Temporizador + Calha = ??


Recommended Posts

É assim, tenho um temporizador (daqueles de ligar à tomada eléctrica) e quero ligar lá a calha para ter horários certos de luz! E será que não faz mal? O botão da calha vai estar sempre ON.

Obrigado

 

Foto para quem não sabe o que é o temporizador:

temporizador0006edit5wq.jpg

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse temporizador é bastante interessante.

 

Eu também uso temporizador, é uma excelente opção para controlar o fotoperiodo utilizada por muitos. Respondendo à tua pergunta, a calha terá de estar sempre ON e não haverá problema nenhum ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ;) Era só porque a calha custou algum dinheiro e não a queria estragar!

h_saldanha, infelizmente não é o meu temporizador, mas vou tentar um que seja bom,funcional e o mais barato. A CRISE AFECTA A TODOS!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai ( nota: ainda estou no inicio da aventura com o aquario por isso os meus termos técnicos não são os melhores ...)

 

Como é que o utilizas?

- Tens que rodar a roda para a hora em que programas o temporizador certo? Ex.22h

- Dps metes as patilhas para baixo referente às horas que queres que a luz ligue, ex. 07h - 14h,

- Dps ligas a luz do aquario ao temporizador e ligas o temporizador à ficha tripla.

 

N sei se estou a fazer bem, pelo menos é a leitura que faço.

 

A questão é que a luz do aquario tem um interruptor ( penso que todas têm)e e n percebo se tem que estar ligado ou desligado ... desligado n faz nada mas n tem logica estar ligado, assim n preciso do temporizador pk a luz está sempre ligada !

 

help!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pelo que me apercebi, deves ter um interruptor num dos lados do temporizador. Esse botão tem duas posições. Deves ter na posição errada!

 

Uma das posições é um bypass ao temporizador, ou seja, está sempre ligado. A outra posição passa pelo temporizador, ligando/desligando o que está ligado a ele, conforme a posição das patilhas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi as tuas duvidas, vamos la ver se te consigo explicar.

 

- Tens que rodar a roda para a hora em que programas o temporizador certo? Certo, tens de colocar a seta (outra marca qualquer) na hora actual.

- Dps metes as patilhas para baixo referente às horas que queres que a luz ligue, ex. 07h - 14h, Correto, pelo menos no meu é assim (para baixo-> ligado; para cima-> desligado)

- Dps ligas a luz do aquario ao temporizador e ligas o temporizador à ficha tripla. Certo

 

A questão é que a luz do aquario tem um interruptor ( penso que todas têm)e e n percebo se tem que estar ligado ou desligado ... desligado n faz nada mas n tem logica estar ligado, assim n preciso do temporizador pk a luz está sempre ligada ! O interruptor da luz do aquario tem de estar ligado.

 

O teu temporizador não tem um interruptor? Em alguns modelos teem um interruptor que serve de by-pass, ou seja se o interruptor (do temporizador) estiver ligado o temporizador deixar passar corrente independentemente do horario programado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim, metes para o lado do símbolo do relógio. O outro é quando queremos ligar as luzes, sem que esteja no período que seleccionaste para estarem ligadas. "Passa" por cima do relógio temporizador e liga as luzes.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes para o do traço, de maneira a que se veja o relógio!

 

Edit: Oops! Não tenho o meu temporizador aqui, está nos aquas da arrecadação, mas tenho a ideia de que o tenho assim... Mas se o David disse que era assim, dificilmente não será, coisas desse género é com ele :D

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Eu tenho uma duvida diferente mas tambem relativa a temporizadores. O meu é desse género, comprado nos chineses. Marca "Ante" se não me engano. Acontece que queria ligar as 2 fichas de luz do meu aquario ao mesmo temporizador. Comprei uma tripla, liguei-a ao temporizador e eis que o relogio deixa de funcionar.

 

Ou seja, imaginemos que programo o temporizador às 15H, e coloco a seta nas 15H, ligo a tripla com as 2 fichas ao temporizador, ligo o temporizador à extensão e a seta não se mexe mais dali. Fica sempre nas 15H. Ligando uma ficha só (sem tripla), ele funciona.

 

A minha pergunta é: não existe maneira de ligar duas fichas ao mesmo temporizador e que este funcione? é que encomendei mais 2 fitas leds e uma moonlight e nao queria nada ter que comprar 5 temporizadores só porque nao funciona com triplas (até porque como o temporizador é largo, ocupa o espaço de duas entradas na extensão).

 

Desde já o meu obrigado às respostas providenciadas. Bem hajam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 4 aquarios ligados a dois temporizadores (2 em cada um usando tripla) e não tenho qualquer tipo de problema com o relógio. São da marca Chacon, comprados salvo erro no AKI. Também já tive 1 da marca ET que avariou, mas enquanto trabalhou, estava a alimentar 2 calhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse temporizador é bastante interessante.

 

Eu também uso temporizador, é uma excelente opção para controlar o fotoperiodo utilizada por muitos. Respondendo à tua pergunta, a calha terá de estar sempre ON e não haverá problema nenhum ;)

 

Abraço

 

Vou aproveitar este tópico para falar sobre um problema.

 

Eu tenho um problema com esses temporizadores, com a calha de lampadas T8. Nas calhas de lampadas PLL, tudo bem.

O temporizador ao desligar, a lampada(T8) permanecia ligada, a emitir um luz muito fraca, mal se notava, fazia quase um efeito moonlight. Como era de esperar ao fim de um ano a lampada ardeu!!

Compro um temporizador de outra marca e a mesma coisa, vou para trocar e questiono o empregado sobre a passagem de corrente com o temporizador programado para não passar, ele achou estranho e foi testar. E todos os temporizadores que estavam expostos, deixavam passar qq coisita. Desde do mais barato ao mais caro.

Deixei de ter temporizador no aquario com a calha T8.

 

Como resolver o problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, imaginemos que programo o temporizador às 15H, e coloco a seta nas 15H, ligo a tripla com as 2 fichas ao temporizador, ligo o temporizador à extensão e a seta não se mexe mais dali. Fica sempre nas 15H. Ligando uma ficha só (sem tripla), ele funciona.

 

Vê lá se a tripla não está a tocar no relógio.

 

 

Compro um temporizador de outra marca e a mesma coisa, vou para trocar e questiono o empregado sobre a passagem de corrente com o temporizador programado para não passar, ele achou estranho e foi testar. E todos os temporizadores que estavam expostos, deixavam passar qq coisita. Desde do mais barato ao mais caro.

Deixei de ter temporizador no aquario com a calha T8.

 

Penso que tens um pequeno curto-circuito na instalação electrica que está a fazer passagem de neutro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me devo ter explicado bem.

 

O empregado da loja testou com um medidor de tensão(não sei o nome) directamente no temporizador ligado a uma ficha, e registou sempre passagem de corrente em todos os temporizadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudei a tripla e problema corrigido. Talvez estivesse a tocar no relógio não sei. De qualquer maneira, com uma tripla acabada de comprar nunca pensei que o problema fosse desta. Para aprender a duvidar das compras nos chineses :) Obrigado pelas ajudas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudei a tripla e problema corrigido. Talvez estivesse a tocar no relógio não sei. De qualquer maneira, com uma tripla acabada de comprar nunca pensei que o problema fosse desta. Para aprender a duvidar das compras nos chineses :) Obrigado pelas ajudas

 

Ainda bem que resultou. Electricidade... sempre ao dipôr.

 

 

 

Não me devo ter explicado bem.

 

O empregado da loja testou com um medidor de tensão(não sei o nome) directamente no temporizador ligado a uma ficha, e registou sempre passagem de corrente em todos os temporizadores.

 

Estranho... muito estranho. Será que os temporizadores que ele experimentou tem um interruptor próprio e ele não o mudou para a função relógio, mantendo o bypass da corrente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele experimentou das duas maneiras.

Caso tenhas, experimenta com uma daquelas chaves busca-polos.

 

Os meus não têm problema. Por curiosidade fui testar os dois com o multímetro e estão a 100%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.