Projecto: Aquario Tematico do Amazonas


Recommended Posts

Fico maluco é com o L200 curto bue mesmo mas o meu L600 come esse hehe mas aserio parabens e ja agora onde aranjaste o L200? abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 151
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Tat,

 

Já faz algum tempo que não via o teu tópico. Está muito bom, é muito intressante ver como o aquário se desenvolveu para melhor.

Ora experimenta usar água de Osmose e turfa no filtro em vez de água mineral e verás se estão desinteressados na procriação.

 

Boa continuação

Cumptrs

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico maluco é com o L200 curto bue mesmo mas o meu L600 come esse hehe mas aserio parabens e ja agora onde aranjaste o L200? abraço

 

 

Boas, o L200 foi comprado numa grande loja de aquariofilia, perto de Benfica ;)

 

Foi um grande investimento, mas de vez em quando temos de fazer algumas loucuras.

O meu receio é que o gajo continue a crescer como até agora, e o tenha de vender.....

 

Tens fotos do teu L600?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tat,

 

Já faz algum tempo que não via o teu tópico. Está muito bom, é muito intressante ver como o aquário se desenvolveu para melhor.

Ora experimenta usar água de Osmose e turfa no filtro em vez de água mineral e verás se estão desinteressados na procriação.

 

Boa continuação

Cumptrs

José.Dias

 

 

Eles tentaram uma vez a criação sem sucesso. Acho que o culpado foi o L200, que de vez em quando invadia o coco.

Neste comunitario, duvido que se safem com algum alguma postura.

De tal forma, que estou a montar um aquario de 60L, só para eles :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desculpa agora disse isto mas agora que olhei bem para o teu aquário tenho a disser que não se parece nada amazónico que era o que querias certo? Mas continua a ser um bom plantado! Os peixes sim podem ser amazónicos (Não tenho a certeza porque não prestei muita atenção a isso desculpa..) MAs o aquário está porreiro óptimo trabalho parabéns outra vez!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após estar aqui perto de 1 hora a ler este tópico, apenas tenho uma palavra a dizer:

 

Gostei

 

Obrigado Vitor.

 

Ir actualizando o topico, tem este aspectivo positivo, de podermos mais tarde recordar como era o aquario, e ajudar malta com problemas semelhantes.

 

Por vezes, passo os olhos pelas 6 paginas do topico, e vou vendo como evoluiu o aquario, e como poderia ter sido diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa agora disse isto mas agora que olhei bem para o teu aquário tenho a disser que não se parece nada amazónico que era o que querias certo? Mas continua a ser um bom plantado! Os peixes sim podem ser amazónicos (Não tenho a certeza porque não prestei muita atenção a isso desculpa..) MAs o aquário está porreiro óptimo trabalho parabéns outra vez!

 

 

Boas,

 

Bem, a ideia inicial, era de facto recriar um biotopo amazonico.

Mas a dada altura desviei bastante desse rumo, e agora limito-me a manter flora e fauna da america do sul.

Agora até a flora, está a desviar um pouco, mas os peixes, mantenho-os 100% amazonicos. Os proximos serão uns camarões.

E entretanto, estou a ganhar coragem para cometer a loucura de juntar 2/3 discos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não existem grandes novidades.

Adicionei hoje uma Rotala Indica, veremos se tenho luz suficiente, para puxar pelos vermelhos.

Os apistos vão porreiros. Já se adaptaram completamente á comida seca.

No entanto, continuam a levar um grande baile dos cardinais :tongue:

 

Curtam:

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito louco e ficamos á espera dos camarões (só um ponto para informação são asiaticos..Mas não deixo de sugerir pores uns ai..)

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os apistos vão levar um grande baile dos cardinais sempre, são super rápidos, quando o apisto vê a comida, enquanto pensa que vai...zás o cardinal já lá está a comer

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou á procura dos Macrobrachium jelskii, supostamente são camarões amazonicos.

 

fazes bem depois quero ver fotos!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas!

 

Após quase 3 meses de ausência, venho finalmente fazer um update ao aqua.

Como não têm existido grandes alterações no aqua, e a preguiça tem sido mais que muita, tenho-me vindo a baldar, e a deixar o tópico esquecido.

Mas vamos ao que interessa.

 

Flora:

Adicionei algumas plantas, e retirei outras.

Tinha a anubia central tapada de algas, na minha opinião por excesso de luz. Por essa razão decidi cobrir a parte esquerda do aquário, com lemma minor, criando uma parte mais escura. Isto foi optimo para a anubia, que ressuscitou completamente, mas foi péssimo para as cabombas que definham, dia após dia.

Conclusão, não consigo agradar a ambas, alguma das plantas vai ter que saltar fora.

No lado direito do aquário, acrescentei umas valisnérias que se tão a safar bem, umas Staurogynas que estão invadidas por algas cabelo, e uma Cryptocoryne que está com as folhas muito mirradinhas.

 

Tenho CO2 de botija agora, mas num debito muito baixo (1/2 bolha por sec). As algas cabelo estão espalhadas por quase todo o aqua, creio que por defice de CO2, ou por má circulação da agua. Espero resolver este problema durante as próximas semanas, porque já chateia!

 

Bem tenho portanto agora:

  • Cabombas
  • Anubias
  • Echinodorus Bleheri
  • Pogostemon helferi
  • Staurogyn
  • Valisneria nana
  • Cryptocoryne
  • Rotala rotundifolia
  • Rotala green

 

Fauna:

 

Em termos de fauna, reforcei a minha equipa de limpeza, adquirindo mais otos e um SAE.

Entretanto perdi algumas corydoras sterbai tendo agora apenas 1, espero dar-lhe companhia em breve.

A tropa de cardinais, perdeu um general ontem(e que gordo que ele estava :( ), são agora 7 autenticos jumbos.

O casal de apistos continua espetacular, e como novidade tenho agora uma farlowella acus.

Peixe muito interessante, e bom deveroador de algas do estilo Green spot. É muito calmo, sempre na boa, sempre tranquilo....

 

Tenho portanto:

  • 5 otos affinis
  • 1 SAE
  • 4 neritinas
  • 1 L200
  • 1 farlowella acus
  • 7 tetra cardinal
  • 1 casal apistos agassize firered
  • 1 corydora sterbai

 

Acho que ainda tenho espaço para juntar mais uma outra especie, sem comprometer a qualidade de vida dos restantes.

Cheguei a pensar em juntar 1 casal de discus, mas temo não lhes dar depois a devida atenção. Estou a ponderar.....

 

 

Para quem não conhece a farlowella, ou peixe-galho:

farlowellav2.jpg

 

E finalmente uma panoramica:

panoramicav2.jpg

 

Boas férias pessoal.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Após algum tempo sem dar noticias, não posso deixar de partilhar aqueles momentos que estamos á espera.

Por sorte estava em casa no momento em que a femea estava em postura dos ovos.

 

Deixo-vos o vídeo (HD), vale a pena ver :)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boa noite amigos!

 

Após largos meses sem actualizar este tópico, e com um tempinho livre, decidi que era altura de dar novidades por aqui.

 

Desde Setembro, algumas mudanças foram acontecendo. A mais negativa foi sem duvida a morte do macho agassizi firered. Apesar dos esforços feitos, tal como descrevi neste topico: http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1, não foi possível salva-lo. Além disso, perdi também a farlowella.

 

 

 

 

Pelo meio, tive problemas com algumas das plantas, e tive um ataque de algas filamentosas muitíssimo complicado. Em resultado disso, decidi abrandar as fertilizações, e manter apenas plantas de cuidados mais simples.

Tenho agora plantado:

  • Anubias
  • Echinodorus Bleheri
  • Echinodorus Angustifolius
  • Echinodorus Ozelot
  • Valisneria nana
  • Cryptocoryne
  • Rotala rotundifolia
  • Rotala green
  • Sagittaria subulata

A fauna, foi reforçada com os verdadeiros pastores de algas. Os camarões Amano. Estes animais são umas maquinas a devorar algas. Em pouquíssimo tempo eliminaram-me as filamentosas. Um espetáculo!

Por graça, coloquei também 2 khuli ao aqua. São engraçadas, apesar de só aparecerem para comer.

Já o L200 continua espetacular, mas mais malandro. Com a idade deu-lhe para me ratar as plantas. Tenho as anubias, a bleheri e a sagittaria destruídas por ele. Vou-lhe dar vegetais diariamente, durante algum tempo, para ver se o rapaz de barriga cheia, me deixa as plantas da mão. Mas estou com poucas esperanças....

A menina apisto, enviuvou, e ainda estou a pensar se lhe arranjo novo companheiro.

 

Resumindo, tenho então:

  • 4 otos
  • 1 SAE (gordo que nem um texugo)
  • 4 neritinas
  • 1 L200
  • 5 camaraoes amano
  • 6 tetra cardinal
  • 1 femea apisto agassize firered
  • 3 corydora sterbai
  • 2 khuli

E pronto, aqui fica uma foto do pessoal a devorar o belo do broculo #food

 

horadacomida.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Ola Alexandre.

 

Obrigado pelo elogio. É porreiro registar com alguma frequencia a evolução do aquario, para mais tarde andar para tras, e analisar o que fizemos de bem ou de mal, ou simplesmente como as coisas foram mudando :)

 

Ultimamente não tenho actualizado muito, porque sinceramente não têm existido grandes novidades.

Relativamente á fauna, desde Fevereiro, desapareceram as khullis e 2 corys, e juntei 2 colisas Chunas. Com o tempo tornei-me menos fundamentalista, não sendo grave colocar 2 colisas num ambiente originalmente amazonico ;)

 

Relativamente á fauna, as anubias e as echinodorus continuam a sofrer com a boca raspadeira do L200, nada a fazer quanto a isso, não me vou livrar dele. As restantes vou dando uma aparadela, mas como se pode ver não tenho daquels aquarios todos aparadinhos ao milimetro, existindo alguma desordem.

O aquario já vai com ano e meio, bastante estabilizado, em termos de parametros da agua, fauna e flora. Já por diversas vezes me passou pela cabeça lançar-me noutro projecto. Já ponderei um salgado, já pensei numa banheira para ciclideos africanos e inevitavelmente também pensei nos espetaculares discus.

 

O que é certo, é que por uma razão ou por outra, nunca avancei, e deixa-me que te diga que ainda sinto bastante gosto em contemplar este aqua. A bicharada também não se vai queixando, logo.... :)

 

Aqui está o cenário:

 

panoramicageraljunho201.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas camaradas,

 

Fiz ontem novo TPA (25 Litros), com agua do Pingo-Doce (ph=5.5).

No entanto, o PH baixou apenas 0.1 para 7.2.

 

Para registo fica aqui os parametros da agua:

 

19-12-2010: No3=10,NO2=0.5,GH=14,KH=3,PH=7.2 .

 

Assim sendo, rendi-me ás evidencias, e decidi adicionar turfa ao filtro.

Adicionei cerca de 100g de turfa ao filtro, vou agora controlar diariamente o PH.

Recordo que o meu objectivo é ficar com um PH de 6.7, que creio ser um valor mais apropriado para manter e mesmo criar apistos, e acaba por estar mais proximo das caracteristicas e um biotopo amazonico.

 

Fiz ainda as seguintes modificações no aquario:

-> Mudei iluminação para 2x T5 39w - 8000K

-> Substituí as duas anubias que tinha no tronco da esquerda, e acrescentei uma ozelot e uma foxtail.

-> Modificação disposição das seyru stones

 

Acho que a maneira como coloquei as pedras, acaba por centrar demasiado a atenção nas mesmas.

Mas vou dar mais alguns dias para "digerir" o layout.

 

Aqua:

aqua21122010resized.jpg

Muito bom, gostei especialmente desta.... Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Alexandre.

 

Obrigado pelo elogio. É porreiro registar com alguma frequencia a evolução do aquario, para mais tarde andar para tras, e analisar o que fizemos de bem ou de mal, ou simplesmente como as coisas foram mudando :)

 

Ultimamente não tenho actualizado muito, porque sinceramente não têm existido grandes novidades.

Relativamente á fauna, desde Fevereiro, desapareceram as khullis e 2 corys, e juntei 2 colisas Chunas. Com o tempo tornei-me menos fundamentalista, não sendo grave colocar 2 colisas num ambiente originalmente amazonico ;)

 

Relativamente á fauna, as anubias e as echinodorus continuam a sofrer com a boca raspadeira do L200, nada a fazer quanto a isso, não me vou livrar dele. As restantes vou dando uma aparadela, mas como se pode ver não tenho daquels aquarios todos aparadinhos ao milimetro, existindo alguma desordem.

O aquario já vai com ano e meio, bastante estabilizado, em termos de parametros da agua, fauna e flora. Já por diversas vezes me passou pela cabeça lançar-me noutro projecto. Já ponderei um salgado, já pensei numa banheira para ciclideos africanos e inevitavelmente também pensei nos espetaculares discus.

 

O que é certo, é que por uma razão ou por outra, nunca avancei, e deixa-me que te diga que ainda sinto bastante gosto em contemplar este aqua. A bicharada também não se vai queixando, logo.... :)

 

Aqui está o cenário:

 

panoramicageraljunho201.jpg

Tb gostei mas com muita planta.... :tapfoot:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

O aquario continua montado ao fim de 2 anos :)

Como novidade, 2 discos juvenis (5cms), 1 blue diamond e 1 red marlboro.

Introduzidos há 3 dias estão-se a ambientar bem, apesar de alguma ferrugem que apareceu no red marlboro. Espero que desapareça quando passar o stress.

Em breve espero mudar para um aquario de 300 Litros. Estou a planear cuidadosamente a passagem...

 

Aqui fica o video, pena a falta de qualidade da maquina, mas espero que gostem:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O aquário continua deslumbrante, com um aspecto muito natural e saudável. Parece-me que os novos inclinos vão passar uns belos momentos na nova casa.

 

Estou curioso para ver esse teu novo projecto desenrolar-se, se partilhares o desenvolvimento connosco, vou segui-lo definitivamente. Boa sorte camarada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas camaradas,

 

Apenas para dar conta dos poucos desenvolvimentos.

Os 2 discus juvenis vão crescendo, com calma....

O red marlboro, ganhou alguma ferrugem, espero que com o tempo vá limpando.

O blue diamond, já vai mostrando um azul bem intenso nas barbatanas.

 

Estou receoso que os discus fiquem atrofiados. Apenas faço uma TPA de 40% semanal, e alimento 2 vezes por dia (flocos+artemia). Pelo que tenho lido, nestas idades precisam de alimentação 3 ou 4x por dia, e mais TPA's. Bem, espero que mesmo mais devagar se desenvolvam bem....

 

De resto, como podem ver, está a precisar duma bela poda. A echinodorus bleheri literalmente explodiu, desde que lhe espetei 2 pastilhas (seachem root tabs) por baixo da raíz. As anubias, que toda a gente diz que até se dão bem no fundo dum poço, comigo não há jeito....

 

Simultaneamente tenho vindo a planear o novo projecto de 300 Litros, que vai tomar o lugar deste. Com muita calma, para não fazer asneiras.... A minha duvida existencial, mantém-se no substrato, ainda nao decidi se vou para areia de filto de piscina se para a flourite black sand. Isto vai devagar, mas vai ;)

 

As fotos:

 

os 2 pequenos, acompanhados do destrambelhado do SAE (gordo que nem um texugo).

discusesaev2.jpg

 

Uma panoramica geral (ignorem a "desarumação" ;) )

 

panoramicageral.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais