Projecto: Aquario Tematico do Amazonas


Recommended Posts

Por acaso estou a pensar num bom cardume de pigmaeus e provavelmente algumas sterbai que são lindissimas, o que me dizes?

 

Olha que elas ocupam espaço. E são freneticas, sempre a vasculhar tudo. Se comprares um cardume de 6 ou 7 sterbai, não sei se justifica estares a comprar mais corys.

Não tenho experiencia suficiente, mais imagino que as pigmaeus sejam porreiras porque se pode comprar um cardume maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 151
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olha que elas ocupam espaço. E são freneticas, sempre a vasculhar tudo. Se comprares um cardume de 6 ou 7 sterbai, não sei se justifica estares a comprar mais corys.

Não tenho experiencia suficiente, mais imagino que as pigmaeus sejam porreiras porque se pode comprar um cardume maior.

 

Pois, pigmaeus vou por umas 10, das outras logo vejo. tb tenho as elegans, mas as pigmaeus são a primeiras opção por poder por um cardume grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Uma actualização do meu bocado de natureza. Comprei medidores de Fe e PO4. Desconfio que continuo com falta de nutrientes na agua, razao pela qual, parte das plantas não se desenvolvem.

Parametros:

 

NO3=10

NO2=0

GH=5

KH=1

PH=6.5

PO4=0

Fe=0.05

 

Como tinha dito, coloquei 2 "pedragulhos", que me parecem ser basaltos, no canto direito. Foram apanhados numa ribeira no meio do alentejo.

Esteticamente podiam ser melhores, faltam-lhe os relevos das pedras da ADA, mas vou-me habituando, e já gosto mais.

Perto das pedras, têm o coco. Espero agora que a zosterifolia, se desenvolva, criando mais vegetação, e mais esconderijos.

O objectivo era formar aqui o canto dos apistos :smile2:

 

Mas aqui fica a foto:

panoramica21522011.jpg

 

Penso estar agora no momento certo de comprar o casalinho que vai reinar neste aquario.

Que apisto me sugerem?

Estou fortemente inclinado para os APISTOGRAMMA VIEJITA II , mas ideias são muito bem vindas!

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

queres os meus?! xD ehehe

 

aqua muito bem conseguido, esta bastante agradável e quando as plantas começarem a desenvolver devidamente vai ficar um estrondo! ;) gosto especialmente do tronco. gostava de te puder ajudar na analise dos testes que realizaste mas sou um autentico nabo nisso portanto vou ter de me abster nessa matéria! ;) se puderes turvar a água para um tom acastanhado os apistos agradecem... vai actualizando o tópico vai ficar um aqua muito interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

queres os meus?! xD ehehe

 

aqua muito bem conseguido, esta bastante agradável e quando as plantas começarem a desenvolver devidamente vai ficar um estrondo! ;) gosto especialmente do tronco. gostava de te puder ajudar na analise dos testes que realizaste mas sou um autentico nabo nisso portanto vou ter de me abster nessa matéria! ;) se puderes turvar a água para um tom acastanhado os apistos agradecem... vai actualizando o tópico vai ficar um aqua muito interessante.

 

 

Obrigado pelos elogios Ricardo. De facto, o lado do tronco, está muito mais conseguido com o das pedras. Deixa ver se as plantas dão uma ajuda a compor isto.

 

 

Relativamente á escolha dos apistos, de entre estas possibilidades, o que me aconselhariam?

Os critérios relevantes para mim, são beleza, comportamento e dificuldade.

As diferenças de preço são pouco relevantes.

 

APISTOGRAMMA AGASSIZII FIRE RED

APISTOGRAMMA BAENSCHI-INCA II

APISTOGRAMMA NIJSSENI

APISTOGRAMMA PANDURINI

APISTOGRAMMA VIEJITA II

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NIJSSENI!!! lol todo eles são peixes lindíssimos mas eu ando definitivamente com uma panca com os Nijsseni, a nível de dificuldade na manutenção terão todos uma dificuldade considerável. à semelhança de todos os apistos, na minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tat.

 

O aquário está mesmo muito bom. Parabéns. Só falta mesmo aí os belos dos Apistos ;)

Por falar nisso e porque vi a lista, apenas para informar que vou colocar "material" no tópico de vendas :D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta muito bonito tat, mais como no titulo do post diz aquario tematico do amazonas, o projeto virou um plantado comum, bem diferente de um biotopo blackwater amazonico.

 

 

Obrigado jonny.

Sim, tens toda a razão, afastou-se bastante de um biótopo amazónico, puro.

Mas inicialmente já tinha um pouco essa ideia, daí ter chamado apenas temático. E até agora tenho cumprido, a fauna é toda da zona amazónica, e parte da flora também.

Continua a faltar o principal, que são os apistos, mas está quase!

 

Qualquer dia sou expulso daqui, já vai o tópico com 3 meses, e ciclideos anões, nem vê-los :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Finalmente chegaram os apistos, ao meu humilde aquario! 4 meses após o inicio da montagem, chegarem os reis do aquario :D

 

Instalei hoje, um belissimo casal de apistogramas agassizi firered, criação de um conhecido reprodutor(obrigado pelo excelente casal) da nossa praça ;)

 

E aqui estão eles, prestes a entrar num novo ambiente. Mesmo dentro do saco, é visivel a sua côr:

apistosnosaco.jpg

 

 

E para meu espanto, muito rapidamente, se aventuraram a explorar o aquario todo. Parece que ja cá andam há meses.

De tal maneira, que já andaram a perseguir os tetras, a querer mostrar quem são os patrões da casa....

 

Aqui está a jovem:

apistofemea.jpg

 

 

E o rapaz, acompanhado de um tetra :)

apistomacho.jpg

 

 

Sãos uns belissimos peixes, nada timidos, com um comportamento fora do normal. Calmos e graciosos, parecem pouco dados a espalhafatos ( ao contrario das loucas corydoras).

 

Vamos lá ver se tudo corre bem!

 

 

Para finalizar, deixo uma "geral" do aquario. Não está a ser facil, controlar o crescimento, e dar uma forma interessante á zosterifolia. Apesar de bonita, está-se a revelar bastante trabalhosa. As cabombas, apesar de apresentarem um crescimento razoavel, têm as folhas muito espaçadas, sinal de alguma carencia. Isto de ter as plantas bem cuidadas não é para todos....

vistageralo.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

 

Ainda bem que puses-te uma foto geral do aquário! Na minha opinião está um verdadeiro paraíso para os Apistogrammas, muito natural, cheio de esconderijos, excelente! Os meus sinceros parabéns.

Realmente valeu a pena a demora, já estava quase a organizar uma petição para que fossem colocados Apistos nesse aquário :D e finalmente aí estão eles.

 

Só te posso desejar toda a sorte com eles. Em breve essas cores vão-se intensificando e os peixes vão ficar cada vez mais possantes e bonitos.

 

Não te esqueças de ir actualizando, mesmo já tendo 5 paginas :D

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

 

Ainda bem que puses-te uma foto geral do aquário! Na minha opinião está um verdadeiro paraíso para os Apistogrammas, muito natural, cheio de esconderijos, excelente! Os meus sinceros parabéns.

Realmente valeu a pena a demora, já estava quase a organizar uma petição para que fossem colocados Apistos nesse aquário :D e finalmente aí estão eles.

 

Só te posso desejar toda a sorte com eles. Em breve essas cores vão-se intensificando e os peixes vão ficar cada vez mais possantes e bonitos.

 

Não te esqueças de ir actualizando, mesmo já tendo 5 paginas :D

 

Um abraço.

 

Obrigado Fabio.

O casal por cá continua satisfeito da vida.

Ainda estão um pouco lentos na hora da comida, têm q se fazer pela vida, senão os cardinais não deixam nada para eles ;)

 

Já agora, com que idade os firered chegam a adultos? Isto é, daqui a quantos meses, posso vir a ter "surpresas" ? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fabio.

O casal por cá continua satisfeito da vida.

Ainda estão um pouco lentos na hora da comida, têm q se fazer pela vida, senão os cardinais não deixam nada para eles ;)

 

Já agora, com que idade os firered chegam a adultos? Isto é, daqui a quantos meses, posso vir a ter "surpresas" ? :)

 

Fico contente por saber que eles estão ser bem tratados Nuno.

Olha sinceramente a qualquer momento desde que se sintam à vontade no aquário, podes ter surpresas.

Mas mais garantido talvez daqui a 1 ou 2 meses ;)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os apistos estão perfeitamente ambientados. Apenas os acho manhosos com a comida.

Pouco amigos dos flocos. Pelo contrario, atermia e daphnias devoram-nas.

 

A fêmea, tem passado os últimos 3 dias na toca. O macho guarda a região da toca, perseguindo os cardinais e as corys que se aproximam.

O único com quem ele não tem coragem de se meter, é o L200 - Hemiancistrus que é demasiado grande para ele.

 

Cheira-me que posso vir a ter surpresas brevemente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

 

Isso é que são boas noticias. Aguardamos por boas novas :D

 

Abraço.

 

Yep.

 

Mas digo-te uma coisa, a agressividade do macho está brutal.

Antes guardava só o coco. Agora, já persegue os cardinais e as corys, praticamente por todo o aquario.

Espero que isto não acabe mal....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, um pequeno update.

A agressividade do macho, mantém-se em alta. Um stress contínuo para os cardinais e para as corys.

A femea passa agora menos tempo no coco.

Começo a considerar a hipotese de passar o casal, para um aquario de 60L que estou a montar.

Vamos ver como decorrem as coisas nos proximos dias.

 

Entretanto, para variar, deixo-vos uma foto do belissimo Hemiancistrus subviridis. Conforme vai crescendo, vai ganhando mais cor. Espero que o sacana pare de crescer um dia.

Se chegar ao tamanho maximo da especie (19cms), não vou ter outra hipotese se não vende-lo :(

 

 

Hemiancistrus subviridis - L200:

l200.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A fêmea abandonou o coco, após o que creio ter sido uma primeira tentativa falhada de postura.

Existem diversos motivos que podem justificar o falhanço. Acredito que tenha sido a inexperiência do casal, e o facto de não se conseguirem defender do Hemiancistrus. Vi-o por 2 vezes invadir o coco.

 

Apesar de não estarem agora numa fase de postura, o macho mantém uma agressividade terrível. Os cardinais não me preocupam tanto, apesar de andarem sempre stressados, dão-lhe baile, pois são muito rápidos.

O pior são as corydores, que têm levado porrada dia e noite.

 

A minha questão é, existe algum truque, alguma forma de moderar a agressividade do macho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá, obrigado. Acho que ficou mais porreiro, depois destas ultimas mudanças, mas com os apistos e as malucas das corys, vai melhorar :happy:

 

O teu projecto de cacatuoides, tem avançado?

 

Boas,

Ve na assinatura :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

está muito bonito o aquário

as plantas agora a parecem estar melhorsinhas.

 

cumprimentos

 

Obrigado.

Na verdade as plantas podiam estar melhores. Como uso, 50% de agua do garrafao, julgo que existe uma grande falta de macros na coluna de agua.

Como prova disso, tenho as anubias com a maior parte das folhas amarelas e esburacadas.

Reflexo ainda deste desiquilibrio nutricional, tive um mini-ataque de agua cabelo.

 

Para ver se isto melhora, vou juntar á fertilização semanal de micros, fertilização de fosfatos e de potassio.

A HZ, é uma dor de cabeça como planta de fundo, como a estou a utilizar. Ramifica muito, torna-se muito complicado controlar o crescimento e mante-la bonita.

Vou substitui-la, e deixa-la apenas a fazer de arbusto. Aceitam-se sugestões para planta de fundo :)

 

Vejamos como avança isto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reforcei a equipa de limpeza do aquario.

Preciso de ajuda para manter o aqua com bom aspecto. Além de alguma gosma nos vidros, tenho constantemente o areão cheio de porcaria.

 

Tenho agora:


     
  • 5 neritinas
  • 3 oto affinis
  • 1 L200
  • 2 Corys Sterbai
  • 8 Tetra Cardinal
  • 2 Agassizi FireRed (casal)
  • 1 Helena (não, ela não ataca as neritinas)

 

 

O casalinho, depois de uma tentativa falhada, acalmaram as hormonas. A paz voltou a este mundo aquatico :happy:

 

Fica um videozinho da malta a atacar a artemia. Reparem no porte que o Hemiancistrus já leva.

Como podem comprovar, preciso desesperadamente de uma maquina nova....

 

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Apenas para dar um update do aquario.

Não tem existido grandes mexidas. Tenho exactamente os mesmos peixes, que tinha há um mês atras.

O casal de apistos, aparentemente perderam o interesse na procriação. Muito raramente vejo o macho, dar uma corrida atrás da femea, que não lhe dá grande corda.

O lado positivo, é que estão muito mais pacificos, convivendo agora de forma amistosa com o resto dos habitantes.

 

Relativamente ao plantedo, como podem ver na foto abaixo, é preciso cuidado quando se escolhem plantas de crescimento muito rapido, como as cabombas e as HZ.

Exigem podas semanais, e mesmo assim, é dificil controlar o layout "arrumado", em especial as HZ.

Estou a fertilizar com K e PO4, e brevemente vou injectar CO2, razão pela qual retirei a turfa. Brevemente vou reestruturar a flora.

 

Sugestões são sempre bem vindas.

 

Bem 2 fotos.

 

Panoramica (jungle....) :

panoramica2z.jpg

 

O firered macho, a ficar um homenzinho:

apistomacho.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá, obrigado. Acho que ficou mais porreiro, depois destas ultimas mudanças, mas com os apistos e as malucas das corys, vai melhorar :happy:

 

O teu projecto de cacatuoides, tem avançado?

 

So agr e que vi isto xD

Podes ve-lo xD é o projecto de 150l da minha assinatura, espero que gostes tanto como eu tou a gostar do teu :D

 

EDIT

Peço desculpa, vi agr a minha resposta... ja nao me lembrava.

O teu aqua esta a precisar de uma GRANDE poda xD

Editado por Diogo607
Link to comment
Partilhar nas redes sociais