LEBASI ROMA 2010 (reinicio)


Paulo Raposo

Recommended Posts

LEBASI ROMA

 

LebasiRoma.jpg

(Desculpem-me pela má qualidade da foto, mas foi a primeira após a intrudução da Fauna - 1.º Mês de vida)

 

 

Aquário: - 100© x 50(L) x 50(A) => 250 Lts (Scalare®)

 

Filtragem: - Eheim® 2217 (1000 Lts/h)

 

Aquecimento: - Tetratec® 150w

 

Iluminação:

- 2 x 15w Boyu®)

 

CO2:

- Até ver, não vou colocar

 

Inertes:

- Tronco

 

Substrato:

- Cascalho (já com 6 anos em aquário)

- Cascalho fino preto (Scalare®)

- Areia Silíca

 

Flora:

- Musgo de Java

- Feto do Java

- Anúbias

- (eu depois actualizo – Não me recordo dos nomes)

 

Fauna:

- Corydora

- Escalres

- Ramirezis (morreram-me os 4 e as causas até à data são desconhecidas. Suspeito que o problema tenha sido na origem. Já há relatos semelhantes de outros aquariofilistas. Para o pessoal de Setúbal e arredores, posso informar por MP)

- Red Cherys, Green's e transparentes (depois actualizo com os nomes ciêntificos)

Editado por Paulo Raposo

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo, muito bonito parabéns!!! Um ambiente muito cool e relaxante...

Continua com as actualizações pois quero ver o evoluir disso.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de simples, esta engraçado e a foto ficou muito gira!

 

ps: A Isabel é a esposa ou a filha??? lol

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei dessa Torre ai, está fixe ;) As valisnérias que sugeriram, era capaz de ficar fixe aí também !

 

Ah só uma dica, os greens e reds vão hibridizar o que vai fazer ficares só com "transparentes". Se quiseres manter as estirpes tens de as manter separadas..

 

Abraço e Boa Sorte ;)

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSCF0160-1.jpg

(De outra perspectiva - o tronco seco pesava 6 Kg )

 

DSCF0105.jpg

(O Tronco, devido à sua forma, a parte inferior tem várias cavidades que já foram adoptadas pelos Ramirezis)

 

DSCF0112.jpg

(Corydora - Esta sobrevivente já tem 6 anos de vida - Como peixe de cardume, brevemente terá que ter companhia)

 

@Tugz - Obrigado pela dica. Qualquer das formas o objectivo é limparem as algas e se possível repruduzirem-se bastante (para que os Ramirezis e os Escalares manterem os seus instintos selvagens).

 

@Sergio Torres - O objectivo é mesmo esse. Por vezes as coisas simples tem um encanto diferente. E sim, é uma dedicatória. :thumbup3:

 

@JMG - Não vou colocar mais flora até ver... O tronco é grande e como comunitário eles vão ter o seu cantinho. Caso as coisas não corram como eu espero, ai sim, vou colocar mais plantas. Se te referias apenas à estética, futuramente vou alterar o canto esquerdo, onde vou ter o aquecimento fora do aquário e o tubo da Eihm, vai ser substituido por um tubo em vidro. A parte de trás vai ser iluminada a azul, assim que tiver verba disponivel.

 

@Rui Eduardo - Obrigado e garanto-te que a foto não demonstra metade do que é na realidade.

 

 

Esta montagem foi pensada para as espécies que pertendia colocar no àqua. Isto tudo começou com um desmantelamento de um àqua muito velho, que estava na casa de um familiar, que me levou a relançar neste mundo da aquariofilia.

Como o aquario estava muito riscado, mandei fazer este novo com a capacidade de 250 Lts.

 

As Anubias e a Corydora, já tinham estado no meu aquário em 2004 (já desmantelado) e agora de volta a casa.

 

O Tronco é um "pesadelo". Pesava 6 Kg quando estava seco. Tem a particularidade de ter várias cavidades, ideiais para os Ramirezis e na parte de trás onde coloquei o musgo de java, ideal para os camarões se desenvolverem sem terem os predadores por perto.

Também tem vários locais para prender as Anubias, que foram colocadas a pensar nos escalares e nas suas futuras gerações.

 

A restante flora, ainda não sei os nomes, porque foram salvas por mim de uma superficie comercial. Só mesmo visto... Já eram mais as algas do que as plantas!

 

Resumindo:

 

- O objectivo é ter o maior litros disponiveis para a Fauna;

- Um abrigo e uma flora adquada às espécies;

- Um tronco brutal que vai-me ajudar a baixar o Ph

- Uma areia silica que não me vai deixar passar os detritos, que por sua vez, vai ajudar a controlar os niveis de amónia.

 

Vamos ver como correm as coisas...

Editado por Paulo Raposo

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo, eu acho que está muito mas mesmo muito fixe!!! Pois a gente sabe que depois ao longo do tempo nos aquários vamos mudando coisas, mas neste momento eu também deixava assim...Pois acho que está 5 estrelas. Mas é apenas a minha opinião!

Metia aí era só mais um ancistrus, ou, hypancistrus ou uns ottos, etc. Um Loricaridio para ajudar na limpeza das algas.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fantástico adorei a ideia, continua a postar actualizações!

 

Só uma dica levanta mais o input do filtro como a areia é fina basta passar uma cory para levantar a areia e o input estando tão perto do substrato vai "engolir" a areia o que te pode trazer problemas no filtro!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@PauloAgra - Obrigado pela dica e por acaso pensei nesse promenor. Apesar de não ser bem visivel, coloquei uma tampa que protege a entrada de areias. Não sei porquê, mas a Corydora raramente vai para aqueles lados.

 

Fiz um pequeno vídeo. Não tem grande qualidade, mas dá para terem uma ideia do comportamento da peixarada na sua nova casa:

 

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=14578425&amp

Editado por Paulo Raposo

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

@PauloAgra - Obrigado pela dica e por acaso pensei nesse promenor. Apesar de não ser bem visivel, coloquei uma tampa que protege a entrada de areias. Não sei porquê, mas a Corydora raramente vai para aqueles lados.

 

Fiz um pequeno vídeo. Não tem grande qualidade, mas dá para terem uma ideia do comportamento da peixarada na sua nova casa:

 

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=14578425&amp

 

Agora que falas nisso nota-se nas fotos! Mas acho que assim é pior porque deve afunilar com a sucção e tudo que cair para aqueles lados o filtro "engole", também deves perder consistência porque estas a obstruir o input, ainda por cima tens grande declive não deve ser difícil cair umas areias para lá! O ideal é subir o input se não conseguires subir cortas a bengala à medida! Não te chateies porque existe disso à venda ao pontapé, se um dia quiseres outra vez normal compras um novo!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito o teu aquário. E esse tronco é fantástico e então com as anubias.

Parabéns e vai actualzando, por exemplo quando a cory tiver mais companhia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@PauloAgra - Sem dúvida que pode obstruir, mas até à data e pelo que tenho visto, não tem entrado areias. Não vou cortar a bengala, porque brevemente irei colocar uma em vidro.

 

@João Paulo Viegas - Mais umas semanas e faço conta de ter umas 10 Corys.

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O aquário está muito bem idealizado,faz lembrar a ilha James Bond e foto tb está boa, atualiza.

Uma pergunta os Red Cherys, Green's ainda estão vivos? Se estão garanto que quando escalares crescerem eles desaparecem.

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@vale - Por acaso ainda estão vivos. Deixa ver!? Se forem comidos láa tenho que comprar uns maiores.

 

Eu estou preocupado é com os Ramirezis. Morreram 3 e não estou a gostar nada da coisa. Pelo que vim a saber, tive azar... Comprei os peixes no sitio errado.

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu tinha o meu aquário de 100l com com guppys e camarões, seguramente mais de uma centena e resolvi retirar os guppys e colocar Escalares. Posso-te disser que no espaço de poucos dias os camarões desapareceram quase todos. Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou preocupado é com os Ramirezis. Morreram 3 e não estou a gostar nada da coisa. Pelo que vim a saber, tive azar... Comprei os peixes no sitio errado.

 

O último Ramirezis morreu!! Estou fulo com aquele local de venda!

A boa noticia é que os restantes habitantes estão todos de boa saúde e pelos vistos não foram contaminados.

 

A proxima aquisição... "Corydoras Pygmaeus" (estou à procura aqui no forum para comprar) :tapfoot:

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Bem... Já algum tempo que não venho aqui e hoje regresso com boas e más noticias.

 

A boa noticia, é que os meus peixes estão todos de boa saúde e recomendam-se. Dos 5 Escalares que tenho no aqua, dois deles já formaram casal e logo à primeira, uma postura de sucesso!

 

Como não tenho condições para os meter noutro aquário, fui dado artémia recém eclodida e aguentaram-se 2 semanas. Como é um comunitário, numa noite desapareceram quase todos (de futuro as coisas serão diferentes)!

 

Os últimos habitantes (já com 3 meses no aqua):

 

- Os caracóis maçã na semana passada, colocaram ovos no topo do áqua, e vamos ver como corre.

 

- Os 12 Tetra Cardinais, são uns valentes e resistentes e até à data sem baixas a registar.

 

- Os 2 Camarões Madeira, lá andam na vida deles e sem grandes chatices, por incrível que pareça!!

 

As plantas:

 

-As anubias agarram-se ao troco com uma vontade e o musgo de java idem. Tem crescido sem adubos, fertilizantes e sem o CO2. Muito bom!

 

 

Agora a má noticia...

 

Logo agora que o aqua estava equilibrado, surgiu-me um infortúnio!!

No verão tenho que ir para obras em casa e não tenho condições para montar o aqua noutro local.

Vai ser um problema porque se entretanto não arranjar local para os colocar, vou ter que vender todos os "vivos".

 

É triste mas não tenho outra alternativa. É desmontar, para depois começar tudo de novo!!

:animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish::animal_fish:

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

É triste mas não tenho outra alternativa. É desmontar, para depois começar tudo de novo!!

:animal_fish: :animal_fish: :animal_fish::animal_fish::animal_fish:

 

Pois bem, depois de desmontar e voltar a montar tudo de novo, passados 2 anos (1.º montagem)... hoje está assim:

 

DSCF3263.jpg

 

DSCF3262.jpg

 

A qualidade do fotografo não é boa, por isso desculpem a qualidade das fotos, porque a máquina que não tem culpa nenhuma!

 

DSCF2312.jpg

Editado por Paulo Raposo

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E corys?Com tapete não dá vai tudo pelo ar.

 

Era bem capaz de ir tudo à vida, mas como já não habita neste aqua, não tenho esse problema.

 

Nota: Não encontro o "Editar" e não posso actualizar o tópico inicial.

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.