3ppm de Fostato e 20-30ppm de Potássio? Não percebo como atinjo estes valores se adiciono valores inferiores nas fertilizações...

 

 

João Figueiras.

Editado por vaxkinho

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

o que eu uso...

 

Para provavelmente entre 280l e 300l reais o plano de fertilização é:

 

Método EI - Fertilização diária

- 9ml de micros (trópica nutrition)

- 24 ml de solução macro

 

Solução macro - dissolução de

1000ml de agua destilada

60g de KNO3

20g de KH2PO4 (aumentei a quantidade para erradicar as green spot, inicialmente 10g)

20g de KCl

50g de MgSO4(7H2O)

 

TPAs semanais de 50-60%

 

Qt ao CO2 é como o gervas disse, a grande vantagem do pressurizado é mesmo a constancia, sabes que desde o momento em que abres a garrafa até que ele se esvazie a introdução de CO2 é constante, sem flutuações.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

segue o meu plano para 180l para a minha fauna:

 

Anubias nana

Hygrophila corymbosa var stricta green

Microsorum Pteroptus

Vallisneria asiatica

Cuba

 

KNO3 60 g

KH2PO4 5 g

MgSO4(7H2O) 10 g

KCl 2 g

agua destilada 500ml

 

faço injecção dia sim dia não de NPK+MG 13ml

e faço dia sim dia não 15 ml de ferro+micros e 1,4ml de KH2PO4

CO" (extintor) 24h 2 bpm

iluminação 2x 39w (tenho 2x 39 desligadas de momento)

tpa´s de 10% 2 vezes por semana

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

segue o meu plano para 180l para a minha fauna:

 

Anubias nana

Hygrophila corymbosa var stricta green

Microsorum Pteroptus

Vallisneria asiatica

Cuba

 

KNO3 60 g

KH2PO4 5 g

MgSO4(7H2O) 10 g

KCl 2 g

agua destilada 500ml

 

faço injecção dia sim dia não de NPK+MG 13ml

e faço dia sim dia não 15 ml de ferro+micros e 1,4ml de KH2PO4

CO" (extintor) 24h 2 bpm

iluminação 2x 39w (tenho 2x 39 desligadas de momento)

tpa´s de 10% 2 vezes por semana

 

Boas,

 

É mesmo necessário a adição de MgSO4 (7H20) e o KCl? É que já são duas pessoas a utilizar este produto...

 

Conseguem dar-me algum site ou fonte para ver estas receitas mais completas para estar mais dentro do assunto? O site que vi foi theplantedtank.co.uk, e só fala do Nitrato de Potássio e Fosfato de Potássio...

 

Cumps,

 

João Figueiras

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=91192

 

 

tens ai um post com uma larga discusão sobre fertelização, muita coisa foi dita ai que te pode ajudar a perceber melhor.

 

Quanto à receita em sim que uso foi um ajuste, peguei numa que o Tom Barr colocou num dos milhares de posts que faz e apliquei, fiz testes diarios ao aquario durante uma semana e pouco, e fui ajustando as doses que tinha de dar de cada componente para manter os valores nos ranges indicados, depois foi só ir olhando para as plantas e ver o crescimento, se vires boa resposta das plantas e não aparecerem algas ou desaparecerem caso as tenhas, sabes que chegaste ao ideal para o teu aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Quanto ao sistema pressurizado...não penses duas vezes. É quanto a mim, algo fundamental se queres ter sucesso. Não se compara com um sistema caseiro que flutua nas concentrações de CO2, começa a debitar muito e vai perdendo força, algo que pode ser mau para a estabilidade do aqua.

 

Quanto ás fertilizações, era bom que houvesse uma regra para todos os aquas...mas não há. Apenas sabemos que a Flora precisa de K, NO3, PO4, e também de Micros e Ferro, para além de Cálcio e Magnésio. Depois as quantidades dependem do tempo de vida do aquário, da quantidade de Fauna e Flora, da quantidade de luz e de CO2. São muitos factores para se ter uma regra universal. Com estas regras, podemos é ficar com uma luzes, e depois adequar as fertilizações ao nosso aquário.

 

No teu aqua tens a quantidade de luz adequada, quanto a mim. Tenta manter o NO3 a 10/15ppm, o PO4 a 1ppm, utilizando testes e tentando perceber as exigências do teu aqua. O Ferro e os Micros segue as instruções da embalagem.

 

O ideal é fertilizares diariamente,principalmente o K, e eu fertilizo o NO3 e PO4 em dias intervalados, e o Ferro coloco no dia do NO3.

 

Força com isso e queremos ver fotos!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente o que me fazia pensar no CO2 pressurizado era a regularidade da quantidade adicionada e a possibilidade de se desligar durante a noite, mas vou experimentar com duas garrafas caseiras e depois logo vejo se os resultados me satisfazem.

 

Quanto aos fertilizantes, afinal sempre temos de fazer testes, nem que seja para perceber o consumo diário, correcto?

Eu tenho um fertilizante da sera que supostamente adiciona micros, mas não tem nem B nem Mo...

Enfim, vou ler mais umas coisas e depois vou avançar com isto.

 

Wish me luck!

 

Cumps,

 

João Figueiras

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente o que me fazia pensar no CO2 pressurizado era a regularidade da quantidade adicionada e a possibilidade de se desligar durante a noite, mas vou experimentar com duas garrafas caseiras e depois logo vejo se os resultados me satisfazem.

 

Quanto aos fertilizantes, afinal sempre temos de fazer testes, nem que seja para perceber o consumo diário, correcto?

Eu tenho um fertilizante da sera que supostamente adiciona micros, mas não tem nem B nem Mo...

Enfim, vou ler mais umas coisas e depois vou avançar com isto.

Realmente um sistema de CO2 pressurizado é um investimento algo caro, mas torna-se barato com o tempo, pois vamos investir em fertilizantes, plantas, etc, e com um sistema caseiro a variação bastante irregular de CO2 por vezes faz com que as algas "estiquem o pescoço" e digam "Olá".

 

Os testes são importantes no inicio, para perceberes os consumos, principalmente de NO3 e PO4.O que eu faço é comprar na farmácia Cloreto de potásio (para fazer Potássio), Nitrato de potássio (para fazer Nitrato) e Fosfato Monopotássico (para fazer Fosfato). Fico com os 3 Macros principais, e agora é diluires em água.Se precisares das medidas diz, pois devemos saber qual a quantidade do nutriente (ppm) por cada 1 ml que adicionamos, de modo a jogarmos com as concentrações ideais de cada um.

 

Depois preciso de um bom fertilizante de Micros e um de Ferro. Para Micros o da Tropica é bom.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu faço é comprar na farmácia Cloreto de potásio (para fazer Potássio), Nitrato de potássio (para fazer Nitrato) e Fosfato Monopotássico (para fazer Fosfato).

 

Bem sei que a resposta pertence ao outro tópico, mas se não é indescrição qual a farmácia e os preços que aproximadamente pagas por cada um deles.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais