LuisJSBL

Membro
  • #Conteúdo

    52
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre LuisJSBL

  • Aniversário 12/06/1949

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Lisboa

LuisJSBL's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. LuisJSBL

    PH

    Há uma solução muito mais fácil, para quem tem o mar ao pé. Junta um pouco de areia da praia.
  2. Acho estranha essa entupidela dos tubos mas dou uma sugestão. Antes de ter Loricarideos, os meus tubos nunca entupiam. Como a maior parte dos meus Loricarideos são herbivoros, passei a dar-lhes diariamente courgete. A courgete, deve ser retirada (o que sobrar) logo no dia seguinte, senão criam uma gelatina que em pouco mais de um mês entope o tubo do filtro, logo na entrada. Pergunto! Não há por aí courgete deixada no aqua?
  3. Não quero ser ave de mau agouro, mas existe uma razão para o spaceshutle ser revestido com tijolos de ceramica! Na entrada da atmosfera terrestre o calor da fricção é tão elevado que poderia derreter alguns componentes. Substituir um veio de ceramica por um plástico pode danificar definitivamente o aparelho. Se o plastico com a fricção derreter, o barato pode sair-te mais caro. Boa sorte.
  4. No filme não se consegue ver bem que peixes são, mas parecem-me Ancistrus. Na verdade quase todos os gatos são territoriais, e gostam de ter um esconderijo só para eles. Em vez de PVC podes fazer o equivalente com barro cozido. O comportamento que estão agora a ter, deriva possívelmente do facto de teres mexido nos seus esconderijos habituais o que os faz procurar novos cantos. Na medida do possível, tenta arranjar uma "casota" para cada um deles.
  5. Com cenoura, pescados à linha ou à unha ou a martelo, não resolves o problema. Apenas adias! Uma vez introduzidos num aquario é muito dificil fazê-los desaparecer. A maior parte dos caracóis são hermafroditas pelo que não necessitam de parceiro para se reproduzir. A solução é controlar para que não se tornem uma praga. Bótias ou helenas são os mais utilizados aqui em Portugal.
  6. LuisJSBL

    Farlowella acus

    Nunca tive agamyxis pelo que não posso fazer comparações. Tenho várias farlowellas e estou muito satisfeito com elas. São tão bonacheirões que se deixam apanhar à mão. Dada a vontade com que devoram courgete, presumo que também contribuem para a limpeza de algas. Como não são peixes atraentes (bonitos) vendem-se pouco, pelo que é dificil encontrá-los no mercado. Sou visitante assíduo das lojas da zona de Lisboa, e não me lembro de alguma vez ter visto agamyxis, pelo que penso que serão ainda mais difíceis. Segundo os meus manuais (Mergus), o agamyxis não gosta de luz, pelo que tem tendencia a passar o dia escondido. Por outro lado, as farlowellas estão sempre a palmilhar o aqua, o que dá imenso prazer vê-las, pois o seu modo de locomoção preferido não é nadar, é andar. Elas ANDAM no fundo do aqua, utilizando as barbatanas peitorais como se fossem pernas. Quanto a preços... não faço a mínima ideia!
  7. Com areia da praia, tens agua muito dura e pouco própria para danios zebra e coridoras. Deverias manter-te nos africanos ou então substituir o substrato por um neutro. Mesmo o pleco, apesar de muito resistente, não se deve sentir muito confortável.
  8. Oscar bébé de que tamanho? Com 2 centimetros apenas "penso" que já tem boca suficientemente grande para os comer. Mesmo que seja um pouco mais pequeno, os oscares crescem muito depressa! Quando pequenos, numa semana quase que duplicam o tamanho.
  9. Bem lembrado pmpg98. Em tempos, usava-se a chamada "pedra-pomes" quando se necessitava tirar substancias mais resistentes das mãos. Essa pedra é uma espuma vulcanica que não tinha as extremidades cortantes, apesar de ser muito abrasiva. Funcionava como lixa fina. Perdoem-me a ignorancia, se disser alguma anormalidade, mas penso que essa dita pedra-pomes é bastante menos pesada que a que vemos nas casas de aquarofilia, pois é muito mais porosa. Nesse caso, (como o pmpg98 chamou de "roladas"), não vejo inconveniente em ser usada.
  10. Usa métodos naturais! Usa a do Robintiago ou compra botias palhaço (atenção que crescem um bocado).
  11. As pedras vulcanicas são "facas" que não perdoam quando os nossos inquilinos se assustam. Quando se fazem manutenções no aqua, é frequente haver peixes assustados que frequentemente chocam com os vidros. Eu retirei-as dos meus aquarios. Tenho consciencia que os ambientes marinhos são tão abrasivos como a dita pedra vulcanica. Talvez os "salgados" estejam mais acostumados. Pedras vulcanicas em aquarios de aqua doce, parecem-me dispensáveis. Uma coisa é certa: nunca mais tive peixes com "lanhos" (feridas) nos lombos. NOTA-é a minha opinião!
  12. Muito provavelmente estão pedras calcárias no aquario que fazem subir a dureza e a alcalinidade.
  13. Tens perto de ti a Aquamagia em Oeiras (junto aos CTT). Para muita variedade (mas caro) tens o Aquaplante em Benfica. NOTA - não vou à Aquamagia há vários meses porque me fica fora de mão. As minhas desculpas se houve alguma alteração.
  14. Bastam as TPA's. Por questões de "desintoxicação" dos pequenos, faço um TPA no fim do tratamento, e um segundo TPA 4 ou 5 dias depois. Normalmente os meus TPA's são de 15 em 15 dias.