yangelis

Membro
  • #Conteúdo

    47
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por yangelis

  1. No que eu tenho: simbolo do relogio visivel -> temporizador a trabalhar a horário; simbolo do traço visivel -> by-pass activado (ou seja luz ligada independentemente da programação)
  2. Eu percebi as tuas duvidas, vamos la ver se te consigo explicar. - Tens que rodar a roda para a hora em que programas o temporizador certo? Certo, tens de colocar a seta (outra marca qualquer) na hora actual. - Dps metes as patilhas para baixo referente às horas que queres que a luz ligue, ex. 07h - 14h, Correto, pelo menos no meu é assim (para baixo-> ligado; para cima-> desligado) - Dps ligas a luz do aquario ao temporizador e ligas o temporizador à ficha tripla. Certo A questão é que a luz do aquario tem um interruptor ( penso que todas têm)e e n percebo se tem que estar ligado ou desligado ... desligado n faz nada mas n tem logica estar ligado, assim n preciso do temporizador pk a luz está sempre ligada ! O interruptor da luz do aquario tem de estar ligado. O teu temporizador não tem um interruptor? Em alguns modelos teem um interruptor que serve de by-pass, ou seja se o interruptor (do temporizador) estiver ligado o temporizador deixar passar corrente independentemente do horario programado.
  3. Tenho um muito parecido com o Aslo da foto. Diz quais as tuas duvidas e pode ser que eu consiga ajudar.
  4. Boa noite. Não me tem sido possivel colocar aqui as actualizações. A agua continua muito turva, mas provavelmente e por falta de troca de agua... No entanto as plantas estao muito bonitas (apesar de serem plantas faceis...). E algas até agora zero. Julgo que seja uma solução, mas principalmente para "aguas negras"...
  5. 1) Quanto as barbatanas elas vao regenerar. Mas, tens de ir tomando atenção ao estado de saude do Betta porque por vezes esses rasgões resultam em infecções... 2) Quanto ao botia: 2-a) Não querendo ser muito negativo: mas que sabes sobre os botias alem de que são bonitos? - faz uma pesquisa aqui no forum ou na net... 2-b) Os botias são peixes que crescem muito (demasiado para um aquario de 25 Litros), pelo que o meu conselho é: vai a loja e troca-o por outro peixe. Boa aquariofilia e vai pesquisando enquanti aguardas mais respostas...
  6. yangelis

    Sorteio de natal

    Boas. O meu 2º palpite é: 86
  7. Mesmo o que eu estava a precisar. Obrigado por disponibilizar. Uma ideia simples e pratica.
  8. Uma boa forma de eleminares excessos é colocando uma folha de alface, ou rodelas de cenoura escaldada no aquário. Quando elees se juntarem nelas, so tens de as remover. Outra coisa: pela tua foto parece-me que tens duas bolhas de ar na folha que tens no aquario. Devias tentar remover todas as bolhas de ar que se acumulem debaixo das folhas porque isso vai facilitar e acelarar a sua putrefacção.
  9. Boa noite. Tudo o que tenho lido sobre isso diz que não deves usar madeira resinosa, logo não deves usar o tronco de pinheiro. A madeira que mais vezes vejo ser recomendada é a de oliveira ou de videira, mas, tb nunca experimentei nenhuma delas. Espera por mais respostas, mas por enquanto não metas.
  10. yangelis

    Mudança

    Boas, Quanto ao tipo de substrato não me vou pronunciar. Mas, há uma técnica que dificulta que se acumule “porcaria” no substrato. O nome que tenho visto ser-lhe aplicado é “filtro de fundo invertido”. Em que consiste: 1- Utilizar as “velhinhas” placas de filtro de fundo; 2- Usar um filtro externo para filtrar a água; 3- Colocar a saída do filtro no buraco onde devia ficar a pedra porosa do filtro de fundo. Desta forma a água corre pelo substrato de “baixo para cima” levantando a porcaria que é posteriormente aspirada pelo filtro externo. Dizem que este tipo de filtro não é adequado para aquários plantados. Importante: nunca experimentei, só li. Mais algum esclarecimento é só dizer
  11. Vou-te deixar resposta às tuas tres perguntas: Tratando-se de guppies devias colocar duas ou tres femeas para cada macho. O "apetite sexual" dos machos leva a que eles não deixem as femeas "em paz", por isso se houver mais que uma elas sempre vão tendo algum descanso... Sim, normalmente deriva de gases (ar) retido no substracto. Não tens de por. Se colocares apenas facilitas e agilizas o processo
  12. Por enquanto está bem, mas com dois dias, mal era se ja estivesse com problemas... A água está ligeiramente turva, mas nada que não se resolva com umas TPA (espero eu...). Só uma ressalva: cerca de 2/3 da agua vieram de um aquario que já tenho montado. Ainda não analisei parametros, espero faze-lo no final de semana, depois coloco aqui os resultados.
  13. Sou um iniciante em camarões. Tentei dar cenoura semi-cozida aos meus e eles, também, não ligaram nenhuma. Mas, em contra-partida os caracois adoraram. Por isso quem tem "pragas" de carcois aqui tem mais uma alternativa.
  14. Boa tarde,<BR><BR>O aquario está montado desde domingo, afinal é um pouco mais pequeno que aquilo que eu pensava, só leva 13 Litros.
  15. Não. Apenas vou colocar as placas (como se fossem uma simples rede) para evitar que a terra "suba" pelo areão. As placas tem, no meu entender, outra vantagem, permitem que use os rasgos que tem para plantar directamente na terra e que só use o areão para cobrir
  16. Uma coisa é certa: os testes não mentem. O mais seguro, claro, que seria fazer todos os testes (amonia, nitritos e nitratos) e verificar que o ciclo do azoto já terminou no aquario que tens a ciclar.
  17. Boa noite, Vou-me “meter ao barulho” neste tópico, não que perceba de substratos férteis e muito menos de plantas, mas porque vou fazer uma “experiencia” (entenda-se sem qualquer fundamento cientifico). Passo a explicar: recentemente ofereceram-me um pequeno aquário de 30 litros e eu quero montá-lo. Decidi fazê-lo usando como substrato fértil terra “de vaso”. Fala-se frequentemente do risco da terra “subir” pelo substrato, por isso é minha intenção colocar a terra por baixo de placas dos “antigos” filtros de fundo que por cá tenho. E depois cobrir tudo com areão inerte. Ficando qualquer coisa como três camadas: terra (por baixo) – placas do filtro de fundo – areão. A filtragem irá ser feita com um filtro interior que também existe por casa. Está destinado ao fracasso? Comentem
  18. A minha resposta inicial seria "não". Mas, como tudo não ha respostas universais e cada caso é um caso, aconcelho que leias estes dois topicos: inicio aquariofilia e ciclo azoto Agora, tambem é frequente ver pela net, pessoas que aconcelham o uso dos guppies para ciclar um aquario, por isso essas pessoas iriam dizer-te que podes sem qualquer problema. Espera por mais respostas, antes de tomares alguma decisão E parabens pelos nascimentos
  19. Vou continuar a insistir até encontrar. Por acaso, gosto do efeito que as valisnerias dão, mas concordo que são demasiado grandes para este aquário e, inclusivé, acabam por fazer muita sombra às outras, por isso vão levando podas... Agradeço novamente os comentários.
  20. Se fosse assim tão fácil já teria encontrado, já procurei numas 5 farmácias em Torres Novas (e 2 em Lisboa) e nada... Mas, vou continuar a procura. Obrigado pelo comentario. E já agora quais as plantas que me aconcelha a mudar?
  21. Bem, deve estar tão mau que ninguem comenta... :D Mas, deixando isso de parte, vou reiterar uma pergunta que já tinha feito neste mesmo tópico: Alguém sabe onde se compra KCl na Região de Torres Novas – Entroncamento? Cumprimentos
  22. Sem mais dados é dificil alguem poder ajudar. Mas, se eles estão normais é possivel que seja so um indicio da coloração que irão ter em adultos... (atenção que só estou a advinhar...)
  23. O meu aquário tem sofrido poucas evoluções nos últimos tempos. E constaram na introdução de novas plantas e de mais platties. A fauna neste momento é: 5 * Corydoras aeneus; 8 (2 machos, 5 fêmeas e 1 juvenil (julgo ser macho) * Xiphophorus maculatus - platy; alguns recém-nascidos de Xiphophorus maculatus - platy (6 estão na caixa que se vê na imagem, mas diversos deixei em liberdade e já resistem há pelo menos uma semana e meia). A flora, por enquanto tenho alguma dificuldade em identificar todas, mas tenho: Vallisneria americana (gigantea) Cabomba caroliniana Microsorum pteropus Egeria densa Anubias barteri var. nana Hygrophila difformis As plantas apresentam carências que pelo que tenho lido são de potássio (K) e Cálcio (Ca), mas não tenho conseguido encontrar o KCl à venda em nenhuma das farmácias e drogaria onde tenho ido. Sem adubar com o K não irei adubar com o Ca. Alguém sabe onde se compra KCl na Região de Torres Novas – Entroncamento? Segue uma foto tirada a 07 de Novembro: Comentem, critiquem, sugiram…
  24. Sinais e sintomas do animal? Se disseres o que vês e notas de estranho no peixe talves alguém te consiga ajudar...