Aquario Plantado


Fábio.R

Recommended Posts

Introdução

 

Olá pessoal

Hoje estou aqui para um motivo bem diferente, venho apresentar o meu aquário aos amantes da aquariofilia.

Neste tópico vou tentar apresentar a minha montagem do meu aquário passo a passo e também tentarei actualizar o tópico da evolução da mesma!

Com isto pretendo ajudar os iniciantes (como eu) e aprender com alguns erros que possam acontecer!

 

Pesquisa e estudo

 

Bem pessoal tudo começa com a pesquisa!

Um conselho é procurarem em foruns e outros sites sobre aquarofilia e eu mesmo com 6meses de estudo tenho a certeza que os erros veêm ai!

Bem, sobre a montagem aconselho a formarem um plano, uns rabiscos numa folha para verem o que querem fazer , peixes compatíveis, plantas, pedras etc …

Não convém começar a montagem se ainda não se estudou alguns desses pontos pois com o planeamento pode-se evitar muitos erros!

 

“Hardscape”

 

Com o “Hardscape” já podemos ter um bom ponto de partida para a montagem de um aquário. O “Hardscape” é os objectos decorativos mas aqui só irei falar de rochas pois é o que vou usar!

Atenção tentem escolher rochas da mesma cor e do mesmo tipo pois não iria ficar bem num aquário plantado pedras de várias cores e de outros tipos e não se esqueçam de fazer os testes nas pedras!

As pedras de xisto que vou usar vão fazer o “Hardscape” e é também para ajudar a dividir os dois substratos que vou utilizar nesta montagem.

 

62135190.jpg

Um pequeno esboço do que quero fazer, claro que as medidas estao todas mal e ate a prespectiva está mas assim sei o que fazer!

 

Plantas

 

Bem pessoal eu ia usar dois tipos de plantas mas na loja online em que comprei apenas havia uma delas, a Eleocharis Acicularis e é essa que irei colocar a outra que é a Vesiculari Dubyana coloco quanto houver!

 

19921336.jpg

Aqui está a planta que vou usar!Comprei 6 potes! Esta planta requer uma manutençao fácil apenas basta cortar tipo cabelos á medida que quiserem mas tambem nao a deixem muito rente ao chao senao fica dificil, o crescimento é medio e se desenvolver por runners aguenta temperaturas de 18º a 28º mas convem ter o aquario a 26º para nao cozer nada. :P

A iluminação é de baixa a intença, porque se a iluminçao for baixa ela tende a crescer mais pois irá procurar a luz já se tiver intensa é o contrario!

Acho que é uma bela planta para um aquario, sempre gostei dela!

 

Fauna

 

Aqui é um assunto mais sério, algo que deve ser pensado sériamente com muita dedicação porque tem que se ver que PH iremos ter, tipos de plantas, que peixes ficam compativeis com PH e outros peixes, tipos de temperatura, etc!

Eu vou tentar fazer aqui um estudo sobre os meus peixes, ou melhor, ou peixes que quero!

 

otocinclus.jpg

Otocinclus Affinis

Come algas,mas nem todas. É um peixe muito pacifico so têm que ter cuido se tiverem peixes maiores pois podem tornar-se um incomodo pois pode "limpar"o muco do outro peixe e ferindo-o! No minimo quero ter uns 5 deles!

 

neonw.jpg

Paracheirodon innesi

O Paracheirodon innesi é o neon verdadeiro!

Para muitos que pensam que são peixes muito frageis não são mas requerem cuidos normais de qualquer peixe! São peixes pacificos podem viver em armonia com os Otos, adoram viver em cardumes grandes!Espero ter um 20 ou mais!

 

guppy.jpg

Guppy

O guppy também é um peixe em mente mas so se nao conseguir arranjar os Neons!

Os guppys são muito sociaveis e tambem adorem grandes numeros de cardomes mas um problema, quer dizer não é bem um problema é a reproduçao, parecem ratos!lool

 

Montagem

 

Aqui fica a minha montagem, segui alguns "conceitos" de Takashi Amano e de Oliver Knott!

 

pedras.jpg

As pedras são estas pedras de Xisto!Acho que dá bom visual a qualquer aquario, Filipe Oliveira tambem usou em alguns dos seus belos trabalho!

 

produtosw.jpg

Bem aqui foram alguns produtos que usei como a tropica que nao usei toda, areao vulcanico, ADA Aquasoil Amazonia de 9l e de 3L mas apenas usei 7L ou 8L,Ceraminhas para o filtro pois o que comprei tem pouco mas ainda me sobrou o Aquasafe da tetra e os testes que nao gostei muito do amoniaco em compras futuras irei comprar de uma melhor marca concerteza e areia de silica que nao aparece aqui, 25KG maas gastei 20KG apenas!

 

aquariolimpo.jpg

Aqui o aquario limpinho para começar a montagem!

 

aquarioareia.jpg

O aquario com a areia de silica, é uma areia muito branca muito mas muito fininha, tao fininha que começou a ir para o outro lado!

 

tropicaareia.jpg

Nesta parte eu juntei a areia de silica com a tropica apenas para nao ficar tao pastoso, isto porque me indicaram a fazer assim e eu agora fiz o teste, nao vou colocar aqui a foto a colocar o areao vulcanico mas coloquei bem pouco porque pelo que li Takashi Amano disse que o areao vulcanico ajuda na respiraçao e na enraização das mesmas assim apenas coloquei alguma coisa para ajudar no crescimento, vamos ver no que dá!

 

adaf.jpg

Aqui é quando coloco o ADA, sinceramento gosto muito do visual mas vamos ver os resultados disto porque custou-me os olhos da cara!

 

layoutrz.jpg

O layout pronto para receber as pedras!

 

plantado.jpg

Layout pronto e já plantado, espero ter feito tudo direitinho mas so no futuro é que irei ver isso!

 

enxer.jpg

Eu decidi enxer o aquario como Oliver Knott e recomendo o areao nao se mexe fica tudo limpido sem ser necessário ser grandes mudanças no areao!

 

finalia.jpg

O aquario já cheio, um pouco sujo na agua mas o filtro é capaz de tratar disso!

 

Bem finalmente acabou!

 

Aqui fica as caracteristicas do aquario:

 

Aquario:80x40x50

CO2: Caseiro (amanha irei coloca-lo e vou tentar colocar 3 gostas por segundo para ver o que dá depois faço alterações)

Fundo: Irá ficar preto!

Filtro: JEBO 803 900L/H

Termostato:AquaPro de 200W

Substrato: areia de silica, tropica, areao vulcanico, ADA Aquasoil Amazonia 7l a 8l!

Iluminação: 3 lampadas de 20W

 

Espero que tenham gostado e comentem!

 

Agradeço desde já ao Flavio H. J. Freitas da forumaquario.com.br, o davidjneves do mesmo forum que me ajudaram em muita coisa e duvidas de iniciante!

Se me esqueci de alquem peço descupa!

 

Já agora se quiserem ver outro passo a passo aqui fica: Marc06

Cumps

Fábio Roque

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exelente :D tambem tenho uma especie dessa ereia branca que estou a pensar colocar no meu aqua, mas como queria colocar substraco em todo o fundo tenho medo que ela acabe por ir para baixo

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim apenas coloquei areia de silica á frente, atras coloquei areia de silica mas so para misturar com a tropica para nao ficar pastoso depois o ADA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal

 

Novas fotos, espero que gostem!

 

As plantas já cresceram depois da poda!Não se nota muita diferença mas é o que está a acontecer agora!

 

Frente

29172336.jpg

 

Lado direito

43099140.jpg

 

Lado esquerdo

38287192.jpg

 

Lado esquerdo

65752690.jpg

 

É isso ai pessoal, comentem.

 

PS:Nao tirei fotos mesmo de lado pois a agua ainda está um pouco verde, estou a tentar resolver o problema com iluminaçao reduzida e usando os famosos sacos do lixo para nao entrar luz ate ter o filtro uv!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Está giro o aqua! Apenas colocava mais umas quantas pedras mais pequenas, e trocava de posição a terceira pedra e a quinta (da esq. para a dir.)

 

Quanto á Flora e em relação á luz, eu diria que é pouco 60W para 150L de água, porém como existem poucas regras na aquariofilia até pode chegar. Relativamente à Fauna, deves ter em atenção o PH da espécie que escolheres. Como tens CO2, o que baixa o PH da água, Guppys não são a escolha ideal, pois precisam de um PH na ordem dos 8.

.

Só uma observação: esconde o equipamento o mais possivel. A saida do filtro e do CO2 devem estar bem escondidas, e o ideal é na altura de tirar a foto nem ter equipamento nenhum à vista.

 

Força com o projecto!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo aviso Vasco mas eu apenas tirei assim porque era para verem...estou a ver se arranjo um difusor que dê com o CO2 caseiro..quanto ao hardscape nao vou mudar pois já deu um trabalhao fazer este, alias, eu fiz mais este aquario para teste, ou seja, estudar as plantas e comportamente dos peixes e passado um bom tempo montar algo "defenitivo" mas vamos com calma :-D .

 

Objectivos:

Estudo geral do aquario

Comprar estrelizador UV

CO2 em extintor

 

e depois so deus sabe... :-D

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal acho que a ciclagem está no fim, vejam:

 

27631228.jpg

 

73858542.jpg

 

63618304.jpg

 

Houve uns dias que reduzi o fotoperiodo mas como nao anotei coloquei tudo a 8H.

Eu acho estranho os nitritos nao subirem mais mas hoje quando fiz o teste deu 0,0 depois refiz o teste e voltou a dar 0,0.

Será possivel?

 

Agora falta fazer uma TPA de 50% e se nao tiver amonia nem nitritos durante 24H posso começar a colocar a fauna ne?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho pedir aos moderadores para se possivel colocarem este topico em FOTOS E VIDEOS em COMUNITÁRIO ou AQUASCAPING pois acho que fica melhor colocado lá!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal aqui está uma atualizaçoes do aquario e da eleocharis acicularis antes de começar a colocar a fauna!

 

21422593.jpg

 

61157855.jpg

 

80225913.jpg

 

Não sei se conseguem ver mas a eleocharis tem algo.O que será?

78690899.jpg

 

21321733.jpg

 

abraço e comentem pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projecto, bem pensado e bem conseguido...isso com o tempo vai ficar um belo plantado.

 

Apenas acrestaria uns apontamentos de outra espécie para fazer a transição entre a zona posterior e anterior do aquário. Algo como umas anubias nanas (dado a iluminação) ou qq coisa do género (pogostemon helferi caso a iluminação seja maior). Entre as pedras a meu ver fazia a "transição perfeita", ajundando um pouco na profundidade do conjunto.

Qt à fauna...tb uma pequena opinião, umas C. Japonica ajudam de que maneira na limpeza das rochas. Os meus ottos são finos, so nos vidros, nas rochas nem vê-los.

 

 

Abraços e continua o diário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe pois espero que os meus ottos nao façam isso mas vamos ver!

Á medida que o aqua for evoluido vou pensar em outros peixes para colocar para me ajudarem!

 

Quanto as anubias já estou a pensar nisso e em musgo vesicularia dubyana, talvez ainda acrescente uns Cryptocoryne ou Microsorum mesmo por causa da iluminaçao mas tenho de estudar essas plantas porque ainda nao sei o comportamento delas!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou comprar na crystalred ou na pet4you por isso acho que é de boa segurança!

 

Vamos esperar para ver!

 

Por enquanto os testes dos paramentros estao a 0, ph a 6,5 e kh a 3!

 

Acho que ta bom!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Estive a experimentar a minha maquina e saiu isto:

 

56625715.jpg

 

Aqui a areia suja, ou seja algas, acho...sinfono ou deixo os ottos chegarem?

31376806.jpg

 

Esta foto a ultima muda parece que a eleocharis se está a definhar?Porque?

91702827.jpg

 

Pois acho que sao fotos um pouco de melhor qualidade mas assim mostra as algas. :D :D :D

O que posso fazer a isso e a estar algumas a definharem?

Retirar?

Mais uma coisa, posso podar a eleocharis?

 

ajudem ai pesssoal

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Aqui fica uma atualizaçao do meu aquario:

 

Neritina natalensis - Acho que ela está a dormir porque sao mais ativas á noite! :D Espero que nao tenho morrido! :?

15505831.jpg

 

Os dois Ottos sempre juntos. Ontem quanto os coloquei estranharam mas passado umas horas estava atraz um do outro e hoje continuam, parece que estao a brincar e nao se largam e sinceramente acho que é uma macho e uma femea porque pelo que li a femea é maior mas vamos ver o que sai...

16955765.jpg

 

Aqui fica uma foto do novo Hardscape do aquario!

74963108.jpg

 

Comentem e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim senhor muito bonito mas tenho uma pequena critica a fazer esse areao branco é um problema

porque reflecte muita luz provocando nos peixes um certo desconforto/stress

e a minha opinião também já fiz esse erro e fui bastante criticado mas é assim que se aprende.

 

cumprimentos e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ze

 

Exactamente com criticas é que se aprende mas ate agora so foste tu que falaste do areia branco mas tambem foi a primeira montagem!

 

Já estou a fazer planos para o proximo aquario mas este tem que durar ums 3 a 4 meses ou mais, nesse tempo estudo o proximo aquario e estudo o que tenho porque é muito importante estudar este aquario para o proximo sarir melhor!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora para a semana vou colocar mais 2 ottos e 2 camaroes takashi amano!

O que achas?

 

Outra coisa, as minhas eleocharis (algumas)estao com as raizes para cima do substrato, isso é mau?

 

Posso enterra-las no substrato ou nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fauna

 

Aqui é um assunto mais sério, algo que deve ser pensado sériamente com muita dedicação porque tem que se ver que PH iremos ter, tipos de plantas, que peixes ficam compativeis com PH e outros peixes, tipos de temperatura, etc!

Eu vou tentar fazer aqui um estudo sobre os meus peixes, ou melhor, ou peixes que quero!

 

 

Só queria acrescentar uma coisa: falas do Ph, mas juntas Neons ( peixes de Ph ácido) com Guppys (peixes de Ph alcalino). Não haverá aqui uma certa contradição?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria acrescentar uma coisa: falas do Ph, mas juntas Neons ( peixes de Ph ácido) com Guppys (peixes de Ph alcalino). Não haverá aqui uma certa contradição?

 

acho que posso responder por ele :P

" Guppy

O guppy também é um peixe em mente mas so se nao conseguir arranjar os Neons!

Os guppys são muito sociaveis e tambem adorem grandes numeros de cardomes mas um problema, quer dizer não é bem um problema é a reproduçao, parecem ratos!lool"

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.