Luz solar


[StR]

Recommended Posts

Boas,

eu gostaria de saber se eu puser plantas que precisem de muita luz ( 1W/L ) no aquario ao pe da janela a apanhar luz solar elas se desenvolvem da mesma maneira que com 1W/L....

:D

 

 

 

 

Abraços

bOoM

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que vais desenvolver são o molho de algas. :lol:

 

É uma das regras básicas na aquariofilia: - Nunca colocares os aquarios junto a janelas onde há luz solar.

 

Faz a experiência e depois diz... :P

 

Boa sorte.

Falo por experiência própria.

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso também não é bem assim, tens o caso do António Vitor (Moderador) se não me engano que tem o dele 5 horas a apanhar luz solar directa, e tem o aquário que parece uma seven up com o pearling.

 

:lol:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... :P

Eu tambem tinha o meu e não deu resultado. Fiz uma pesquisa e encontrei o problema:

 

- Luz solar directamente no aqua = Algas com fartura :wink:

(é realmente uma regra básica)

 

Agora se alguem consegue...maravilha. :lol:

 

 

Vou fazer nova pesquisa para ver se aprendo como se faz :?

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquario tambem ficou bastante verdinho quando esteve junto a uma janela, bem sei que era novo e é normal, mas as algas apareciam principalmente no lado do aquario virado à janela...(resolvi bem com uma TA de 95% :P )

 

quando tiver um aqua só de gatos experimento por uns dias pô-los a ver a vista pela janela :lol:

 

[stR], nao quero que experimentes, mas se experimentares, mostra o resultado.

 

abraços

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem atao eu sou um sortudo...ah mais de 20 anos que este aquario esta no mesmo sitio...e ate agora nunca tive problemas com algas...quer dizer...o meu pai...LoL

E tenho visto que o pleco tambem ta sempre do lado contrario do aquario...LoL :) :D :D

Mas em relaçao as plantas que precisam de muita luz...posso polas mesmo que nao tenha iluminaçao?! :?

:lol:

 

 

 

 

Abraços

bOoM

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Faz a experiência e depois diz... :lol:  

 

Boa sorte.

Falo por experiência própria.

 

Boas,

 

Paulo, tenho feito a experiência e resultado é:

Plantas rosadas como a "Rotala rotundifolia" e a "Limnophila aromatica" está a crescer com muita rapidez e ainda por cima com uma cor LINDA!

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto; foi descoberta a pólvora dos plantados! Iluminação de janela.. esqueçam as HQI´s, esqueçam as PC´s, adeus T8 e T5 !

 

É a revolução das janelas! Já agora, com vidro duplo dá melhor resultado? Acho que deviam fazer uma tabela tipo:

- Vidro simples: Green spot a dar com pau

- Vidro bronze: filamentosas em pique-nique

- Vidro fosco: castanhas (algas) e água pé

 

:roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre ouvi dizer que luz solar directa sobre um aqua faz acelerar o crescimento de algas, mas esta questão sempre me deixou umas interrogações.

 

Reparem no habitat natural elas apanham apenas luz solar e não ficam cobertas de algas por toda a parte. Ou talvez fiquem e seja ignorância minha.

 

Abraço,

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

voces tem razao...que luz solar directamente da muitas algas...pois a mim nao da...so tenho até agora um bocadinho de green spot...mais nada...porque tambem nao tenho limpa-vidros :(

Mas por acaso vou comprar uma calha de 110W

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]Boas,

 

voces tem razao...que luz solar directamente da muitas algas...pois a mim não (palavra corrigida) da...so tenho até agora um bocadinho de green spot...mais nada...porque tambem não (palavra corrigida) tenho limpa-vidros  :?  

Mas por acaso vou comprar uma calha de 110W

 

Ok... Ainda bem que sim e eu acredito no teu sucesso.

Diz-me só quantas horas e a que horas tens o sol a bater no aquario?

E já agora, o sol bate directamente no aquario todo ou só em parte dele?

Tens curtinas ou vidros espelhados?

 

Desculpa por estar a fazer tantas perguntas...

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem :?:?

por acaso até tenho o meu aqua perto da janela. e esse compartimento tem um lado todo em vidro, mas como a minha mãe até DISSE que ía fazer logo o reposteiro, e como um aqua tanganika fica bonito com algas fui na conversa.:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=15275

mas até ficou bonito.

 

PS- o que vale é que são algas verdes.

 

cumps

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me só quantas horas e a que horas tens o sol a bater no aquario?

E já agora, o sol bate directamente no aquario todo ou só em parte dele?

Tens curtinas ou vidros espelhados?

 

Desculpa por estar a fazer tantas perguntas...

 

Boas,

 

Paulo, o aquario começa a ter luz directa a partir das 11h da manha, e depois ate +/- as 16h/16h30m

Apanha metade do aquario...depois eu ponho fotografias do local...

 

PS: Podes fazer as preguntas que quiseres! :?

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

No livro "Ecology of planted aquarium" de Diane Wasted, a autora afirma que surtos de algas em aquarios com exposição direta à luz solar são causadas por as alterações na disponibilidade de compostos de ferro presentes na coluna líquida do aquario, como consequencia das caracteristicas desse tipo de iluminação

 

Inclusive ela até recomenda, quando se faz uso de laterita ou alguma outra fonte de ferro no areao, não só isolando da agua, mas também se mantendo a parte exposta no vidro às escuras, em geral cobrindo com fita isolante

 

Não tenho experiencia nesse sentido, mas fica a sugestão

 

Abraço

 

Lívio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]

Apanha metade do aquario...depois eu ponho fotografias do local...

 

:D

 

Boas,

 

atao aqui vai as fotografias onde o aquario esta situado... :D

Pic_3220_7.jpg

 

Ja agora gostaria que me indentificassem as seguintes plantas:

 

Pic_3220_8.jpg

Pic_3220_9.jpg

quem foi que fez isto?!Pleco ou caracois?! :D :D

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a grande razão de a luz solar dar resultado em algas em muitos aquários é que quando falam de luz solar é directa, e é directa para o "vidro do aquario" ( não o eccossistema em si! :oops: Assim o vidro fica com a luz e o calor necessários para fazer uma caminha toda jeitosa para as algas! :P

 

Para isto n acontecer basta por alguma protecção contra o calor ( um vidro duplo da janela deve chegar) e por o aquário de maneira a que este fique bem iluminado mas pela parte de cima (preferêncialmente).

 

Já agora fica aqui uma experiencia para quem tiver pachorra ver se o que eu digo é ou não verdade: Ponham duas lampadas (não precisa de ter muita potência) normais, como as que se usam nos candeeiros, tipo bulbo, mesmo juntinho ao vidro do aquario. No final do mês, a menos que tenham bons comedores de algas (tipo ottocinculus affinis), observem como vidro fica se verdinho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

As plantas não estão em bom estado e sobretudo não dá para ver bem as folhas, a primeira está mesmo de "costas" mas por ordem de probabilidade eu mencionaria a Cryptocoryne ciliata e uma Anubias. Creio que a posibilidade Lagenandra é muito improvavel.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Concordo com o Paulo quanto à Cryptocoryne, é quase de certeza uma ciliata. A segunda é que não é uma Anubia, os veios entregam-na imediatamente, é uma Spathyphyllum wallisii que não é aquática e como tal não aguenta muito tempo submersa, foste enganado :(, devias expor o problema ao lojista que ta vendeu e devias exigir que te dessem a identificação científica do que te vendem.

Quanto ao problema da luz directa do sol, não costuma ser boa ideia porque é difícil de controlas, primeiro que tudo a luz entra de lado no aquário o que não é natural, as plantas vão crescer todas tortas e a não ser que tenhas uma muito grande bagagem com plantados vais cair em problemas de algas certamente.

 

- Luz solar directamente no aqua = Algas com fartura  

(é realmente uma regra básica)

Não é não, é uma regra tão básica como afirmar que aumentar a luz aumenta as algas, é apenas verdade para os casos em que não se sabe o que se está a fazer.

 

Abraços,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais