60L Improviso


FAAO

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de mais uma tentativa de poda sobre o Layout "Separados por um rio" eis que inevitável aconteceu... lá se foi o layout!

Mesmo com alguns cuidados extras, poda de umas boas horas e um monte de musgo para apanhar cada vez que metia a tesoura; as copas das "árvores" não aguentaram e lá tive de desmontar o layout :)

Como não sou capaz de ter um aquário em mau estado (não façam confusão com bonito ou feio) decidi aproveitar tudo quanto era troncos que tinha cá por casa (pequenos galhos de Red Moorwood) e mantendo o hardscape anterior, meti mãos á obra.

 

Este era o estado em que o aquário se encontrava durante as podas:

60L-EndofLayout.jpg

 

Depois de algumas horas a amarrar musgo e algumas TPAS:

60L-NewScape-Improviso31072009a.jpg

 

Vista frontal:

60L-NewScape-Improviso31072009b.jpg

 

Mais fotos em http://faao.blogspot.com

 

Setup:

Data da montagem: 30/07/2010

Aquário 55x35x35

Iluminação: ELOS E-lite

Filtragem: Aquaclear 30

Termostato: Não tem

 

CO2: ELOS Set-ECO + EV2000 com 1.5bps

 

Substrato: Elos Terra Zero + Bottom Mineral + ELOS Terra small (de 2 montagens atrás)

Fertilização: ELOS Expert line Fase1+Fase2+K40

Plantas: Eleocharis aciculares, Vesicularia dubyana, Rotala rotundifolia e Mayaca fluviatilis

 

Decoração: Areia Jardiland fina, Seiryu stone, Red Moorwood

 

Comentem á vossa vontade e qualquer questão que queriam colocar não hesitem em perguntar.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas amigo,

 

não sei que se passou nesse aquario, mas, para mim passou ai um tufão, e deu no que deu, boa sorte para a nova montagem :D

 

Forte abraço

 

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Maior!

 

O Outono ao que parece chegou mais cedo LOL e as folhas das árvores cairam! Apenas isso...

Vamos ver o que vai sair daqui!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Filipe, eu não diria que chegou o Outono mas sim uma noite de furacões durante o inverno que acabou por arrasar com as pequenas árvores que estavam aí :D

 

Fiquei um bocadinho confuso com o que tentas-te fazer com esses "galhos" aí. mas vamos dar tempo ao tempo para ver no que se vai transformar.

 

Boa Sorte

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Gosto muito mais da primeira foto, sem dúvida :D

 

Agora a sério, gostei bastante da disposição dos troncos. É diferente... E gosto disso :) Geralmente costumam ver-se as ramificações viradas para cima... Agora vai ser diferente, estou muito curisos com que aí virá ;)

 

Venham daí as actualizações, eheh

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem eu assim que vi o primeiro aquário pensei que era um aquário de alfaces :pompomgirl: , desculpa, mas foi a primeira coisa que me veio à cabeça. Quanto ao segundo, foi um tornado, não sei o que aconteceu, os galhos com um pouco de musgo e as pedras pretas, assim de repente parece que foi o que sobrou de um incêndio :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem mais engraçado do que o anterior.

 

Adoro o efeito dos troncos, mas esse musgo quando crescer e antes de ser aparado deve ficar todo junto e tornar-se um novelo só...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo, o vento partiu as árvores ;)

 

Está porreiro, vamos lá ver o que sai daí xD

 

Qem sabe se o objectivo nao era esse ? :P

Afinal de contas o nome "improviso" pode ser so para enganar ;)

 

Está muito bom, agora é esperar para ver o qe daí sai :D

Parabens por mais uma excelente montagem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60L-EndofLayout.jpg

 

 

Vista frontal:

60L-NewScape-Improviso31072009b.jpg

 

boas felipe

foi algo que ja estavas a imaginar que iria aconteçer

palavas tuas no 1º encontro em salvaterra falaste sobre isso (estou com um trabalho novo separados sobre um rio que vai ser um desafio muito grande

basta tocar onde nao devo e o trabalho vai a baixo algo me diz que vai correr mal) palavras sábias

um amigo que estava no grupo adorava este layout ele dizia que quando via o aquario transmitia paz de espirito eu estou de acordo

sou colecionador e fáço bonsai todos os aquarios que faz tem uma ideia sobre este hobby está sempre correto o prefil das arvores

separados sobre um rio tem uma imagem de plantaçao em grupo em bonsai chama-se ( yose-ue ) que tem uma regra muito rija nao deve ter numaro par

sempre imprar e levas-te isso a risca neste caso improviso em bonsai dizia que tem um estilo ( kengai ) estilo em cascata

eu estou a adorar essa montagem vai ser mais um para lembrar em grande

um grande abraço

joao felisberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Foi mesmo improviso, não planeei nada em relação a este layout.

Tal como já referi, quando podei o musgo no layout anterior as coisas não correram bem, mas já seria de esperar que mais dia menos dia tal acontecesse.

Os troncos eram tão finos que até á data em que podei estava admiradíssimo como era possível aguentarem com tal volume de musgo... é que vocês têm em mente as últimas fotos e não o estado em que se encontrava! Aliás basta ver a quantidade de musgo que estava na frente do áqua para se aperceberem do volume que que se encontrava no momento da poda. Eu deveria de ter podado muito antes, mas deixei que ganhasse mais volume para que fosse possível moldar as copas e transmitir mais profundidade e detalhe ao layout. O problema foi quando cortei as zonas onde o musgo se ligava entre as várias copas, se já estava frágil, acabou por levantar...

 

Em relação ao layout actual, montei apenas para deixar o aquário com alguma cor e textura, algo agradável de se ver enquanto aguardo por um novo áqua com as mesmas medidas, mas em vidro extra claro. As juntas de silicone não me agradam muito e neste momento não consigo limpar essa zona melhor. Se repararem nas fotos existe algum verdete junto ao silicone que foi aparecendo montagem após montagem e não me agrada raspar aquela zona, não vá o silicone ceder.

Assim aproveitei tudo quanto era troncos que tinha cá por casa, apenas galhos e a única disposição possível ou que mais me agradou, foi a que está actualmente.

Temos também que ter a noção que tive de adaptar os troncos à disposição de pedras anterior, pois não desmontei o layout totalmente, nem muito menos tirei a água!!!

Quando coloquei os troncos, analisei as áreas disponíveis para colocação de plantas e fui á Jardiland buscar algumas mudas de plantas do aquário de exposição (podado dias antes) e 5 vasos de Eleocharis aciculares. Plantei e ficou como podem ver...

 

Agora é esperar e ver como as coisas vão desenvolver.

 

Amigo João,

Eu já sabia há imenso tempo que isto iria ocorrer, daí ter falado nesse assunto durante o workshop em Salvaterra.

Não é a 1ª vez que faço um layout do género e também não será o último! Só pararei no dia que conseguir a perfeição; será difícil, mas um dia chegarei lá!

Ando já a planear o próximo layout do estilo e posso afirmar que irei substituir o musgo por algo mais interessante e difícil de manter como copa, mas que dará um aspecto final melhor e mais realista :eusathink:

Vamos ver se consigo!!!

 

Assim que a flora ficar mais composta, faço um video para verem o layout com vida :tongue:

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos lá ver se consigo colocar o raio do video...

Já fiz testes e mais testes na zona respectiva e não aparece nadinha!

 

 

Se não der... vistem o seguinte link:

 

Desisto :shocked028:

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora deixo outros tantos que fiz com a CANON EOS 7D:

 

O 1º Teste, ainda andava á procura dos botões e como efectuar focagem :shocked028:

 

O 2º Teste:

 

Este é um dos últimos videos que fiz:

 

 

Ainda ando em testes com a máquina e software de edição, qualquer dia chego lá!

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permites:

 

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

 

Para colocares o vídeo tens que fazer:

 

[*youtube]código de incorporação do vídeo[*/youtube] (tens também que retirar os * que coloquei)

Editado por Rui Pedro Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

No sub-forum de testes fiz isso e muito mais... mas nunca funcionou! Obrigado :bs_quesexclaim:

Para a próxima já sei como fazer.

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, felipe,

Olha, mais em baixo, da zona onde escreves o post, tens um rectangulo com a seguinte legenda :

Opções do post

Na certa tens o HTML desligado, o que tens de fazer é seleccionar a opção HTML ligado - Quebra de linha automática

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não hugo feio, o Rui Pedro Costa já explicou tudo, o FAAO estava a colocar o link inteiro do youtube e só é para colocar o código que está a seguir ao primeiro = (as versões HD ou pelo menos os vídeos do FAAO tem dois =).

 

FAAO editei os teus posts e coloquei os vídeos correctamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De um momento para o outro tudo apareceu... andou por aqui o dedo de algum moderador :bs_quesexclaim:

Já percebi qual é o raio do código que se deve de inserir, estava dificil!!!!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol...

Eheh,

Eles andam por aí, felipe :bs_quesexclaim:

Andam pois!!!

 

Hugo R. Silva, obrigado :)

Não estava a ver que raio de código era aquele. Em outros fóruns podes colocar o link completo que aceita, aqui pensei que seria igual.

"Quem não sabe é como quem não vê..."

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os videos estao fantasticos..

 

se diz que ainda nao domina bem a maquina.. imajino quando estiver completamente a vontade com todas as funçoes.

 

realmente tem uma qualidade fenomenal.!

 

gosto bastante da sensação mais ''down'' q tem o ''60L improviso'' ..acho que tem um ar mais ''solitario'' do q o custume!! nice :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAAO :)

 

A qualidade da imagem até faz impressão, realmente isso assim vale a pena.

 

E algas? algo? (nem no meio do musgo)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os videos estao fantasticos..

 

se diz que ainda nao domina bem a maquina.. imajino quando estiver completamente a vontade com todas as funçoes.

 

realmente tem uma qualidade fenomenal.!

 

gosto bastante da sensação mais ''down'' q tem o ''60L improviso'' ..acho que tem um ar mais ''solitario'' do q o custume!! nice :)

Estes videos apesar de terem sido efectuados em modo manual, sinto que ainda falta explorar algumas coisas.

Principalmente tirar partido das lentes que tenho e dar mais profunidade e cor. Mas nada que não se resolva com mais testes.

Brevemente o layout terá alguma cor e mais volume, é só deixar crescer as plantas de caule e moldá-las para dar um aspecto mais composto.

 

FAAO :P

 

A qualidade da imagem até faz impressão, realmente isso assim vale a pena.

 

E algas? algo? (nem no meio do musgo)?

Olá Hugo,

 

Algas tenho algumas BBAs em algumas pedras da montagem anterior, como não as tirei da montagem, não as limpei.

Mas brevemente e numa TPA vou usar H2O2 sobre as ditas e em pouco tempo vão-se.

Em relação ao restante, nada a apontar.

 

Abraço,

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais