A minha primeira calha de Leds - instalada em nano para invertebrados


Recommended Posts

Caros,

 

Já desde Agosto do ano passado que tenho pensado e testado uma série de leds e circuitos para os adaptar ao aquário principal.

 

Entretanto montei um nano para invertebrados que tem estado com um candeeiro e lâmpada CFL do Ikea, que resolvi trocar por leds: passa de 7w CFL para 7,5w em leds de 10mm, 20 de 6500K com e 30 de 3000K +/-.

 

Cá está o circuito de controlo com os reguladores de corrente:

DSC00768.jpg

 

A calha de leds montada e pronta a ligar:

DSC00764.jpg

 

Pormenor da ligação entre leds (isto pode ser melhorado, claro...)

DSC00767.jpg

 

Fiat lux...

DSC00765.jpg

 

DSC00766.jpg

 

O nano iluminado pela CFL de 7W:

DSC00763.jpg

 

Nova iluminação LED:

DSC00762.jpg

 

O mesmo consumo, muito mais luz...Vou registar a evolução das plantas e animais e darei notícias em breve.

 

Cumprimentos a todos.

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Ficou com uma iluminação muito fixe! Já notas alteração a nivel do crescimento das plantas?

 

Podes dizer o material necessários que utilizas-te para a montagem, e o esquema do sistema electrico? Estou interessado em fazer uma calha de led´s , mas sou um pouco leigo em questões de electrónica.

 

Fica bem,

nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meti a calha ontem, as plantas deverão dar os seus sinais no espaço de duas ou três semanas...

 

O esquema é simples, talvez não muito para leigos, reguladores de corrente LM317 com resistências de 1/4w entre dois pinos definem para cada série de leds os mA a que vão funcionar. Neste caso os mais potentes estão a 95 mA e os outros a 18 mA, mais ou menos. Dá para definir os mA que se quiser, garantindo que não se estoura com os leds...

 

Tenho um transformador 32V a alimentar tudo, o positivo liga aos leds, entre os leds e o negativo entra o circuito regulador - página 16: http://pdfdata.datasheetsite.com/web/264871/LM317AEMP.pdf.

 

Não meti o condensador,mas vou testar, porque dá um ligar e desligar ligeiramente mais suave, com a carga e descarga do condensador.

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meti a calha ontem, as plantas deverão dar os seus sinais no espaço de duas ou três semanas...

 

O esquema é simples, talvez não muito para leigos, reguladores de corrente LM317 com resistências de 1/4w entre dois pinos definem para cada série de leds os mA a que vão funcionar. Neste caso os mais potentes estão a 95 mA e os outros a 18 mA, mais ou menos. Dá para definir os mA que se quiser, garantindo que não se estoura com os leds...

 

Tenho um transformador 32V a alimentar tudo, o positivo liga aos leds, entre os leds e o negativo entra o circuito regulador - página 16: http://pdfdata.datasheetsite.com/web/264871/LM317AEMP.pdf.

 

Não meti o condensador,mas vou testar, porque dá um ligar e desligar ligeiramente mais suave, com a carga e descarga do condensador.

 

Cumprimentos.

 

boas

nao sei por quanto ficou isso mas eu por 7.55 fiz a mesma coisa " isto não é tirar valor a trabalho empregado" fui a loja de electronica e comprei duas barras de tres ledes um (1.50 cada) um transformador liguei tudo e ja esta isto para a luz clara (dia)para a luz de noite comprei mais duas barras metias numa mangueira azul e fiz a lua cheia (moon ligth)

comprimentos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...essas barras de 3 leds estão a anos luz desta calha, acredita...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tudo vivesse só do aspecto era uma maravilha... o certo é que estamos a falar de coisas muito diferentes em termos de luminosidade.

 

E como certamente os camarões não se importam se ao olhar para cima têm uma barra pipi ou o interior de uma calha DIY, o comentário é mesmo de quem não tem nada a acrescentar ao assunto...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passada uma semana, posso informar que a iluminação está aprovada pelo musgo de java, rotala rotundifolia, hygrophila polysperma rosanervig (só um dia e arrebitou logo, vinha de uma zona sombria do aquário principal...), valisnerias e cryptocorines... as anúbias, veremos,mas essas não exigem grande luz... a Nesaea pedicellata, que não se dá no aquário principal (sensibilidade ao potássio?), aqui tem vindo a desenvolver-se bem,com os leds não detectei alterações.

 

Plantei também uma sagittaria subulata, veremos como reage (no aquário principal é uma "praga"...)

 

Mais duas semanitas e darei notícias.

 

Cumprimentos a todos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Bom dia,

 

Obrigado pelo interesse nesta pequena experiência!

 

Livrei-me do musgo quase todo do tronco e refiz um pouco o layout. Com fertilização quase zero, é natural que as plantas tenham ritmos de crescimento mais lentos, mas estão todas a dar-se muito bem, e os reds já são uns 30 ou 40, sempre a reproduzir-se alegremente!

 

A iluminação LED dá uma cor e tremeluzir de luz fabulosos, estou muito satisfeito mesmo!

 

Ficam umas fotos actualizadas...

 

DSC01194.jpg

 

DSC01183.jpg

 

DSC01185.jpg

 

Cumprimentos a todos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em aspecto não estão de certeza

 

Mas para ti pelo que vou lendo nos vários tópicos nada está bem ... !!!

A anos luz estão as fotos do negócio espanhol que ainda aguardamos novidades :P

 

Machado sorry o off tópic !!!

Está realmente mto engraçado e eu proprio fiz um diy com uma calha de leds daquelas fitas de 48 cm e realmente em qualidade perde mto para esta tua calha.

 

Ficou engraçado, as plantas estão boas e os camaroes parecem gostar.

No vidro do fundo pareces ter uma parede de musgo a evoluir é isso?

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o off-topic foi bem encaixado! :P "ah e tal..."

 

O que me surpreendeu foram as ludwigias rubin que precisam de boa luz, e ali se dão maravilhosamente, mesmo sem fertilização de ferro! Deito de tempos a tempos potássio, cálcio, magnésio e uns 0,2 ml de micros, tudo em quantidades muito pequenas...

 

Ali no fundo é uma parede de musgo, mas fica um pouco na sombra e evolui lentamente, preciso de ajustar ali um pouco a iluminação, o que farei assim que possível. Tenho de meter leds de ângulo mais aberto para chegar lá a luz... de qualquer forma ao mexer é para fazer nova calha com as lições aprendidas com esta...

 

Cumprimentos!

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu pelo que vi pareces ter um Jebo 502 como cascata correcto?

 

Ao nivel do filtro fizeste alguma alteração interna nele ao nivel de materias filtrantes para te ajudar no low tech das plantas do aquario em si?

Quanto ao ferro ... mtos não utilizam mas tenho 1 parafusito escondido no meu cubo também low tech para compensar o ferro que não coloco.

Até agora .... tudo OK (sei que ha outras medidas para isso) mas tentei o old school mode.

 

Diz dp qq coisa sobre esse novo projecto então.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece maior do que o que é na realidade, é um R38 com filtro de cascata.

 

Não mexi nas matérias filtrantes, só coloquei uma rede fina na pesca do filtro para evitar que os camarões pequenos fossem puxados...

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante a tua construção. Parabens pela iniciativa.

 

Tenho um pergunta: os teus leds tem que potência? E angulo?

 

Existe um site que vende on-line produtos de iluminação e tenho lá visto muitos leds, mas como percebo pouco, não arrisco, e para mais que os preços já tem descido muito desde que comecei a consultar o mesmo. A uns dias encontrei uma calha instalada numa loja, e deixou-me parvo com a potência das luzes, eram lampadas com 3 leds numa calha com 4, ora pelo que sei as calhas profissionais para aquariofilia tem leds de 2 e 3w com cor de luz entre os 5500 e os 8000 e por isso conseguem ter uma boa projecção na coluna de água quer em aquas com grandes alturas.

 

Pelo que já vi referido em alguns artigos de empresas que vendem leds por exemplo de 2w equivale a 5x a potência de uma lampada identica, por exemplo se uma lampada com 3 leds de 2w +- 30w, para um aquario de 60l bastam 2 lampadas destas e temos o equivalente a uma calha t5 normal!?!?!? Com um consumo de 12w que apenas precisam de ser trocados dentro de alguns anos vs 6a 8 meses das t5.

 

É pena que se fale pouco desta área porque estamos a falar do futuro da iluminação dos aquários, e o facto é que hoje para se adquirir uma calha com bons leds temos de gastar mais de 300e e para um aquário até 60l. :bs_quesexclaim:

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo cumprimento.

 

São leds de 0.5W 100mA cada. O ângulo é de 40º.

 

Este nano tem 28 litros, e tem 20 leds (os branco quente nem contam...). Para um aqua de 60lts com um pouco mais de altura penso que fazias a festa com uns 50 leds, 60 ou 70 se quiseres mais luz e meter co2 e não, não sai a 300 euros...

 

 

O problema aqui é mais o tempo de construção, no qual estou a ficar mais rápido :bs_quesexclaim:

 

Ainda vou dar orçamentos para isto ;), fica atento que no aqua de 90 cm vou instalar uma calha completa, com muito mais leds, a luz não tem nada a ver mesmo... vou instalar uns 35-40w de leds contra os actuais 78W t5, vamos ver o que dá...

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica aqui o site de que falei antes, podem dar umas ideias para leds mais potentes sem teres de colocares tantos num aquário maior, existem também sistemas com leds em lampadas para casquilhos normais a 220v, etc...

 

Por exemplo, calhas profissionais, eles usam leds de 2w com angulos de 60º e com cor até 8000, ideais para plantados high teck, consegues fazer uma comparação de custos por exemplo uma calha para equivalente a uma t5 de 70w?????? Isto num projecto DIY.

Editado por AntonioPedroPinto

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já conhecia o site, obrigado, cheguei a pensar em comprar, mas prefiro fazer eu,ir descobrindo como chegar lá e trabalhar um pouco a electrónica de que tanto gosto.

 

18 euros por 6w de leds parece-me carote, mas já vem tudo montadinho e em embalagem pipi, é um facto... para obter os meus 40W, vou gastar menos de 3 euros por w, mas tenho de considerar o tempo pessoal investido na construção da calha... ainda são umas horas, e muitos testes com vários tipos de leds...

 

Sinceramente, não te sei dizer o que em leds equivalerá a uma calha de 70W T5, para já estou a apostar em metade da potência, com a totalidade da luz apontada para a água, se depois achar que tenho luz a mais, posso reduzir a intensidade por cada grupo de 10 leds,por exemplo. Se achar que tenho luz a menos, ponho mais leds...

 

Vou usar leds de cores em complemento dos brancos, portanto os 6500K ou 8000k podem ser quase simulados, penso que é uma questão de os combinar...

 

Mal tenha a calha a dar luz, ponho umas fotos, ainda falta um bocado de solda, cola epoxy, reguladores de corrente e resistências qb... uma metade com 90 cm já está a 40%...

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 2 semanas depois...

Boas, entretanto passei a testar leds mais potentes e com lentes etc, espero poder dar notícias em breve.

 

A outra calha está por terminar, a cerca de 60%, foram-se metendo outras coisas pelo meio...

 

Provavelmente só avançarei com o resto daquela montagem se comprar um aquário maior para comunitário e se o actual passar para invertebrados...

 

Cumprimentos.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Teste com leds e lentes, apenas 40w de 60w possíveis, uma fila só de leds que gera mais sombras:

 

IMAG0339_zps0342165f.jpg

 

Esta vai ser a iluminção do Jebo de 120 que acabei de comprar, apenas serão mais leds e cerca de 100W.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha do nano foi hoje substituída por uma versão ligeiramente melhorada, mais luz e um toque de leds azuis...

 

IMAG0348_zps5eba9623.jpg

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.