Projecto: Aquario Tematico do Amazonas


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tat tenho a certeza que a turfa vai resolver o teu problema. O teu problema está aqui --» GH=14. O que pode acontecer é teres que regular a quantidade de turfa para mais ou menos, conforme o PH que queres e a frequência das tuas TPA´s também, bem como o tipo de água que fazes a TPA...

 

Quanto ao layout os meus parabéns, gosto muito. Axo que as pedras ficam muito bem como estão, ao contrario do que disses-te mas a tua opinião é a que conta obviamente :D

 

Esse aquário já está é a pedir uns Apistos aí dentro banana rock

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 151
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva pessoal,

 

Mais uma vez parabéns pelo aquário e pelo entusiasmo.

A razão pela qual o teu Ph não baixa é muito simples, e acredito que sei resolver o teu problema.

Recorrer a água engarrafada para tornar a água mais acida é um erro, ora contendo a água mineral bicarbonatos e outros sais que resistem e absorvem agentes ácidos irá tornar a tua água mais "dura" e fortaleçer o "efeito tampão" da química da tua água tornando alterações no PH impossiveis.

 

O que tens de fazer é usar águas "puras" como a água de osmose, que livre de bicarbonatos tem menos resistência a ácidos. Assim sendo a capacidade "Tampão" da água é menor e permite-te moldar o PH livremente. Atenção sobre-utilizar este tipo de água pode fazer descidas bruscas e fatais de PH, reduzir a quantidade de bicarbonatos na água não é recomendável a aquariofilistas principiantes dada a fragilidade do sistema biológico resultante.

 

Boa Sorte

Cumptrs

José.Dias

 

Bem, neste momento estou a recorrer á turfa, com esperança de baixar a dureza da agua.

Creio que para ter agua de osmose, teria de investir uns 100€ num sistema de RO, algo absolutamente fora do orçamento, neste momento.

Ou existe outra forma de obter agua de osmose?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Tat tenho a certeza que a turfa vai resolver o teu problema. O teu problema está aqui --» GH=14. O que pode acontecer é teres que regular a quantidade de turfa para mais ou menos, conforme o PH que queres e a frequência das tuas TPA´s também, bem como o tipo de água que fazes a TPA...

Acho que querias referir ao KH, não ao GH. Creio que o GH não tem grande relação com o PH.

Adicionei recentemente a turfa, mas para já o PH mantém-se firme e hirto nos 7.2 . Mas vou dar mais uns dias, antes de adicionar mais alguma turfa.

 

Quanto ao layout os meus parabéns, gosto muito. Axo que as pedras ficam muito bem como estão, ao contrario do que disses-te mas a tua opinião é a que conta obviamente :D

 

Esse aquário já está é a pedir uns Apistos aí dentro banana rock

 

Abraço.

 

Sim, o aquario já leva quase mês e meio de ciclo, já tenho alguma confiança nele. Penso que está quase pronto para receber um casalinho de apistos.

Os tetra cardinais é que não se têm queixado, 120L só para eles :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente 1kg de turfa é o suficiente para baixar em 2 pontos o pH, e tornar a água mole, mas como apresentas uma dureza elevada demora ainda alguns dias a dar efeito sobre o pH.

 

Paciência, porque mudanças bruscas de pH é mortal para os peixes.

 

Convem nesta altura fazer tap´s mais reduzidas em percentagem para ajudar a baixar o kH e pH.

 

Boa sorte, agora já no caminho certo para o pretendido...

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Após uma semana, com a turfa no filtro, não vejo praticamente alterações em termos de PH.

No entanto, tanto o GH como o KH desceram ligeiramente :)

 

Fiz hoje medição dos parametros e tinha:

29-12-2010: No3=10,NO2=0,GH=7,KH=2,PH=7.2

 

Após a medição, decidi duplicar a turfa no filtro. Devo ter agora umas 250g para 100Litros.

Aproveitei e retirei o carvao activado. Tinha deixado o carvao activado, para tentar "reter" alguma da coloração provocada pelos taninos da turfa. Mas com a dificuldade em obter resultados, decidi manda-lo á vida.

 

Para finalizar os trabalhos, introduzi 20L de agua do Ping-Doce. Nao foi verdadeiramente um TPA, mas apenas reposição de agua evaporada. Parece absurdo, mas como tenho o aquario todo aberto, estou a perder uns 10/15 litros de agua por semana. É brutal.

 

Se após estes trabalhos com a turfa, a agua não baixar dos 7, fico seriamente desconfiado das seiryu stone. Se não resultar, é aí que vou atacar de seguida.

 

 

Fora estas brincadeiras pouco interessantes com a quimica da agua, noto uma melhoria nas plantas. Recordo que tenho agora 78W de luz, e iniciei fertilização de macros.

As cabombas estão soberbas, a crescer que nem desalmadas. Os tetra adoram-nas, não saem do cantinho delas.

 

Além disso, tenho agora um L200 no aquario. Infelizmente, é tão timido, que praticamente só o vi no dia no dia que chegou. Desde então, passa o dia inteiro escondido por baixo de um dos troncos. Sacana!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Nova leitura de parametros:

02/01/2011: NO3=10 , NO2=0.5 , GH=10 , KH=3, PH=7.3

 

Bem, ja com semana e meia de turfa no filtro, não existem progressos.

Neste processo de eliminação de variaveis, decidi retirar os 3 calhaus seiryu stones do aquario.

Não reagiram, ao teste do vinagre, mas de qq das formas, vou deixa-las fora do aquario, e repetir a leitura de parametros, dentro de uma semana.

Caso não existam alterações, avançarei para uma solução de CO2 DIY.

 

Além disto, estou a pensar adquirir uma helena para me controlar os buzios. Ja começam a ser demasiados, para o meu gosto.

 

Bom 2011 para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Nova leitura de parametros:

02/01/2011: NO3=10 , NO2=0.5 , GH=10 , KH=3, PH=7.3

 

Bem, ja com semana e meia de turfa no filtro, não existem progressos.

Neste processo de eliminação de variaveis, decidi retirar os 3 calhaus seiryu stones do aquario.

Não reagiram, ao teste do vinagre, mas de qq das formas, vou deixa-las fora do aquario, e repetir a leitura de parametros, dentro de uma semana.

Caso não existam alterações, avançarei para uma solução de CO2 DIY.

 

Além disto, estou a pensar adquirir uma helena para me controlar os buzios. Ja começam a ser demasiados, para o meu gosto.

 

Bom 2011 para todos.

 

Viva Tat,

 

Não stresses. Os problemas têm sempre uma explicação e existem sempre maneiras de os resolver.

Já te escrevi anteriormente acerca do porquê do PH não descer, e dei-te a solução. As 250g de turfa que tens no filtro trabalham 24 horas por dia e conseguirão a seu tempo acidificar a água, o processo é lento.

 

Outra coisa que vai evitar que o PH desça abaixo de 7 é o teu areão. O Quartzo é o segundo mineral mais usado no mundo e um dos seus componente é sílica que completamente inerte o teu areão irá contribuir para um PH estável sempre acima de 7, daí a areia de sílica ser muito usado em Aquários Africanos, onde o PH não pode descer abaixo desse valor. Dependerás somente da Turfa como agente acidificante, e certamente entenderás que 100 Litros carregados de bicarbonatos, com dureza alta e sem fundo argiloso é obra para um saquinho de Turfa resolver. Mas, como tudo na vida o que precisas é de paciência, e verás como daqui a 30 dias o Ph começará a baixar, fazendo somente os TPA's se tiveres Peixes.

 

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tat,

 

Não stresses. Os problemas têm sempre uma explicação e existem sempre maneiras de os resolver.

Já te escrevi anteriormente acerca do porquê do PH não descer, e dei-te a solução. As 250g de turfa que tens no filtro trabalham 24 horas por dia e conseguirão a seu tempo acidificar a água, o processo é lento.

 

Outra coisa que vai evitar que o PH desça abaixo de 7 é o teu areão. O Quartzo é o segundo mineral mais usado no mundo e um dos seus componente é sílica que completamente inerte o teu areão irá contribuir para um PH estável sempre acima de 7, daí a areia de sílica ser muito usado em Aquários Africanos, onde o PH não pode descer abaixo desse valor. Dependerás somente da Turfa como agente acidificante, e certamente entenderás que 100 Litros carregados de bicarbonatos, com dureza alta e sem fundo argiloso é obra para um saquinho de Turfa resolver. Mas, como tudo na vida o que precisas é de paciência, e verás como daqui a 30 dias o Ph começará a baixar, fazendo somente os TPA's se tiveres Peixes.

 

Cumptrs

José.Dias

 

Boas José,

 

Bem, realmente talvez esteja a pedir demasiado do meu saquinho de turfa :)

 

Mas nunca pensei que o efeito da turfa fosse tão lento.

Tinha planeado iniciar a injeccao de CO2 DIY, se ao fim de umas 2 semanas, continuasse com a agua alcalina.

Falas-me num mês, assim já não sei....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

 

Bem, realmente talvez esteja a pedir demasiado do meu saquinho de turfa :)

 

Mas nunca pensei que o efeito da turfa fosse tão lento.

Tinha planeado iniciar a injeccao de CO2 DIY, se ao fim de umas 2 semanas, continuasse com a agua alcalina.

Falas-me num mês, assim já não sei....

 

Olá tat,

 

Não se justifica utilizar co2 no teu aquário, mantendo a tua configuração, apenas terás algas a surgir de dia para dia.

 

Se não queres utilizar um substrato fertil com um inerte adequado para plantas, mantem a turfa e terás de esperar, mas como já foi referiro várias vezes, o teu areão não ajuda, pelo contrário, mantem uma estabilidade do teu pH.

 

Ás vezes é melhor montar tudo de novo com o material adequado, porque a experiência ajuda a compreender as razões para o sucesso...

 

Bom ano 2011

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tat,

 

Não se justifica utilizar co2 no teu aquário, mantendo a tua configuração, apenas terás algas a surgir de dia para dia.

 

Algas por injectar CO2? Porque motivo?

Pretendo gradualmente ir aumentando a massa vegetal, mas de qq das formas, não compreendo porque razao o aumento do CO2, levará á criação de algas.

 

 

Se não queres utilizar um substrato fertil com um inerte adequado para plantas, mantem a turfa e terás de esperar, mas como já foi referiro várias vezes, o teu areão não ajuda, pelo contrário, mantem uma estabilidade do teu pH.

 

Ás vezes é melhor montar tudo de novo com o material adequado, porque a experiência ajuda a compreender as razões para o sucesso...

 

Bom ano 2011

 

Está agora bem claro para mim, que foi um erro crasso, não ter optado por um outro tipo de substracto.

Como bem me têm dito, tudo seria mais facil, com outro tipo de substracto.

 

Não está fora de hipotese mudar neste momento, todo o substracto.

Mas o meu receio é que o impacto na quimica da agua fosse fatal, para o L200 e para o cardume de tetras. Pelo que tenho lido, é uma operação pouco usual, e de risco elevado....

 

Cumprimentos e bom 2011!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas por injectar CO2? Porque motivo?

Pretendo gradualmente ir aumentando a massa vegetal, mas de qq das formas, não compreendo porque razao o aumento do CO2, levará á criação de algas.

 

 

Boas tat,

 

Pensei que nesta fase já fosse fácil perceber, que para uma massa vegetal como a que apresentas, echinodorus, anubias, cambomba,... a utilização de co2, vai realmente baixar o pH mas por outro lado vai obrigar as plantas a consumir mais nutrientes, e se não tiveres os parâmetros correctos ou equilibrados as algas surgem em menos de 3 dias.

 

Mas é sempre uma hipotese, mas que eu não recomendo nesta fase do teu projecto.

 

Passa no tópico plantas tem muita informação útil para saber conjugar os vários factores para o desenvolvimento das plantas, porque existem muitas variáveis a ter em consideração e não é o mais correcto dizer faz isto ou aquilo porque resolve o teu problema. Há muita informação para aprender primeiro, antes de se tomar uma medida.

 

Por isso se diz e com muita razão, é preciso uma grande dose de paciência e ler muito, para se perceber um pouco de aquariofilia.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtragem

- Eheim 2213 , com filtro de ceramica+carvao activado+esponja

 

As 2 SEIRYU STONE. Na verdade sobraram ainda 2. Ja nao cabiam, fica cheio demais.

Penso que as pedras não "brilham" tanto, pois fazem pouco contraste com o areao. Teriam ficado melhor com outro tipo de areao.

8pedrasconv.jpg

 

Finalmente, o resultado final. Desligando a luz da sala, deixando apenas a iluminação do aquario ligada. Ou muito me engano, ou vou ter de investir em mais potencia de luz.

10resultadofinal1conv.jpg

 

Oi! Parabens pelo aqua! Apenas uns reparos, na minha humilde opinião. Num aqua "amazonense", seja qual for a zona, a agua é amarela devido á quantidade de matéria orgânica em decomposição e pela presença de taninos. Em casa conseguimos isso com troncos e folhas. Para conseguires isso terás que ir introduzindo folhas secas e retirar obrigatoriamente o carvão activado do filtro, senão o efeito é nulo.

 

Acho que para um aqua amazonense o substracto que melhor efeito dá é a areia para filtro de piscina, ou sílica. Há branco puro e branco sujo, com granulometria de 0.40-0.80 mm. Eu prefiro o branco sujo. Esta areia realça TUDO no aqua. Ainda á uns dias comprei 2 sacos de 25Kg no IZI de Oeiras, na saída da A5, a 9€ cada um.

 

Em relação á luz... não te preocupes, aqua do amazonas tem pouca luz! Mas como tens areão preto, sentes a falta de mais brilho lá dentro.

 

Para mim aqua do amazonas é escuro, com agua amarela e areia fininha!

Abraço

Paulo

 

Exemplos:

 

sandclose.jpg

full2.jpg

fullvert.jpg

full.jpg

m2.jpg

Estas fotos e aquários pertencem a um Sr. Australianos de nick JAPES. Costuma andar pelo fórum MonsterFishKeepers, e tem uns aquários de deixar a boca aberta. É sem duvida uma referência para aquários sul americanos. O puro praticante da água amarela, troncos, folhas e areia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi! Parabens pelo aqua! Apenas uns reparos, na minha humilde opinião. Num aqua "amazonense", seja qual for a zona, a agua é amarela devido á quantidade de matéria orgânica em decomposição e pela presença de taninos. Em casa conseguimos isso com troncos e folhas. Para conseguires isso terás que ir introduzindo folhas secas e retirar obrigatoriamente o carvão activado do filtro, senão o efeito é nulo.

 

Acho que para um aqua amazonense o substracto que melhor efeito dá é a areia para filtro de piscina, ou sílica. Há branco puro e branco sujo, com granulometria de 0.40-0.80 mm. Eu prefiro o branco sujo. Esta areia realça TUDO no aqua. Ainda á uns dias comprei 2 sacos de 25Kg no IZI de Oeiras, na saída da A5, a 9€ cada um.

 

Em relação á luz... não te preocupes, aqua do amazonas tem pouca luz! Mas como tens areão preto, sentes a falta de mais brilho lá dentro.

 

Para mim aqua do amazonas é escuro, com agua amarela e areia fininha!

Abraço

Paulo

 

Boas,

 

Existiram algumas alterações relativamente á configuração original.

Tenho agora mais luz (2x39 T5) e agua bem amarela, via 250g turfa no filtro.

Não me considero um purista, ao ponto de querer reproduzir o biotopo até ao mais infimo pormenor.

Prefiro um meio termo, em que o aquario tem um pouco mais de luz e plantas.

 

Obrigado pela opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat,

 

Pensei que nesta fase já fosse fácil perceber, que para uma massa vegetal como a que apresentas, echinodorus, anubias, cambomba,... a utilização de co2, vai realmente baixar o pH mas por outro lado vai obrigar as plantas a consumir mais nutrientes, e se não tiveres os parâmetros correctos ou equilibrados as algas surgem em menos de 3 dias.

 

Mas é sempre uma hipotese, mas que eu não recomendo nesta fase do teu projecto.

 

Passa no tópico plantas tem muita informação útil para saber conjugar os vários factores para o desenvolvimento das plantas, porque existem muitas variáveis a ter em consideração e não é o mais correcto dizer faz isto ou aquilo porque resolve o teu problema. Há muita informação para aprender primeiro, antes de se tomar uma medida.

 

Por isso se diz e com muita razão, é preciso uma grande dose de paciência e ler muito, para se perceber um pouco de aquariofilia.

 

Boas,

 

Vou então deixar o CO2 para uma fase mais adiantada. Quando tiver mais algumas plantas.

Na tua opinião o que devia fazer agora? Recordo que tenho a turfa á cerca de 2 semanas, sem que se notem alterações a nível de PH e KH.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

 

Querendo apenas dar a minha humilde opinião, acho que deverias deixar a turfa fazer o seu efeito pelo menos mais 1 a 2 semanas. Se não notares diferença, ainda antes de partires para o CO2, muda o areão. Aproveitas o facto de teres o fundo preto e coloca areia de sílica. Eu tenho nos meus, não me influenciam no PH e acho que fica muito bem, já para não falar da "magia" que os Apistos fazem com ela ;). Caso não gostes tens outras soluções, mais à onda do verdadeiro biótopo.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço das palavras do Fabio as minhas também, muda o areão, tens areia de filtro no Leroy M, por 15e, é a areia que uso no meu amazónico, e nunca tive problema com pH, e a água da torneira sai a 7.4, a do meu aqua está a 6.8, tenho apenas a turfa nos filtros.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fez-se luz!

 

Finalmente percebi porque razao o PH não descia nem á lei da bala.

Como vocês bem me disseram, o problema teria que estar no areão, já não havia outra hipotese.

E está mesmo!

 

Repeti o teste do vinagre, e acusou positivo para um dos areões. Eu já tinha feito o teste anteriormente, mas na altura não o devo ter feito correctamente.

 

O areao que tenho no aquario, é a mistura de 3 diferentes areões. Um deles, uma pedrinhas cinzentas mais redondas e lisas, foi comprado na Ornimundo. Perguntei sempre se o areao era inerte, o que me responderam que sim.

Não devia ter confiado :angry:

 

areao.jpg

 

Enfim, aprendendo com os erros...

 

Agora tenha a tarefa nada simpatica, de desmontar todo o aquario, para substituir o substracto :confused4: ....

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, isso agora é muito chato de se fazer, mas ao menos descobriste a fonte dos teus males e isso vai te poupar tranalho no futuro... E agora vais colocar o que? Areia :P?

 

Boas,

 

É verdade, é chato, mas não há volta a dar. Tenho aqui um aquario de 10Litros, onde vou colocar os cardinais e o L200, durante as 3 horas que espero levar com a brincadeira.

Vou aproveitar toda a agua do aquario. Vamos lá ver se não perco nenhum dos peixes. Felizmente tive o bom senso de não ter comprado mais nada.

 

Estou a pensar num substracto com nutrientes. Não quero andar a fertilizar macros, se posso ter um substracto a fornecer esses nutrientes ás plantas. Aproveita-se assim para corrigir um erro.

 

Assim sendo, estou inclinado para duas opções:

 

* O Aqua Soil- Amazonia

104-021-2T.jpg

 

Ou entao, um substracto da tropica, com areia de filtro de piscina, como o Antonio e o Fabio sugeriram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Voces têm experiencia com o Aqua Soil- Amazonia ?

 

Fiquei um pouco assustado ao ler que causa um pico de amonia nos primeiros tempos. Alguém comprova?

 

Transcrevendo:

 

Aquasoil Amazonia is one of the best substrates available to the Dwarf Shrimp hobbyist. It helps maintain a slightly acidic pH and helps keep the water soft. There is, however, one major drawback to Aquasoil Amazonia, it causes a large Ammonia spike when new.

 

When Aquasoil Amazonia is first put in an aquarium Ammonia in that aquarium will spike up to 2.0ppm (or mg/l). Because of this it is important to cycle any Aquasoil Amazonia before adding to an established aquarium, or make sure it is cycled in a new aquarium before adding any invertebrates or fish.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o pico de amónia nos primeiros tempos é normal eu uso esses substrato e comprovo... mas isso é bom para iniciar o ciclo, se tiveres ja o aqua ciclado esses pico deve durar uma semana mas vai fazendo os testes para teres a certeza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim o pico de amónia nos primeiros tempos é normal eu uso esses substrato e comprovo... mas isso é bom para iniciar o ciclo, se tiveres ja o aqua ciclado esses pico deve durar uma semana mas vai fazendo os testes para teres a certeza

 

 

É pá, então não vou mesmo poder escolher esse substracto.

A situação é a seguinte, tenho o aqua com um cardume de cardinais, um L200 e umas helenas.

Vou substituir o substracto. Mas estou a contar voltar a colocar os peixes no aqua, no fim da "operação".

Com esse pico de amonia, iam todos desta para melhor, digo eu....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessáriamente,

 

Tens de ter a preocupação de efectuar nas 1ªs 3 semanas tap´s frequentes ( 3x30% ou 2x40% ), desta forma os teus peixes não sofrem com a adapatção da colónia de bactérias, já fiz montagens totais, e nunca perdi peixes por causa dos picos de nitratos, nitritos e amónia.

 

Por exemplo a minha última tinha 6 discus, coridoras, cardinais e micro-rasboras...

 

Quando se conheçe o mecanismo de maturação de um aquario é mais fácil e seguro para fauna.

 

Quer o aquasoil quer a combinação do substrato tropica com areia de filtro é uma excelente escolha, claro que o aquasoil permite baixar logo a dureza e consequente pH, e em termos de preço ficam muito próximos.

 

Está na tua mão e boa sorte na mudança, que não é nada de especial, todos os anos faço 2, portanto, força nisso

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat

 

Depois de ler o tópico por inteiro tenho pena de não ter participado mais cedo porque o problema estaria obviamente no substrato... No substrato ou na água da torneira mas com o uso da turfa e as TPAs com pH mais baixo, se o problema residisse na água de torneira, o pH desceria até uma nova TPA com a mesma água. Portanto teria que ser esse substrato. Depois as seiryu stone também te aumentaram as durezas da água e já ouvi dizer que também influenciam o pH, para cima...

 

Tu no inicio dizes que não tencionas montar uma replicação do habitat natural de apistogrammas e outros peixes Amazónicos mas parece me que ao fim de algum tempo começas a por mais essa ideia em mente.

 

Depende do que pretendes do aquário, podes utilizar ADA ou Akadama, com ou sem substrato fértil por baixo, que te vai dar um aspecto agradável e mais próximo dos habitats aquáticos Sul-Americanos, húmus seria o aspecto ideal, pondo de fora a areia, mas seria inviável porque terias sérias dificuldades em controlar as algas.

 

Depois tens o substrato que é mais utilizado para a montagem de Biótopos Sul Americanos, a areia. Eu aconselho te areia de filtro de piscina, já utilizei de sílica e terias o mesmo problema que tiveste com esse substrato. A areia de filtro de piscina é amarelada, tem uma granulometria significativamente maior que a areia de sílica e é inerte! Aconselho te a colocar um substrato fértil por baixo, eu utilizei o da Tropica (com o qual não terás problemas se colocares uma boa camada de areia por cima, para ele não subir) e o da JBL mas isso fica à tua escolha.

 

Depois não vais precisar de CO2 ou turfas, uma camada de folhas secas vai te acidificar a água e dar um aspecto ainda mais aproximado dos habitats Sul-Americanos. E só será um Biótopo se utilizares apenas peixes, plantas e hardscape (as seiryu stone não se enquadram) encontrado ou semelhante ao que se pode encontrar nos tais habitats, mas isso depende do teu gosto e intenção.

 

Não me lembro de mais nada a acrescentar... Na MP que me enviaste, perguntaste me quantidade de areia... Isso vai depender também da quantidade de substrato fértil mas 16Kg devem te chegar.

 

Eu gostava de te deixar um exemplo de um aquário deste fórum que utilizou Akadama mas não encontrei... Era do membro Baixinho. Aqui tens uma ajuda para retirares ideias.

 

Qualquer coisa, diz.

 

Abraço,

João Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais