Low to High to Low tech em 8 meses


DMACHADO

Recommended Posts

Um update há muito devido, as plantas têm crescido de forma assombrosa e o aquário atingiu um equilíbrio quase perfeito, pouca manutenção exige, a não ser o arrancar de umas dúzias de sagitárias e poda de folhas de lótus de vez em quando.

 

Também consegui instalar uma colónia de reds (apesar dos dois discus) que se orientam em segurança debaixo do tapete cerrado de sagitárias. Veremos se aumentam de número.

 

Espero que gostem.

 

Desde Setembro de 2010 até este fim de semana:

DSC01299.jpg

 

DSC01341.jpg

 

DSC01577.jpg

 

DSC01616.jpg

 

DSC01617.jpg

 

DSC01648.jpg

 

DSC01649.jpg

 

Os Reds, bravos pioneiros :D

DSC01645.jpg

 

DSC01646.jpg

 

Os discus

DSC01321.jpg

 

DSC01322.jpg

 

DSC01618.jpg

 

Os platys, meti um macho e 2 fêmeas e agora a cada 2-3 semanas tenho dezenas de alevins, que sobrevivem, tenho dezenas de juvenis já de 2 gerações!

DSC01647.jpg

 

Cumprimentos a todos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou bastante admirado com o que li... :shock4: De facto esse substracto, é uma revolução, pelo menos pra mim que não conhecia... Só estava habituado a ver grandes plantados em "grandes" substractos, (comprados). Às vezes gasta-se fortunas em sacos de substracto e não se consegue tal efeito...A técnica parece ser excelente, a as fotos das plantas são a prova disso, mas acho que a qualidade de água que tens, pode também fazer parte do segredo... E penso que pelo facto de teres muitas plantas, tenha sido crucial para o não aparecimento de algas..

A próxima vez que montar qql coisa, de certeza que voltarei a este tópico...

Parabéns continua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado, estou de facto muito orgulhoso, e surpreendido, com o percurso deste aquário!

 

Continua a precisar de potássio, micros, magnésio, cálcio etc, mas são quantidades que vou adicionando "a olho". Meço os parâmetros de 3 em meses ou nem isso, e sp tudo na mesma, é incrível...

 

Só falta a luminária de leds, mais uma vítima de um dos meus defeitos, a procrastinação... Há-de ser terminada...!

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que loucura de aquário. E essas solhas estão "gande e fotes" . Muito fixe.

 

DSC01616.jpg

 

A melhor foto deste aquário a meu ver.

 

Só mais uma coisa, tens aí bastantes viviparos. Eses platys e molys raspam algas, o que pode er uma das causas do sucesso com as algas.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá DMachado

 

Finalmente voltaste a dar notícias! E que notícias!

Continua muito bonito o teu aquário, está mesmo fantástico!.

Não sei se reparaste, mas tenho-te citado montes de vezes, a propósito dos LOW-TECH (desculpa o abuso, mas és a minha referência)

Na verdade, eu tenho o meu aquário como tenho (também está muito giro) graças à tua ajuda, aos teus conselhos, palpites, sugestões e encorajamento!

Fica aqui o meu agradecimento público e o meu contentamento por saber que «estás de volta» porque temos muito que aprender contigo.

Andavas aí a congeminar qualquer coisa sobre iluminação de leds.... e então???

Mais uma vez parabéns, bom regresso e cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto sim, isto é um aquário a serio, para olhar e desfrutar sem entrar em stress de co2 iluminarias e testes diários para ver o que fertilizar.

 

Os meus parabéns, não via um aquário tão bem conseguido a séculos, os teus e o dos Quo, os parabéns aos dois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá DMachado

 

Finalmente voltaste a dar notícias! E que notícias!

Continua muito bonito o teu aquário, está mesmo fantástico!.

Não sei se reparaste, mas tenho-te citado montes de vezes, a propósito dos LOW-TECH (desculpa o abuso, mas és a minha referência)

Na verdade, eu tenho o meu aquário como tenho (também está muito giro) graças à tua ajuda, aos teus conselhos, palpites, sugestões e encorajamento!

Fica aqui o meu agradecimento público e o meu contentamento por saber que «estás de volta» porque temos muito que aprender contigo.

Andavas aí a congeminar qualquer coisa sobre iluminação de leds.... e então???

Mais uma vez parabéns, bom regresso e cumprimentos. majo

 

Olá majo, já vi as tuas fotos e também está muito bem encaminhado o teu aquário! Quem o viu e quem o vê...

 

Podes citar-me sem problemas, mas não sou nenhum guru, é mais a escola do "há-de lá ir sem muita preocupação".

 

Os leds são um pouco complicados, parei de soldar talvez aos 300, não sei bem, faltam 150-200, mas vou terminar aquilo:

IMAG0350_2.jpg

Não é tão demorado quanto parece. Só não tem avançado porque tenho o aquário como quero sem precisar de fazer nada de especial, e não me sinto pressionado para mudar.

 

Obrigado pelas felicitações.

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Adorei seu aquário! Parabéns!Está tal como gosto: densamente plantado! :dance:

 

Actualmente está a ficar quase sem espaço para os peixes :D mas é um jardim submerso fantástico. Obrigado.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também estou a montar um aquário low tech, e este teu aquário tem servido de apontamentos.

 

Sou um bocado mais radical que tu, pois eu não tenho substrato fértil nenhum no meu aquário.

 

O meu aquário tem 200 litros, e tem sido pensado com calma, para ver se as coisas correm bem.

 

Estou a pensar em colocar uma Lotus também no meu, gostava de saber a tua opinião se achas que sem substrato fértil ela se iria dar no aquário. Tenho 144W de luz.

 

O teu aquário esta soberbo, continua o bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estive a ler o tópico todo e reparei que tirou os suportes pretos que os aquarios normalmete têm á volta (em cima e em baixo) e gostava de saber se nao há nenhum problema em retirar. Tenho medo que algum vidrodo aquario se parta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Raccar

 

Eu não tenho substracto fértil e tenho um aquário simpático e com plantas porreiras.

Nem todas as espécies se adaptam, mas tudo depende do que pretendes.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em colocar uma Lotus também no meu, gostava de saber a tua opinião se achas que sem substrato fértil ela se iria dar no aquário. Tenho 144W de luz.

 

O teu aquário esta soberbo, continua o bom trabalho.

 

Boas, obrigado pelo elogio. Tenho 80W para 150 litros, para teres uma comparação. Pela dimensão das lotus, velocidade de crescimento e tamanho das raízes, acho que não se devem aguentar sem substracto értil, mas não tenho a certeza. Já tenho 4 zenkeri e 2 vermelhas, tenho de despachar algumas...

 

Boas,

Estive a ler o tópico todo e reparei que tirou os suportes pretos que os aquarios normalmete têm á volta (em cima e em baixo) e gostava de saber se nao há nenhum problema em retirar. Tenho medo que algum vidrodo aquario se parta.

 

Boas, no caso do meu aquário, não se nota absolutamente nada no vidro, mesmo com o aquário cheio os plásticos estavam "soltos" e decidi tirá-los.

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lotus está de facto estupenda...quando for grande hei-de ter uma idêntica :D

 

Mais uma vez digo que o aquário nem parece um low-tech! Como vêem, nada é impossível... ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Parabéns pelo aqua, as planta estão com muito bom aspeto.

 

Desculpa estar a postar aqui mas estou interessado em duas dúzias de pés de sagitaria subulata que tens à venda e tens a caixa de mensagens cheia.

Manda os pormenores do pagamento por MP.

 

Cumprimentos,

Gonçalo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei agora a acompanhar este aquário e confesso que estou completamente pasmado com o que conseguiste fazer sem CO2 e afins. Sinceramente, um dos melhores aquas que já vi! Neste momento que fertilização estás a fazer?

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, desculpa o atraso na resposta.

 

Tenho feito TPAs mais espaçadas e enfrentei uns problemas de fosfatos altos por causa do decalcit (post aqui).

 

De qualquer modo, as plantas crescem como doidas e tapam a superfície numa semana, entre folhas de lotus e valisnérias. As sagitarias são às dezenas e as ludwigias rubin crescem muito bem. Acredita, as plantas têm alturas em que até incomodam, o aquário não é muito grande e enche muito depressa, coitados dos dois discus...Vou postar fotos daqui a uns dias.

 

Em cada TPA de 40 litros adiciono 2ml de Profito, 2ml de Easycarbo, 2ml de fertilizante de ferro, e algum potássio quando me lembro.De vez em quando magnésio - uma colher de sobremesa.

 

Sinceramente, acho que o que está a fazer a diferença mesmo é o substrato, penso que está a gerar CO2 de forma regular como defende a Diana Walstat (ler aqui), a recente queda do meu Ph para 5 é, para mim, a prova disso. E tenho a bomba de ar ligada 24 horas senão os peixes não passam a noite - o CO2 da respiração nocturna daquelas plantas todas é um problema.

 

Acho que deviam investir nesta solução e deixar-se dos ADAs etc etc a peso de ouro, mas é só a minha opinião...

 

Cumprimentos a todos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desculpa o atraso na resposta.

 

Tenho feito TPAs mais espaçadas e enfrentei uns problemas de fosfatos altos por causa do decalcit (post aqui).

 

De qualquer modo, as plantas crescem como doidas e tapam a superfície numa semana, entre folhas de lotus e valisnérias. As sagitarias são às dezenas e as ludwigias rubin crescem muito bem. Acredita, as plantas têm alturas em que até incomodam, o aquário não é muito grande e enche muito depressa, coitados dos dois discus...Vou postar fotos daqui a uns dias.

 

Em cada TPA de 40 litros adiciono 2ml de Profito, 2ml de Easycarbo, 2ml de fertilizante de ferro, e algum potássio quando me lembro.De vez em quando magnésio - uma colher de sobremesa.

 

Sinceramente, acho que o que está a fazer a diferença mesmo é o substrato, penso que está a gerar CO2 de forma regular como defende a Diana Walstat (ler aqui), a recente queda do meu Ph para 5 é, para mim, a prova disso. E tenho a bomba de ar ligada 24 horas senão os peixes não passam a noite - o CO2 da respiração nocturna daquelas plantas todas é um problema.

 

Acho que deviam investir nesta solução e deixar-se dos ADAs etc etc a peso de ouro, mas é só a minha opinião...

 

Cumprimentos a todos.

 

 

Gostei muito sinceramente! Só queria que as minhas sagittarias crescessem tão rápido como as tuas. Tinha uma que já deu um rebento na frente do aquário e agora estou à espera que ela se espalhe mais mas tá difícil :x Se vires o meu blog vais ver a que me refiro, não querendo fazer publicidade xDD

Tu fertilizas o mesmo que eu mais ao menos. Só que eu uso seachem tirando o K que é DIY. Isso agora deve estar um matagal... Os discus ainda se mexem?!? eheh

Editado por Janf

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito sinceramente! Só queria que as minhas sagittarias crescessem tão rápido como as tuas. Tinha uma que já deu um rebento na frente do aquário e agora estou à espera que ela se espalhe mais mas tá difícil :x Se vires o meu blog vais ver a que me refiro, não querendo fazer publicidade xDD

Tu fertilizas o mesmo que eu mais ao menos. Só que eu uso seachem tirando o K que é DIY. Isso agora deve estar um matagal... Os discus ainda se mexem?!? eheh

 

Boas,

 

Estive a ver o teu aqua, está bonito, mas falta-lhe o substrato que eu tenho, acho que é essa a diferença... é questão de te decidires a fazer a mudança, são 7-8 horas para o fazer...

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Quanto à mineralização, penso que é consenso geral que a grande carga orgânica inicial de um substrato tipo terra de vaso vai gerar dois problemas: amónia e excesso de nutrientes na fase inicial do aquário, com os respectivos problemas de algas, formação de bolhas de gás no substrato etc. Os materiais em decomposição não são utilizáveis pelas plantas.

 

Já nem falo dos substratos aditivados com fertilizantes e que são autênticas bombas químicas...

 

Ora bem, olhando para a terra de bonsai que usei, tem turfa, o que é bom, akadama, que anda aí meio mundo a usar nos substratos e a falar muito bem, areia de quarto, ZERO fertilizantes e claro, matéria orgânica.

 

A mineralização da terra antes da montagem ajuda a acelerar a decomposição de materiais orgânicos no solo. Por sua vez o substrato mineralizado ajudará a minorar (no meu caso nem sucedeu) um eventual surto inicial de algas.

 

A mineralização ocorre por exposição das bactérias, enzimas, micróbios e mais bicharada, na terra, ao oxigénio num ambiente húmido. Acho que na minha altura isto era de Ciências da Natureza do 5º ou do 6º ano... lembram-se? Os microorganismos transformam a matéria orgânica em minerais que as plantas poderão utilizar, e a que as algas não terão acesso.

 

No fundo, mantive a terra em duas caixas de plástico, e durante dois meses juntei água e deixei secar várias vezes, e dei uma lavagem final antes de a usar para o substrato.

 

Experimentei e estou satisfeito, e recomendo.

 

Cumprimentos a todos.

 

 

Olá pessoal.

Já testei esta ideia, se bem que doutra forma, usei terra de vasos antigos , que no fundo vai dar o mesmo mas mais pobre em nutrientes certamente devido ao tempo que já se encontrava no vaso com plantas.

Funciona muito bem e também não tenho razões de queixas, aguentou 3 montagens , mais de um ano e só agora em algumas zonas se nota que esta no fim, na próxima montagem que vou fazer, vou fazer algo mais parecido com o que fizeste, pois resulta muito bem sim-senhor .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estive a ver o teu aqua, está bonito, mas falta-lhe o substrato que eu tenho, acho que é essa a diferença... é questão de te decidires a fazer a mudança, são 7-8 horas para o fazer...

 

Cumprimentos.

 

Sim eu sei. Fiz esta montagem à relativamente pouco tempo, não estava a contar virar já tudo do avesso outra vez. Mas confesso que gosto muito do substrato que tenho! Não do da Sera xD Isso são restos do meu aquário de principiante mas do Humus. No entanto da próxima vez vou experimentar o teu de Bonsais. Deve ser bomba ehhe

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ora cá tive de dar uma reforma ao dito espaço, dado que não havia água para os peixes nadarem praticamente. Tirei mais de 60 pés de Vallisnerias e ainda lá ficaram muitos! Uma das lotus também teve de sair...

 

DSC02001.jpg

 

Estou a vender/trocar as plantas aqui.

 

Apostas para ver em quanto (pouco) tempo volta a ficar um matagal de primeira classe? :D

 

Cumprimentos a todos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá tive de dar uma reforma ao dito espaço, dado que não havia água para os peixes nadarem praticamente. Tirei mais de 60 pés de Vallisnerias e ainda lá ficaram muitos! Uma das lotus também teve de sair...

 

DSC02001.jpg

 

Estou a vender/trocar as plantas aqui.

 

Apostas para ver em quanto (pouco) tempo volta a ficar um matagal de primeira classe? :D

 

Cumprimentos a todos.

 

 

2/3 semanas e os discus já não se mexem! XDD

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Um update há muito devido, as plantas têm crescido de forma assombrosa e o aquário atingiu um equilíbrio quase perfeito, pouca manutenção exige, a não ser o arrancar de umas dúzias de sagitárias e poda de folhas de lótus de vez em quando.

 

Também consegui instalar uma colónia de reds (apesar dos dois discus) que se orientam em segurança debaixo do tapete cerrado de sagitárias. Veremos se aumentam de número.

 

Espero que gostem.

 

Desde Setembro de 2010 até este fim de semana:

DSC01299.jpg

 

DSC01341.jpg

 

DSC01577.jpg

 

DSC01616.jpg

 

DSC01617.jpg

 

DSC01648.jpg

 

DSC01649.jpg

 

Os Reds, bravos pioneiros :D

DSC01645.jpg

 

DSC01646.jpg

 

Os discus

DSC01321.jpg

 

DSC01322.jpg

 

DSC01618.jpg

 

Os platys, meti um macho e 2 fêmeas e agora a cada 2-3 semanas tenho dezenas de alevins, que sobrevivem, tenho dezenas de juvenis já de 2 gerações!

DSC01647.jpg

 

Cumprimentos a todos.

 

 

Boas,

O aquário está lindo este foi o seu ponto alto.

vou continuar a ver como desenvolve.

Cumps

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.