Canibalismo


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Então vamos lá adiantar mais qualquer coisa pois penso que mais ninguém irá acrescentar nada.

 

Doença/debilidade física já sabemos.

 

Falta de alimentação já sabemos.

 

Deixo então uma pergunta:

 

Haverá a hipótese de ocorrerem actos de canibalismo predatório mesmo que os camarões tenham alimentos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Haverá a hipótese de ocorrerem actos de canibalismo predatório mesmo que os camarões tenham alimentos?

 

A minha resposta é sim, se um camarão morrer os "outros" podem ir comê-lo.

Trata-se de canibalismo. :eusathink:

Editado por JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que depende da espécie.

 

Uma espécie que sei que existe predação são os macrobachium, pois os meu adultos comem os pequenos.

De resto nunca observei tal coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Excelente questão. Todos nós já presenciamos aquela altura em que os camarões machos voam atrás das fêmeas. Mas com uma observação mais detalhada já observei em certas alturas machos a perseguirem outros machos, atacavam e fugiam. Nunca presenciei nenhum a dar a "estocada final" noutro, mas penso que é bem possivel.

 

Ora esse comportamento que presenciei, muito poucas vezes, não é constante como disse, tem alturas, porém não documentei se é ciclico. Ora se se desse o caso de nessa altura os camarões estarem com fome, acredito que seria bem possivel haver predação, aumentando assim a agressividade.

 

Resumindo ,penso que os camarões comem de tudo um pouco e para sobreviver penso que podem atacer os seus pares, porém acho que não é um comportamento comum, apenas deve ocorrer em alturas onde a agressividade está mais acentuada, altura essa que pode estar relacionada com acasalamento, e pode ser ampliada se houver fome na comunidade.

 

Comportamentos necrófagos são contudo normais.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Vasco completamente de acordo.

 

 

Mas volto à última questão....

 

Haverá a hipótese de ocorrerem actos de canibalismo predatório mesmo que os camarões tenham alimentos?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem como mais ninguém participou vou indicar o que me levou à criação do tópico.

 

A existência de canibalismo predatório é real, existem algumas referências a isso, inclusive aqui no fórum (canibalismo.

 

Os camarões mesmo que alimentados em quantidade não significa que estejam alimentados em qualidade e podem não ver suprimidas as suas necessidades alimentares básicas.

 

Se por qualquer motivo a alimentação for fraca ou inexistente em proteínas, os camarões podem atacar outros de forma a compensarem essa falta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais