Canibalismo


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Boas,

 

Como tinha referido o que observei foi de facto um grupo de varios camarões de volta de um outro camarão menos saudavel, mas quando disse que n vi "caçada", quis dizer que os camarões so aproveitavam a oportunidade de bliscar o outro quando o menos saudavel se aproximava deles. Assim que ele fugia novamente os camarões que o rodeavam ficavam no mesmo sitio acontecendo novamente o mesmo com outros camarões no local onde o camarão pousava novamente. Nunca vi perseguição a "nado" por parte deles.

 

Para quando a resposta Hugo :scarerun: ?

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Esperava mais participações mas pronto vamos lá tentar desenvolver mais um bocadinho.

 

Há ou não há canibalismo entre camarões (vivos)?

 

 

Acho que o canibalismo só acontece se houver uma necessidade enorme comida mas como em tudo há excepções.

 

 

A minha opinião é que é possível sim, ocorrer canibalismo nos camarões, em casos de escassez de alimento.

Ou de alguma fragilidade em termos de saúde em um indivíduo os outros indivíduos acabam por o comer, este sim é um facto comprovado.

 

 

por isto concordo que em situaçoes de fome, haja canibalismo.

 

 

Como tinha referido o que observei foi de facto um grupo de varios camarões de volta de um outro camarão menos saudavel, mas quando disse que n vi "caçada", quis dizer que os camarões so aproveitavam a oportunidade de bliscar o outro quando o menos saudavel se aproximava deles. Assim que ele fugia novamente os camarões que o rodeavam ficavam no mesmo sitio acontecendo novamente o mesmo com outros camarões no local onde o camarão pousava novamente. Nunca vi perseguição a "nado" por parte deles.

 

Identificamos desta forma duas situações que podem levar ao canibalismo como acto predatório, são elas falta de alimento e debilidade física da vítima. Ambas são reais e facilmente comprovadas, mas...

 

 

Vou acrescentar que sem haver debilidade física (seja doença ou muda) e com bastante alimento pode ainda assim ocorrer canibalismo como acto predatório.

 

Não se lembram de mais hipóteses???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pode dar-se o caso (e aqui é mesmo pura especulação) de o canibalismo se dar por personalidade agressiva de um elemento da espécie.

 

Digo isto porque é assumido que cada ser vivo tem a sua personalidade. Já todos vimos casos de peixes supostamente agressivos a serem dóceis num comunitário (lembro que tive um beta mais manso que muitos guppy) e também o contrário.

 

Eventualmente um membro demasiado agressivo poderá atacar outro da mesma colónia e o ataque degenerar em canibalismo.

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao nivel da agressividade noto mais nos Crystal que nas outras espécies, principalmente na muda das femeas, onde ai sim vejo perseguição mas penso que não para canibalismo porque nunca presenciei neles esse comportamento. No entanto é uma hipotese juntamente com a falta de espaço também ate pelo que o Labutes ja tinha referido no aqua dele.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

aconteceu-m o mesmo aqui ha dias quando introduzi 15 bees juntos com greens.alguns tinham mudado o exoesqueleto dentro do saco ,e quando os introduzi no aqua os greens saltaram logo pra um q tava mais debilitado.ao todo de 15 apenas vejo 4 .ouseja foram todos papados ealguns ainda vivos.

labutes penso q o q aconteceu é q como ficaram sem comida os crystal menos fortes começaram a a ficar debilitados, e os mais fortes aproveitaram-s da situaçao e alimentaram-se dos mais fracos.

penso q os camaroes nao sao canibais mas sim oportunistas.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@JMG certo, controlo populacional.

 

@JoaoRibeiro não será tanto personalidade mas sim necessidade. Digo isto pq o acto predatório de canibalismo não é constante.

 

@João Costa Isso que falas será mais a procriação, quando as fêmeas mudam de exoesqueleto ficam dispostas e os machos ficam frenéticos atrás delas. Falta de Espaço certo (controlo populacional).

 

@joniclicks Não concordo pois o acto de comer um semelhante da mesma espécie será sempre canibalismo. O que relatas na introdução dos camarões é o mesmo que atribui a debilidade física.

 

Mais alguma?

 

 

(atenção não estou a ensinar nada a ninguém, estamos aqui na conversa só isso).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho Red Cherrys (mts pois aquilo cria que nem malucos!) e nunca vi nada de suspeito!

Já vi uma coisa que pode induzir em erro: Camarões a comer restos da troca do Exo-esqueleto (não sei se é assim q se escreve).

A malta pode pensar que é predação... mas neste caso não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@vspereira Obrigado pela participação. É verdade que nem sempre acontece e ainda bem. Sim isso acontece até pq a "casca" deixada é rica em minerais que os camarões aproveitam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@JMG certo, controlo populacional.

 

@JoaoRibeiro não será tanto personalidade mas sim necessidade. Digo isto pq o acto predatório de canibalismo não é constante.

 

@João Costa Isso que falas será mais a procriação, quando as fêmeas mudam de exoesqueleto ficam dispostas e os machos ficam frenéticos atrás delas. Falta de Espaço certo (controlo populacional).

 

@joniclicks Não concordo pois o acto de comer um semelhante da mesma espécie será sempre canibalismo. O que relatas na introdução dos camarões é o mesmo que atribui a debilidade física.

 

Mais alguma?

 

 

(atenção não estou a ensinar nada a ninguém, estamos aqui na conversa só isso).

 

 

sim claro tamos aqui na conversa e sim nao deixa de ser canabalismo mas é um canabalismo oportunista visto q eles nao andam uns atras dos outros pra se comerem so atacam sim quando existe uma oportunidade.

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@joniclicks Nesse caso (caso que relataste) é mas não é só desses casos que estamos a falar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que também se poderá assistir a canibalismo aos náuplios se os progenitores considerarem que não estão reunidas as condições de sobrevivência... seja a nível de espaço (sobre-povoação como foi dito), de alimentação ou de condições como temperatura da agua (na natureza temperatura e por exemplo seca).

 

Bem esta foi a minha parca tentativa de newbie ... :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@hugo Há quem considere que possa estar relacionado eu tenho muitas dúvidas.

 

@Dragaostki É possível mas quando criei o tópico era a pensar em adultos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente segundo sei, os camarões têm uma espécie de instinto, que lhes permite saber quando o espaço disponivél começa a ser insuficiente, o que os faz parar de reproduzir, certo ? Mas na minha opinião, o controlo populacional não é o ou um dos motivos que os levam a cometer actos predatórios e canibalismo.

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que basicamente também é o que acontece com os caracóis penso eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@labutes se estavam em rede (criadeira) dentro de um aquário com peixes podem até ter sido os peixes, eles gostam de sugar pelas redes e apanham sempre alguns camarões mais distraídos.

 

 

boas.

 

isso nao acho, so tenho endlers e neons , nao me parece o tipo de peixe capaz de fazer isso a um cristal red adulto. é que so ficaram meia duzia de cascas vazias, estou mais convencido serem eles proprios. a falta de comida aliada ao espaço reduzido. a rede é daquelas comuns , é bastante fina.

 

cumps

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficamos por aqui?

 

Temos então:

 

- Falta de alimento;

- debilidade física da vítima;

 

 

Mais nada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta que se trata de facto de uma ocorrência relativamente rara. Eu diria que se calhar só nestas condições um pouco mais "extremas" é que existirá canibalismo.

 

Já agora

 

Segundo este LINK a doença das cascas soltas também induz ao canibalismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficamos por aqui?

Temos então:

- Falta de alimento;

- debilidade física da vítima;

Mais nada?

 

Boas,

 

Tinhamos falado também sobre esta hipotese:

 

Falta de Espaço certo (controlo populacional)

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João comprovas isso?

 

É que eu não concordo muito com essa hipótese pois o que eu conheço é que de facto eles de alguma forma controlam a natalidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca observei canibalismo como controle populacional nos reds, uma coisa que me deixou intrigado foi a redução do tamanho nos exemplares adultos(resultado de controle populacional?? medida de biológica de aproveitamento de espaço?? genes fracos??).

 

Pode ser impressão, minha mas só os 4 reds(actualmente só duas fêmeas) que comprei numa loja quando me iniciei nos camarões atingiram tamanhos excepcionais rapidamente(e um vermelho super intenso). tiverem o aqua só para eles uns 2 meses.

Os outros que comprei a membros do fórum . nunca atingiram o tamanho desses 4(nem o vermelho deles. mesmo as fêmeas).

Apesar de alguma descendência ter ido buscar algum vermelho aos reds da loja o tamanho nunca se aproxima.

 

 

Sei que foge um pouco do tópico mas achei muito curioso.(caso seja necessário crio outro tópico)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@soulsurf3r eu acho que poderá ser genes mais fracos (menor tamanho) mas acho que existe uma razão para isso mas não tenho certezas.

Poderá ser outro tópico se desejares.

 

Então podemos concluir que se encontram duas razões para actos de canibalismo predatório?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

@Hugo, apenas referi a população porque foi comentado e pensei que tivesse sido esquecido. De facto não comprovei isso para o afirmar.

O meu post foi mais alerta no sentido de ter sido esquecida a hipotese porque ela foi comentada apenas isso.

 

Eu concordo nas 2 hipoteses, tendo sido por mim confirmada a debilidade física da vítima.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo João Costa. Deixei cair não por esquecimento mas pq pensei que não corresponde à verdade e não havendo certezas nem vale a pena mencionar mas sim entendi-te.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais