Canibalismo


Hugo R. Silva

Recommended Posts

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Que eu tivesse presenciado, nunca. :shocked028:

Acho que o canibalismo só acontece se houver uma necessidade enorme comida mas como em tudo há excepções.

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canibalismo entre camarões? Portanto camarões da mesma espécie.

 

Isso não variará de espécie para espécie? E não poderá ser confundido com predação entre espécies? Por exemplo os macrobranchium's e outra espécie mais pequena de camarão...

 

Mas o tópico é sobre canibalismo entre indivíduos da mesma espécie certo? Por exemplo red com red, CRS com CRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canibalismo é uma prática onde um ser de uma espécie se alimenta de outro ser dessa mesma espécie! : )

 

Quando se alimenta de outra espécie deija de ser canibalismo.

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente entre elementos da mesma espécie, tal como o hugo feio referiu.

 

@JMG o teu comentário vou guardar para mais tarde, para deixar tempo para mais alguém participar. :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apenas vi uma vez no meu aqua de reds varios camaroes andarem de volta de um camarão que me parecia ou doente ou a morrer pela maneira como se comportava no aquario.

 

Ele estava vivo mas parecia estar a morrer dai n saber se terá sido isso a motivar os outros camarões a lá andarem (o mais certo tera mesmo sido isso).

 

Agora não sei se isto ajuda ... uma coisa é certa não vi caça ao camarão para alimento ... apenas o facto do outro estar debilitado penso ter motivado o comportamento dos outros mas morto ele n estava.

 

O que tens para nos mostrares ou contares Hugo? Fiquei curioso agora.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@João Costa Ainda estaria vivo então... bom comentário, deixa dar mais oportunidades (tempo) para mais pessoas participarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um tópico interessante. Mas levanta as suas questões. Uma das quais até já foi posta. Será que existe canibalismo apenas em algumas espécies? Se sim quais?

 

A observação de canibalismo deverá ser mais complicada de acompanhar em aquários com uma grande população de uma espécie, por exemplo, no meio de 100 red cherry escondidos dificilmente se poderá chegar lá por contagem, mais 5 menos 5 escondidos é praticamente impossível de detectar. Ou seja apenas por observação directa. Já num aquário com um número reduzido de espécimens, digamos 6 caridinas japonicas e aqui a contagem poderia funcionar. Mesmo assim teria de ser um aquário mono-espécie porque caso houvesse peixes nesse aquário voltaríamos à questão da observação directa ou especulação.

 

Vou seguir o tópico porque dentro em breve terei camarões no aquário que irei montar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João creio que não seja bem assim,

Compreende, que o que te permite chegar ao facto que existe canibalismo entre camarões é mais o facto de o presenciares, e não de que estão x indíviduos em falta, porque a falta de indíviduos numa colónia pode derivar de vários factores não relacionados com o canibalismo, ao seja, o facto de achares x indivíduos em falta na tua colónia não te permite chegar á conclusão que houve canibalismo, se é que me entendes, se o fizesses e como referiste estarias simplesmente a especular.

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva hugo!

 

Ora por isto é que eu disse que o tópico era interessante. Dá para a malta trocar ideias e realmente levar o conhecimento um pouco mais à frente.

 

Ora e assim sendo tenho de concordar contigo, até porque estamos de acordo. A questão da especulação pelos números era mesmo isso. Apenas pretendia varrer mais uma ideia de cima da mesa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso acho que no caso apontado pelo João Ribeiro, em aquários de mono-espécie é fácil detectar canibalismo, pois se houver falta de unidades não sabemos como morreram mas temos a certeza que foram comidos pelos seus pares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O único senão é que espécies mais pequenas poderão ser sugadas para o filtro. Por exemplo o caso dos reds. Por isso, mesmo em monoespécie será sempre necessária esta confirmação. Se forem camarões maiores, como as japónicas ou os madeira então a sucção já não é viável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem como todos os meus aquários tem pré filtro isso jamais aconteceria como é algo que é "obrigatório" nem pensei que colocassem essa possibilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pois, eu pessoalmente apenas mantive camarões muito no início e cometia erros sucessivos. Daí ter colocado a questão porque na altura encontrei alguns dentro do filtro interno.

 

Desculpem a noobice ... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@João Ribeiro, não tens que pedir desculpa de nada e não é burrice é normal acontecer essas coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião é que é possível sim, ocorrer canibalismo nos camarões, em casos de escassez de alimento.

Ou de alguma fragilidade em termos de saúde em um indivíduo os outros indivíduos acabam por o comer, este sim é um facto comprovado.

E é possível até encontrar diversos ficheiros de media que o comprovam.

 

Acho que neste tópico se deveria assim também opinar sobre a predação entre espécies de camarões diferentes que dependendo das espécies é possível acontecer mesmo sendo um acontecimento raro.

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Oscarino peço que se mantenham no assunto do tópico para tentarmos avançar o mais possível neste assunto e não nos dispersarmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso acho que no caso apontado pelo João Ribeiro, em aquários de mono-espécie é fácil detectar canibalismo, pois se houver falta de unidades não sabemos como morreram mas temos a certeza que foram comidos pelos seus pares.

 

 

Hum, não obrigatoriamente...

Podem saltar para fora, aí não me parece que os outros indivíduos saltem também com o intuito de comer o cadáver do camarão que saltou, eheh :lol:

Refiro isto porque nem sempre detectamos um camarão "voador" e só damos com eles meses depois ou anos, atrás do móvel, debaixo da carpete, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tal coisa nunca me aconteceu hugo feio :lol:

 

@ oscarino referia-me à relação intra-espécies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo fazer spam,

Já vi camarões, secos numa dita loja, em sítios, bem... Variados :lol:

Dentro de aquários vazios para venda, no chão, atrás dos aquários de camarões, e isto mesmo usando uma moldura no topo do aquário, para prevenir este tipo de mortes...

E para veres, um dia saltou-me um Atyopsis Moluccensis, do aquário, só o vi quando cheguei a casa, na outra ponta do quarto, a uns 3 ou 4 metros do aquário... Só calhou ficar ali a descoberto, por sorte porque podia ter ficado num sítio qualquer...

 

Atenção ao Off-topic, já nos estamos a desviar um pouco...

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

em relaçao a este topico ... tenho uma pequena historia.

 

á uns meses atras andei a separar os meus cristal red por grades aproveitando uma altura que nao tinha femeas ovadas. como ainda tinha um dos aquas a ciclar e nao queria que acasalassem entre grades diferentes ... meti no comunitario uma maternidade de rede para por alguns dos cristal red. meti umas plantinhas para se entreterem e uma pastilha de fundo. como eu trabalho fora da minha cidade fiquei 2 dias sem ir a casa. e quando voltei ... no lugar de cerca de 15 cristal red tinha 2.

a teoria é, os peixes e os camaroes do comunitario comeram a pastilha pela rede , e os cristal ficaram com fome e ... ficaram 2.

 

isto é daquelas situaçoes que nao lembra a nimguem , ate acontecerem.

 

por isto concordo que em situaçoes de fome, haja canibalismo.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@labutes se estavam em rede (criadeira) dentro de um aquário com peixes podem até ter sido os peixes, eles gostam de sugar pelas redes e apanham sempre alguns camarões mais distraídos.

 

@soulsurf3r certo, isso é normal mas a pergunta é mesmo no sentido de canibalismo como acto predatório.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais